sexta-feira, 10 de outubro de 2014

GP da Rússia - Treinos livres - 16ª Etapa

Lewis Hamilton: “Eles (Mclaren) fizeram uma grande corrida na última corrida, o ritmo estava muito bom, especialmente com Jenson. Não sei se eles deram um passo à frente neste fim de semana, mas estão parecendo bem. Vamos ver como será amanhã.
Eu geralmente me sinto confortável em circuitos novos, apenas aprendendo, crescendo, é uma habilidade que você precisa aprender rapidamente. O carro está se comportando muito bem hoje. A pista estava ficando mais e mais aderente e emborrachando bastante. Dá para pegar uma tocada legal aqui, estou gostando"

Kevin Magnussen: "Foi um dia bem decente para nós, e o carro parece bom. É uma pista nova, então é difícil estar certo de onde estamos, porque estávamos trabalhando mais no ajuste do que no ritmo.
De qualquer forma, posso confirmar que é um circuito legal, tem bastante aderência, o traçado é bom, e parece que os pneus ficam bem aqui, então é bem legal de guiar. Além disso, os pneus macios parecem durar bastante, então talvez não tenhamos muitos pit-stops na corrida. Por fim, a pista é diferente do simulador e das impressões de quando andei por lá ontem. É melhor, para ser honesto.
Mas, como eu digo, ainda é cedo para cravar algo, porque não sabemos se o resultado de hoje é a realidade, então precisaremos esperar e ver o que acontece amanhã"

Fernando Alonso: "A pista é incomum. Também foi surpreendente hoje ver o nível de aderência do asfalto, o que realmente é muito raro para circuitos tão novos. Deste ponto de vista, eu me senti muito confortável na pista desde a primeira volta, e isso ajudou muito no trabalho mais importante de hoje, que foi o de aprender o traçado.
Nós trabalhamos no acerto do carro e também dos pneus. Os dois compostos tiveram desempenhos bem semelhantes e foram melhorando volta a volta.
A pista é muito dura com os freios, mas isso é uma coisa específica que teremos de trabalhar de hoje para amanhã, para estarmos totalmente preparados para a classificação"

Nico Rosberg: "Foi um dia bem produtivo hoje. A equipe decidiu por acertos diferentes. Eu fiquei com o ajuste mais criativo no meu carro na segunda sessão de treinos, mas isso não funcionou. Então, para amanhã, vamos voltar para a configuração mais conservadora, porque vimos que Lewis andou muito rápido com esse acerto.
A pista é muito legal e muito agradável de pilotar. A curva 3 é realmente muito especial e o asfalto é muito bom, por isso acho que os pneus vão durar bastante. Acredito que não veremos muitos pit-stops no domingo. E isso é um pouco surpreendente para mim.

Valtteri Bottas: “Estou positivamente surpreso pelo traçado, pois é mais desafiador do que eu esperava, com algumas seções técnicas, especialmente no último setor, e achei divertido de guiar.
O asfalto é bem liso e, com os compostos duros, vimos pouca degradação hoje, mas isso tem desafios correspondentes, pois torna mais difícil fazer os pneus funcionarem nas primeiras voltas.
Portanto, temos trabalho para fazer para garantir que vamos tirar o máximo dos pneus para a classificação amanhã, mas, no geral, foi um bom começo para nós e essa pista parece casar com o nosso carro”

Jenson Button: "As coisas foram bem desde o começo. Estávamos rápidos com os pneus médios, e os macios pareceram bem com bastante combustível. Com pouco combustível, não pude acertar o equilíbrio, mas espero crescer para amanhã. O circuito parece ser bom para nós no momento, mas a pista inevitavelmente vai mudar amanhã, e temos que estar atentos. No simulador, porém, não foi divertido de guiar. Mas é divertido, então posso dizer com confiança que estou feliz com o que os designers e organizadores fizeram.
 

Em alguns lugares é um pouco irregular, mas isso soma ao desafio. A Curva 13 é irregular na entrada, e sua asa esquerda fronteira não está com o peso certo, então é fácil travar seu pneu na freada. É complicada, então teremos de nos certificar que tenhamos o equilíbrio correto dos freios.

 
Além disso, algumas curvas são difíceis de acertar na saída, porque são cambagem negativa, então é fácil sair de traseira. Finalmente, como Kevin diz, nossos pensamentos e orações estão com Jules, de quem estamos todos sentindo falta."

