sábado, 5 de abril de 2014

Pole Lap: Nico Rosberg, Sakhir 2014

Mudou o piloto, mas não o carro. Dessa vez foi Nico Rosberg quem cravou a pole no Bahrein - a sua quinta pole na carreira, igualando a marca de seu pai Keke.
Uma volta limpa, sem nenhuma correção brusca. Sem sustos. O W05, de fato, é um belo carro.

GP do Bahrein - Classificação - 3ª Etapa

(Foto: Reuters)
Ora, ora... enfim um treino de classificação sem chuva. Também pudera: se chovesse num lugar onde o deserto é reinante, podíamos considerar de que as coisas estariam de cabeça para baixo neste mundo. De toda forma foi uma boa para que víssemos o quanto que a Mercedes está um degrau e meio acima de qualquer outra equipe nesta atual F1. Impressionante o passo em que Rosberg e Hamilton ditaram desde o primeiro treino livre de ontem, até a classificação de hoje na noite barenita: Nico enfiou dois décimos em Lewis, enquanto que Ricciardo - que foi terceiro na tabela geral - ficou oito décimos atrás, sendo o único a andar no mesmo segundo dos prateados. Mas como o australiano perderia dez posições como punição, ele devia - e fez - a sua parte em colocar o Red Bull num ótimo lugar para minimizar o estrago dessa perda de posições e largará em 13º.
Impressionante, ao mesmo nível do australiano, foi ver Bottas colocando o seu Williams em quarto suplantando Massa por dois décimos e dando uma resposta a toda a polêmica de semana passada em Sepang. Resta a Felipe, que teve um erro na sua última tentativa, fazer uma de suas famosas largada foguete para conseguir se aproximar o mais rápido de Valtteri. Outro bom desempenho foi o de Perez que passou para o Q3 e conseguiu um ótimo quinto lugar (agora quarto), botando tempo no badalado Hulkenberg que ficou pelo Q2. Sem dúvida um dos destaques dessa classificação. ]
A Mclaren voltou a posicionar os seus dois carros entre os dez, com Button em quinto e Magnussen em oitavo. Bom treino - diria ótimo - de Kimi Raikkonen que superou Fernando Alonso pela primeira vez no ano, colocando um diferença de respeito entre os dois.
Além de Ricciardo, que sairá em 13º, a Red Bull teve uma má jornada com Vettel que ficou pelo caminho já no Q2 ao classificar-se em 11º. Segundo Sebastian, algum problema no carro, relacionado a uma escapada ainda no terceiro treino livre da manhã, pode ter danificado o seu RB10 a ponto de não conseguir um bom desempenho na classificação.  

O que esperar da corrida?: Não devemos esperar nada mais que um duelo interno da Mercedes entre Rosberg e Hamilton. Isso se o piloto alemão se manter à frente do inglês. Mas mesmo assim acredito em algo mais ferrenho entre os dois, mesmo que Rosberg fique atrás de Lewis.
Do terceiro lugar para trás, a disputa deve ser boa pela "posição de honra": tanto a Williams de Bottas, quanto a Force India de Perez estão num bom nível, mas a presença de Button, Raikkonen, a possibilidade de uma boa largada de Massa, e mais Magnussen, pode esquentar e tornar imprevisível esse duelo pelo lugar restante no pódio (lembrando que Mclaren e Williams tiveram um desempenho muito próximo em Sepang). Não creio que Fernando Alonso tenha vida longa na corrida, devido ao problema que ele alertou sobre a perda de velocidade do carro, que pode ser muito algo no motor ou parte de recuperação de energia. Caso continue na prova, a presença de Vettel e Hulkenberg dará trabalho ao espanhol.
Falando em Sebastian, este pareceu tranquilo após ter falhado no Q2 e tudo indica que ele tem um jogo pneus extra para prova, o que pode ser uma boa principalmente na parte final da corrida podendo arriscar um pouco na conquista por posições.

