O piloto alemão estava estava num nível acima doa demais naquele final de semana: além da volta mais veloz do velho Nurburgring para obtenção da pole (6'11"13), ele também cravara a melhor volta da corrida em 6'25"91. Daí veio o acidente...
domingo, 13 de julho de 2014
Foto 366: Stefan Bellof, Nurburgring 1983
O piloto alemão estava estava num nível acima doa demais naquele final de semana: além da volta mais veloz do velho Nurburgring para obtenção da pole (6'11"13), ele também cravara a melhor volta da corrida em 6'25"91. Daí veio o acidente...
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Foto 365: E quase seis anos depois...
Lembro o quanto que a galera falou merda naquele final de GP do Brasil de 2008 onde a maioria acreditava que Timo Glock, com o seu Toyota, mal conseguia se sustentar na pista já molhada naquela última volta de corrida quando ocupava a quarta colocação. O seu erro em não trocar para pneus intermediários, acreditando que a pista não molharia tanto naquele final, acabou lhe custando o quarto posto e foi ultrapassado por Vettel (4º) e Hamilton (5º). O quinto lugar deu o título ao inglês e automaticamente tirou das mãos de Massa o campeonato, que sido garantido segundos antes.
E agora é a vez dele, Timo Glock, tirar um sarro dos brasileiros com número 17 que ele leva em seu BMW no DTM, ao colocar a bandeira brasileira na frente do #1 e da Alemanha logo após o #7, fazendo uma alusão ao placar histórico entre as duas seleções nesta Copa do Mundo.
E agora é a vez dele, Timo Glock, tirar um sarro dos brasileiros com número 17 que ele leva em seu BMW no DTM, ao colocar a bandeira brasileira na frente do #1 e da Alemanha logo após o #7, fazendo uma alusão ao placar histórico entre as duas seleções nesta Copa do Mundo.
Vídeo: ADAC Classic 2014
Para quem gosta dos clássicos e do velho Nordschleife, eis o endurance que rolou no final de semana das 24 Horas de Nurburgring disputado no mês passado.
Divirtam-se!
Divirtam-se!
Foto 364: Patrick Dempsey em Interlagos
Aproveitando a sua passagem pelo Brasil, onde assistiu a um
jogo do Brasil em um bar daqui de São Paulo, Patrick Dempsey também compareceu
ao Autódromo de Interlagos para conhecer o traçado paulistano.
Aproveitando que os Porsches da GT3 Cup estavam em
Interlagos para três dias de testes antes da realização da terceira etapa dos
campeonatos Challenge e Cup, Dempsey tomou posse do Porsche #1 de Ricardo
Rosset – atual campeão da categoria Cup – para acelerar nos 4.309 metros do
Templo.
Com direito a dois jogos novos de pneus e com um bom número
de voltas, que ficou entre 20 e 30 giros, o ator e piloto americano cravou um
bom tempo na casa de 1’40, já que o recorde para a os Porsches da Cup
está em torno de 1’38. Após o seu treino, Patrick mostrou-se bastante
satisfeito e empolgado com a pista.
Pelos rumores, é bem provável que ele participe das últimas
etapas do WEC e sendo assim, quem sabe, possa correr aqui quando será realizada
às 6 Horas de Interlagos, última etapa do WEC em novembro.
Patrick participará do Porsche Mobil1 Supercup em
Hockenheim, onde a categoria fará – como nas demais etapas – o evento suporte
da Fórmula-1 nos dias 18,19 e 20 de julho.
quarta-feira, 9 de julho de 2014
F1 Teste: Inglaterra, dias 1 e 2
Foram dois dias de testes em Silverstone onde as melhores marcas, respectivamente, ficaram para Felipe Massa (terça) e Jules Bianchi (quarta) que substituiu Kimi Raikkonen no comando da Ferrari F14T.
