terça-feira, 29 de novembro de 2011

Foto 47: A volta do campeão de gelo

Uma comemoração tímida, mas suada. A foto em questão neste post foi tirada por este que vos escreve em 2007, na corrida que consagrou Kimi Raikkonen como o mais novo campeão da F1, naquele momento. Eu trabalhei nos boxes naquele fim de semana, mas precisamente no posto de sinalização e direção de provas, mais conhecido por nós comissários de pista como PSDP, e digo que tirei esta foto, e outras mais, a base de cotoveladas e espremido no meio de uma multidão que queria um instantâneo daquele momento. E digo que, como reles bandeirinha, nem deveria estar ali no meio da imprensa tirando fotos porque somos “proibidos” de fotografar durante todo o evento. Coloco entre parênteses porque sempre conseguimos tirar umas fotinhas às escondidas, sem que ninguém perceba.
A foto em si é apenas uma deixa para falar um pouco do Kimi, que voltará ano que vem para a F1 pela ex-Renault Lotus que se chamará apenas Lotus em 2012. Confesso que fiquei surpreso, mas no meio de tanta fumaça feita desde o ano passado sobre a sua volta uma hora o fogo tinha que aparecer. A sua incursão nos Ralis e, rapidamente no mundo da NASCAR, não foi tão satisfatória assim e creio que ele volta para F1 como um garoto rebelde que saiu da casa dos pais e quebrou a cara no mundo lá fora. Como ele voltará ano que vem? Não sei, mas torço para que não seja uma chicane ambulante, ou onde todos queiram tirar uma casquinha como fazem com o Schumacher hoje. Para o marketing da F1, é uma volta louvável, pois a categoria contará com 6 campeões mundiais na ativa. Algo inédito na categoria. Por outro lado a presença do Ice Man impede que pilotos mais jovens, sedentos por oportunidades, cheguem à F1. Petrov, Senna e Grosjean, se estapearam num leilão para ver quem dá mais para ser o segundo piloto do time. No meu ver, Petrov sai com vantagem e não apenas pela grana (que é gorda), mas pelo fato de ter feito um bom trabalho neste ano – dentro da suas possibilidades – numa altura que a equipe ficou sem sua referencia maior que é o Kubica. Grosjean, caso perca, acredito que ainda ficará como “piloto de testes” e Bruno, apesar do trabalho decente que fez nestes oito GPs em que esteve na equipe, não o vejo muito forte por lá. Tenho a impressão que a sua popularidade lá dentro não anda tão em alta quanto foi em Spa e Monza, apesar de possuir um apoio financeiro muito forte também.
Independentemente de qual seja os seus resultados, que o regresso de Kimi Mathias Raikkonen seja, pelo menos, satisfatório. 

FOTO: Arquivo Pessoal

6 comentários:

  1. Sou torcedor do Kimi,gosto do seu jeito de pilotar e da sua personalidade a la Piquet! Vibrei muito com schumacher em todos esses anos.Acho que Kimi não vai ser uma chicane como o alemão,mais queria ver qualquer piloto do grid atual fase o que ele faz com a idade que tem..Não que eu torça para isso mais Kimi vai sofrer para se readapitar.F1 depois de um ano que seja parado fica bem mais dificil.Há,e o alemão vai ser campeão muldial em 2013 e deixar de ser uma chicane ambulante,coisa que nunca foi!!!

    ResponderExcluir
  2. A carreira do Kimi foi rápida, pra um piloto com o potencial dele!!
    Só resta saber se ele se acha rápidinho com tudo isso de novo que os caras tem!!
    Uma pergunta pro enciclopédia! Pode? Pode!!
    Esse negócio de escapamento vai mudar ou vai continuar!! Não to falando do difusor aquecido, falo do escapamento da Renault usado nessa lotus..Aquele lateral lá...O que será que os caras queriam com ele ali??? Procurei já em um monte de lugar mas não acho nada conclusivo..
    Vc sabe responder???

    GP to

    ResponderExcluir
  3. Então Paulão!!
    Não é o Petrov que tem uns ""problemas"" com algum grandão da equipe??
    Parece que tem um lance de uns tabefes ou bate boca numa festa ou num buteco entre esse povo!!
    Parece que o Petrov tem que resolver a sua permanencia na equipe nos primeiros dias de dezembro. Tá um rolo com a empresária dele e mais uns patrocinadores também..
    GP to

    ResponderExcluir
  4. A volta do "homem de gelo" será bom para o grid em 2012. Resta saber se ele terá um carro à sua alura...

    abs...

    ResponderExcluir
  5. GPto

    Aquele escapemento deve mudar ou ser proibido para 2012, pelo menos foi o que soube assim bem por cima.
    A colocação dele nas laterais era para reaproveitar o ar quente, que melhorava o fluxo direto para o difusor. A idéia em si é boa, mas faltou um cara para desenvolver aquilo. Era pra ser o Kubica, mas...
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Detalhe do nosso amigo:
    Os créditos das fotos que ilustram o seu blog são sempre divulgados!
    Muito legal isso!!
    Mais ainda é ver que já está a disposição o acervo ""pessoal""..
    Como é que é que esse cara ainda não encontrou um patrocinador de peso para as suas matérias...Acho até que tá demorando...
    Alguem ai não quer mostrar os caminhos?????

    GP to

    ResponderExcluir