Grid de largada para o Grande Prêmio do Bahrein - 3ª Etapa



Pos Piloto                Equipe                 Tempo    Dif  
 1. Nico Rosberg          Mercedes             1m33.185s
 2. Lewis Hamilton        Mercedes             1m33.464s  +0.279s
 3. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes    1m34.247s  +1.062s
 4. Sergio Perez          Force India-Mercedes 1m34.346s  +1.161s
 5. Kimi Raikkonen        Ferrari              1m34.368s  +1.183s
 6. Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m34.387s  +1.202s
 7. Felipe Massa          Williams-Mercedes    1m34.511s  +1.326s
 8. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes     1m34.712s  +1.527s
 9. Fernando Alonso       Ferrari              1m34.992s  +1.807s
10. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m34.985s  +1.277s
11. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes 1m35.116s  +1.408s
12. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault   1m35.145s  +1.437s
13. Daniel Ricciardo***   Red Bull-Renault     1m34.051s  +0.866s
14. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault   1m35.286s  +1.578s
15. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari       1m35.891s  +2.183s
16. Romain Grosjean       Lotus-Renault        1m35.908s  +2.200s
17. Pastor Maldonado      Lotus-Renault        1m36.663s  +1.789s
18. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari       1m36.840s  +1.966s
19. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault     1m37.085s  +2.211s
20. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari     1m37.310s  +2.436s
21. Marcus Ericsson       Caterham-Renault     1m37.875s  +3.001s
22. Max Chilton           Marussia-Ferrari     1m37.913s  +3.039s
 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

GP do Bahrein - Treinos livres - 3ª Etapa

Lewis Hamilton: “O Nico é muito veloz, ele é muito competitivo. Hoje também não sabemos como os outros usaram o combustível, não dá pra dizer exatamente onde estamos em relação aos outros. Amanhã teremos uma ideia melhor disso
“Ainda temos alguns ajustes para serem feitos no carro. Também tivemos problemas com os pneus, mas isto todos tiveram”
 


Nico Rosberg: “Hoje foi um bom dia de testes para nós. Parece que nós somos rápidos em termos de ritmo absoluto e também tive um bom long-run na segunda sessão, então estou bem confiante em relação ao fim de semana
“Guiar a noite é bem diferente, já que as temperaturas da pista são muito mais baixas do que todas as sessões de testes que tivemos durante o dia até aqui. Nós aprendemos bastante na nova condição e funcionou bem”

Fernando Alonso: "Depois de muitas corridas durante o dia , foi muito estranho estar pilotando à noite, mesmo que não seja muito diferente das outras corridas noturnas , por isso só temos que nos acostumar com isso"A partir deste aspecto , hoje foi muito útil, especialmente no FP2 , para aprender sobre o comportamento dos pneus e do carro. Mesmo que nós tenhamos feito várias simulações de prova aqui nos testes de inverno , agora é como começar do zero e ter que se adaptar às as novas indicações provenientes das diferentes condições de pista"

Apesar de um desempenho apagado no primeiro treino livre, Daniel Ricciardo pôs o seu Red Bull à frente de Sebastian Vettel nesta sexta. Segundo o piloto australiano, o dia não foi de todo ruim, mas ainda tem muito o que melhorar
Felipe Massa: “Foi bom para entender onde nós estamos
“Andamos só no final, mas acho que está tudo bem. Acho que o carro mostrou um ritmo um pouco melhor aqui em comparação com a Malásia. Espero que isso seja algo que possamos ver amanhã”

Jenson Button: "As condições à noite foram muito diferentes das condições no período da tarde" Não houve diferença significativa em termos de avistar pontos de frenagem e ápices sob luzes; . Não, a principal diferença foi o ar e a temperatura mais baixa da pista. Como seria de esperar , por mais frio o asfalto, no FP2 , era muito mais difícil conseguir a temperatura nos pneus , mas por outro lado você não tem tanta degradação , por isso não foi um dilema. "

