terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Foto 299: A primeira

Uma Spa laranja. Bruce Mclaren, com a sua elegante Mclaren-Ford M7A, liderando um grupo formado por Pedro Rodriguez (BRM P133), Jacky Ickx (Ferrari 312/68) e Jackie Stewart (Matra-Ford MS10) durante o GP da Bélgica de 1968.
Foi a prova que marcou a primeira vitória da Mclaren Racing Limited após a sua estréia na F1 em 1966, durante o GP de Mônaco. A história de 182 vitórias havia começado.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Foto 298: Fan Club

(Foto: Formula 1 Amarcod/ Facebook)
Legal essa foto de Frank Williams usando uma camiseta estilizada com o rosto do Jochen Rindt, em 1970. Provavelmente era de algum fan club do piloto austríaco.
Outro detalhe - ao que me parece - é que a foto tenha sido feita antes da morte de Rindt. Pelos pinheiros ao fundo e altura de onde eles se encontram, pode ser da pista de Zeltweg, ou Osterreichring como queiram. 

Vídeo: As 12 Horas de Bathurst

Numa das melhores edições dos últimos das 12 Horas de Bathurst, realizada neste domingo no fabuloso Mount Panorama, a vitória coube à Ferrari da equipe Maranello Motorsport/ II Bello Rosso que contou com o quarteto formado por John Bowe/Peter Edwards/Mika Salo/Craig Lowndes para derrotar a Mercedes da HTP Motorsport do trio Maximilian Buhk/Thomas Jäger/Harold Primat. A vitória foi conquistada por apenas 4 décimos...
Atenção especial para os vários duelos nesta corrida... Divirtam-se!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Foto 297: RAC Tourist Trophy, Dundrod 1955

Moss e sua Mercedes 300 SLR em Dundrod, 1955
Apesar do circuito de rua mais famoso da Irlanda seja o traçado utilizado para o Tourist Trophy, que acontece anualmente na Ilha de Man, o país possui outro belo traçado: situado no condado de Antrim, a pista de Dundrod - que a exemplo da pista da Ilha de Man, também utiliza vias públicas - teve a sua primeira corrida em 1950 com uma etapa para carros esporte e com vitória de Stirling Moss a bordo de um Jaguar XK120 - vitória que ele repetiria no ano seguinte com uma versão C do Jaguar XK120.
A pista irlandesa, no seu início, tinha 11.934Km de extensão e em 1965 sofreu uma pequena redução para 11.910Km. O World Sports Car Championship realizou três edições na pista irlandesa entre 1953 e 1955, tendo como vencedores Peter Collins/ Pat Griffith em 1953 (Aston Martin DB3S); Gerard Laureau/ Paul Argmac em 1954 (DB-Panhard) e Stirling Moss/ John Fitch em 1955 (Mercedes-Benz 300 SLR).
A prova de 1955 foi a quinta e penúltima etapa do WSCC e, como já foi dito, contou com a vitória da Mercedes de Moss e Fitch, seguidos pelo outros dois Mercedes 300 SLR da dupla Juan Manuel Fangio/ Karl Kling e Wolfgang Von Trips/ Andre Simon/ Karl Kling. Esta prova reviveu as imagens da tragédia de meses antes em Le Mans: três pilotos perderam a vida durante as primeiras 34 voltas das 84 que foram realizadas naquele dia. Ainda na primeira volta Jim Mayers (Cooper T39) bateu em um pilar de concreto explodindo o seu carro de imediato - o que ocasionou a morte instantânea do piloto - e como não bastasse, William Smith (Connaught AL/SR) acabou por ser atingido neste acidente, vindo falecer mais tarde. Quando a chuva apertou por quase todo o circuito, alguns acidentes se sucederam e entre eles Richard Mainwaring (Elva-Climax) veio falecer após um acidente na volta 34. Após esta prova, o RAC Tourist Trophy voltou a fazer parte do calendário do WSCC em 1958 no circuito de GoodWood e ano passado o troféu do RAC Tourist Trophy foi dado aos vencedores das 6 Horas de Silverstone. Coube à Allan McNish/ Tom Kristensen/ Loic Duval (Audi R18 e-tron quattro) receber o mítico troféu.
Já a pista de Dundrod, atualmente, sedia a Ulster Grand Prix que é destinada a motos e tem sua realização desde 1922.