Sergey Sirotkin: “Foi uma sessão positiva. Gosto da pista e foi legal pilotar o C33. Fui com calma no começo para ganhar confiança, pois eu não guiava o carro há meio ano, mas hoje eu pude rapidamente senti-lo. Durante minha volta rápida no fim da sessão, tive azar com o tráfego e os pneus não chegaram à temperatura ideal. As condições não eram as ideais, o que me custou tempo durante minha volta rápida. Vejo muito potencial para melhorar, pois fui com calma, não estava forçando até o limite. A pista é bem legal, mas também é traiçoeira. A curva 1 parece ser fácil e que pode ser feita de pé embaixo. Contudo, fui surpreendido na minha primeira volta, quando passei ali e estava bem ondulado. De qualquer forma, depois de algumas voltas você se acostuma com as características da pista.”

Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio da Rússia



FP1
Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Voltas
1
Nico Rosberg
Mercedes
1m42.311s
 -
 29
2
Lewis Hamilton
Mercedes
1m42.376s
 0.065s
 25
3
Jenson Button
McLaren/Mercedes
1m42.507s
 0.196s
 28
4
Fernando Alonso
Ferrari
1m42.720s
 0.409s
 27
5
Kevin Magnussen
McLaren/Mercedes
1m43.026s
 0.715s
 28
6
Sergio Perez
Force India/Mercedes
1m43.129s
 0.818s
 26
7
Daniil Kvyat
Toro Rosso/Renault
1m43.164s
 0.853s
 29
8
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m43.212s
 0.901s
 23
9
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso/Renault
1m43.327s
 1.016s
 24
10
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m43.542s
 1.231s
  9
11
Felipe Massa
Williams/Mercedes
1m43.741s
 1.430s
 22
12
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m43.821s
 1.510s
 25
13
Nico Hulkenberg
Force India/Mercedes
1m43.976s
 1.665s
 21
14
Sebastian Vettel
Red Bull/Renault
1m44.506s
 2.195s
 30
15
Adrian Sutil
Sauber/Ferrari
1m44.625s
 2.314s
 26
16
Pastor Maldonado
Lotus/Renault
1m44.876s
 2.565s
 26
17
Sergey Sirotkin
Sauber/Ferrari
1m45.032s
 2.721s
 22
18
Romain Grosjean
Lotus/Renault
1m45.190s
 2.879s
 25
19
Roberto Merhi
Caterham/Renault
1m46.782s
 4.471s
 18
20
Marcus Ericsson
Caterham/Renault
1m46.922s
 4.611s
 18
21
Max Chilton
Marussia/Ferrari
1m47.284s
 4.973s
 26


FP2
Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Voltas
1
Lewis Hamilton
Mercedes
1m39.630s
 -
 27
2
Kevin Magnussen
McLaren/Mercedes
1m40.494s
 0.864s
 32
3
Fernando Alonso
Ferrari
1m40.504s
 0.874s
 32
4
Nico Rosberg
Mercedes
1m40.542s
 0.912s
 30
5
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m40.573s
 0.943s
 33
6
Jenson Button
McLaren/Mercedes
1m40.718s
 1.088s
 32
7
Felipe Massa
Williams/Mercedes
1m40.731s
 1.101s
 30
8
Daniil Kvyat
Toro Rosso/Renault
1m41.108s
 1.478s
 32
9
Sebastian Vettel
Red Bull/Renault
1m41.396s
 1.766s
 30
10
Jean-Eric Vergne
Toro Rosso/Renault
1m41.531s
 1.901s
 33
11
Kimi Raikkonen
Ferrari
1m41.630s
 2.000s
 24
12
Nico Hulkenberg
Force India/Mercedes
1m41.677s
 2.047s
 27
13
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m42.061s
 2.431s
 25
14
Sergio Perez
Force India/Mercedes
1m42.090s
 2.460s
 29
15
Adrian Sutil
Sauber/Ferrari
1m42.233s
 2.603s
 31
16
Romain Grosjean
Lotus/Renault
1m42.892s
 3.262s
 30
17
Pastor Maldonado
Lotus/Renault
1m42.905s
 3.275s
 33
18
Esteban Gutierrez
Sauber/Ferrari
1m43.055s
 3.425s
 33
19
Marcus Ericsson
Caterham/Renault
1m44.135s
 4.505s
 22
20
Max Chilton
Marussia/Ferrari
1m44.530s
 4.900s
 29
21
Kamui Kobayashi
Caterham/Renault
1m44.952s
 5.322s
 27

 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

José Carlos Pace, 70 anos

Na data em que se comemora o segundo título mundial de Emerson Fittipaldi, também é a data de nascimento de José Carlos Pace que completaria hoje 70 anos.
E aqui fica um vídeo, de quando ele veio à Interlagos acompanhar os testes do Copersucar. No início do vídeo podemos ver Francisco Lameirão (campeão paulista e brasileiro de Super Vê) e Paulão Gomes (de barba), que viria conquistar 4 títulos na Stock Car.

