segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Foto 148: Aniversariantes

Bird Clemente e seu lendário Willys Berlineta
(Foto: Nobres do Grid)

Michele Alboreto durante o GP da Grã-Bretanha (Brands Hatch) de 1984
(Foto: victorvarela.com)
Como costumei a dizer nos últimos anos, tenho gente boa que faz aniversário junto a mim neste 23 de dezembro.
Infelizmente um deles não está mais entre nós, que é o caso do Michele Alboreto que faria 56 anos hoje e tem o Bird Clemente, vivíssimo e com muita saúde, que completa 75 anos.
E o cara que vos escreve entrou na casa dos 30 anos hoje.
Parabéns a todos nós que fazemos aniversário neste dia!

(Na verdade este post deveria ter saído ontem, mas a internet não colaborou. Faz parte!)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Revista Speed, Edição 6

Com 84 páginas, doze a mais que a anterior, a sexta edição da Revista Speed foi ao ar nesta madrugada com destaque para a ótima entrevista que Luiz Razia concedeu ao Ron Groo, falando sobre seu teste com a Force India e Toro Rosso além da sua temporada na GP2, onde foi vice-campeão.
Paulo Alexandre Teixeira abordou em sua coluna "O Grande Circo" a polêmica sobre as possíveis ultrapassagens que Vettel teria feito em bandeira amarela durante o GP do Brasil deste ano. Ele ainda fala sobre os derradeiros dias de Colin Chapman, que completou trinta anos de morto neste mês de dezembro e também sobre a sua última grande criação, o Lotus 88, um carro de 100% efeito-solo. E ainda tem, por sua conta, um belo texto sobre a última corrida da temporada de 1962, o GP da Àfrica do Sul disputada em East London, que contava com o duelo de dois mestres, Graham Hill e Jim Clark, que disputavam o título de pilotos daquele ano.
Felipe Pires fala sobre o grande retorno de Kimi Raikkonen à Fórmula-1 e Amanda Roldan nos trás as novidades que estarão presentes na 34ª Edição do Rali Dakar, que terá início em 5 de Janeiro com a largada em Lima, no Peru.
Daniel Machado fala sobre a carreira de Casey Stoner, que se aposentou da MotoGP ao final desta temporada com apenas 27 anos. Bernardo Bercht, do site "Pit Lane", conta como foi a edição deste ano da tradicionalíssima 12 Horas de Tarumã. Marie Espada, no seu "Diário de Fã", conta como é o ambiente no mais divertido dos setores de arquibancada do GP do Brasil: o setor G, que fica no final da reta oposta. E ainda temos mais um sensacional Paper Model de Pedro Luís Perez, que reproduz uma cena onde um Renault RE20, de René Arnoux, está com princípio de incêndio e sendo imediatamente controlado por um bombeiro.
A minha contribuição para esta edição é a segunda parte do especial de 25 anos do tri de Nelson Piquet e um longa matéria que conta os primeiros passos de Sebastian Vettel até o seu terceiro título na F1.
Sem mais delongas, leiam e releiam quantas vezes puder mais esta bela edição da Revista Speed.

Link: http://speedrevista.wordpress.com/2012/12/21/speed-6-dezembro-2012/

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Foto 147: Elly e o Auto Union

(Foto: Divulgação)
A senhora que está sentada no Auto Union Type C é Elly Beinhorn, então esposa de Bernd Rosemeyer, um dos melhores pilotos alemães da década de 30 e da história.
Na foto acima ela recebe algumas instruções de Ernest Von Delius, companheiro de equipe de Rosemeyer, Stuck e Varzi. O teste foi feito em Monza (não se sabe extamente o ano, mas talvez em 1936) a pedido de Bernd.
Em seu livro "Rosemeyer!", escrito em 1989 junto de Chris Nixon, Elly conta como foi dar aquelas voltas na poderosa Type C: "Os mecânicos me empurraram. Era como uma corrida. Eu cuidadosamente pisei no acelerador e quinhentos cavalos de potência rugiram atrás de mim. No começo eu estava um pouco atordoada e levei uma volta para começar a encontrar o rumo. Milagrosamente, o monstro poderia ser conduzido lentamente. Não muito lentamente, é verdade - mas lentamente, e a caixa de câmbio foi muito fácil de lidar. Nas estreitas chicanes eu tive que ser muito cuidadosa para que a longa cauda, com seu motor traseiro, não ficasse na primeira esquina ! Céus, mas isto foi bom! “Oh Bernd,’ Eu pensei, ‘Se eu me arrastando com isso (Auto Union) me dá muito prazer, imagino que deve ser assim para você quando o está dirigindo tão rápido”
Apesar de andar com o Type C em baixa velocidade, Elly era acostumada a altas velocidades: ela foi aviadora dos 21 até os 72 anos, quando entregou sua licença em 1979.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vídeo: GP da Grã-Bretanha, 1975 (Resumo)

Para comemorar o aniversário de 66 anos de Emerson Fittipaldi, aqui fica o resumo da sua última vitória na F1 em 1975 no confuso GP da Grã-Bretanha, disputado em Silverstone.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Vídeo: GP dos EUA (Long Beach), 1980