Mas a principal novidade foi a apresentação e uso dos pneus aro 18 da Pirelli para um possível uso daqui alguns anos, dependendo da opinião das equipes . A Lotus foi a equipe escolhida para este teste e Paul Hembery mostrou-se satisfeito com o que viu: “Mesmo que o desempenho não tenha sido prioridade aqui, os novos pneus ainda assim se comportaram bem, dentro das nossas expectativas. Estamos no início do desenvolvimento de equipamentos — rodas e pneus — que, por muitos anos, permaneceram inalterados”
E ele também falou sobre os trabalho que foi feito nestes dois dias em Silverstone: “Aproveitamos para realizar uma série de trabalhos já para o próximo ano, a curto prazo. Aprendemos tanto com os testes de pneus anteriores, realizados no Bahrein e em Barcelona, que agora fomos capazes de realizar muito mais coisas, já focados em 2015, contando com um circuito rápido e exigente”
8/7/2014
Mas a principal novidade foi a apresentação e uso dos pneus aro 18 da Pirelli para um possível uso daqui alguns anos, dependendo da opinião das equipes . A Lotus foi a equipe escolhida para este teste e Paul Hembery mostrou-se satisfeito com o que viu: “Mesmo que o desempenho não tenha sido prioridade aqui, os novos pneus ainda assim se comportaram bem, dentro das nossas expectativas. Estamos no início do desenvolvimento de equipamentos — rodas e pneus — que, por muitos anos, permaneceram inalterados”
E ele também falou sobre os trabalho que foi feito nestes dois dias em Silverstone: “Aproveitamos para realizar uma série de trabalhos já para o próximo ano, a curto prazo. Aprendemos tanto com os testes de pneus anteriores, realizados no Bahrein e em Barcelona, que agora fomos capazes de realizar muito mais coisas, já focados em 2015, contando com um circuito rápido e exigente”
Resultado dos dois dias de testes
Silverstone - Dias 8 e 9 de Julho
Silverstone - Dias 8 e 9 de Julho
8/7/2014
Pos Piloto Time Tempo Dif Voltas 1. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m35.242s 42 2. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m35.248s +0.006s 72 3. Nico Rosberg Mercedes 1m35.573s +0.331s 90 4. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m35.674s +0.432s 74 5. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m36.148s +0.906s 108 6. Stoffel Vandoorne McLaren-Mercedes 1m36.462s +1.220s 71 7. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m36.583s +1.341s 79 8. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m36.688s +1.446s 28 9. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m37.131s +1.889s 97 10. Pedro de la Rosa Ferrari 1m37.988s +2.746s 49 11. Will Stevens Caterham-Renault 1m40.627s +5.385s 95
9/7/2014
Pos Piloto Time Tempo Dif Voltas
1. Jules Bianchi Ferrari 1m35.262s 89
2. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m35.544s +0.282s 56
3. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m35.593s +0.331s 91
4. Giedo van der Garde Sauber-Ferrari 1m36.327s +1.065s 84
5. Lewis Hamilton Mercedes 1m36.680s +1.418s 47
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m37.193s +1.931s 40
7. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m37.359s +2.097s 77
8. Daniel Juncadella Force India-Mercedes 1m37.449s +2.187s 52
9. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m39.410s +4.148s 76
10. Charles Pic Lotus-Renault 1m41.906s +6.644s 38
11. Julian Leal Caterham-Renault 1m42.635s +7.373s 51
terça-feira, 8 de julho de 2014
Foto 363: Dallas, 1984
40° graus ambiente, 66° graus na pista. Calor absurdo que fez boa parte dos pilotos perderem a concentração e, combinado com o asfalto esfarelando em alguns pontos devido a prova dos Can-Am e a temperatura elevadíssima, os erros eram fatais. Treze pilotos ficaram de fora.
Keke Rosberg, de cuca fresca, venceu e Nigel Mansell, tentando chegar ao final, empurrou o seu Lotus até desmaiar quando tentava garantir o sexto lugar após seu carro apresentar problemas de câmbio.
Foi a única visita da F1 naquele local.
Keke Rosberg, de cuca fresca, venceu e Nigel Mansell, tentando chegar ao final, empurrou o seu Lotus até desmaiar quando tentava garantir o sexto lugar após seu carro apresentar problemas de câmbio.
Foi a única visita da F1 naquele local.
segunda-feira, 7 de julho de 2014
F1 Battles: Dois duelos separados por 20 anos
Ayrton Senna vs Alain Prost - e posteriormente Michael Schumacher - 1993; Fernando Alonso vs Sebastian Vettel 2014. Dois duelos memoráveis no circuito de Silverstone separados por quase 21 anos (a prova de 1993 foi disputada em 11 de julho).
