E como era de se esperar, a pole ficou com a Porsche. Não apenas a pole como a primeira fila, onde os dois carros fizeram na casa de 1'17. Mark Webber, no comando do #20, fez a pole na marca de 1'17"676 sendo um décimo mais rápido que Marc Lieb no #14.
A Toyota, por conta do #8 de Buemi, ainda teve um brilharete quando ocupou a primeira posição, mas acabou fechando numa boa terceira colocação.
Os dois Audis não apresentaram a mesma performance dos dois treinos livres e cravaram a quarta e sexta colocações.
Para a corrida de amanhã espera-se uma batalha interessante entre as duas Porsches pela vitória. É uma boa oportunidade para que a montadora alemã vença em seu ano de retorno à classe principal. E seria, também, uma bela festa em Interlagos.
Especiais Volta Rápida
sábado, 29 de novembro de 2014
WEC: E mais uma pole para a conta da Porsche
WEC: Outro domínio da Porsche
Terminou agora pouco o terceiro treino livre aqui em Interlagos e mais uma vez, por conta da Porsche, o recorde da pista caiu mais uma vez e o #14 foi quem teve a honra de estabelecer o rocorde na marca de 1'17"572, sendo quatro décimos melhor que o Porsche #20 que fechou em segundo.
Os Toyotas tiveram uma reação com o #8 e #7 ficando em terceiro e quarto, respectivamente e virando na casa de 1'18.
As posições seguintes foram ocupadas pelos dois Audis #2 e #1.
WEC: Pole para os germânicos?
Após os dois treinos livres de ontem, a única impressão que ficou é que a disputa pela pole ficará restrita ao duelo germânico entre a Porsche e a Audi. As marcas alcançadas por estas duas fábricas, sendo que em algumas oportunidades quebraram o recorde da pista para protótipos e a primazia para isso foi do Porsche #20 que estava sendo guiado por Mark Webber. Os tempos entre os dois Porsches e o Audi #2 foi de quatro décimos, o que nos faz pensar que o duelo será intenso pela pole.
Sobre Toyota, está sofrerá pelo fato de não ter turbo o que implicará numa perda considerável. Mas podem resolve isso, quem sabe, na força do seu motor aspirado.
Com relação ao tempo de volta, esta girou na marca de 1'18"349, a tendência é que caia para 1'17.
Mas de toda forma será uma bela disputa aqui em Interlagos.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
WEC: Hulkenberg na Porsche em 2015
E claro que o piloto alemão de 27 anos confessou ser fã da Porsche e do desejo em pilotar em Le Mans, assim como também agradeceu a Force India por ter liberado-o: "Porsche e Le Mans - esta combinação, provavelmente, atrai todos os pilotos de corrida. Eu tenho sido um fã da Porsche por um longo tempo e seu retorno a classe LMP1 assisti de perto. O desejo cresceu para pilotar em Le Mans. Estou muito satisfeito, pois em 2015 o calendário da F1permite isso e eu sou grato pela Force India deixar eu competir em Sarthe. Agora cabe a mim trabalhar duro para satisfazer tanto os compromissos.”
Vale lembrar que ainda restam duas vagas neste terceiro carro da Porsche e nomes como os de Fernando Alonso e Jenson Button, ainda vagueiam soltamente nos rumores. Porém, outros nomes, podem aparecer neste carro, já que Michael Christensen e Fred Mackowiecki - pilotos Porsche na classe LMGTE-PRO - fizeram testes com o 919 Hybrid recentemente.
domingo, 23 de novembro de 2014
Foto 425: Despedida
O certo é que esta última temporada à serviço da Red Bull não foi a que ele e nem a equipe imaginavam, porém em algumas situações não faltou empenho por sua parte - apesar de que mostrou estar aborrecido com a falta de atenção. Mas a verdade é que este período foi magistral e certamente Sebastian deixará uma grande saudade para aquela equipe que ele ajudou a elevar no nível que ela se encontra - e vice versa.
E agora é hora de Vettel ganhar o mundo novamente, em outro local. E para a Red Bull, procurar preparar outro piloto super-campeão para o futuro. Mas não será fácil. Nem para um e nem para outro.
