terça-feira, 3 de setembro de 2013

Crash: IMSA GTP, Riverside 1986

Essa é daquelas cenas que você e diz "que p... panca". Três carros entrando na reta principal do finado circuito de Riverside e um acidente triplo, que envolveu o Corvete de Bundy, o Mustang de Lin St. James (lembram dela?) e o Jaguar de Chip Robinson e Bob Tulius.
Pode-se ver que Bundy deu toque na lateral do carro de Lin St. James, fazendo com que os dois fossem direto para o muro. Chip Robinson escaparia do entrevero, mas um toque fez com que o seu Jaguar rodasse e decolasse indo parar no guard-rail. Lin St. James teve o seu carro capotado e incendiado, mas a piloto saiu sem ferimentos, assim como os outros dois pilotos. Para completar, o Corvete destruiu o muro dos boxes. Uma "demolição em massa" que resultou apenas em cenas espetaculares.
A vitória nestas seis horas de Riverside, ficou com a dupla Rob Dyson e Price Cobb que pilotaram o Porsche 962 da Dyson Racing.

Pole Lap: Rubens Barrichello, Monza 2004

Por mais que a galera curta tirar um sarro de Rubens Barrichello, a volta mais rápida durante uma classificação pertence ao piloto brasileiro e foi estabelecida durante o qualy para o GP da Itália de 2004, no auge dos saudosos motores V10 - que segundo relatos da época, estavam beirando os 1000cv de potência.
Barrichello fez a pole com o tempo de 1'20''089, numa média de 260.395 Km/h. Mas a marca de Rubens só foi homologada pelo fato de ter sido conquistada durante a classificação. Juan Pablo Montoya, durante a pré-classificação, com o tempo de 1'19''525 com a média de 262,242 Km/h com a sua Williams BMW e por ser um treino não-oficial, a sua marca não foi considerada a mais veloz da história da categoria. 


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vídeo: Uma volta na velha Laguna Seca

Chip Robinson e o seu Jaguar XR-7 numa volta no circuito de Laguna Seca em 1985, três anos antes das modificações no traçado da pista californiana.
Pode-se ver que era um circuito de alta velocidade e curto, tendo 3.04 Km de extensão. Em 1988, para atender as exigências de segurança por parte da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a FIA, o circuito foi remodelado com a adição um novo trecho logo após a reta dos boxes.
Ao que parece a F1 deveria ter corrido lá em 1989, mas optaram pelo circuito citadino de Phoenix. A alegação é que a pista era muito curta.
Coisas do Tio Bernie.
Abaixo a volta de Chip Robinson:

Foto 251: Voltando pra casa

Nos dias de hoje você avistar um carro de corrida em meio ao trânsito, ou alguma rodovia, pode saber que é algum evento promocional da categoria, mas em outras épocas, as mais românticas, isso era tão normal quanto beber um copo d'água. E isso acontecia principalmente quando os percursos de uma pista para outra eram curtos.
Nessa foto, uma Ferrari (801 ou Dino 246? Ou outra máquina?) sendo conduzida numa rodovia da Europa - creio eu.
Outros tempos.

Foto 250: Titânio


O bater do titânio no asfalto e as belas cenas dos Fórmula-1 soltando uma "chuva" de fagulhas nos traçados cheios de imperfeições. A prancha de madeira liquidou com esse espetáculo em 1994.
Nos Gifs, Michele Alboreto e sua Ferrari em algum momento de 1988.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pole Lap: Kimi Raikkonen, Monza 2006

Final de treino vertiginoso aquele para o GP da Itália de 2006, com Michael Schumacher cravando uma volta com a marca de 1'21''486 contra 1'21''621 de Kimi Raikkonen. Até parecia que o alemão já estava com pole garantida e em meio a festa da torcida italiana naquela tarde, Raikkonen respondeu com estilo bateu a marca de Schumi em dois milésimos. Mas ainda faltava Alonso, que já vinha penando com a falta de ritmo do Renault, que saltou de nono para quinto na sua última tentativa.
A pole era do sensacional finlandês.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Foto 249: Cartaz

O cartaz para a prova de Nurburgring, em 1934, certamente feita em tinta à óleo. Os cartazes eram tão belos e chamativos, que instigavam o público a comparecer nos eventos.
Uma prova de que até esta arte, como disse em um post anterior, foi suplantada pela tecnologia. Uma pena.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Foto 248: Nurburgring, 1984


(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook)
A prova inaugural do novo traçado de Nurburgring, que na época era o mais moderno da Europa. Como todos sabem - estão cansados, diria - a prova foi realizada pela Mercedes que entregou aos pilotos participantes o modelo 190. Aliás, só top drivers naquela ocasião: Niki Lauda, Jody Scheckter, Phil Hill, Klaus Ludwig, John Surtees, Alain Prost e outros e mais um tal de Ayrton Senna... que acabou por dominar amplamente aquela corrida.
Na foto que encabeça o post Senna perseguindo Lauda em um dos estágios da corrida e abaixo o resultado final da prova, com o brasileiro chegando quase dois segundos na frente do austríaco. 