Sem dúvida o de ontem já entra no panteão dos grandes duelos da categoria, junto do de 1993.
Sem dúvida o de ontem já entra no panteão dos grandes duelos da categoria, junto do de 1993.
domingo, 6 de julho de 2014
GP da Grã-Bretanha: Um duelo de choros, mas dos bons
Nesta semana que passou foi relembrado o magistral duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux em Dijon, 1979 e nos textos que apareceram na blogosfera sobre o tema a disputa foi exaltada ao máximo principalmente pela lealdade que um tinha para com o outro e os carros, que eram puramente mecânicos sem nenhum tipo de eletrônica ou ajuda para auxiliar nas ultrapassagens. Era no braço e mais nada.
Hoje Fernando Alonso e Sebastian Vettel nos brindaram com um duelo memorável, onde os dois se entregaram totalmente a uma batalha que valia a quinta colocação no GP bretão. Foi belíssimo ver Alonso atacando Vettel na Copse e depois se defendendo como podia dos ataques do piloto alemão por quase (ou) dez voltas, para depois Sebastian lhe dar o troco definitivo no mesmo local. Independentemente se um ou outro excedesse os limites da pista, foi a grande disputa da temporada e de muitos anos na F1. A única coisa que tenho que lamentar é o tanto de reclamações que vieram das duas partes. Pilotos tem que disputar e mais nada. A não ser que aconteça algo de grotesco, ele deve ficar quieto e apenas pilotar. E outra coisa: se existe um extensão, por mais pequena que seja na divisória entre a pista e grama, ela acabará sendo usada pelos pilotos. Cabe à FIA rever isso para que não aconteça este monte de choros como este entre Alonso e Vettel que acabou manchando um pouco a genial disputa entre os dois melhores da atua F1.
Sobre a corrida
O acidente de Raikkonen na primeira volta foi assustador e podia muito bem ter causado algo mais sério, mas por sorte Massa conseguiu frear a tempo e bater apenas a traseira. Infelizmente isso saiu caro para ele, que abandonou em seguida.
Falando de Williams ainda, que corrida de Bottas neste domingo. Mais uma vez mostrando velocidade e agressividade, que foram importantes para ele chegar ao pódio que inicialmente seria em terceiro e que virou segundo após o abandono de Rosberg. As suas ultrapassagens foram seguras e agressivas, sem perder muito tempo.
Hamilton venceu em casa e fazendo o que é de se esperar dele: cravando voltas velozes e se livrando das Mclarens no início. O duelo com Rosberg seria iminente, mas o problema no câmbio do alemão facilitou vida dele. Foi um dia revitalizante após um desastroso sábado.
Ricciardo mais uma vez no pódio e andando com pneus duros desde a volta 16. Talvez por isso tenha diminuído bastante a sua performance no final da corrida, possibilitando a aproximação de Button.
As Mclarens tiveram uma boa jornada no seu GP caseiro, com Button ficando em quarto e Magnussen, que passou as últimas quinze voltas comboiando o pega pra capar entre Alonso e Vettel, esperando um enrrosco dos dois, fechou em sétimo.
Foi um belo GP em Silverstone, e apesar da vitória estar garantida para um dos Mercedes, os pilotos - em geral - estiveram em grande forma. Agora é esperar pelo GP alemão, que acontecerá em quinze dias.
Hoje Fernando Alonso e Sebastian Vettel nos brindaram com um duelo memorável, onde os dois se entregaram totalmente a uma batalha que valia a quinta colocação no GP bretão. Foi belíssimo ver Alonso atacando Vettel na Copse e depois se defendendo como podia dos ataques do piloto alemão por quase (ou) dez voltas, para depois Sebastian lhe dar o troco definitivo no mesmo local. Independentemente se um ou outro excedesse os limites da pista, foi a grande disputa da temporada e de muitos anos na F1. A única coisa que tenho que lamentar é o tanto de reclamações que vieram das duas partes. Pilotos tem que disputar e mais nada. A não ser que aconteça algo de grotesco, ele deve ficar quieto e apenas pilotar. E outra coisa: se existe um extensão, por mais pequena que seja na divisória entre a pista e grama, ela acabará sendo usada pelos pilotos. Cabe à FIA rever isso para que não aconteça este monte de choros como este entre Alonso e Vettel que acabou manchando um pouco a genial disputa entre os dois melhores da atua F1.
