quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Parecidas, mas não iguais.

Esse assunto das Lotus, disputando o direito de usar o nome da lendária equipe, pode gerar em 2011 uma situação estranha no grid: além poder ter duas equipes Lotus, essas usarão motores Renault e cor em preta e dourada lembrando a marca de cigarros John Player Special, que patrocinou o time de Colin Chapman desde 71 até 86.
Isso me fez lembrar um fato que aconteceu no início dos anos 80, quando a Mclaren e Alfa Romeo usaram as cores da Marlboro em seus carros. Claro que não tem nada a ver com a guerra das Lotus, afinal as equipes eram distintas, mas de alguma forma, quem não prestasse atenção, poderia confundir os carros.
O patrocínio da Malrboro com a Mclaren iniciou-se em 1974 estendendo-se até 1996. Com a Alfa, foi desde 1980 até 1983. Nisso acabou acolhendo Andrea De Cesaris nas temporadas de 81 (Mclaren) e nas de 82 e 83 (Alfa Romeo) pelo fato do italiano ser patrocinado pela marca da Phillip Morris.
O desenho dos carros eram bem diferentes, com as linhas da série MP4 da Mclaren sendo mais "magra" em contrapartida da série 179 da Alfa, que era mais robusta.
Em 1983 a Gerard Ducarouge, então designer da Alfa, conseguiu fazer uma carro com linhas mais leves (era o primeiro ano do pós-efeito solo) que ficou um tanto parecido com o Mclaren MP4-1E desenvolvido por John Barnard. Naquele campeonato de 83, a Mclaren ficou a frente da Alfa no Campeonato dos Construtores ao ficar em 6º com 28 pontos, contra dez da equipe italiana que fechou na nona posição.
O Mclaren MP4-1E que foi pilotado por John Watson e Niki Lauda em 1983...

... e o Alfa-Romeo 183, pilotado por Andrea De Cesaris e Mauro Baldi. Eram apenas parecidas, mas não totalmente iguais. O Mclaren se saiu melhor.

3 comentários:

  1. Ainda não vi a outra "Lotus", ela vai ser verde ou preta?
    Carros de equipes diferentes com pintura do mesmo patrocinador não é novidade como mostra as fotos.

    Mas equipes diferentes com o mesmo nome acho que é a primeira vez... Vamos esperar 2011 chegar e o campeonato começar... Até lá podemos falar um monte de coisas, umas vamos acertar e outras tantas não... Boca é pra isso mesmo..
    Por falar em boca. Tem boca que fala demais e quem só escuta acaba no prejuizo, Será que tá certo? Não sei....Vou acabar descobrindo se está ou não... De qualquer forma depois eu falo...
    E parabéns, os 5000 já passaram que venham os 10.000...E os patrocinios também.

    Gp to

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, será pq a Marlboro patrocinava duas equipes e praticamente com as mesmas pinturas?!

    ResponderExcluir
  3. Gostei dessa lembrança da McLata. Eu não me lembrava disso. Parabéns pelo blog!

    Abração
    Mike Vlcek

    ResponderExcluir