sábado, 29 de novembro de 2014

WEC: E mais uma pole para a conta da Porsche

E como era de se esperar, a pole ficou com a Porsche. Não apenas a pole como a primeira fila, onde os dois carros fizeram na casa de 1'17. Mark Webber, no comando do #20, fez a pole na marca de 1'17"676 sendo um décimo mais rápido que Marc Lieb no #14.
A Toyota, por conta do #8 de Buemi, ainda teve um brilharete quando ocupou a primeira posição, mas acabou fechando numa boa terceira colocação.
Os dois Audis não apresentaram a mesma performance dos dois treinos livres e cravaram a quarta e sexta colocações.
Para a corrida de amanhã espera-se uma batalha interessante entre as duas Porsches pela vitória. É uma boa oportunidade para que a montadora alemã vença em seu ano de retorno à classe principal. E seria, também, uma bela festa em Interlagos.

WEC: Outro domínio da Porsche

Terminou agora pouco o terceiro treino livre aqui em Interlagos e mais uma vez, por conta da Porsche, o recorde da pista caiu mais uma vez e o #14 foi quem teve a honra de estabelecer o rocorde na marca de 1'17"572, sendo quatro décimos melhor que o Porsche #20 que fechou em segundo.
Os Toyotas tiveram uma reação com o #8 e #7 ficando em terceiro e quarto, respectivamente e virando na casa de 1'18.
As posições seguintes foram ocupadas pelos dois Audis #2 e #1.

WEC: Pole para os germânicos?

Após os dois treinos livres de ontem, a única impressão que ficou é que a disputa pela pole ficará restrita ao duelo germânico entre a Porsche e a Audi. As marcas alcançadas por estas duas fábricas, sendo que em algumas oportunidades quebraram o recorde da pista para protótipos e a primazia para isso foi do Porsche #20 que estava sendo guiado por Mark Webber. Os tempos entre os dois Porsches e o Audi #2 foi de quatro décimos, o que nos faz pensar que o duelo será intenso pela pole.
Sobre Toyota, está sofrerá pelo fato de não ter turbo o que implicará numa perda considerável. Mas podem resolve isso, quem sabe, na força do seu motor aspirado.
Com relação ao tempo de volta, esta girou na marca de 1'18"349, a tendência é que caia para 1'17.
Mas de toda forma será uma bela disputa aqui em Interlagos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

WEC: Hulkenberg na Porsche em 2015

Dias após a confirmação da Porsche que colocará um terceiro 919 Hybrid na linha de partida para as provas de Spa e Le Mans ano que vem, o nome de seu primeiro piloto foi divulgado e recebido com certo agrado para com os fãs do esporte: Nico Hulkenberge tomará posse do terceiro carro nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e também das 24 Horas de Le Mans, tornando-se assim o primeiro piloto de F1 - que correrá de forma integral o mundial - a participar da mítica prova desde Mark Blundell, que foi piloto da Mclaren na temporada de 1995 e que correu em Le Mans no mesmo ano e terminando em quarto.
E claro que o piloto alemão de 27 anos confessou ser fã da Porsche e do desejo em pilotar em Le Mans, assim como também agradeceu a Force India por ter liberado-o: "Porsche e Le Mans - esta combinação, provavelmente, atrai todos os pilotos de corrida. Eu tenho sido um fã da Porsche por um longo tempo e seu retorno a classe LMP1 assisti de perto. O desejo cresceu para pilotar em Le Mans. Estou muito satisfeito, pois em 2015 o calendário da F1permite isso e eu sou grato pela Force India deixar eu competir em Sarthe. Agora cabe a mim trabalhar duro para satisfazer tanto os compromissos.”
Vale lembrar que ainda restam duas vagas neste terceiro carro da Porsche e nomes como os de Fernando Alonso e Jenson Button, ainda vagueiam soltamente nos rumores. Porém, outros nomes, podem aparecer neste carro, já que Michael Christensen e Fred Mackowiecki - pilotos Porsche na classe LMGTE-PRO - fizeram testes com o 919 Hybrid recentemente.   

domingo, 23 de novembro de 2014

Foto 425: Despedida

É como se ele estivesse saindo de casa dos pais para ganhar o mundo. Na verdade Sebastian Vettel ganhou o mundo por quatro vezes estando exatamente na "casa dos pais", mas agora a nova empreitada que terá pela frente é algo totalmente obscuro e que apenas o futuro dirá se será proveitoso para ambas as partes.
O certo é que esta última temporada à serviço da Red Bull não foi a que ele e nem a equipe imaginavam, porém em algumas situações não faltou empenho por sua parte - apesar de que mostrou estar aborrecido com a falta de atenção. Mas a verdade é que este período foi magistral e certamente Sebastian deixará uma grande saudade para aquela equipe que ele ajudou a elevar no nível que ela se encontra - e vice versa.
E agora é hora de Vettel ganhar o mundo novamente, em outro local. E para a Red Bull, procurar preparar outro piloto super-campeão para o futuro. Mas não será fácil. Nem para um e nem para outro.

