sábado, 12 de janeiro de 2013

WEC: RAC Tourist Trophy para o vencedor das 6 Horas de Silverstone

(Foto: WEC/ RAC)
A lendária prova de resistência, que teve a sua primeira edição em 1905 disputada nas ruas da Ilha de Man, na Irlanda, fará parte agora do Mundial de Endurance. Numa parceria firmada entre o FIA WEC e o RAC (Royal Automobile Club), o mítico troféu do Tourist Trophy será entregue a equipe vencedora das 6 Horas de Silverstone, que fará a abertura do Mundial de Endurance deste ano em 14 de abril.
A prova voltou a ser disputada em Silverstone em 2005, no ano de seu centenário, quando a clássica corrida contou pontos para o Mundial de FIA GT que foi vencida por Peter Kox (HOL) e Pedro Lamy (POR) a bordo de um Aston Martin. E a partir deste ano a prova fará parte do Mundial de Endurance.
Pierre Fillon, presidente do Automobile Club L'Ouest, falou sobre a chegada dessa lendária: “É com grande prazer que anunciamos esta parceria com o Royal Automobile Club para presentear com o prestigiado Tourist Trophy os vencedores da prova de abertura do Campeonato Mundial de Resistência em Silverstone. 2013 é um ano muito importante para o Automobile Club de l’Ouest visto que marca o 90º aniversário da primeira edição das 24 Horas de Le Mans, em 1923. Poder entregar o Tourist Trophy, que está recheado de história e tradição, é uma grande honra para nós neste ano tão importante e irá dar o sinal de partida em grande para a temporada 2013. Estamos ansiosos por ver quais os nomes da grelha do WEC que se irão juntar à lista de honra, lado-a-lado com nomes do passado como Caracciola, Shelby, Moss, Hill e Bell, nomes esses que estiveram também ligados a Le Mans.”
O presidente do RAC, Ben Cussons, também se mostrou entusiasmado por essa nova fase do Tourist Trophy: “O Royal Automobile Club está orgulhoso por atribuir o Tourist Trophy ao vencedor das 6 Horas de Silverstone em Abril. O Tourist Trophy tem celebrado o melhor das corridas de endurance e é totalmente apropriado que este esteja em disputa na prova de abertura do Campeonato Mundial de Resistência num ano tão importante para os promotores do campeonato. A primeira corrida de sempre, em 1905, teve a duração de 6 horas e é justo que mais de 100 anos depois regressemos com uma prova de 6 Horas em 2013. Mal podemos esperar pela corrida de Silverstone a 14 de Abril e ver o Tourist Trophy ser erguido de novo no pódio.”  
O primeiro Tourist Trophy, que foi realizado em 14 de setembro de 1905 nas ruas da Ilha de Man, teve como vencedor John Napier, pilotando um Arrol-Johnston, após completar quatro voltas num percurso de 83Km. A prova teve duração de seis horas. 

Fonte: Le Mans Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário