sábado, 8 de novembro de 2014

GP do Brasil - Classificação - 18a Etapa

Este asfalto novo de Interlagos nos proporcionou algo de bom nestes treinos, onde os tempos caíram vertiginosamente. E isso deixou a luta pela pole muito bacana, onde Rosberg confirmou a sua força que vinha desde as prática ao obter a pole com dez centésimos de vantagem sobre Hamilton. Aliás este não esteve numa boa nestes treinos e na sua última cartada para tentar conquistar a pole, errou na entrada do bico de pato. Mas sem dúvida que o duelo de amanhã será espetacular e o trecho do 'S" do Senna pode dar um tom diferente à corrida.
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.

O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.

Grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil - 18ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m10.023s -
2Lewis HamiltonMercedes1m10.056s 0.033s
3Felipe MassaWilliams/Mercedes1m10.247s 0.224s
4Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m10.305s 0.282s
5Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m10.930s 0.907s
6Sebastian VettelRed Bull/Renault1m10.938s 0.915s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m10.969s 0.946s
8Fernando AlonsoFerrari1m10.977s 0.954s
9Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m11.075s 1.052s
10Kimi RaikkonenFerrari1m11.099s 1.076s
11Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m11.591s -
12Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m11.976s -
13Adrian SutilSauber/Ferrari1m12.099s -
14Romain GrosjeanLotus/Renault1m12.037s -
15Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m12.040s -
16Pastor MaldonadoLotus/Renault1m12.233s -
17Daniil KvyatToro Rosso/Renault- -
18Sergio PerezForce India/Mercedes1m12.076s -

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Foto 408: Para gringo ver... e rir

A idéia nasceu durante as provas do Super Bike Brasil, onde estas cabeças pensantes - ou nem tanto assim - José Claudio Baldassin, Renan Casetta, Gilson Romani e Gabriela Pedron resolveram "renomear" as curvas de Interlagos traduzindo-as para o inglês.
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!

Foto 407: Simples

Sou crítico a estes novos cartazes, onde a criatividade de um artista foi descartado em detrimento as novas tecnologias. Mas enfim, isso é algo normal: tudo muda e nada será igual a antes. Ou será aperfeiçoado - o que não garante que agradará a todos - ou será totalmente estragado ao extremo.
Mas voltando aos cartazes, até que gostei deste que foi feito para o GP deste ano: simples e sem oba-oba. 

domingo, 2 de novembro de 2014

GP dos EUA: A dois passos


Depois daquela pole avassaladora de Rosberg, imaginavasse que as coisas poderiam pender para o lado do piloto alemão. De fato, você conseguir uma "vitória parcial" no meio desta batalha interna acaba ajudando bastante para tentar desestabilizar o seu concorrente direto. A verdade é que Nico aguentou bem a pressão na largada, sustentando-se bem à frente de Lewis, mas este, após o primeiro pit-stop, resolveu atacar Rosberg de forma gradativa até que efetuasse a ultrapassagem ainda no primeiro terço da corrida para não perdê-la mais. E aquele balde de água gelada que Nico dera em Lewis, foi devolvida hoje na parte do fim de semana que mais interessa que é a corrida.
Impressiona bastante esta fase de Lewis onde ele está mais seguro. Também tem que se valer que os problemas externos que sempre o atrapalharam, estão mais tranquilos. Qualquer rusga com o pai ou uma das inúmeras separações com a namorada, sempre o deixavam perdido. Desta vez, com tudo correndo a seu favor, as coisas tem fluido normalmente sem nenhum percalço.
Certamente este cenário ajudou muito ele para que aguentasse os problemas que teve anteriormente sem maiores contratempos, fazendo com que não perdesse o foco.
Agora faltam duas provas, com 75 pontos em jogo, e a tendência é que o piloto inglês passe a trabalhar serenamente rumo ao seu segundo mundial.

A corrida

Não foi aquele primor, mas foi bom ver o desempenho de alguns pilotos como Ricciardo, Alonso e Vettel se entregando totalmente as disputas como se não houvesse um amanhã. Talvez você não goste de um ou do outro, mas cabe reconhecer que não entregam o ouro tão facilmente e quando pilotos deste calibre estão em posse de carros não tão bem balanceados - como é o caso de Alonso e Vettel -, você passa a ver as qualidades de cada um de forma mais clara e vistosa, coisa que um carro superior, muito bem acertado, acaba mascarando e nos leva a levantar suspeitas de suas qualidades.
Quem me decepcionou um pouco foi a Williams. Esperava bem mais da equipe inglesa, mas erros de estratégia nos pits de Bottas e Massa os deixaram para trás após serem superados por Ricciardo que ganhou as posições baseando-se na estratégia traçada pela Red Bull e nos erros da equipe inglesa.
Por ter sido uma corrida bem abaixo do que esperávamos, destaco os duelos pelas posições intermediárias, aquelas onde as ultimas colocações pontuáveis são disputadas a tapas. Vergne e Grosjean quase misturaram tinta num momento em que Vettel, após a sua paradas há sete voltas para colocar pneus macios, lhe deu a chance de vir papando quem estivesse na frente sem nenhuma piedade e isso lhe rendeu uma ótima sétima posição. No entanto, outros postulantes as ultimas posições pontuáveis, continuaram se matando para conseguir as migalhas, como foram oa casos de Button, Kvyat, Maldonado, Grosjean, Raikkonen. Mas quem se deu melhor mesmo foi Maldonado, que garantiu o seu primeiro ponto no ano.
De resto foi uma corrida normal, com emoções bem contidas. Esperamos que Interlagos honre a sua reputação de GP marcante, que tanto nos animou nos últimos anos.