Foto 401: Sinalização

Tenho lido bastante sobre o acidente de Jules Bianchi e na maioria dos comentários, as pessoas tem dado ênfase ao fato do bandeirinha ter acionado a bandeira verde enquanto que o carro de Sutil era retirado, onde essa maioria entende que, talvez por esse fato, Jules tenha acelerado e perdido o controle do carro ao entender que aquele ponto estivesse livre.
Bom, ninguém tem obrigação de entender de tudo na vida, mas acho que procurar se informar antes de mandar bala falando ou escrevendo bobagem, não é nada mal. Aliás faz muito bem.
Transcrevo aqui um comentário que fiz no Facebook, tentando explicar o que aconteceu durante o procedimento: "O procedimento foi o correto. O acidente aconteceu após o posto 12 que está agitando as duas amarelas, fez direito e portanto, a partir daquele momento, do posto 12 ao 13 estava proibido ultrapassagens e os pilotos deviam passar em velocidade reduzida. Quando o carro do Sutil foi retirado do local, saindo assim do trecho do posto com amarela, o bandeirinha fez o certo que foi retirar as amarelas e colocar a verde, indicando que do posto dele em diante estava ok. Portanto o posto 11 é quem estava com amarelas e aquele trecho onde o Bianchi escapou é que estava perigoso, e não do posto 12. Outro detalhe é que não há como puxar um fórmula pela traseira usando um cabo (isso só é possível com carros de turismo). Portanto o trabalho dos bandeirinhas e resgate foi correto. Errado foram os comissários não terem acionado o SC para que o carro fosse retirado com segurança."
A foto que encabeça a postagem, montada pelo site Motorsport.com, mostra bem como estava aquele local no momento da batida. 