GP de Abu Dhabi: Um bom desfecho para uma temporada histórica
A largada de Lewis foi uma paulada no psicológico de Rosberg, que pareceu não apresentar que tinha sido afetado, mas a sua velocidade estava abaixo do esperado. Porém a corrida ainda era longa, podia acontecer alguns percalços, não é mesmo?
Os problemas para Nico foram aumentando de forma gradual, no mesmo instante que a pilotagem de Lewis parecia inabalável. Aqueles problemas que tanto atormentavam o inglês nas provas iniciais e em alguns estágios do mundial, tinham voltado de forma abrupta e cruel para Nico desde o GP de Cingapura.
A verdade é que Lewis esteve acima da média desde aquele evento de Spa. Dominou Rosberg como quis e os problemas de Nico apenas facilitaram essa tarefa enquanto que o piloto alemão precisava procurar algo a mais para tentar barrar o crescimento do seu companheiro, que nitidamente é mais espetacular. Mas não podemos negar, também, o valor de Nico nesta temporad que, com um carro tão superior que os demais, confirmou a evolução que tem demonstrado desde que se juntou à Mercedes em 2010. Uma pena mesmo que estas duas corridas, em que teve vários problemas, tenham selado as suas pretensões para o título.
Com relação à Lewis, mais que merecido o título para um cara que passou situações complicadas nos seus últimos anos de Mclaren, exatamente por não saber dosar as suas emoções em momentos decisivos. Acredito que o apoio do pai e de sua namorada - que convenhamos, viviam em enternas idas e vindas e isso o prejudicava demais -, ajudou bastante para que chegasse a este segundo mundial. Conseguiu manter a concentração e fez muito além do que esperávamos, que foi fazer uma corrida sem nenhum erro. Acabou por ser a coroação de um dos melhores pilotos que apareceram na categoria nos últimos dez anos.
Para a Mercedes, uma temporada histórica a nível daquelas que cansou de fazer nos anos 30 e anos 50. No ano que completou 60 anos do triunfal retorno as corridas de monopostos com Fangio e Kling em Reims 1954, o título de pilotos, construtores e o recorde de maior número de vitórias ficaram para os prateados.
Sem dúvida um ano com a marca da Mercedes, como nos velhos tempos.
Sobre a corrida
Tirando fora esse clima de decisão - que merecia um lugar mais interessante e histórico para isso - a corrida foi bem meia boca, melhorando um pouco com a tensão que se instalou devido a ótima performance de Massa frente a dúvida se Lewis deixaria a vitória em segundo plano, já que os problemas de Nico já deixavam o alemão fora de combate. Mas claro que um título com vitória é muito melhor, e Hamilton se manteve à frente de um soberbo Massa.
Foram boas corridas de Vettel e Alonso, as últimas deles na Red Bull e Ferrari. Claro que devido a deficiência de seus carros, o espetáculo que estes dois pilotos, que discutiram por duas vezes o título (de forma direta), poderia ter sido melhor se os carros ajudassem.
Bottas e Ricciardo confirmaram as suas potencialidades nessa prova final com pilotagens agressivas, mostrando o quanto que o futuro destes dois jovens podem ser brilhantes caso tenham carros à altura deles.
Não foi o melhor dos mundiais na parte técnica, uma vez que as equipes pouco puderam apresentar, mas os pilotos compensaram em algumas oportunidades toda essa desvantagem.
E esperamos que 2015 seja bem melhor que este ano. E quem sabe com uma ou duas equipes a desafiar a Mercedes. O que acho pouco provável que aconteça.
sábado, 22 de novembro de 2014
Foto 424: A prova
Mas o prato principal mesmo é de como será o comportamento de ambos nessa corrida em Abu Dhabi. Nico entra como o franco atirador: se vencer o campeonato, será o máximo. Se perder, ok! Para Lewis o cenário é um pouco mais tenso, afinal é o cara a ser batido e apesar de ter apenas o trabalho de comboiar Rosberg entre o entardecer e anoitecer na pista de Yas Marina, a tarefa pode se tornar complicada com um lance apenas. Os seus erros no passado ainda ecoam quando as pessoas mencionam seu nome, principalmente nessa época de decisão - Interlagos foi um caso.