Resultado - Treinos livres para o Grande Prêmio do Bahrein - 3ª Etapa


Pos Piloto                Equipe                      Tempo      Dif    Voltas
 1. Lewis Hamilton        Mercedes                  1m34.325s          28
 2. Nico Rosberg          Mercedes                  1m34.690s  +0.365  31
 3. Fernando Alonso       Ferrari                   1m35.360s  +1.035  28
 4. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault          1m35.433s  +1.108  28
 5. Felipe Massa          Williams-Mercedes         1m35.442s  +1.117  13
 6. Jenson Button         McLaren-Mercedes          1m35.528s  +1.203  21
 7. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault          1m35.606s  +1.281  29
 8. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault        1m35.640s  +1.315  31
 9. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes          1m35.662s  +1.337  22
10. Sergio Perez          Force India-Mercedes      1m35.802s  +1.477  40
11. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes         1m35.920s  +1.595   9 
12. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault        1m35.972s  +1.647  32
13. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes      1m35.998s  +1.673  18
14. Kimi Raikkonen        Ferrari                   1m36.366s  +2.041  32
15. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari            1m36.962s  +2.637  13
16. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari            1m36.975s  +2.650  35
17. Pastor Maldonado      Lotus-Renault             1m37.259s  +2.934  24
18. Romain Grosjean       Lotus-Renault             1m37.599s  +3.274  23
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari          1m37.800s  +3.475  15
20. Max Chilton           Marussia-Ferrari          1m38.247s  +3.922  10
21. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault          1m38.257s  +3.932  33
22. Marcus Ericsson       Caterham-Renault          1m39.136s  +4.811  30




quinta-feira, 3 de abril de 2014

Vídeo: Preview do Blancpain Sprint e Endurance Series

Com os dois campeonatos para começar neste mês (Blancpain Endurance Series em 11, 12 e 13 de abril no circuito de Monza e o Blancpain Sprint Series nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril na pista de Nogaro) a Blancpain GT Series disponibilizou na sua conta do Youtube um preview de quase vinte minutos onde as equipes e pilotos das duas categorias são apresentados.
Destaques para os retornos de Alessandro Zanardi ao autobilismo, pilotando um BMW Z4 da equipe italiana ROAL Motorsport e de Nelson Piquet Jr. pela equipe brasileira AH Competições Team Brasil e terá como parceiro no BMW Z4 Matheus Stumpf - bi-campeão do finado GT Brasil ao lado de Valdeno Brito - na categoria Sprint. Na Endurance, o retorno tão aguardado da Bentley - com a sua equipe oficial ao automobilismo - alinhando duas Continental GT3. A Chevrolet colocará na pista um Camaro, que ficará a cargo de Tomas Enge/Peter Kox/Albert Von Thurn und Taxis pela equipe Reiter Engineering.

segunda-feira, 31 de março de 2014

GP da Málasia: Is faster than you... remember?

(Foto: © The Cahier Archive)
Engraçado de como as coisas passam e simplesmente elas retornam de modo simples e direto, mesmo quando a pessoa já está em um outro lugar e talvez não imagine que possa passar por isso novamente. As palavras proferidas durante a aproximação de Valtteri sobre Massa ontem na Malásia, certamente fez o piloto e a maioria dos espectadores se teletransportarem para o dia 25 de julho de 2010, data do difamado GP da Alemanha, onde Felipe ouviu um "Fernando is faster than you" e teve que abrir passagem e deixar a sua primeira colocação para o espanhol. Ontem, em Sepang, o cenário foi diferente apenas com relação as posições em questão e também pela circunstância em que se encontrava o campeonato: enquanto que em 2010 o mundial estava iniciando a sua segunda metade, este de 2014 está apenas na segunda etapa.
Acredito que Massa fez a sua parte, primeiramente pela sua honra (manchada no episódio de 2010) e segundo por uma questão de posicionamento dele na equipe. Sendo assim, ele achou certo em fazer o que deveria ter feito anos atrás e mostrou que ainda assim merece o respeito da equipe e dos demais. Para Valtteri Bottas, que certamente passará a ser visto como um "vilão" por alguns daqui do país, restou apenas engolir a raiva e discutir com a equipe sobre o que fazer caso eles se encontrem novamente neste situação no decorrer deste campeonato.
Mas faltou um pouco de vontade para o jovem finlandês ao meu ver. Ele ameaçou Felipe uma única vez quando tentou algo no final da reta dos boxes, e não atacou mais o piloto brasileiro, esperando apenas uma boa vontade do seu companheiro em lhe servir a posição de bandeja. Pegando como exemplo o famoso caso do "Multi-21" que aconteceu há exato um ano, lá mesmo em Sepang, entre Vettel e Webber, ele deveria ter feito como Sebastian e partido com tudo para resolver a situação. É claro que Felipe defenderia o seu território, mas pelo menos as coisas podiam ter sido mais justas para ambos os lados, sem ter um interferência direta da equipe. No caso do ano passado, o que pega uma certa polêmica, é que parece que as coisas tinham sido acordadas antes do GP de um pacto entre os pilotos para que não houvesse um duelo naquele momento final da corrida. Ignorando essa situação e dando um "migué", Sebastian "rasgou" o pacto e foi com a cara e a coragem para definir a prova à seu favor, para raiva de Webber. Em 2010, indo na mesma linha do "Multi-21", já estava combinado entre os vermelhos e esperaram apenas o momento para colocar em prática a "ultrapassagem" de Alonso sobre Massa. Ontem, pelo menos, não deu a entender que havia algo combinado de ante-mão, portanto se quisessem algo que resolvessem na pista.
Para a Williams ainda falta traquejo para lidar com essas situações. Aconselho a Claire Williams que faça um curso na Ferrari sobre essas operações...