WEC: Seis Horas de Xangai

(Foto: James Moy/Toyota Racing)
Apesar dos contratempos que tiraram deles possíveis vitórias em Le Mans e Austin, não podemos ignorar o poderio da Toyota até aqui neste Mundial de Endurance. E as corridas de Fuji e de hoje em Xangai, foram a mostra de que os japoneses estão um degrau acima dos demais. Apesar de uma certa resistência da Porsche no início das corridas, os 919 Hybrid sucumbem a força dos TS040.
Hoje os dois Toyotas foram soberanos e o desempenho apresentado por Buemi/ Davidson foi magistral, a ponto de meter mais de 1 minuto de diferença para o #7 de Wurz/ Sarrazin/ Nakajima. Isso sem contar que o #14 da Porsche de Jani/ Dumas/ Lieb, que largaram da pole, ficaram a uma volta dos líderes. Os Audis mais vez tiveram um desempenho bem pífio, ficando apenas em quarto e quinto com os #2 e #1 sem incomodar nenhum dos seus adversários. O #20 da Porsche sofreu uma punição que o jogou para a sexta colocação.
De fato não há muito o que esperar do desfecho dos campeonatos de marcas e pilotos senão o título duplo da Toyota nestes dois certames. Dificilmente veremos uma chance de vitória para Porsche e Audi, a não ser que a prova seja feita em condições mutáveis como foram nos casos de Le Mans e Austin.
De resto, é esperar pelo restante do campeonato em Sakhir e Interlagos.
Abaixo os vídeos da prova.

 

sábado, 1 de novembro de 2014

GP dos EUA - Classificação - 17a Etapa



(Foto: Austosport)
Engraçado você olhar as tabelas de tempos das três sessões feitas antes da classificação, e ver o quanto que Hamilton estava num degrau acima dos demais. Até mesmo de Rosberg, que ficara em todas as práticas exatamente atrás do inglês, sendo que a maior surra que levara tinha sido no terceiro treino quando ficou oito décimos de desvantagem. E isso ficava claro que Lewis era o favorito disparado, porém não contava com a performance arrasadora de Rosberg que o dominou por completo na classificação e marcou uma respeitável pole, com mais de quatro décimos de vantagem. Um balde de água gelada daquelas em Hamilton.
Para o restante, a batalha caseira entre as Williams mostra quanto que o carro inglês está bem no circuito texano: Bottas venceu o duelo contra Massa e ficou na terceira posição. Ricciardo fechou em quinto, seguido por Alonso, Magnussen, Button (que perderá cinco posições por troca de câmbio), Raikkonen, Sutil e Maldonado, que sairá em décimo.
Espera-se apenas uma batalha intensa entre os dois postulantes ao título e com os demais lutando frenéticamente pela terceira posição. Devemos observar também a prova de recuperação de Vettel e Kvyat, que largarão das últimas posições devido a trocas de componentes nos motores.

Grid de largada para o Grande Prêmio dos Estados Unidos - 17ª Etapa

PosPilotoCarroTempoDif
1Nico RosbergMercedes1m36.067s -
2Lewis HamiltonMercedes1m36.443s 0.376s
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m36.906s 0.839s
4Felipe MassaWilliams/Mercedes1m37.205s 1.138s
5Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m37.244s 1.177s
6Fernando AlonsoFerrari1m37.610s 1.543s
7Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m37.706s 1.639s
8Kimi RaikkonenFerrari1m37.804s 1.737s
9Adrian SutilSauber/Ferrari1m38.810s 2.743s
10Pastor MaldonadoLotus/Renault1m38.467s -
11Sergio PerezForce India/Mercedes1m38.554s -
12Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m37.655s -
13Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m38.598s -
14Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m39.250s -
15Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m39.555s -
16Romain GrosjeanLotus/Renault1m39.679s -
17Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m38.699s -
18Sebastian VettelRed Bull/Renault1m39.621s -

Foto 407: Pole para a Porsche em Xangai

Tem se tornado interessante estes duelos entre Toyota e Porsche nas últimas etapas, principalmente pela pole. E desta vez, na classificação para as 6 Horas de Xangai, os carros #14 e #8 chegaram ao ponto de ter a sua volta média ser idêntica após a soma das quatro voltas cronometradas de carro. Coube ao #14 da Porsche, conduzido por Jani/Dumas/ Lieb, ficar com a pole enquanto que o #8 da Toyota (Buemi/ Davidson) ficou com aa segunda colocação. A segunda fila é formada pelos outros dois carros das fábrica, sendo que o #20 da Porsche (Hartley/ Benhard/ Webber) é o terceiro e a quarta posição ficou o Toyota #7 de Wurz/ Nakajima/ Sarrazin. Os Audis ficaram com a terceira fila.
Assim como fora em Fuji, principalmente nos primeiros minutos, talvez tenhamos uma corrida bem movimentada com destaque para o duelo entre a Toyota e Porsche. E será de muito bom agrado se o carro alemão não apresentar falhas, que tiraram deles boas chances em Sarthe e em Austin.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...