sexta-feira, 4 de julho de 2014

GP da Grã-Bretanha - Treinos Livres - 9ª Etapa

E mais uma sexta-feira com domínio amplo da Mercedes que teve Rosberg como o mais rápido pela manhã e Hamilton o melhor a tarde, após alguns problemas elétricos em seu carro logo no final do segundo treino. Fernando Alonso manteve-se em terceiro nos dois treinos, a exemplo da Red Bull que posicionou seus carros logo em seguida.
O dia não foi dos melhores para a Williams, que teve um problema de motor no carro de Susie Wolff logo no primeiro treino deixando-a com pouquíssima quilometragem e Massa, que se acidentou na penultima curva do circuito inglês, mas sem gravidade. Bottas foi quem salvou o dia, colocando o carro na sexta colocação.

Treino Livre 1:
 
Pos Piloto                Equipe                  Tempo      Dif    Voltas
 1. Nico Rosberg          Mercedes              1m35.424s           25
 2. Lewis Hamilton        Mercedes              1m36.155s  +0.731s  22
 3. Fernando Alonso       Ferrari               1m36.263s  +0.839s  23
 4. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault      1m36.623s  +1.199s  21
 5. Kimi Raikkonen        Ferrari               1m36.703s  +1.279s  23
 6. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m36.921s  +1.497s  20
 7. Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m36.963s  +1.539s  25
 8. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault    1m37.175s  +1.751s  29
 9. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault    1m37.227s  +1.803s  25
10. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes      1m37.231s  +1.807s  30
11. Sergio Perez          Force India-Mercedes  1m37.720s  +2.296s  22
12. Romain Grosjean       Lotus-Renault         1m37.910s  +2.486s  21
13. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari        1m38.056s  +2.632s  18
14. Daniel Juncadella     Force India-Mercedes  1m38.083s  +2.659s  23
15. Giedo van der Garde   Sauber-Ferrari        1m38.328s  +2.904s  19
16. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari      1m38.917s  +3.493s  12
17. Felipe Massa          Williams-Mercedes     1m39.461s  +4.037s   7
18. Max Chilton           Marussia-Ferrari      1m39.814s  +4.390s  24
19. Marcus Ericsson       Caterham-Renault      1m40.597s  +5.173s  19
20. Robin Frijns          Caterham-Renault      1m42.261s  +6.837s  11
21. Susie Wolff           Williams-Mercedes     1m44.212s  +8.788s   4
22. Pastor Maldonado      Lotus-Renault         no time              2

Treino Livre 2:

Pos Piloto                Equipe                   Tempo     Dif      Voltas
 1. Lewis Hamilton        Mercedes               1m34.508s            14
 2. Nico Rosberg          Mercedes               1m34.736s  +0.228s   35
 3. Fernando Alonso       Ferrari                1m35.244s  +0.736s   32
 4. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault       1m35.511s  +1.003s   11
 5. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m35.627s  +1.119s   27
 6. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes      1m36.016s  +1.508s   33
 7. Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m36.228s  +1.720s   34
 8. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       1m36.299s  +1.791s   35
 9. Kimi Raikkonen        Ferrari                1m36.554s  +2.046s   29
10. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault     1m36.583s  +2.075s   26
11. Felipe Massa          Williams-Mercedes      1m36.671s  +2.163s   29
12. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     1m36.778s  +2.270s   31
13. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari         1m36.951s  +2.443s   35
14. Pastor Maldonado      Lotus-Renault          1m37.064s  +2.556s   35
15. Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m37.097s  +2.589s   33
16. Sergio Perez          Force India-Mercedes   1m37.236s  +2.728s   37
17. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m37.449s  +2.941s   27
18. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari         1m37.520s  +3.012s   25
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari       1m38.658s  +4.150s   11
20. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       1m39.068s  +4.560s   31
21. Max Chilton           Marussia-Ferrari       1m39.224s  +4.716s   28
22. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       1m39.762s  +5.254s   21

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Vídeo: Goodwood Festival Of Speed 2014

Se você tiver disposição e tempo, aí segue o resumo dos quatro dias do Goodwood Festival Of Speed deste ano, que foi realizado de 26 à 29 de junho passado.
Os vídeos tem uma demora  para o início das imagens. Aconselho adiantar a barra do vídeo para ir logo para a ação.
Divirtam-se!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Foto 362: Smoke on the water