GP de Abu Dhabi: Um bom desfecho para uma temporada histórica

Havia um clima envolto dos dois contendores ao título mundial. O comportamento de ambos era o mais questionável: Rosberg parecia tranquilo e Hamilton transparecia a mesma situação. Restava saber apenas como seria o desempenho deles quando apagasse as luzes vermelhas.
A largada de Lewis foi uma paulada no psicológico de Rosberg, que pareceu não apresentar que tinha sido afetado, mas a sua velocidade estava abaixo do esperado. Porém a corrida ainda era longa, podia acontecer alguns percalços, não é mesmo?
Os problemas para Nico foram aumentando de forma gradual, no mesmo instante que a pilotagem de Lewis parecia inabalável. Aqueles problemas que tanto atormentavam o inglês nas provas iniciais e em alguns estágios do mundial, tinham voltado de forma abrupta e cruel para Nico desde o GP de Cingapura.
A verdade é que Lewis esteve acima da média desde aquele evento de Spa. Dominou Rosberg como quis e os problemas de Nico apenas facilitaram essa tarefa enquanto que o piloto alemão precisava procurar algo a mais para tentar barrar o crescimento do seu companheiro, que nitidamente é mais espetacular. Mas não podemos negar, também, o valor de Nico nesta temporad que, com um carro tão superior que os demais, confirmou a evolução que tem demonstrado desde que se juntou à Mercedes em 2010. Uma pena mesmo que estas duas corridas, em que teve vários problemas, tenham selado as suas pretensões para o título.
Com relação à Lewis, mais que merecido o título para um cara que passou situações complicadas nos seus últimos anos de Mclaren, exatamente por não saber dosar as suas emoções em momentos decisivos. Acredito que o apoio do pai e de sua namorada - que convenhamos, viviam em enternas idas e vindas e isso o prejudicava demais -, ajudou bastante para que chegasse a este segundo mundial. Conseguiu manter a concentração e fez muito além do que esperávamos, que foi fazer uma corrida sem nenhum erro. Acabou por ser a coroação de um dos melhores pilotos que apareceram na categoria nos últimos dez anos.
Para a Mercedes, uma temporada histórica a nível daquelas que cansou de fazer nos anos 30 e anos 50. No ano que completou 60 anos do triunfal retorno as corridas de monopostos com Fangio e Kling em Reims 1954, o título de pilotos, construtores e o recorde de maior número de vitórias ficaram para os prateados.
Sem dúvida um ano com a marca da Mercedes, como nos velhos tempos.

Sobre a corrida
Tirando fora esse clima de decisão - que merecia um lugar mais interessante e histórico para isso - a corrida foi bem meia boca, melhorando um pouco com a tensão que se instalou devido a ótima performance de Massa frente a dúvida se Lewis deixaria a vitória em segundo plano, já que os problemas de Nico já deixavam o alemão fora de combate. Mas claro que um título com vitória é muito melhor, e Hamilton se manteve à frente de um soberbo Massa.
Foram boas corridas de Vettel e Alonso, as últimas deles na Red Bull e Ferrari. Claro que devido a deficiência de seus carros, o espetáculo que estes dois pilotos, que discutiram por duas vezes o título (de forma direta), poderia ter sido melhor se os carros ajudassem.
Bottas e Ricciardo confirmaram as suas potencialidades nessa prova final com pilotagens agressivas, mostrando o quanto que o futuro destes dois jovens podem ser brilhantes caso tenham carros à altura deles.
Não foi o melhor dos mundiais na parte técnica, uma vez que as equipes pouco puderam apresentar, mas os pilotos compensaram em algumas oportunidades toda essa desvantagem.
E esperamos que 2015 seja bem melhor que este ano. E quem sabe com uma ou duas equipes a desafiar a Mercedes. O que acho pouco provável que aconteça.

sábado, 22 de novembro de 2014

Foto 424: A prova

Se 2014 pode ser julgado como uma das temporadas mais chatas da história da categoria devido o domínio absoluto da Mercedes sobre as demais equipes, ela vai acabar coroando um de seus dois pilotos como o título de campeão mundial. Para Lewis, o segundo campeonato. Para Rosberg, o primeiro e também a possibilidade de igualar o feito de Damon Hill dezoito anos depois, ao se tornar o segundo filho de um campeão mundial a vencer o campeonato da Fórmula-1.
Mas o prato principal mesmo é de como será o comportamento de ambos nessa corrida em Abu Dhabi. Nico entra como o franco atirador: se vencer o campeonato, será o máximo. Se perder, ok! Para Lewis o cenário é um pouco mais tenso, afinal é o cara a ser batido e apesar de ter apenas o trabalho de comboiar Rosberg entre o entardecer e anoitecer na pista de Yas Marina, a tarefa pode se tornar complicada com um lance apenas. Os seus erros no passado ainda ecoam quando as pessoas mencionam seu nome, principalmente nessa época de decisão - Interlagos foi um caso.
A corrida de amanhã em Abu Dhabi colocará em jogo o amadurecimento dos dois contendores: enquanto que para Nico, que tem uma pilotagem não tão vistosa, mas que consegue trabalhar com mais frieza as situações que o cercam, o título será apenas a confirmação da evolução que tem tido nos últimos anos como um piloto de primeira linha e de "jogador" hábil, de grandes decisões. Lewis Hamilton, aquele que a maioria suspira a cada pilotagem agressiva, uma ultrapassagem espetacular ou perseguições e recuperações de cortar o fôlego, a possível conquista pode colocar um ponto final nessa história de que é um "jogador" instável nas horas em que requer uma grande frieza. Mas tudo dependerá exclusivamente dele e do seu estado de espirito.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...