Sobre a corrida
(Foto: Andrew Yates/AFP) |
Falando de Williams ainda, que corrida de Bottas neste domingo. Mais uma vez mostrando velocidade e agressividade, que foram importantes para ele chegar ao pódio que inicialmente seria em terceiro e que virou segundo após o abandono de Rosberg. As suas ultrapassagens foram seguras e agressivas, sem perder muito tempo.
Hamilton venceu em casa e fazendo o que é de se esperar dele: cravando voltas velozes e se livrando das Mclarens no início. O duelo com Rosberg seria iminente, mas o problema no câmbio do alemão facilitou vida dele. Foi um dia revitalizante após um desastroso sábado.
Ricciardo mais uma vez no pódio e andando com pneus duros desde a volta 16. Talvez por isso tenha diminuído bastante a sua performance no final da corrida, possibilitando a aproximação de Button.
As Mclarens tiveram uma boa jornada no seu GP caseiro, com Button ficando em quarto e Magnussen, que passou as últimas quinze voltas comboiando o pega pra capar entre Alonso e Vettel, esperando um enrrosco dos dois, fechou em sétimo.
Foi um belo GP em Silverstone, e apesar da vitória estar garantida para um dos Mercedes, os pilotos - em geral - estiveram em grande forma. Agora é esperar pelo GP alemão, que acontecerá em quinze dias.
sábado, 5 de julho de 2014
GP da Grã-Bretanha - Classificação - 9a Etapa
Não tive tempo de assistir ao treino classificatório, mas pelo que li foi uma loteria das boas em Silverstone e que veio a coroar a esperteza de Nico Rosberg que apostou em uma volta nos segundos finais que lhe garantiu a quarta pole no ano. E não foi uma simples pole: além de superar um soberbo Sebastian Vettel, que mostrou um pouco da sua classe que o fez ganhar os últimos quatro mundiais ao fazer o segundo tempo do grid, ele viu Lewis Hamilton despencar de uma pole que já parecia garantida para um sexto lugar frustrante. E Hamilton teve a chance de ratificar a primeira colocação, mas abortou na sua última tentativa, exatamente quando os demais o superaram. Foi um cruzado de direita que o deixa um pouco cambaleante para amanhã.
O tempo instável e a péssima estratégia da Williams e Ferrari sacrificaram seus pilotos, fazendo com que todos fossem limados ainda na Q1. Um dia pra lá de desastroso para eles.
O que esperar da corrida?
Como a previsão para a hora da corrida é de tempo seco, a tendência é que Rosberg tenha uma facilidade em domar a corrida a seu gosto, enquanto que Vettel, Button, Hulkenberg, Magnussen, Hamilton e Ricciardo, estarão enrolados numa possível batalha. Mas também temos que considerar uma boa largada de Vettel e de Hamilton, que deixaria a disputa abertissíma em Silverstone. E se for para apostar em algum destes dois cenários o segundo é mais interessante, pois Hamilton estará com a cabeça voltada para virar o jogo em casa após uma classificação tão desastrosa.
No fundo do pelotão, outra corrida interessante poderá ser vista com a recuperação que os duos da Williams e Ferrari proporcionará a todos em Silverstone.
Resumindo, independentemente se haja chuva, ou não, a prova tende a ser uma das melhores da temporada.
O tempo instável e a péssima estratégia da Williams e Ferrari sacrificaram seus pilotos, fazendo com que todos fossem limados ainda na Q1. Um dia pra lá de desastroso para eles.
O que esperar da corrida?
Como a previsão para a hora da corrida é de tempo seco, a tendência é que Rosberg tenha uma facilidade em domar a corrida a seu gosto, enquanto que Vettel, Button, Hulkenberg, Magnussen, Hamilton e Ricciardo, estarão enrolados numa possível batalha. Mas também temos que considerar uma boa largada de Vettel e de Hamilton, que deixaria a disputa abertissíma em Silverstone. E se for para apostar em algum destes dois cenários o segundo é mais interessante, pois Hamilton estará com a cabeça voltada para virar o jogo em casa após uma classificação tão desastrosa.