Sobre a corrida, nada de especial: Hamilton venceu com extrema tranquilidade, apresentando sua velha forma de quando tinha um carro rápido nos tempos áureos da Mclaren. Para Rosberg e Vettel, que estiveram próximos, mas sem iniciar um duelo direto, restou apenas encontrar o sorridente inglês no "Parc Ferme" e pódio e parabenizá-lo. Foi interessante observar o quanto que a Red Bull evoluiu e aqueles problemas de confiabilidade que a equipe enfrentou na pré-temporada, parecem estar quase que sob controle. O RB10 também se mostrou muito bom, possibilitando Vettel a acompanhar o ritmo de Rosberg em alguns estágios.
Falando em Mercedes, o carro é muito bom mesmo e enquanto que a Red Bull não evolui o seu RB10, ela vai tratando de abrir uma boa vantagem no mundial de construtores. No de pilotos, a briga deve ser intensa e com essa de um tirar pontos de outro, pode beneficiar o rival ao lado - Sebastian Vettel, no caso. Bahrein é um circuito que Rosberg tem um bom desempenho e assim pode batalhar contra Lewis por uma vitória por lá.
Fernando Alonso e Kimi Raikkoenen continuam remando com um carro que ainda não desencantou - e será que vai desencantar? - e tiveram outra jornada trabalhosa. Se Alonso batalhou contra Hulkenberg para salvar um quarto lugar, Raikkonen teve fazer uma prova de recuperação após um pneu furado depois de um toque com Magnussen. A cena de Kimi lutando com carros como a Caterham e Lotus e tendo sérias dificuldades em conseguir uma ultrapassagem, mostra bem o ano que ele e Fernando terão nas próximas etapas.
A Mclaren me decepcionou um pouco nesta corrida, principalmente pela boa performance apresentada em Melbourne. Tanto Button quanto Magnussen não conseguiram avançar muito no pelotão, ficando restritos a uma batalha contra os "Martini Cars" da Williams. Engraçado que acabou sendo uma luta direta de duas equipes que prometiam bastante ser as rivais mais próximas da Mercedes. Claro, ainda estamos no início do campeonato e no Bahrein as coisas podem mudar de figura, mas como sou pessimista, acredito que estão no nível de Ferrari e Force India. Aliás, outra bela performance de Hulkenberg, que chegou até a liderar a prova por poucas voltas, mas sempre esteve entre os cinco primeiros e ofereceu um trabalho extra para Fernando Alonso nesta corrida.
Não posso me esquecer de duas personagens: a Lotus, que conseguiu completar a corrida com Grosjean na 11ª colocação - e lutando contra uma Ferrari... de Raikkonen - e Kamui Kobayashi que chegou a ficar em décimo num certo estágio da corrida. Com um pouco mais de sorte - diga-se quebras -, teriam chances de pontuar.
Semana que vem é a prova do Bahrein, que agora será disputada do entardecer para a noite. Mais uma do Tio Bernie...

sábado, 29 de março de 2014

Foto 318: A batalha

(Foto: WEC)
Sempre quando escrevo sobre o início do Mundial de Endurance destaco principalmente a LMP1. Não que eu desdenhe das demais categorias que compõe o WEC, mas é que neste 2014 o chamariz para este campeonato está muito forte devido o esperado combate entre Audi, Toyota e Porsche. Deste modo, fica impossível você se concentrar nas demais classes - que são ótimas e que reservam batalhas tão boas quanto a da classe mãe do WEC.
E depois de ver o que a Porsche conseguiu nestes dois dias, com o seu modelo 919 Hybrid, Audi e Toyota terão muito com que se preocupar. Enquanto isso o que resta a nós, é esperar pela abertura do mundial em 20 de abril com as 6 Horas de Silverstone.
Certamente será um presente e tanto para todos nós!

