quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Realizando um sonho

Rapaz, que boa notícia essa! Fisichella na Ferrari a partir de Monza.
Realmente gostei e muito. Sempre tive uma simpatia muito legal por ele desde os tempos da Jordan, quando em 1997 ele travava bons duelos com o outro jovem, o mano do Schumi o Ralf, e colocava tempo no alemãozinho metido e de vez em quando saia umas faíscas entre eles.
Fisichella rescindiu seu contrato, de forma amigável com a Force India, e vai correr até o final do ano ou até quando Massa voltar ao cockpit do carro numero 3.
Já para a Force India, o lugar de Fisico deverá ser ocupado, provavelmente, por Vitantonio Liuzzi piloto de testes da equipe.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cartaz do dia

Grande Prêmio da França de 1953 disputado em Reims à 5/7/1953. Foram 25 participantes, terminando 15. A Pole foi feita por Alberto Ascari (Ferrari 500) com o tempo de 2'41''02. A vitória foi de Mike Hawthorn (Ferrari 500) após ter completado 60 voltas pelos 8.347Km da pista de Reims em 2h44m18s6. A segunda posição foi de Fangio (Maserati A6GCM) e o terceiro foi José Froilan González (Maserati A6GCM). A melhor volta foi de Ascari com o tempo de 2'41''1. A prova foi a 4ª daquela temporada.

Parte 3

A RENAULT NA MIRA DA FIA

Quando escutei esta historia durante a transmissão da prova pela Globo (noticiada pelo Reginaldo Leme) o que estranhei mesmo nem foi o acontecido, afinal sempre achei o Briatore muito malandro (pra não dizer outra coisa). Mas porque, só agora, que isso veio tona e não na época?
A conclusão que tirei é a seguinte: alguma(as) pessoa(as) na Renault que gostavam do Nelsinho e vinham acompanhando as ameaças de Briatore contra ele, devem ter ficado indignados com a saída conturbada do brasileiro da equipe pelas mãos do empresário e chefe da equipe, daí jogaram o acontecido na prova de Cingapura do ano passado no ventilador.
Naquela ocasião, Nelsinho bateu seu carro na 14º voltada prova forçando a entrada do Safety-Car, o que ajudaria Alonso, que por problemas no carro durante a classificação, acabou largando em 14º lugar. O espanhol, naquele sábado, tinha carro para tentar marcar a pole. Segundo informações, Briatore combinara com Nelsinho em que volta e local o brasileiro deveria bater. Com aquele acidente, aconteceu o celebre reabastecimento de Massa, então líder da prova, que ficou com a mangueira do reabastecimento engatada no carro e carregando este por todo o pit lane. Alonso acabou por vencer a prova e assim do desejo de Briatore foi realizado.
Agora a FIA contratou uma empresa especializada para investigar o caso. Briatore nada diz e Nelsinho desmente. Se bem, que olhando com atenção o acidente, não dá para dizer se foi ou não proposital, mas dependendo do que a FIA descobrir, o brasileiro terá sua carreira m
anchada.
Já sobre
o Briatore, sempre achei, como já disse aqui, muito malandro. Em 1994 burlando o regulamento com um Benetton dopado de eletrônica; a bomba de reabastecimento sem o filtro, para tentar passar mais rápido a gasolina que quase custou a vida de Verstappen na Alemanha e de mecânicos com o incêndio após espirrar combustível; Trulli despedido antes do final da temporada de 2004 quando ele estava melhor que a estrela ascendente Alonso na Renault; as rusgas com Fisichella e agora o massacre encima de Nelsinho.
Já que a FIA resolveu mecher no passado, poderia voltar mais um pouco e tentar resolver outros probleminhas. Que tal 1994?

Parte 2

QUEM SERÁ O SUBSTITUTO DE MASSA EM MONZA?
Jornais italianos e espanhóis apontam Fernando Alonso no cockpit da Ferrari já em Monza. Realmente, de ambas as partes ninguém fala nada, mas ainda é obscuro saber quem vai ser o companheiro de Raikkonen na Itália.
O Badoer teve uma das piores passagens que um piloto poderia ter ao volante de um carro da Ferrari na história do campeonato mundial. Em Valência foi ultimo e na Bélgica repetiu a dose. O pior foi tomar 2 segundos do penúltimo colocado!! Tudo bem que ele estava há 10 anos sem pilotar um GP, mas também não justifica tomar uma lavada dessas. Ele chegou a declarar que seria um absurdo a Ferrari substituí-lo agora, mas entendo que a Scuderia deu-lhe uma chance, que mais foi um modo de agradecê-lo pelo tempo de casa que ele tem na equipe como piloto de testes desde a metade dos anos 90 e isso achei muito legal por parte deles. E outra, ele também está se queimando com tudo isso e virou a te chacota da impressa inglesa na etapa belga pelo péssimo desempenho.
Para a Ferrari, eles preferem não apostar em pilotos mais novos e sim nos que tem mais experiência. O nome de Fisichella é forte, principalmente após este GP belga. Mas com estes rumores de Alonso já em Monza ao volante da Ferrari, não da pra dizer muita coisa. Nesta semana eles decidirão quem correrá com o carro de numero 3.