No fundo do pelotão, outra corrida interessante poderá ser vista com a recuperação que os duos da Williams e Ferrari proporcionará a todos em Silverstone.
Resumindo, independentemente se haja chuva, ou não, a prova tende a ser uma das melhores da temporada.
(Foto: Autosport) |
Grid de largada para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha - 9ª Etapa
Pos Piloto Equipe Tempo Dif 1. Nico Rosberg Mercedes 1m35.766s 2. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m37.386s +1.620s 3. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m38.200s +2.434s 4. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m38.329s +2.563s 5. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m38.417s +2.651s 6. Lewis Hamilton Mercedes 1m39.232s +3.466s 7. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m40.457s +4.691s 8. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m40.606s +4.840s 9. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m40.707s +4.941s 10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m40.855s +5.089s 11. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m38.496s +3.626s 12. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m38.709s +3.839s 13. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m39.800s +4.930s 14. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m40.912s +6.042s 15. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m44.018s +9.148s 16. Adrian Sutil Sauber-Ferrari no time 17. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m45.318s +4.938s 18. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m45.695s +5.315s 19. Fernando Alonso Ferrari 1m45.935s +5.555s 20. Kimi Raikkonen Ferrari 1m46.684s +6.304s 21. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m49.421s +9.041s 22. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m49.625s +9.245s
sexta-feira, 4 de julho de 2014
GP da Grã-Bretanha - Treinos Livres - 9ª Etapa
E mais uma sexta-feira com domínio amplo da Mercedes que teve Rosberg como o mais rápido pela manhã e Hamilton o melhor a tarde, após alguns problemas elétricos em seu carro logo no final do segundo treino. Fernando Alonso manteve-se em terceiro nos dois treinos, a exemplo da Red Bull que posicionou seus carros logo em seguida.
O dia não foi dos melhores para a Williams, que teve um problema de motor no carro de Susie Wolff logo no primeiro treino deixando-a com pouquíssima quilometragem e Massa, que se acidentou na penultima curva do circuito inglês, mas sem gravidade. Bottas foi quem salvou o dia, colocando o carro na sexta colocação.
Treino Livre 1:
Treino Livre 2:
O dia não foi dos melhores para a Williams, que teve um problema de motor no carro de Susie Wolff logo no primeiro treino deixando-a com pouquíssima quilometragem e Massa, que se acidentou na penultima curva do circuito inglês, mas sem gravidade. Bottas foi quem salvou o dia, colocando o carro na sexta colocação.
Treino Livre 1:
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Voltas 1. Nico Rosberg Mercedes 1m35.424s 25 2. Lewis Hamilton Mercedes 1m36.155s +0.731s 22 3. Fernando Alonso Ferrari 1m36.263s +0.839s 23 4. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m36.623s +1.199s 21 5. Kimi Raikkonen Ferrari 1m36.703s +1.279s 23 6. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m36.921s +1.497s 20 7. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m36.963s +1.539s 25 8. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m37.175s +1.751s 29 9. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m37.227s +1.803s 25 10. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m37.231s +1.807s 30 11. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m37.720s +2.296s 22 12. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m37.910s +2.486s 21 13. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m38.056s +2.632s 18 14. Daniel Juncadella Force India-Mercedes 1m38.083s +2.659s 23 15. Giedo van der Garde Sauber-Ferrari 1m38.328s +2.904s 19 16. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m38.917s +3.493s 12 17. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m39.461s +4.037s 7 18. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m39.814s +4.390s 24 19. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m40.597s +5.173s 19 20. Robin Frijns Caterham-Renault 1m42.261s +6.837s 11 21. Susie Wolff Williams-Mercedes 1m44.212s +8.788s 4 22. Pastor Maldonado Lotus-Renault no time 2
Treino Livre 2:
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Voltas 1. Lewis Hamilton Mercedes 1m34.508s 14 2. Nico Rosberg Mercedes 1m34.736s +0.228s 35 3. Fernando Alonso Ferrari 1m35.244s +0.736s 32 4. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m35.511s +1.003s 11 5. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m35.627s +1.119s 27 6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m36.016s +1.508s 33 7. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m36.228s +1.720s 34 8. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m36.299s +1.791s 35 9. Kimi Raikkonen Ferrari 1m36.554s +2.046s 29 10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m36.583s +2.075s 26 11. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m36.671s +2.163s 29 12. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m36.778s +2.270s 31 13. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m36.951s +2.443s 35 14. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m37.064s +2.556s 35 15. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m37.097s +2.589s 33 16. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m37.236s +2.728s 37 17. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m37.449s +2.941s 27 18. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m37.520s +3.012s 25 19. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m38.658s +4.150s 11 20. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m39.068s +4.560s 31 21. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m39.224s +4.716s 28 22. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m39.762s +5.254s 21
quinta-feira, 3 de julho de 2014
Vídeo: Goodwood Festival Of Speed 2014
Se você tiver disposição e tempo, aí segue o resumo dos quatro dias do Goodwood Festival Of Speed deste ano, que foi realizado de 26 à 29 de junho passado.