Pole Lap: Lewis Hamilton, Sepang 2014

Confesso que está divertido ver os pilotos domando estes ariscos V6 Turbo durante as suas retomadas, e em pista molhada isso fica ainda mais indubitável.
Aqui neste video Lewis Hamilton cravando a sua segunda pole no ano.

GP da Malásia - Classificação -2ª Etapa

(Foto: Getty Images)
A velha chuva... até gosto deste clima para as competições automobilísticas, mas neste momento do mundial da F1, onde tentamos analisar todas as variáveis devido as novas regras que a categoria se encontra, ela camufla um pouco esta possibilidade, mas ao menos nos dá uma chance de ver quem tem uma boa condição neste tipo de situação. Melbourne, quinze dias atrás foi assim, e hoje em Sepang não foi diferente.
Foi possível constatar que a Mercedes tem um bom carro para pista molhada, principalmente pelas mãos de Lewis Hamilton, que é reconhecidamente um exímio piloto na chuva e isso não foi problema para que ele marcasse sua segunda pole consecutiva e 33ª da carreira, empatando com Jim Clark e Alain Prost neste quesito. Para a Red Bull o saldo foi positivo - diria que muito - por tudo que se desenhava desde a problemática pré-temporada, ver Vettel em segundo e Ricciardo em quinto é um sonho. Mas ainda devemos observá-los em condições de pista seca para uma melhor avaliação, afinal as duas classificações foram feitas em condições anormais e isso conta muito o braço e sensibilidade do piloto para levar o carro. Bahrein será um bom teste.
A Ferrari era de se esperar um pouco mais, confesso. Raikkonen não teve um bom momento na chuva, perto do que fizera em pista seca durante os treinos livres. Alonso bateu com Kvyat no início do Q2 e teve a sorte dos mecânicos terem sido rápidos para recolocá-lo de volta na pista e garantir a passagem para o Q3 e depois conquistar uma quarta colocação que por muito pouco não teria sido uma terceira, caso Rosberg não tivesse superado-o no final da última parte. Fernando pode ter uma corrida problemática devido a situação que ficou no seu carro após o incidente com Kvyat, onde a dirigibilidade ficou bastante afetada.
Para os demais foi um bom treino, principalmente para Hulkenberg - sempre mostrando a sua já conhecida habilidade na chuva, ao colocar a Force India na sétima colocação - e Kevin Magnussen, que mais uma vez fez um bom trabalho e se colocou à frente de Button mais uma vez.
Com relação à Williams, mais uma vez a chuva foi vilã e atrapalhou seus dois pilotos: Massa e Bottas caíram no Q2 e para piorar Valtteri foi punido com a perda de três posições após atrapalhar a volta rápida de Daniel Ricciardo no Q2. Um lance, que para mim, foi normal...

O que esperar para a prova?: Tudo indica para uma corrida com pista seca, mas tratando-se de Sepang, ainda mais no horário que a corrida é realizada, por volta das 16 horas (5 da manhã aqui no Brasil), a tendência é que chova e com isso pode acontecer atrasos, e por aí vai...
Sobre a prova, caso seja disputada em pista seca, a tendência é que as Mercedes tenham um bom desempenho (isso se não apresentarem problemas) sumindo na frente. Para o restante, um briga muito boa pelo lugar restante no pódio: as duas Red Bulls, Ferraris, Mclarens e a Force India de Hulkenberg poderão muito bem entrar numa batalha interessantíssima, isso sem contar com a ascensão que as Williams possam ter durante uma prova com pista seca.
Caso a chuva apareça por toda a corrida, ou até mesmo por um breve momento, as coisas podem melhorar para os times que não utilizam motores Mercedes, abrindo uma possibilidade para Red Bull e Ferrari desafiarem o poderio da Mercedes pela dianteira.