GP dos EUA do Oeste foi a quarta etapa do mundial de F1 de 1980, disputada nas ruas de Long Beach. A pole position foi de Nelson Piquet (Brabham BT49), com a marca de 1'17''694 e Emerson Fittipaldi, com o Fittipaldi F7, largara em 24º e último.
Piquet acabou por vencê-la - a primeira dele na F1 - e foi seguido por Ricardo Patrese (Arrows A3) e Emerson Fittipaldi, sendo assim a única vez que ele e Nelson dividiram um pódio na categoria.
A narração é de um certo Galvão Bueno, que na época a fez pela TV Bandeirantes. Os comentários é de Gil Ferreira.
Quem postou esta raridade foi o Wellington Costa, via Facebook.
Obrigado!

Foto 146: A última de Stewart

(Foto: Motorsport Golden Age)
Jackie Stewart liderando o GP da Alemanha de 1973 e sendo fielmente escoltado por François Cevert, em Nurburgring. Os dois fecharam em primeiro e segundo para a Tyrrell, nesta que foi a última vitória do "vesgo" na F1.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Foto 145: Uma Ferrari LMP1... Virtual



(Foto: lemans.org)
E de vez em quando os fãs da "Rossa" imaginam uma volta da Ferrari às competições de endurance, principalmente para as 24 Horas de Le Mans que eles não disputam desde 1973. E nestes devaneios, eles projetam um "possível" LMP1 da Scuderia. Confesso que seria interessante vê-la em Le Mans.

Foto 144: Porsche 911 Rally Car, 1984

O Porsche 911 sempre foi um belo carro de corridas, mas para o Rally ele não era o melhor da turma. Henri Toivonen e seu navegador Juha Piironen comandaram este carro em 1984 no Campeonato Europeu de Rally.
Piironen fala sobre a dificuldade do carro sobre o cascalho e trato de Toivonen com aquela máquina:
"Esse Porsche era um carro antiquado. Sua aderência era inexistente, particularmente no cascalho. Saindo de lado, tinha as características de um martelo. Mas Henri tinha uma pilotagem fantástica sobre ela - em superfícies soltas se sentia como se tivesse flutuando dum lado ao outro"

sábado, 8 de dezembro de 2012

Pole Lap: Damon Hill, Montreal 1996

Numa época em que a Williams fez o que quis naquela temporada, com o seu belo FW18, era normal seus pilotos entrarem num embate por vitórias e poles.
Nos treinos para o GP do Canadá, Villeneuve parecia que já estava com a sua pole garantida e isso levaria torcida local ao delírio. Mas Damon Hill tinha algo a mais na manga e lhe tomou a pole por míseros 20 milésimos.

Foto 143: Targa Florio, 1970


Duas fotos do belo Porsche 908/03 #12 da J.W. Automotive Engineering, que foi conduzido por Jo Siffert e Brian Redman na 54ª Edição da Targa Florio.
Eles venceram a prova após onze voltas, num tempo de 6h e 35min de prova. A segunda posição ficou com Leo Kinnunen e Pedro Rodriguez, parceiros de equipe de Siffert/Redman. A terceira colocação foi da Ferrari 512S (SPA Ferrari SEFAC) pilotada por Nino Vaccarella e Ignazio Giunti.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vídeo: O especial da Fórmula-1 no Esporte Espetacular de 1989

Uma matéria de mais 14 minutos no Esporte Espetacular de 1989, que mostrava as pistas, carros, pilotos, mudanças no regulamento entre outras coisas sobre o Mundial de Fórmula-1 que estava prestes à começar em Jacarepaguá.
Este vídeo é bom para o mais novos, que começaram a acompanhar a F1 de alguns anos para cá, como a categoria tinha outro tratamento por estas bandas.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Foto 142: Raul Boesel, 55 anos

O Jaguar XJR-8 com o qual Boesel foi campeão do mundo no World Sports Car Championship em 1987
E o campeão do Mundial de Sports Cars de 1987, completa hoje 55 anos de idade. Parabéns e vida longa ao Raul Boesel.

Vídeo: O príncipe do trovão

Não é de hoje que sabemos o quanto que os japoneses veneram e respeitam a memória de Ayrton Senna, não só apenas pelo fato dele ter conquistado três mundiais de F1 com a ajuda de motores Honda, mas também pelo sua dedicação ao trabalho, que é um das grandes qualidades do povo do sol nascente.
E pelo que parece um projeto de anime, os famosos desenhos japoneses, já está a caminho e pelo trailer divulgado dias atrás - com o título "Senna - Thunder Prince" -  ele retratará sobre a vida e carreira do Tricampeão nos seus dez anos de F1.
Não tenho muitas informações sobre, pois, pelo que parece, ainda está no início de construção. Confesso não ser muito fã dos animes - sempre gostei mais dos seriados japoneses, que ficaram famosos aqui no Brasil nos anos 80 pela extinta Rede Manchete -, mas pode ser que esse, pelo fato de ter cunho automobilístico, me agrade. É aguardar pra ver.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...