O trailer da Lotus

Ainda que os problemas financeiros sejam o grande problema desta equipe, o bom humor em postagens na internet a tornam a mais simpática dentre as demais. E o vídeo divulgado agora pouco, mostra bem isso:

Vídeo: Teaser do Mundial de Endurance

Mais um teaser sobre o Mundial de Endurance que terá a sua temporada iniciada em 20 de abril, com as 6 Horas de Silverstone.
Apesar de haver uma destaque para as demais categorias, não tem como não fugirmos da expectativa do que será o duelo entre o trio Audi, Toyota e Porsche neste mundial na LMP1.
Enquanto isso, contamos os dias para o início da batalha...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pole Lap: Nigel Mansell - Silverstone 1992

Talvez a vida de Nigel Mansell estivesse bem mais tranquila pilotando aquele FW14B em 1992, quando ele iniciou o seus trabalhos para o GP da Grã-Bretanha. Mas como qualquer outro piloto de ponta que quando vem pilotar em sua terra natal, o seu ânimo era ainda maior para tentar fazer um bom trabalho frente a sua torcida.
E Mansell partiu para umas das poles mais sensacionais das 14 que ele assinalou naquele ano: Nigel enfiou quase dois segundos em Ricardo Patrese - seu companheiro de Williams - atingindo a marca de 1'18''965 contra 1'20''884 do italiano. Uma soberba volta.
No domingo a corrida foi um passeio de Mansell, que aumentava nas primeiras voltas cerca de 1 segundo a cada passagem para Ricardo. Não foi de estranhar Patrese pedir para que "Il Leone" baixasse as calças para que pudesse ver quantas bolas tinha o piloto inglês após aquele final de semana assombroso. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Foto 295: Respeito

Senna e Prost no pódio do GP da Hungria de 1988
(Foto: f1-photo.com/ The Cahier Archive)
"Eu acredito que a competição que enfrentei naquela época me fez ser um piloto melhor, embora eu só tenha realmente compreendido o significado da minha rivalidade com Ayrton depois que me aposentei. Nossos duelos realmente beneficiaram a Fórmula 1 e elevaram a disputa para um outro nível, mais humano. Nós tivemos personalidades diferentes, uma forma contrastante de pilotar e uma abordagem distinta sobre o esporte. Mas depois que parei de correr, entendi que o jeito de Ayrton foi muito mais claro, e preciso agradecê-lo, porque 50% do meu sucesso se deve a ele." (PROST, Alain. em 03 fev. 2014. Entrevista à revista "Motor Sport")
 

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Foto 294: Boost

Claro que as coisas ainda estão nebulosas após estes primeiros testes realizados em Jerez De La Frontera, mas se você puder abanar um pouco a névoa conseguirá ver que a Mercedes é quem parte na frente desta nova F1, seguida de perto pela Ferrari. Não falo das equipes, mas sim dos motores e enquanto estas duas já deram passos importantes na pista espanhola, a Renault quebra a cabeça para tentar solucionar os problemas enfrentado pelas sua clientes Red Bull (a Master), Toro Rosso e Caterham. Com esta série de contratempos durante os quatro dias, a atual rainha do grid foi a mais prejudicada tendo dado apenas 21 voltas com Vettel e Ricciardo. Por outro lado as declarações de Christian Horner ao dizer que a equipe gastará entre 25-30% a mais que nas temporadas anteriores, soa como um presságio de que nem tudo estará fácil para a equipe dos energéticos. Mas com a equipe técnica que tem e com um piloto do calibre de Vettel, que já demonstrou conseguir sair de situações complicadas, não duvide que estarã no páreo no final do ano. Mas ainda sim o motor Renault Turbo é quem ditará o ritmo dela e das outras duas equipes.
Tenho visto reclamações com relação ao ritmo dos carros nestes, com os pilotos a andarem com o "freio de mão puxado", mas na verdade a velocidade não foi tão forte assim devido a imposição dos engenheiros das equipes, que estão mais preocupados em colher máximo possível de informações. Talvez no Bahrein os pilotos possam dar um "gás" nas voltas durante os testes na pista barenita. Mas confesso estar ansioso para ver como se comportarão estas novas unidades debaixo daquele calor...
Outra coisa que reparei foram os comentários sobre os freios, que podem mudar um pouco o jeito dos pilotos atacarem as entradas de curvas. Será que eles podem antecipar as frenagens? Isso poderia gerar um pouco mais de ultrapassagens...
O que nos resta é apenas observar e jogar conversa fora.

Vídeo: O pit stop do 919 Hybrid

Contando os dias para o início do WEC, que se realizará no dia 20 de abril com as 6 Horas de Silverstone. E enquanto que a data não chega, a Porsche preparou mais um vídeo da sua mais nova cria que estará no grid de largada para a etapa inglesa, o 919 Hybrid.

Foto 293: Corre, corre...

Jackie Stewart e sua Tyrrell 003 a caminho da vitória no GP da Espanha de 1971, disputado no belo circuito de Montjuich Park. Mais atrás Jacky Ickx, que terminaria em segundo com a Ferrari 312B e Chris Amon fechou o pódio a bordo da Matra MS120B.
Ao lado o garotinho correndo na calçada, tentando "vencer" Stewart... outros tempos.

4 Horas de Goiânia - Uma estreia e tanto para Renan Guerra e Marco Pisani

Um inicio promissor: Marco Pisani/ Renan Guerra vencendo na estreia deles com Ligier e na classe P1 (Foto: Bruno Terena) O autódromo de Goiâ...