GP da Bélgica, Ferrari e caso Renault parte 1

Foi um final de semana movimentado. A bela vitória de Raikkonen, o desempenho surpreendente de Fisichella e sua Force India, o abandono de Button, o escandalo da Renault e quem será o substitudo de Massa em Monza foram os principais assuntos desta prova belga.
O GP:
Realmente foi o melhor GP da temporada. Não tinha nem idéia de quem poderia vencer (apesar de que minha aposta inicial era no Barrichello, mesmo com seu carro não encontrando um ritmo, mas este acabou ficando parado no grid e caindo para ultimo) mesmo com o atual mestre de Spa, Raikkonen, assumindo a ponta no inicio da prova. O finlandês teve um final de semana perfeito, dominando a prova com total autoridade e mandando pra longe o jejum que o acompanhava desde o GP da Espanha do ano passado. E ele vem conseguindo bons desempenhos nas últimas provas, mas precisamente desde a Hungria quando foi terceiro colocado. Em Valencia repetiu o mesmo lugar e agora, na Bélgica, venceu.
Para Fisichella esta prova também teve um gosto especial. Vencer provas ou subir ao pódio com carros competitivos é bom, mas conquistar uma pole e um segundo lugar, com chances claríssimas de vitória com um carro inferior, deve ser melhor ainda. A festa nos boxes da FORCE INDIA foi das grandes, fazendo lembrar o da Toro Rosso ano passado, quando Vettel os levou a vitória no GP italiano.
Cara de sorte mesmo é o Button! Mesmo sendo abalroado no inicio da prova e ficando
de fora desta após o strike após a Lê Combes, ainda teve sua diferença encurtada para apenas 16 pontos, já que Barrichello ficou parado na largada e caiu para ultimo e fez uma prova de recuperação para salvar um complicado 7º lugar. Mas ainda acho que Button está perdido, afinal Barrichello tem o batido frequentemente desde a Inglaterra enquanto o inglês caiu de performance vertiginosamente. A roda da sorte já esteve a favor de Button, Vettel, Webber e agora é a vez dela girar à favor de Barrichello e de alguma forma ele está aproveitando bem.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Análise dos 8 primeiros- GP da Bélgica

KIMI RAIKKONEN- É impressionante como ele se acha no circuito de Spa. Pode até fazer uma temporada apagadissima, como vinha fazendo, mas quando aparece este circuito ele se transforma. Largou em sexto e conseguiu assumir o segundo posto após a entrada do Safety-Car pra não largar mais. Conseguiu manter um bom ritmo a ponto de não deixar Fisichella ameaça-lo. Depois do acidente de Massa subiu de produção e parece ter voltado a velha forma. E que venha Monza!

GIANCARLO FISICHELLA- Junto de Raikkonen foi o grande nome do final de semana. Sua pole foi marcada no braço e com total competência. E para alguns que pensavam que seu carro é levíssimo demais ele tinha 648kg no seu carro. Largou bem, manteve a ponta, mas perdeu a liderança depois da saída do safety. Travou um ótimo duelo com Raikkonen, mas terminou em segundo lugar e fez história no GP belga.
SEBASTIAN VETTEL- Talvez não esperasse muito da corrida, pois tem apenas mais um motor até o final da temporada e terá que poupa-lo. Mas teve 2 últimos stints rapidíssimos para garantir o terceiro posto e voltar a marcar pontos no mundial, fato que não acontecia desde o GP da Inglaterra quando venceu. Agora é torcer para não ter mais problemas no motos daqui para frente.

ROBERT KUBICA- Parece que o carro da BMW teve uma melhora e isso acabou ajudando ele a tem um ótimo desempenho neste fim de semana. Marcou pontos novamente e pela segunda prova seguida. O momento é de fazer propaganda de si próprio para a próxima temporada e tentar uma vaga em alguma outra equipe.


NICK HEIDFELD- Poderia ter chegado mais a frente, mas acabou tendo um stint mais lento no final o que acabou prejudicando sua posição final na corrida. Largou em terceiro na melhor posição de largada dele e da BMW na temporada, mas acabou por se superado por Kubica e Vettel. É outro que está sem futuro na categoria.



HEIKKI KOVALAINEN- Teve um final de semana normal, sem nenhuma grande atuação. O carro da Mclaren não teve o desempenho que esperam para este circuito e ele acabou por ser o único representante do time na prova, já que Hamilton saiu no inicio. Agüentou bem a pressão de Barrichello no final e salvou mais 3 pontos para ele e a Mclaren nos mundiais.

