sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

F1 Battles: Bruno Giacomelli vs Alan Jones, Calder Park 1980

Giacomelli e Jones se encontraram poucas vezes, ou nenhuma, durantes as etapas do Mundial de F1 de 1980, mas a batalha entre os dois se deu longe da Europa e numa prova que não tinha nenhuma ligação com a categoria máxima.
O duelo entre eles aconteceu na última etapa do campeonato australiano de pilotos, que contava com carros da extinta F5000 e da então recém chegada F-Pacific, que tomaria o lugar dos poderosos carros de cinco litros. A etapa em questão foi o Australian Grand Prix, que realizava a sua 45ª edição na pista de Calder Park.
O campeonato da F5000 já estava em franco declínio na Australia e os regulamentos foram mudados no início de 1980, com intuito de atrair os carros de F1 - principalmente da extinta Série Aurora. Apesar deste esforço, os dois únicos carros que entraram na competição foi um Fittipaldi, conduzido por Guy Edwards, e um Mclaren inscrito por John McCormack. Os carros da novata F-Pacific foram autorizados a participar do certame, mas não tinham grandes chances frente aos F5000.
Na prova final, o Australian GP, a lista de inscritos foi brindada com a presença do recém campeão do mundo de F1 Alan Jones, com a sua Williams FW07B e com a Alfa Romeo 179 que foi conduzida por Bruno Giacomelli. Outro piloto da F1, Didier Pironi, também participou da prova, mas pilotou um Elfin MR8 Chevrolet que foi um dos poucos carros da F5000 a ter efeito solo. Os demais carros da prova, de um total de 20, estavam dividos entre os F5000 (15) e os F-Pacific (3).
Os treinos foram dominados por Alan Jones e Bruno Giacomelli, com o australiano ficando com a pole fazendo a marca de 36.1, dois décimos melhor que Bruno. O melhor dos F5000 foi o Lola T430 Chevrolet de Alfredo Constanzo, que ficou 1s8 atrás de Jones.
A corrida teve um duelo inicial entre Alan e Giacomelli, que parecia que disputariam palmo a palmo a vitória no apertado circuito de Calder Park. Tanto que Giacomelli fez esta bela ultrapassagem, que está em destaque no vídeo, para assumir momentaneamente a liderança da prova. Mas Jones recuperou a ponta da prova e se impôs, vencendo com uma volta de vantagem sobre Giacomelli após uma hora de corrida. Pironi, com o Elfin, terminou em terceiro com quatro voltas de desvantagem. Alfredo Constanzo foi o melhor dos pilotos regulares terminando em quinto (5 voltas atrás) e conquistando o título da temporada.

Um comentário:

  1. Excelente, no sabía que autos de F1 "oficiales", como el Williams y el Alfa, habían corrido en esta categoría. Si conocía de la Fórmmla Aurora inglesa (gran categoría!).
    Abrazos!
    Juanh Racing Team
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir