sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Foto 276: Montreal, 1978

Alan Jones, Jody Scheckter e Gilles Villeneuve durante o GP do Canadá de 1978, que acontecia pela primeira vez na pista de Montreal.
O interessante neste instantâneo é que aparecem os campeões de vice das duas temporadas seguintes: Scheckter e Villeneuve - campeão e vice de 1979 - e Jones, campeão de 1980.
Isso sem contar nos inúmeros duelos que Alan e Gilles travaram durante algumas temporadas e que foram, sem dúvida, grandes momentos daqueles tempos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Foto 275: A FIA f... a F1

Me lembro das palavras de Gordon Murray ainda em 1999 quando lhe perguntaram algo sobre os carros da F1 daquela época. A resposta foi direta e ele recorreu a um dos maiores gênios da sua época: "Colin Chapman estaria de saco cheio dessa atual Fórmula-1, onde os carros já vem pré-fabricados pela FIA!".
Passados 14 anos dessa declaração ela continua tão atual do que naquela época onde, ao menos, os carros eram mais atraentes esteticamente. Com o croqui divulgado pela Autosport ontem, os F1 de 2014 poderão adotar um bico baixo que mais se assemelha ao "Macaco-Narigudo" que vive na Indonésia ou a um "pênis', como a maioria tirou o sarro na última terça-feira. E não é pra menos...
Fico impressionado com as cabeças pensantes da FIA quando colocam esse tipo de ideia em prática e o mais triste de tudo é que são pagos - creio eu - para tal coisa. Imagino também a cabeça dos projetistas que ao verem isso devem soltar "terei que desenhar esta merda mesmo?". É triste, mas é a realidade.
O problema é que a FIA controlando ao máximo as construções dos carros, proibindo todo e qualquer tipo de inovações que cada equipe poderia colocar em prática a todo ano e que a tornaria muito mais interessante ao menos no campo técnico, ela vai matando o conceito "Do it yourself" que vem desde meados do século 19 e que fez da Fórmula-1 a grande vanguarda da tecnologia em outros tempos. Sem contar que todo esse movimento de segurar as ideias dos projetistas me levam a crer que eles ainda trabalham naquele pensamento do ex-presidente da FIA - Max Mosley - em transformar a categoria em "monomarca" e quem sabe, num futuro próximo, colocar unidades de motor iguais para todos como foi pensado pelo mesmo. Pobre F1...
Além dessa declaração de Murray, ainda coloco uma frase de um amigo meu durante o GP do Brasil de 2004 quando trabalhamos na Curva do Café quando disse que "enquanto a Fórmula-1 for gerida pelos velhotes, eles irão foder a categoria aos poucos...". Passados nove anos dessa conversa, meu caro Wagner, eles estão fodendo mesmo e sem dó a categoria. 
Uma pena.

Foto 274: Falcon

(Motorsport Golden Age/ Facebook)
Monte Carlo em outro estágio. O imponente Ford Falcon Sprint #49 de B Ljungfeldt / F Sager contornando a Mirabeau durante o 33º Rally de Monte Carlo, disputado em 1964.
Eles terminaram em segundo, com a vitória ficando para a dupla formada por Paddy Hopkirk / Henry Liddon que pilotaram um Mini Cooper S.


Foto 273: Stratos

(Foto: Motorsport Photography/ Facebook)
A máquina que revolucionou o Rally nos anos 70 também teve o seu sucesso além das pistas de cascalho e neve.
Gerard Larousse e Amilcare Balestrieri conduziram o Lancia Stratos HF #1 a vitória na edição de 1974 da Targa Florio, no mesmo ano que o carro projetado pelo Grupo Bertone venceu o campeonato de Rally com Sandro Munari - que viria a repetir o feito em 75 e 76.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Foto 272: Espelho

Niki Lauda e sua Ferrari 312T durante o GP da Grã-Bretanha de 1975, onde o dilúvio limou metade do pelotão. Niki largou em terceiro e fechou a corrida em oitavo.
Essa foi a prova que marcou a última vitória de Emerson Fittipaldi na F1 e também da sua genialidade em "ler" a corrida em meio ao caos que foi aquele dia em Silverstone.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Foto 271: Safari

Considerado como o rali mais difícil do mundo, o Rally Safari - que fez parte do calendário do WRC entre os anos de 1973/2002 - tinha os seus percalços.
Na foto que encabeça este post, era bem possível que o piloto e navegador encontrassem uma girafa atravessando o caminho dos carros. A foto é da edição de 1984.

sábado, 9 de novembro de 2013

Foto 270: Fast Freddie

Freddie Spencer ou "Fast Freddie", como ficou conhecido nos anos 80. Freddie venceu os campeonatos da 500cc em 1983 e em 1985 sendo que neste último ele adicionou o campeonato da 250cc ao bi da categoria principal. Até hoje é o único a ter vencido as duas categorias no mesmo ano.
Freddie também detém o recorde de ter sido o piloto mais novo a conquistar um título nas 500cc, quando venceu o campeonato de 1983 com 21 anos.
Marc Marquez pode batê-lo amanhã, quando decidirá contra Jorge Lorenzo o título da Moto GP em Valência.

Crash: Audi R8 LMS Cup - Macau

E Alex Yoong, que correu na F1 nos anos 2000, escapou sem nenhum arranhão após esta panca durante a classificação para a prova de Macau do Audi R8 LMS Cup.
Aparentemente ele bateu de traseira assim que entrou na reta e com a perda do controle do seu Audi, ele acabou indo de frente ao guard-rail.
O detalhe é que Yoong é líder deste campeonato e devido ao acidente, onde seu carro ficou totalmente destruído, o piloto malaio está fora do restante do fim de semana.

Vídeo: WEC 6 Horas de Shangai - 6 Etapa

As 6 Horas de Shangai que definiu o bi-campeonato de pilotos para a Audi, com Tom Kristesnsen/ Allan McNish/ Löic Duval formando o trio campeão de 2013 do WEC, já está em vídeo e divido em três partes.
Para os que não assistiram, aproveitem.

Arte: Os Aviões "F1"

Para quem gosta de aviões e igualmente da F1, ficará maravilhado com a arte de Bill Clave que reproduziu alguns dos layouts que marcaram a categoria em aviões que também tiveram o seu sucesso na indústria aeronáutica.
As cores da Gulf, da BAR Honda, Lotus, Ferrari e outras foram transferidas para desenhos que relembram aviões como Messerschimitt Bf 110-C (1936), Kawasaki Ki 61 (1941), Gloster Javelin FAW4 e outros.
Um pouco mais sobre o trabalho de Bill Clave é só entrar no site Clavework Graphics. 



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Foto 269: Camel

Bela foto das duas Lotus 99T Honda Turbo em algum estágio do fim de semana do GP de San Marino de 1987.
Nakajima é quem vai a frente. O piloto japonês, que fazia a sua segunda prova na F1, largou em 12º e terminou em sexto enquanto que Senna marcava a pole e encerrava a corrida em segundo. Mansell é quem venceu o GP.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Indycar Battle: 200 Milhas de Portland, 1997

Mais um vídeo para relembrar os grandes dias da Indycar. Aqui as 200 Milhas de Portland de 1997, numa das raras provas que foram disputadas sob chuva. Além da tensão das últimas voltas, que se tornaram uma grande loteria, a CART ainda fez a confusão de tentar realizar as 98 voltas originais da corrida perto de completar as duas horas regulamentares sendo que faltavam 30 voltas para o fim e 12 minutos para chegar no limite das duas horas...
Mas o duelo entre Mark Blundell, Gil de Ferran e Raul Boesel pela vitória na última volta, foi digna de oval.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Derek Bell, 72 anos

Derek Reginald Bell, ou simplesmente Derek Bell, chega hoje aos 72 anos. E aqui fica um vídeo dele ao volante de um Posrche 956 em Nurburgring 1983, durante o fim de semana dos 1000Km de Nurburgring que recebia pela última vez o Mundial de Marcas.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...