RUBENS BARRICHELLO- Tinha uma motivação extra para esta prova após sua grande vitória em Valência uma semana antes, mas o carro da BRAWN não se encontrou neste circuito, porém vez uma ótima volta no sábado e cravou o quarto tempo enquanto Button ficava em 14º. Na largada, o sistema falhou e caiu para ultimo. Viu Button ficar de fora, recuperou-se e terminou em 7º com um vazamento de óleo no final da prova. Poderia ter descontado mais pontos para seu companheiro.
NICO ROSBERG- Tem que receber uma menção honrosa da Williams por esta temporada. Sozinho ele vem fazendo milagres com este carro que até teve uma melhora, mas está ainda longe do ideal e carrega a equipe nas costas. Largou em décimo e travou boa batalha contra Webber e acabou por ganhar mais um pontinho para ele e equipe nos mundias. É o grande favorito a assumir uma vaga na Mclaren ano que vem.

domingo, 30 de agosto de 2009

As equipes- análise

MCLAREN- Voltaram a ter um final de semana típico do que estavam acostumados. Os dois carros não foram para a Q3 e na corrida, logo após a largada, Hamilton foi tirado pra fora da pista no enrosco com mais 3 carros. Kovalainen fez o que pode num carro que não rendia o esperado por eles em Spa e fechou em 6º, já que estava a ser acossado por Barrichello, mas este teve problema e deixou o finlandês em paz. Pelo jeito as melhoras só funcionam em circuitos de média para baixa velocidade.
FERRARI- Saiu do jejum e conquistou uma vitória merecida em Spa. Raikkonen pilotou como nos velhos tempos e dominou o ímpeto de Físico durante a corrida. Nos boxes o trabalho foi perfeito e deu total tranqüilidade ao finlandês para levar a sua 4º vitória em Spa e primeira vitória da Ferrari e sua na temporada. É um bom pressagio para Monza.

BMW SAUBER- Outro fim de semana bom para a equipe alemã. Heidfeld fez um ótimo 3º tempo nas qualificações e Kubica ficou com o quinto tempo. Na prova, Heidfeld andou próximo dos ponteiros e conseguiu até efetuar um bom ritmo terminando em 5º, atrás de seu companheiro Kubica.
RENAULT- Final de semana dos infernos para a eles. Os treinos não foram tão bem, colocando Alonso em 13º e Grosjean em 19º. Grosjean caiu fora no acidente do inicio da prova e Alonso, que vinha em 3º e com grandes chances de pontuar e até mesmo subir ao pódio, acabou por abandonar a prova após um problema no seu pneu dianteiro esquerdo.
TOYOTA- Parecia um daqueles finais de semana legais da equipe nipônica, com Trulli largando em 2º e Glock em 7º. Mas tudo foi para o espaço após o inicio da corrida, com Trulli e ter problemas com a asa dianteira depois de um toque com Heidfeld e cair para as ultimas posições e durante a prova acabou abandonando. Já Glock teve um bom inicio de prova, mas quando estava em 4º, teve problemas na bomba de gasolina e caiu para o pelotão intermediário, não conseguindo mais chegar a casa dos pontos.
TORO ROSSO- Ficou com apenas um carro durante a prova toda, já que Alguersuari se envolveu no enrosco da primeira volta e ficou de fora. Buemi mostrou boa velocidade, mas não o suficiente para tentar ganhar mais posições.
RED BULL- Teve um final de semana tenso, já que Webber também está agora, assim como Vettel, com apenas um motor até o fim da temporada. Na corrida Vettel fez sua parte e conseguiu terminar a prova em terceiro mostrando que ainda está no páreo pelo campeonato. Webber acabou tomando um drive&trough após ter quase colidido com Heidfeld dentro dos boxes. Terminou a prova em 9º mas mostrou inconstância.
WILLIAMS- Eles só tem o que esperar mesmo de Rosberg, que vem fazendo um bom campeonato e levando a equipe nas costas como ficou demonstrado nesta prova com o seu suado 8º lugar. Já Nakajima não consegue nada, mas pelo menos terminou a prova, em 13º.
FORCE INDIA- A grande sensação deste final de semana quase beliscou a vitória se não fosse a ótima jornada de Raikkonen e a Ferrari. Largou da pole com Fisichella e teve um ritmo de prova convincente a ponto de quase conseguirem a vitória. As melhoras no carro surtiram efeito e agora é esperar pelas próximas provas. Físico foi brilhante e fechou em 2º e Sutil ficou apenas em 11º.
BRAWN- Poderia ter conseguido algo melhor se Barrichello não tivesse tido problemas na largada. Caiu para ultimo e se recuperou até chegar em sétimo com problemas de vazamento de óleo. Button estava no meio do enrosco da primeira volta e ficou de fora,mas ainda esta em 1º no mundial, com 16 pontos de vantagem para Barrichello.
Estão com uma sorte e tanto.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...