GP da Bélgica - Corrida - 11ª Etapa

A 31ª da carreira: Vettel se iguala a Nigel Mansell com a vitória de ontem em Spa
(Foto: Getty Images)


A declaração de Sebastian Vettel ao final da corrida em Spa, apenas mostra o quanto que as coisas beiraram a perfeição para ele e a Red Bull na pista belga. Ao dizer que "quando o carro começou a ficar mais leve, eu também fiquei mais contente com o desempenho com os pneus médios e era um prazer pilotar. Aí eu não pensei no campeonato ou nos pontos" comprova que o RB9 atingiu, ou está atingindo, um nível de performance acima do que foi mostrado até aqui. Os problemas de alto desgaste do pneus foi resolvido - e isso foi antes da mudança feita pela Pirelli em Hungaroring - e agora Sebastian e, invariavelmente Webber, podem usar a carga total do desempenho do carro que segundo Horner e Marko, estava sendo tollhido pelos pneus. E isso já pôde ser visto na vitória conquistada por Vettel em Montreal, num desempenho bem parecido com que foi apresentado neste domingo.
Sebastian definiu a vitória com a ultrapassagem sobre Hamilton na Kemmel, sem dar nenhuma chnace de reação ao piloto inglês e daí em diante a traseira do Red Bull #1 foi desaparecendo do campo de visão de Lewis, que precisou se preocupar com o avanço de um surpreendente Fernando Alonso que partiu da nona colocação e virou a La Source em quinto. O espanhol escalou as primeiras posições até estagnar na segunda colocação e até procurou tirar alguma vantagem de Vettel, que em voltas seguintes tinha a resposta em forma de melhor volta contra a possível reação de Alonso. O Ferrari, tão criticado por ele, especialmente na Hungria, esteve numa jornada em Spa, mas não tinha fôlego para alcançar Sebastian, que controlava a corrida com a precisão de um Clark. A segunda posição acabou sendo lucrativa após uma classificação desastrada pelos lados da "Rossa".
A prova não teve grandes novidades na dianteira, com os ponteiros conseguindo uma diferença confortável entre si o que minava a chances de duelos. A tão aclamada chuva não veio e corrida, pelo menos neste setor, foi modorrenta. Mas as câmeras mostraram bons duelos no meio do pelotão, como as disputas entre Grosjean x Perez (que resultou na punição ao piloto mexicano por ter espremido o francês na Le Combes) as ultrapassagens na entrada da Eau Rouge por conta de Sutil e um breve duelo entre Hamilton e Grosjean, quando o inglês voltava de seu pit-stop que durou duas voltas. Pastor Maldonado voltou aos seus velhos tempos, ao ocasionar um acidente que envolveu as duas Force India na última chicane do circuito. Pior para Di Resta que teve que abandonar. Mais tarde Pastor pagaria um Stop & Go por causa deste entrevero. A tarde também não foi boa para Kimi Raikkonen, que se viu fora da zona de pontos pela primeira vez desde o GP da Alemanha de 2009. Os freios do Lotus apresentaram problemas ainda no início da prova, mas Kimi ainda se sustentou até a 26ª volta quando abandonou.
Apesar de não ter sido aquela corrida clássica, com a qual estamos acostumados a assistir naquela pista com disputas e o tempo mudando a cada volta, ao menos serviu para mostrar que Vettel já começa a se aproximar fortemente do seu tetracampeonato. Ainda temos oito corridas pela frente e claro, muita coisa pode acontecer neste período, como um possível crescimento da Mercedes ou Ferrari que poderia dificultar as coisas para o time rubro taurino. Mas os 46 pontos de vantagem que Sebastian tem sobre Alonso (197x151) e mais a forma que foi comprovada no GP belga, só abre a discussão em que prova Vettel embolsará o seu quarto título mundial. 
E para os demais, é bom começar a pensar em 2014. 


Resultado Final 
Grande Prêmio da Bélgica
Circuito de Spa-Francorchamps - 44 Voltas 
25/08/2013 - 11ª Etapa


1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 44 voltas em 1h23m42s196
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 16s869
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s734
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 29s872
5) Mark Webber (AUS/Red Bull) + 33s845
6) Jenson Button (ING/McLaren) + 40s794
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 53s922
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 55s846
9) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m09s541
10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) + 1m13s470
11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m21s936
12) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) + 1m26s740
13) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1m28s258
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m40s436
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1m47s456
16) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia) + 2 voltas


Não completaram a prova:

20) Paul di Resta (ESC/Force India) - a 18 voltas
21) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 19 voltas
22) Charles Pic (FRA/Caterham) - a 36 voltas

Melhor Volta:  Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1'50''756 (40ª volta)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Vídeo: GP da Bélgica, 1955

Um belo vídeo sobre o GP da Bélgica de 1955, mostrando todas as movimentações desde a montagem da pista, treinos, o paddock e a prova, que foi dominada pela Mercedes com Fangio em primeiro e Moss em segundo.
Outros tempos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Foto 247: Arena

A placa na parte interna da La Source mostrando as corridas que foram e seriam realizadas em Spa-Francorchamps no ano de 1988. Só coisa fina num dos mais belos e agradáveis lugares para o esporte a motor.
Na foto, Ayrton Senna a caminho de mais um vitória naquela temporada.

Foto 246: 917

(Foto: Porsche 917 The Legend/ Facebook)
Layouts, cores, formas, chassis recuperados e tantas outras variações. Talvez haja alguma controvérsia em volta de quantos carros foram feitos - ou recuperados nesse período -, mas o legal de tudo é que este pôster é interessante: os Porsche 917, uma das grandes jóias da casa de Weissach e da história do esporte a motor do último século, e as suas mutações nos quatro anos em que esteve competindo entre Mundial de Marcas e Can-Am (1969-1973).

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Foto 245: Lugar preferido

"Eu aposto que todo piloto gosta de Spa. Para mim é o maior circuito de corridas do mundo. É o meu lugar favorito."
Pode acreditar, Kimi. Não é só você que gosta deste lugar.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...