Os vídeos tem uma demora para o início das imagens. Aconselho adiantar a barra do vídeo para ir logo para a ação.
Divirtam-se!
Os vídeos tem uma demora para o início das imagens. Aconselho adiantar a barra do vídeo para ir logo para a ação.
Divirtam-se!
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Foto 362: Smoke on the water
Uma batalha entre tabacos. O Porsche 956 #8 nas cores da Marlboro de Bob Wollek/ Stefan Johansson sendo perseguido pelo Porsche 956 #2 Rothmans de Derek Bell/ Stefan Bellof durante os 1000km de Brands Hatch de 1983, prova que foi válida pelo Europeu de Endurance.
Wollek/ Johansson terminaram em 6o, enquanto que Bell/ Bellof fecharam em terceiro. A prova foi vencida por outro Porsche 956 da dupla Derek Warwick/ John Fitzpatrick.
Wollek/ Johansson terminaram em 6o, enquanto que Bell/ Bellof fecharam em terceiro. A prova foi vencida por outro Porsche 956 da dupla Derek Warwick/ John Fitzpatrick.
terça-feira, 1 de julho de 2014
Foto 361: O duelo
O melhor de tudo foi quando, após a festa pela vitória, Gerard Larrousse, então chefe de equipe da Renault, chamou Arnoux e os demais integrantes da equipe francesa para que pudessem assistir um video tape das últimas voltas daquele GP. A reação de René a cada batida de rodas, ultrapassagens que ele e Villeneuve protagonizaram horas atrás o deixava de olhos arregalados e totalmente hipnotizado. O despertar de René se deu após ele rever o erro que fizera ao deixar a "porta aberta" para que Gilles mergulhasse por dentro exatamente na última volta. "Depois da corrida, todos disseram que nossa batalha foi como uma luta de boxe. No pódio, Gilles e eu apertamos as mãos. Tínhamos grandes sorrisos em nossos rostos. Nós dois estávamos exaustos. Depois das comemorações, alguém veio e me convidou para assistir a um replay das últimas cinco voltas na televisão da sala de imprensa. Sentei-me porque estava mais do que um pouco cansado ... e então vi as quatro ou cinco voltas finais! De repente, fiquei com medo do que iria acontecer - não senti isso durante a corrida em si.
Lembro que Mauro Forghieri [designer da Ferrari] estava sentado perto de mim assistindo a cena. Ele jogou os braços para o céu e gritou: “esses caras estão completamente loucos! Se eles estivessem lutando pela vitória eu entenderia, mas foi apenas pelo segundo e terceiro! ” relembrou Arnoux uns bons anos depois.
Apesar dos pedidos de desculpa de Arnoux para todos que estavam ali, devido o erro que custou a equipe a dobradinha, Larrousse simplesmente puxou uma salva de palmas para o sensacional duelo que o seu piloto e Gilles proporcionara a todos naquele dia.
E o melhor de tudo é que, 35 anos depois, as palmas ainda continuam a cada vez que assistimos a essa disputa.
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