domingo, 5 de outubro de 2014

GP do Japão: Erro calculado

Quando você é apenas um espectador, talvez pouco se importe para os pormenores de um evento. Você não se importará por falta de atenção, ou porque não quer ficar preso a estas situações. Quer apenas sentar, abrir uma boa bebida, comer algo, xingar o piloto que você julga o mau dos males da categoria e torcer para o seu piloto preferido. Nenhum defeito com isso.
Antes de me tornar comissário de pista em 2002, pouco prestava atenção a esses detalhes que podem colocar em risco a vida de pilotos, comissários e espectadores. Talvez aquela famosa largada em Spa, 1998, tenha feito com que eu passasse a prestar mais atenção nestes detalhes, quando a FIA ignorou pedidos de equipes e pilotos para que a largada fosse feita com SC. Pedido negado e o resultado foi aquela carambola na descida após a La Source.
Quando trabalhei no meu primeiro GP do Brasil em 2003, fiquei exatamente próximo do cemitério de carros que se tornou a curva do sol. Estranhei naquele domingo o fato do trator entrar para retirar os carros acidentados e nenhuma menção a entrada do SC ter sido pronunciada. E foi um duplo susto ter visto o Ferrari de Schumacher escapar exatamente no momento em que retiravam outros bólidos daquele local. Além dos comissários que estavam no resgate a pé e que pularam rapidamente para cima dos pneus, ainda tinha um trator. O pau comendo a solta na pista e os caras retirando carros num canto onde de vez em quando escapava alguém. Michael escapou e por tremenda sorte, por todos os lados, nada aconteceu. E isso se repetiu outras vezes no decorrer dos anos.
O que aconteceu hoje em Suzuka com Jules Bianchi, podemos tratar como uma fatalidade, mas devemos lembrar que naquele exato momento tinha voltado a chover forte e aquela curva de raio longo, após os esses, tende a jogar o carro para fora. E na chuva piora demais. Alguns colocarão a culpa em Bianchi por não ter aliviado o pé num local que estava sinalizado com bandeiras amarelas, mas devido o forte spray - caso ele estivesse atrás de outro carro - é quase impossível enchergá-las. Também é dever da equipe avisar o piloto de zonas com bandeira amarela e na chuva, isso devia ser reforçado constantemente.
Martin Brundle passou por isso exatamente no mesmo local durante o GP do Japão de 1994 - que foi realizado em situação até pior que a de hoje -, quando escapou e acabou atropelando um comissário que tentava resgatar um carro que havia saído no mesmo ponto. Segundo Brundle, ele por muito pouco não acertava o trator.
O acidente de Bianchi acaba sendo algo que tem sido - infelizmente - corriqueiro na F1. Como disse, tivemos alguns exemplos no passado com relação a isso. Este ano, em Hockenheim, o Sauber de Sutil ficou travado após uma rodada na entrada da reta e num atitude estúpida e que por muito pouco não terminaria em algo trágico, mandaram os comissários retirar o carro apenas tendo como segurança as bandeiras amarelas. Foram algumas voltas apreensivas, mas que tudo se aliviou quando os comissários conseguiram retirar o bólido. Fora da F1, mas que aconteceu neste ano, foi numa etapa da F3 Britânica em Silverstone e que deram largada com um trator de resgate andando pelo canto da reta Hanghar Straithg, após este ter feito a retirada de um carro que se acidentara anteriormente. Não sabemos exatamente como é o treinamento e/ou instruções que são dados para aqueles que exercem essas funções desde a torre de controle até o chefe do grupo de comissários. Mas é bem provável que o problema vem da raíz do evento, afinal de contas são eles quem comandam todas as peças desse tabuleiro.
Ainda nesse quesito, foi oferecido aos organizadores do GP a oportunidade de adiantar a corrida para às 11 horas local. E não foi apenas uma vez, mas duas e isso foi rechaçado por eles devido o medo de ter pouco público no horário. Ora, mas os interesses estão acima de qualquer coisa. Aprendemos bem isso o Ímola, 1994...
Também haverá uma discussão severa do porque da desintegração do santoantonio, intem que deveria ter ficado intacto - ou próximo disso - e que talvez tivesse aliviado as consequências do acidente com Bianchi. Mas o problema, também, é saber em que ângulo foi o acidente. Creio que isso se arrastará  por meses.
Por fim, acredito que a FIA e seus comissários que estão presentes em todos - ou quase todos - GPs devam se reunir a partir de agora e rever os conceitos em relação a resgatar carros com o auxílio do trator. Tivemos a sorte de nada mais grave ter acontecido no passado, mas agora que aconteceu com Jules, é bem provável que repensem estes métodos. E isso vale para todos os cantos do mundo onde haja corridas de automóveis.
E aqui fica a nossa torcida para a pronta recuperação de Jules Bianchi, que já foi operado e apesar de seu estado ser crítico, respira de forma espontânea. E isso é animador.

sábado, 4 de outubro de 2014

GP do Japão - Classificação - 15a Etapa

Foi uma jornada tranquila esta da Mercedes em Suzuka, para a obtenção da pole. Como tem sido normal, a única dificuldade foi saber qual dos dois sairia na frente. Nico Rosberg resolveu o assunto com uma bela volta, quase dois décimos melhor que a de Hamilton. E isso dá ao piloto alemão uma chance e ouro para a corrida de amanhã pois, com a eminência do Tufão Phanfone, a largada pode ser dada com SC e apenas duas voltas atrás do carro de segurança lhe dará 12,5 pontos, caso a prova encerre em seguida. Um cenário de sonho para Nico.
Enquanto havia uma batalha pela pole, a Williams tratava de fazer a sua parte e assegurar a segunda fila, com um soberbo Bottas enfiando 4 décimos em Massa. Não tão longe assim, o futuro ex-funcionário da Ferrari Fernando Alonso abre a terceira fila com três décimos de desvantagem para Massa e três de vantagem para Ricciardo. Magnussen, Vettel (que também já é um futuro ex-funcionário da Red Bull), Raikkonen e Button, fecham os dez primeiros.

O que esperar da corrida?
Ainda está um pouco confuso devido a possível chegada do tufão: a corrida pode terminar cedo demais, pela metade ou até mesmo ter a sua totalidade.
Mas a verdade é que o duelo, caso a prova transcorra normalmente, será interessantíssima. Mesmo com a forte possibilidade de a corrida iniciar com pista molhada, acredito que Nico venderá caro essa vitória. Os acontecimentos de Cingapura ainda estão bem vivos, e Rosberg sabe que qualquer ponto que seja perdido para Hamilton poderá ser fatal. Por outro lado, se a corrida for realizada no seco, espera-se que os dois prateados sumam na frente e passem a se marcar constantemente, como se fosse um jogo de xadrez.
Para o restante, o resto mesmo e talvez dê uma das Williams no terceiro posto.