A corrida de amanhã em Abu Dhabi colocará em jogo o amadurecimento dos dois contendores: enquanto que para Nico, que tem uma pilotagem não tão vistosa, mas que consegue trabalhar com mais frieza as situações que o cercam, o título será apenas a confirmação da evolução que tem tido nos últimos anos como um piloto de primeira linha e de "jogador" hábil, de grandes decisões. Lewis Hamilton, aquele que a maioria suspira a cada pilotagem agressiva, uma ultrapassagem espetacular ou perseguições e recuperações de cortar o fôlego, a possível conquista pode colocar um ponto final nessa história de que é um "jogador" instável nas horas em que requer uma grande frieza. Mas tudo dependerá exclusivamente dele e do seu estado de espirito.
Foto 423: Uma 24 Horas de Daytona para o Audi R8
Mas na semana passada, durante a Classic 24 Horas de Daytona (12, 13, 14, 15 e 16), essa injustiça foi resolvida quando o Audi R8 #38 conduzido por Doug Smith/ Andy Walace derrotou outros 125 concorrentes - eram 126 carros divididos por época de construção em seis grupos fizeram suas provas separadamente (quatro sessões de 42 minutos cada), que combinariam entre o dia e a noite e depois teriam seus tempos somados, definindo assim o campeão.
Para a equipe Rogers Motorsports, dona do Audi R8, acabou por prestar uma homenagem a um de seus integrantes e que também fez parte da Champion Racing - vencedora das 24 Horas de Le Mans de 2005 com Tom Kristensen/ J.J. Lehto/ Marco Werner - Keith Bransford, que morreu dias antes decorrente a um câncer nos ossos.
O nome de Keith foi colocado no carro junto da dupla vencedora.
GP de Abu Dhabi - Classificação - 19ª Etapa
Nas demais posições, o único destaque vai para Kvyat que intrometeu-se no meio dos grandes e colocou o seu Toro Rosso em oitavo lugar. Ricciardo fechou a classificação na frente de Vettel, dando continuidade a algo que cansou de fazer nesta temporada; Button sai sétimo, mostrando uma boa evolução da Mclaren que ficou evidenciada nos últimos GPs e o duo da Ferrari fechando em nono e décimo, mas desta vez com Kimi à frente de Alonso.
O que esperar da corrida
Apesar de não ter outra idéia que não o domínio da Mercedes, a impressão que me passa é que as coisas possam ser difíceis para Hamilton caso as Williams deêm o ar da graça durante todo o decorrer dessa prova. Mas mesmo assim, ainda acho que Lewis sairá como campeão e Rosberg vencedor do GP, o que seria um prêmio de consolação para o alemão.
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m40.480s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m40.866s | 0.386s |
3 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m41.025s | 0.545s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m41.119s | 0.639s |
5 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m41.267s | 0.787s |
6 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m41.893s | 1.413s |
7 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | 1m41.908s | 1.428s |
8 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m41.964s | 1.484s |
9 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m42.236s | 1.756s |
10 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m42.866s | 2.386s |
11 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m42.198s | 1.718s |
12 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m42.207s | 1.727s |
13 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m42.239s | 1.759s |
14 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m42.384s | 1.904s |
15 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m43.074s | 2.594s |
16 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m42.819s | 2.339s |
17 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m42.860s | 2.380s |
18 | Kamui Kobayashi | Caterham/Renault | 1m44.540s | 4.060s |
19 | Will Stevens | Caterham/Renault | 1m45.095s | 4.615s |
20 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m42.768s | 2.288s |
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Foto 422: Gilles Villeneuve - Ímola, 1980
Lembrando que nos treinos Jody Scheckter havia se espatifado no mesmo local.
Pelo jeito, aquele local não havia simpatizado com a Ferrari.