Grid de Largada para o Grande Prêmio da Malásia - 2ª Etapa

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m59s431
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m59s486
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078 
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053 
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351  (Q2)
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369  (Q2)
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460  (Q2)
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511  (Q2)
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885  (Q2)
16) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074  (Q1)
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131  (Q1)
18) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756  (Q2)*
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702  (Q1)
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 (Q1)
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388  (Q1)
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407  (Q1)

* Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) foi punido com a perda de 3 posições no grid de largada por atrapalhar Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) no Q2

quarta-feira, 26 de março de 2014

Foto 317: 919 na pista

(Foto: Porsche)
A Porsche levou os seus dois 919 Hybrid para a pista de Paul Ricard para simulação de prova durante três dias, antes que começassem os testes oficiais que terão início nesta sexta. Os seis pilotos da marca estiveram presentes - Romain Dumas , Neel Jani , Marc Lieb , Timo Bernhard , Brendon Hartley e Mark Webber - e foram responsáveis pelos testes. 
Andrea Seidl, chefe da equipe, falou sobre os resultados destes três dias: "Este teste foi um grande desafio para toda a equipe. Pela primeira vez, nós estávamos correndo dois carros ao mesmo tempo , que foi exigente em termos de logística e coordenação de equipe."
"O outro objetivo era simular um fim de semana de corrida , a fim de se preparar para as duas corridas de seis horas que estão surgindo. Esta foi uma experiência muito importante para nós. "
Os três dias de testes foram importantes para a equipe averiguar alguns problemas no novo bólido:
"O teste nos ensinou que temos que melhorar em termos de confiabilidade. No que diz respeito à forma como a tripulação e os controladores trabalharam juntos como uma equipe, nós estamos indo na direção certa" 
"Os próximos dois dias de testes aqui em Paul Ricard, durante o Prólogo, será usado para configurar ambos, bem como os processos específicos de corrida do carro."   
Os dois dias de testes na pista francesa contará com a presença dos times da LMP1 e demais categorias.

Fonte: sportscar365.com

Foto 316: Porsche

"Mas será que vai dar certo?". Talvez essa fosse a pergunta que se passava pela cabeça de Ron Dennis enquanto estava debruçado e observando o novo motor TAG Porsche Turbo, que estreou no Mclaren  de Niki Lauda durante o GP da Holanda de 1983 - Jonh Watson correu com o Ford Cosworth.
Apesar da aparente preocupação, o que fez Lauda abandonar foi um problema nos freios depois de ter largado na 19ª colocação. Watson levou o outro Mclaren ao pódio, chegando em terceiro.
Os anos seguintes responderiam a dúvida de Dennis: de 1984 até 1986 foram cinco títulos (três de pilotos com Niki Lauda (84) e dois com Prost (85 e 86) e dois de Construtores (84 e 85).
Nada mal...

Foto 315: Matra Boys

A esquadra da Matra. Da esquerda para direita: Patrick Depailler, Bernard Fiorentino, Jean-Pierre Jaussaud, Gerard Larrousse, Marcel Chassagny (fundador da Matra), Jean-Pierre Beltoise, Jean-Pierre Jabouille, François Cevert & Henri Pescarolo.
Dos oito pilotos da foto, somente Bernard Fiorentino e Jean Pierre-Jaussaud que não chegaram à F1. Fiorentino se enveredou pelo mundo dos Rallies durante a década de 70 pilotando pela Simca. Jaussaud foi piloto de testes da equipe Renault na F1 em 1980 e pela mesma marca ele conseguiu a vitória em Le Mans, 1978 em dupla com Pironi, conquista que ele repetiria em 1980 com a equipe Rondeau.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Foto 314: Penske

O cara aí de trás, que está entortando a Ferrari 250 GTO, é nada mais que Roger Penske durante um dos estágios do Tourist Trophy, realizado em Goodwood em 1963 e válido para o World Sportscar Championship.
Roger pilotou para a North American Racing Team (NART) e largou em sexto e terminou em oitavo no geral. A sua frente o Jaguar E-Type de Jack Sears, um dos melhores pilotos britânicos de turismo dos anos 60, tendo ganho dois campeonatos do Saloon Car Championship - precursor do atual BTCC - nos anos de 1958 (temporada inaugural) e em 1963. Sears terminou em quarto no Tourist Trophy após ter largado em sétimo.
A prova foi vencida por Graham Hill (Ferrari 250 GTO), seguido por Mike Parkes (Ferrari 250 GTO) e Roy Salvadori (Jaguar E-Type).

sábado, 22 de março de 2014

Pole Lap: Ayrton Senna, Interlagos 1991

A galera já deve estar cansada de ter visto essa pole do Senna em Interlagos 1991, mas fica como registro pelos 54 anos que o piloto brasileiro teria completado ontem.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...