Grid de largada para o Grande Prêmio do Japão - 15ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m32.506s -
2Lewis HamiltonMercedes1m32.703s 0.197s
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m33.128s 0.622s
4Felipe MassaWilliams/Mercedes1m33.527s 1.021s
5Fernando AlonsoFerrari1m33.740s 1.234s
6Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m34.075s 1.569s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m34.242s 1.736s
8Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m34.317s 1.811s
9Sebastian VettelRed Bull/Renault1m34.432s 1.926s
10Kimi RaikkonenFerrari1m34.542s 2.036s
11Sergio PerezForce India/Mercedes1m35.089s -
12Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m35.092s -
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m35.099s -
14Adrian SutilSauber/Ferrari1m35.364s -
15Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m35.681s -
16Romain GrosjeanLotus/Renault1m35.984s -
17Marcus EricssonCaterham/Renault1m36.813s -
18Jules BianchiMarussia/Ferrari1m36.943s -
19Kamui KobayashiCaterham/Renault1m37.015s -
20Max ChiltonMarussia/Ferrari1m37.481s -
21Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m34.984s -
22Pastor MaldonadoLotus/Renault1m35.917s -

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Foto 400: Targa Florio, 1973

E assim como nos Ralis, a galera se arriscava por uma boa foto durante a Targa Florio. Aliás, a foto retrata o Porsche 911 RSR de Herbert Muller e Gijs Van Lennep que venceriam aquela edição de 1973 que foi a última a contar pontos para o Mundial de Marcas.
Tratou-se da 11ª vitória da Porsche no Targa Florio.

GP do Japão - Treinos Livres - 15ª Etapa

Lewis Hamilton: "Não entendo. Muda de pista para pista, eu não entendo. É incrível o que esse time tem feito, estando apto a vir a um dos circuitos mais exigentes para o downforce e ser fantástico, tão competitivo.
O carro não estava espetacular pela manhã, mas com os pneus mais macios estava bastante bom"

Nico Rosberg: "O carro é bom em todos os lugares - uma única volta, situação de corrida, tudo. A equipe realmente trouxe um excelente carro para cá, é ótimo de ver. Acho que essa pista se encaixa com nosso carro.
Estou um pouco surpreso pela vantagem, mas o carro está muito bom. Me sinto confortável na pista, e é muito bom de guiar. Tudo é positivo"

Fernando Alonso: "É sempre legal andar em Suzuka, já que é um dos circuitos que provém  o maior prazer e entusiasmo para os fãs. Apesar das interrupções do TL2, conseguimos completar nosso programa sem problemas, trabalhar nos ajustes em condições secas e molhadas. No momento, a incerteza do clima faz impossível tomar muitas decisões, ainda que sobre os pneus. Aqui, comparado às outras pistas, a diferença entre os compostos é mínima e sua performance é similar."

Valtteri Bottas: "Desde a primeira volta, o equilíbrio do carro estava bom, então demos um bom passo para a frente. As atualizações que trouxemos funcionaram bem, o que é positivo de ver.
Vai ser interessante ver onde estaremos amanhã quando as pessoas começarem e tirar mais de seus carros. Ainda que a Mercedes ainda pareça forte, terá uma boa luta com as Ferrari e as Red Bull"

Jenson Button: "Tradicionalmente, ficamos atrás dos nossos rivais na sexta, então é legal ter esse desempenho. Naturalmente, ainda tem mais no que trabalhar, mas o carro funcionou bem. A primeira sessão não foi ruim, mas nós pudemos fazer algumas mudanças produtivas no carro conforme a pista ganhava mais aderência e a temperatura aumentava. A maior parte das mudanças foi em relação ao ritmo de corrida. 
 
Ainda há muita degradação, muita mudança de direção em alta velocidade, o que é típico de Suzuka e muito duro sobre os pneus. Já esperávamos isso. Certamente estamos chegando, o que é bom de ver. Espero que o clima fique seco, só quero vencer a corrida."

Sebastian Vettel: "Acho que, definitivamente, podemos fazer mais do que um quinto lugar, mas talvez atinjamos o limite quando chegarmos ao terceiro posto! A Mercedes parece ser muito rápida aqui, mas acho que podemos melhorar, especialmente nos short-runs. Seria bom lutar com a Mercedesn na corrida. Quem sabe, se chover. Do contrário, será contra a Williams e a McLaren, que parecem mais fortes aqui, e a Ferrari."

