segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Foto 64: A técnica de Erik Carlsson

Erik Carlsson foi um dos melhores rallymen da Europa entre a metade dos anos 50 e início dos 70 e ele, em sua totalidade, fez sua carreira a bordo de carros da Saab. A foto que ilustra este post mostra o piloto sueco em algum rali com seu Saab 96 capotado e ele à beira da estrada, degustando uma cerveja. Parece um escárnio por sua parte após o acidente abrir uma cerveja e ficar bebendo enquanto esperava pelo socorro, mas Carlsson sabia muito bem o que tinha feito.
Na sua infância, Carlsson tinha uma mania de brincar com seus carros no telhado de sua casa e de sempre fazê-los rolar de lá de cima. Disso, surgiu o apelido de "Carlsson on the roof" também pelo fato de existir um personagem infantil, de nome Karlsson, que também vivia em telhados. 
Erik cresceu e aquela brincadeira de rolar carrinhos telhado abaixo, virou uma técnica curiosa: para escapar de uma poça de lama durante o Rally do Safari de 1962, ele fez com que seu Saab 96 capotasse para fora da pista. Indagado por jornalistas de como havia acontecido aquele acidente, Carlsson lhes explicou que tinha sido de propósito. Com os jornalistas a duvidarem daquele feito, Erik voltou para o volante de seu carro e repetiu a manobra deixando todos espantados. A Ford tentou o mesmo com o seu Cortina, mas os resultados foram desastrosos e o carro ficou inutilizável depois.
Além de capotagens programadas, Carlsson teve outras histórias curiosas como quando teve que desmontar um Saab 96 particular em um estacionamento no Reino Unido para retirar peças para o seu carro de rally. Naquela época havia penalizações para danos nos carros, e Erik era mestre em substituir partes danificadas por novas durante o trajeto. Por várias vezes chegou com o carro sujo e algumas partes, como portas e pará-choques, totalmente limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário