sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Foto 243: Cortando Grama

E antes que vencesse a primeira corrida de 12 Horas com Cortadores de Grama, junto com Derek Bell em 1978, Stirling Moss já havia experimentado o brinquedo em 1975
Não sei se alguém pela web já viu alguma foto ou publicou algum artigo sobre, mas eu vi esta foto de Stirling Moss  correndo com um cortador de grama e fui procurar saber do que se tratava. É uma corrida de cortadores de grama que teve início em 1973 na cidade inglesa de Wisbourough Green,  perto de West Sussex. A idéia partiu de alguns caras que estavam aborrecidos pelo alto custo que era entrar para o mundo das corridas e sendo assim, partiram para as corridas com cortadores de grama e criaram associações como a Bristish Lawn Mower Racing Association e mais tarde foi feita, chamada de North West Lawn Mower Racing Association.
Mas antes que os ingleses se enveredassem nesse tipo de competição, os americanos já estavam na "vanguarda" dessas provas em 1963 quando corridas com os cortadores já eram realizadas na cidade de Twelve Miles, em Indiana. Nos anos 70 este tipo de prova atingiu status de "Grand Prix", mas apenas em 1996 é que passou a ter  duas categorias destinadas a motores de quatros tempos - para os cortadores da marca Briggs - e para cortadores modificados. A corrida "Twelve Miles 500" é realizada no Dia da Independência e a prova consiste em 60 voltas em uma pista de quarto de milha, em Plank Hill Park. São 33 pilotos na corrida e para classificar-se para esta, o piloto tem que atingir em torno de 30 MPH (48KM/H). A única mudança nesses cortadores, é a remoção da lâminas.
Além desses locais, existem provas na Carolina do Norte (EUA) e na Austrália. Abaixo um vídeo de uma prova de 12 Horas de Wisbourough disputada em 2009, tendo o ex-piloto Derek Bell que deu a largada para essa corrida. O interessante é que o inglês, cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e de três edições das 24 Horas de Daytona, participou dessa prova de 12 Horas em 1978... e a venceu, junto de um tal de Stirling Moss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...