GP de Abu Dhabi - Treinos Livres - 19ª Etapa
Pos
|
Piloto
|
Carro
|
Tempo
|
Dif
|
Voltas
|
1
|
Lewis
Hamilton
|
Mercedes
|
1m43.476s
|
-
|
32
|
2
|
Nico
Rosberg
|
Mercedes
|
1m43.609s
|
0.133s
|
31
|
3
|
Fernando
Alonso
|
Ferrari
|
1m45.184s
|
1.708s
|
22
|
4
|
Sebastian
Vettel
|
Red
Bull/Renault
|
1m45.334s
|
1.858s
|
30
|
5
|
Daniel
Ricciardo
|
Red
Bull/Renault
|
1m45.361s
|
1.885s
|
23
|
6
|
Jean-Eric
Vergne
|
Toro
Rosso/Renault
|
1m45.718s
|
2.242s
|
17
|
7
|
Daniil
Kvyat
|
Toro
Rosso/Renault
|
1m45.835s
|
2.359s
|
32
|
8
|
Valtteri
Bottas
|
Williams/Mercedes
|
1m45.913s
|
2.437s
|
8
|
9
|
Sergio
Perez
|
Force
India/Mercedes
|
1m45.983s
|
2.507s
|
23
|
10
|
Nico
Hulkenberg
|
Force
India/Mercedes
|
1m46.030s
|
2.554s
|
24
|
11
|
Kevin
Magnussen
|
McLaren/Mercedes
|
1m46.049s
|
2.573s
|
23
|
12
|
Kimi
Raikkonen
|
Ferrari
|
1m46.131s
|
2.655s
|
23
|
13
|
Felipe
Massa
|
Williams/Mercedes
|
1m46.549s
|
3.073s
|
7
|
14
|
Esteban
Gutierrez
|
Sauber/Ferrari
|
1m46.556s
|
3.080s
|
28
|
15
|
Pastor
Maldonado
|
Lotus/Renault
|
1m46.711s
|
3.235s
|
31
|
16
|
Esteban
Ocon
|
Lotus/Renault
|
1m47.066s
|
3.590s
|
29
|
17
|
Jenson
Button
|
McLaren/Mercedes
|
1m47.235s
|
3.759s
|
8
|
18
|
Kamui
Kobayashi
|
Caterham/Renault
|
1m47.971s
|
4.495s
|
24
|
19
|
Adderly
Fong
|
Sauber/Ferrari
|
1m48.269s
|
4.793s
|
25
|
20
|
Will
Stevens
|
Caterham/Renault
|
1m50.684s
|
7.208s
|
14
|
Pos
|
Piloto
|
Carro
|
Tempo
|
Dif
|
Voltas
|
1
|
Lewis
Hamilton
|
Mercedes
|
1m42.113s
|
-
|
35
|
2
|
Nico
Rosberg
|
Mercedes
|
1m42.196s
|
0.083s
|
37
|
3
|
Kevin
Magnussen
|
McLaren/Mercedes
|
1m42.895s
|
0.782s
|
37
|
4
|
Sebastian
Vettel
|
Red
Bull/Renault
|
1m42.959s
|
0.846s
|
33
|
5
|
Valtteri
Bottas
|
Williams/Mercedes
|
1m43.070s
|
0.957s
|
34
|
6
|
Daniel
Ricciardo
|
Red
Bull/Renault
|
1m43.183s
|
1.070s
|
32
|
7
|
Kimi
Raikkonen
|
Ferrari
|
1m43.489s
|
1.376s
|
33
|
8
|
Jenson
Button
|
McLaren/Mercedes
|
1m43.503s
|
1.390s
|
23
|
9
|
Daniil
Kvyat
|
Toro
Rosso/Renault
|
1m43.546s
|
1.433s
|
38
|
10
|
Felipe
Massa
|
Williams/Mercedes
|
1m43.558s
|
1.445s
|
34
|
11
|
Sergio
Perez
|
Force
India/Mercedes
|
1m43.746s
|
1.633s
|
37
|
12
|
Pastor
Maldonado
|
Lotus/Renault
|
1m44.005s
|
1.892s
|
38
|
13
|
Nico
Hulkenberg
|
Force
India/Mercedes
|
1m44.068s
|
1.955s
|
32
|
14
|
Jean-Eric
Vergne
|
Toro
Rosso/Renault
|
1m44.157s
|
2.044s
|
39
|
15
|
Esteban
Gutierrez
|
Sauber/Ferrari
|
1m44.316s
|
2.203s
|
38
|
16
|
Adrian
Sutil
|
Sauber/Ferrari
|
1m44.763s
|
2.650s
|
37
|
17
|
Romain
Grosjean
|
Lotus/Renault
|
1m44.986s
|
2.873s
|
35
|
18
|
Kamui
Kobayashi
|
Caterham/Renault
|
1m45.505s
|
3.392s
|
38
|
19
|
Will
Stevens
|
Caterham/Renault
|
1m47.057s
|
4.944s
|
34
|
20
|
Fernando
Alonso
|
Ferrari
|
-
|
-
|
2
|