Daniel Ricciardo: "Eu cometi um erro. Eu dei a minha primeira volta rápida e todo mundo tira o pé depois disso. Dá uma volta rápida, uma volta devagar e depois vai rápido de novo. Na minha volta lenta, havia uma bandeira amarela, então fui mais devagar ainda, para que, quando começasse minha volta rápida, a bandeira amarela tivesse sido recolhida e eu pudesse forçar.
Os pneus provavelmente esfriaram muito e, saindo da última chicane, eu acelerei, deu uma balançada e não consegui segurar.
Fizemos algumas mudanças entre o TL1 e o TL2, e definitivamente elas pareceram ter funcionado. Seria bom se tivesse continuado andando, mas estamos bem"

Max Verstappen: "Eu estava bem relaxado. Apenas fiz o que tinha de fazer. Não estava perto do limite, apenas guiando com cuidado sem fazer nenhuma loucura e tentando dar muitas voltas.
O grande desafio foi me adaptar ao carro. Os sistemas, os botões do volante...
Ele só me disse para ir ganhando confiança volta após volta e que o dia não era sobre os meus tempos de volta. Ele pareceu bem contente"
Resultado dos dois treinos livres para o Grande Prêmio do Japão - 15ª Etapa

TL1

PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Nico RosbergMercedes1m35.461s- 27
2Lewis HamiltonMercedes1m35.612s 0.151s 26
3Fernando AlonsoFerrari1m36.037s 0.576s 19
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.576s 1.115s 25
5Kimi RaikkonenFerrari1m37.187s 1.726s 19
6Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m37.327s 1.866s 24
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.466s 2.005s 27
8Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m37.649s 2.188s 24
9Sebastian VettelRed Bull/Renault1m37.686s 2.225s 26
10Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m37.714s 2.253s 26
11Felipe MassaWilliams/Mercedes1m38.012s 2.551s 22
12Max VerstappenToro Rosso/Renault1m38.157s 2.696s 22
13Sergio PerezForce India/Mercedes1m38.324s 2.863s 10
14Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m38.582s 3.121s 9
15Romain GrosjeanLotus/Renault1m38.851s 3.390s 21
16Adrian SutilSauber/Ferrari1m39.046s 3.585s 19
17Pastor MaldonadoLotus/Renault1m39.097s 3.636s 26
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m39.318s 3.857s 18
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m40.031s 4.570s 18
20Roberto MerhiCaterham/Renault1m41.472s 6.011s 24
21Jules BianchiMarussia/Ferrari1m41.580s 6.119s 10
22Max ChiltonMarussia/Ferrari1m41.757s 6.296s 15

TL2
 
PosPilotoCarroTempoDifVoltas
1Lewis HamiltonMercedes1m35.078s- 28
2Nico RosbergMercedes1m35.318s 0.240s 27
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.279s 1.201s 24
4Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m36.409s 1.331s 28
5Sebastian VettelRed Bull/Renault1m36.436s 1.358s 24
6Kimi RaikkonenFerrari1m36.529s 1.451s 19
7Fernando AlonsoFerrari1m36.637s 1.559s 26
8Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m36.714s 1.636s 31
9Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m36.943s 1.865s 27
10Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.186s 2.108s 3
11Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m37.219s 2.141s 19
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m37.504s 2.426s 16
13Romain GrosjeanLotus/Renault1m37.563s 2.485s 31
14Felipe MassaWilliams/Mercedes1m37.700s 2.622s 18
15Sergio PerezForce India/Mercedes1m37.786s 2.708s 8
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m37.798s 2.720s 27
17Adrian SutilSauber/Ferrari1m38.010s 2.932s 25
18Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m38.365s 3.287s 9
19Marcus EricssonCaterham/Renault1m39.069s 3.991s 22
20Jules BianchiMarussia/Ferrari1m39.306s 4.228s 20
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m39.333s 4.255s 24
22Kamui KobayashiCaterham/Renault1m42.760s 7.682s 3

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Foto 399: Coca-Cola

A cada esquina, uma Coca-Cola geladinha...
O traçado de Laguna Seca, que recebeu a nona etapa do Campeonato da Can-Am de 1971.
A vitória foi de Peter Revson, com um Mclaren M8F.

Foto 398: Sliding


E a galera ia a loucura com estas correções.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...