Uma batalha entre tabacos. O Porsche 956 #8 nas cores da Marlboro de Bob Wollek/ Stefan Johansson sendo perseguido pelo Porsche 956 #2 Rothmans de Derek Bell/ Stefan Bellof durante os 1000km de Brands Hatch de 1983, prova que foi válida pelo Europeu de Endurance.
Wollek/ Johansson terminaram em 6o, enquanto que Bell/ Bellof fecharam em terceiro. A prova foi vencida por outro Porsche 956 da dupla Derek Warwick/ John Fitzpatrick.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Foto 361: O duelo


Não tem como ficar indiferente a esta data, por mais que a maioria dos blogs relacionados ao automobilismo já tenha reproduzido inúmeras imagens sobre aquele 1º de julho de 1979 quando Gilles Villeneuve e René Arnoux se entregaram totalmente a uma batalha pela segunda posição do GP francês, que foi vencido pela Renault com Jean Pierre-Jabouille. O primeiro da Renault, de Jabouille e de um motor turbo. E para completar, um duelo espetacular pela segunda posição.

O melhor de tudo foi quando, após a festa pela vitória, Gerard Larrousse, então chefe de equipe da Renault, chamou Arnoux e os demais integrantes da equipe francesa para que pudessem assistir um video tape das últimas voltas daquele GP. A reação de René a cada batida de rodas, ultrapassagens que ele e Villeneuve protagonizaram horas atrás o deixava de olhos arregalados e totalmente hipnotizado. O despertar de René se deu após ele rever o erro que fizera ao deixar a "porta aberta" para que Gilles mergulhasse por dentro exatamente na última volta. "Depois da corrida, todos disseram que nossa batalha foi como uma luta de boxe. No pódio, Gilles e eu apertamos as mãos. Tínhamos grandes sorrisos em nossos rostos. Nós dois estávamos exaustos. Depois das comemorações, alguém veio e me convidou para assistir a um replay das últimas cinco voltas na televisão da sala de imprensa. Sentei-me porque estava mais do que um pouco cansado ... e então vi as quatro ou cinco voltas finais! De repente, fiquei com medo do que iria acontecer - não senti isso durante a corrida em si.

Lembro que Mauro Forghieri [designer da Ferrari] estava sentado perto de mim assistindo a cena. Ele jogou os braços para o céu e gritou: “esses caras estão completamente loucos! Se eles estivessem lutando pela vitória eu entenderia, mas foi apenas pelo segundo e terceiro! ”  relembrou Arnoux uns bons anos depois. 

Apesar dos pedidos de desculpa de Arnoux para todos que estavam ali, devido o erro que custou a equipe a dobradinha, Larrousse simplesmente puxou uma salva de palmas para o sensacional duelo que o seu piloto e Gilles proporcionara a todos naquele dia.

E o melhor de tudo é que, 35 anos depois, as palmas ainda continuam a cada vez que assistimos a essa disputa.  

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Vídeo: Tom Cruise no SCCA em 1988

Não sabia que Tom Cruise havia feito algumas provas n o campeonato do SCCA (Sports Car Club of America) no ano de 1988, pela equipe de Paul Newmann e Bob Sharp. Ele esteve ao volante de um Nissan 300ZX na classe GT3. Os vídeos são de provas disputas nas pistas de Summit Poit e em Road America, corrida qual Cruise venceu.
Talvez tenha sido um laboratório para a personagem que ele viria a interpretar anos depois no conhecido "Days Of Thunder", quando viveu o piloto Cole Trickle na NASCAR.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Vídeo: GP da Itália, 1933

Algumas imagens das duas corridas realizadas em Monza, em 10 de setembro de 1933. Primeiramente o GP da Itália, que estava em sua 11ª edição, e que foi vencido por Luigi Fagioli a bordo da Alfa Romeo Type B após um longo duelo contra a Maserati 8CM de Tazio Nuvolari.
A segunda corrida do domingo, intitulada de GP de Monza, teve três baterias de 14 voltas cada e uma final com o mesmo número de voltas. A primeira bateria foi vencida por Stanislav Czaykowisk (Bugatti T54); a segunda bateria foi marcada pelos acidentes fatais de Giuseppe Campari e Baconin Borzacchini após derraparem numa mancha de óleo que foi mal sinalizada - e limpa - na curva Parabolica, quando estavam perto de completar a primeira volta. A vitória nessa bateria ficou com Renato Balestrero (Alfa Romeo Monza); a terceira bateria foi vencida por Marcel Lehoux (Bugatti T51).
A prova final, que reuniu onze pilotos, acabou por ser vencida por Marcel Lehoux. Mas na oitava volta, Stanislav Czaykowisk, que vencera a primeira bateria, teve o mesmo destino de Campari e Borzacchini ao rodar e capotar na Parabolica. O Bugatti do conde polonês acabou por incendiar-se, matando-o instantaneamente.  

domingo, 22 de junho de 2014

GP da Áustria: E não cobrem nada do Massa

Ao estabelecer a pole para a corrida da Áustria houve uma série de "Agora vai, Massa?". Era até compreensivo devido o bom desempenho apresentado por ele em Montreal e depois na classificação, mas a algumas pessoas esquecem que Felipe não tem mais aquela velocidade constante que o levou ao vice no mundial de 2008, sem dizer das boas vitórias que teve anteriormente.
Não sou nenhum neurologista para afirmar se de fato aquela molada o prejudicou para com a sua pilotagem, mas o interessante é que foi exatamente após a sua recuperação e retorno que Massa não conseguiu dar mais que cinco ou dez voltas extremamente velozes e depois despencar vertiginosamente a sua performance. Hoje na Áustria foi um mais do mesmo que vimos nos seus derradeiros anos de Ferrari, com ele andando forte e depois ficando para trás no decorrer da prova. Você pode até argumentar que a Williams devia ter chamado ele antes para os boxes e tê-lo devolvido, pelo menos, em terceiro. Mas Felipe repetiu o mesmo de antes.
Apesar de alguns lampejos de velocidade, ele nunca deu total continuidade a isso.
Infelizmente, para aqueles que estavam otimistas, precisarão continuar a conviver com esse ritmo dele até o final doa seus dias na F1.

Sobre a corrida
(Foto: Getty Images)

Acreditei que a Williams daria trabalho a Mercedes e isso aconteceu até a metade da prova, primeiramente com a dobradinha Massa-Bottas e depois com Valtteri se intrometendo no meio dos prateados. Infelizmente nem Bottas, e muito menos Massa, tiveram fôlego para continuar no encalço dos carros alemães.
Rosberg conseguiu, mais uma vez, domar Hamilton e vai aos poucos se distanciando de seu rival na tabela dos pontos. Apesar da ótima largada, Lewis não conseguiu achar um momento para tentar o bote em Nico. E novamente a Mercedes em outro nível, apesar da grande concorrência da Williams nesta prova.
A Ferrari fez mais uma daquelas corridas apagadas. Se bem que Alonso teve hipóteses de disputar a quarta posição com Massa, mas pelo que parece enfrentou algum problema que o fez diminuir o ritmo e terminar em quinto. Raikkonen seguiu a sua sina de problemas intermináveis com sua Ferrari e reclamou - gargalhadamente - da falta de potência. Sem dúvida é hora de cair na gargalhada e ligar o dane-se...
Corrida para esquecer da Red Bull em sua casa, pela primeira vez. Enquanto que Ricciardo teve que lutar contra Hulkenberg pela décima posição no final da prova, Vettel abandonou a prova após ter tido um problema eletrônico na primeira volta e após resetar - ah, estes carros eletrônicos! -, ele já se encontrava com uma volta de desvantagem para todo o pelotão. Mais tarde tocaria com Gutierrez, vindo trocar o bico. Vendo que não teria mais nada o que fazer, ele recolheu o carro para os boxes. Época pra lá de complicada para o time inteiro.
Destaque mais uma vez para Perez, que saiu em 16o e chegou a liderar a prova com a sua costumeira conservação dos pneus e ainda conseguindo salvar um sexto lugar.
Agora é esperar pela prova de Silverstone.

4 Horas de Goiânia - Uma estreia e tanto para Renan Guerra e Marco Pisani

Um inicio promissor: Marco Pisani/ Renan Guerra vencendo na estreia deles com Ligier e na classe P1 (Foto: Bruno Terena) O autódromo de Goiâ...