sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Foto 477: Circuito del Carnaro (Opatija)

O traçado do Circuito de Carnaro, 1939
Tendo sido utilizado em apenas uma corrida de grande porte, o Cicuito del Carnaro tinha a extensão de 6km e estava encravado entre as cidades de Abazzia e Mattuglie. A pista, que utilizava vias públicas, tinha 14 curvas (sete para esquerda e sete para direita) e mais a reta de largada, sendo feita em sentido horário.
A "Coppa Mussolini" foi a corrida a ser realizada em 1939, no mesmo dia que o Coupe de la Comission Sportive, que foi realizado em Reims, e as equipes italianas foram impedidas de disputarem esta corrida.
Mas apenas a Maserati é que compareceu para a prova com seus modelos 4CLT e 6CM, num total de onze carros (dois 4CLT e o restante eram 6CM).
A prova foi vencida por Luigi Villoresi, após 25 voltas. Para Luigi foi a primeira corrida que fizera após a morte de seu irmão Emillio, que falecera durante um teste com a Alfa 158 em Monza algumas semanas antes.

Resultado 

1- Luigi Villoresi - Maserati 4CL1h10m41.2s
2- Franco Cortese - Maserati 4CL - 1h11m03.4s
3 Emilio Romano - Maserati 6CM - 1h18m17.6s
4-John Rocco - Maserati 6CM – 1 Volta
5-Henry placa - Maserati 6CM -  Não completou
6-Pino Baruffi  - Maserati 6CM - Não completou
7-Guido Barbieri - Maserati 6CM - Não completou
8- Paul Pietsch - Maserati 6CM - Não completou 

Para 1940 foi cogitada um outra prova no mesmo local, agora contando com a participação de carros alemães. Mas devido a guerra, ela não foi realizada.
Após a Segunda Guerra, o local tornou-se território da Iugoslávia e desde então várias provas, especialmente de motos, foram realizadas por lá. Provas de carros, desde os fórmulas até GTs, tiveram edições de 1950 até 1968.
As provas de moto tiveram lugar cativo naquele circuito - que passou a chamar-se Opatija -, sendo que a primeira prova a ser realizada pós-guerra foi em 1947 com provas de moto e o primeiro vencedor foi Danilo Sirica.
A partir de 1969 a pista passou a compor o calendário do Mundial de Motos e ao mesmo tempo a ser uma das mais perigosas para a modalidade, devido o seu layout de rua/estrada e com uma mistura de rochas ladeando a pista e penhascos, já que o traçado ficava encravado próximo ao Mar Adriático.
Por dois anos - 1969 e 70 - a prova foi chamada de Adriatic Grand Prix e todas as categorias do Mundial de Motos correram por lá (50cc, 125cc, 250cc, 350, 500cc e mais os Side Cars). As vitórias nas 500cc foram de Godfrey Nash (1969) com uma Norton e Giacomo Agostini (1970) com uma MV Augusta.
Em 1971 a prova não foi realizada, voltando em 1972 agora com o nome de Grande Prêmio da Iugoslávia. Naquele ano, fora os Side Cars, as demais categorias do Mundial competiram por lá e a vitória nas 500cc foi de Alberto Pagani, numa MV Augusta.
Devido as trágicas corridas no GP das Nações e no Tourist Trophy, a prova de 1973 foi boicotada pelas principais fábricas (Yamaha, Harley e MV Augusta) que consideraram a pista iugoslava também perigosa. Apesar deste boicote, as provas foram realizada e a vitória na 500cc ficou para Kim Newcombe, com uma König.
A partir de 1974 a 500cc não participaria mais do GP iugoslavo. Giacomo Agostini, pilotando uma Yamaha pela 350cc, venceu. Mas aquela etapa foi marcada pela morte do britânico Billie Nelson, que competia na 250cc. Ele perdeu o controle de sua Yamaha e acabou por acertar algumas pessoas que estavam na beira da pista. O piloto veio a falecer no hospital.
A prova de 1976 foi realizada sem sustos e a vitória nas 350cc foi de Olivier Chevallier, com uma Yamaha.
O GP de 1977 acabou por ser ó último realizado em Opatija, após as mortes de Ulrich Graf e Giovanni Ziggiotto durante as provas da 50cc e 250cc, respectivamente. A FIM já havia alertado os organizadores do GP sobre a falta de segurança do traçado de Opatija, e caso não fosse melhorado a corrida não seria mais realizada ali. Infelizmente aquela última aparição do Mundial de Moto foi ensombrada pelas mortes destes dois pilotos. Ulrich Graf perdeu o controle de sua moto, indo de encontro as rochas. Graf acabou por morrer no hospital no mesmo dia. Nas 250cc, Giovanni Ziggiotto caiu de sua Harley Davidson e foi acertado por Per-Edvard Carlsson. Apesar dos graves ferimentos, Ziggiotto ainda resistiu por onze dias no hospital de Rijeka até que veio a falecer. Carlsson também machucou-se seriamente, mas escapou. O último vitorioso em Opatija foi Takazumi Katayama, numa Yamaha.
O traçado de Opatija não foi mais usado e as provas de moto, assim como a do Mundial de Motos, foram levadas para Rijeka a partir de 1978. 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

F1 Pré-Temporada: Jerez, Dia 4

E chegou ao fim a primeira rodada de testes da F1 em Jerez e como nos outros dias, a Ferrari teve o domínio das ações naquele circuito e com Kimi Raikkonen estabelecendo a melhor marca dos quatros dias no tempo de 1'20''841. Marcus Ericsson, mantendo a boa forma da Sauber nestes dias, ficou em segundo com o tempo de 1'22''019, sendo acompanhado por Hamilton - que mais uma vez fez o maior número de voltas, computando 115 - na terceira colocação e Verstappen em quarto.
Felipe Massa foi o quinto, completando 73 voltas, seguido por Romain Grosjean, Daniil Kvyat - que enfrentou poucos problemas, se compararmos no outro dia em que testou. Mas para a própria Red Bull foi um dia mais lucrativo, já que eles completaram 62 voltas ao todo.
Em relação à Mclaren, a evolução do conjunto MP4/30 e motor Honda, vem evoluindo lentamente, mas ao menos mais animador que nos dois primeiros dias. Se Alonso completou 32 voltas ontem, Button chegou à marca de 35 giros e que foi interrompida por problemas na bomba de gasolina. A melhor marca dele hoje, assim como da Mclaren nestes quatro dias, foi de 1'27''660.

Os resultados deste quarto e último dia em Jerez

PosPilotoTimeTempo   Dif        Voltas                                              
1 Kimi RaikkonenFerrari 1m20.841s                (106)
2 Marcus EricssonSauber 1m22.019s  +1.178    (112)
3 Lewis HamiltonMercedes 1m22.172s  +1.331    (117)
4 Max VerstappenToro Rosso 1m22.553s  +1.712    (97)
5 Felipe MassaWilliams 1m23.116s  +2.275    (73)
6 Romain GrosjeanLotus 1m23.802s  +2.961    (53)
7 Daniil KvyatRed Bull 1m23.975s  +3.134    (64)
8 Jenson ButtonMcLaren 1m27.660s  +6.819    (35)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

F1 Pré-Temporada: Jerez, Dia 3

E terminou agora pouco o terceiro dia de testes em Jerez e mais uma vez com um carro de motor Ferrari na frente: se nos nos últimos dias as ações foram da Ferrari com Vettel no volante, desta vez foi Felipe Nasr que colocou a Sauber-Ferrari na ponta da tabela de tempos. E de certa forma foi um bom duelo contra Raikkonen, que esteve no comando da Ferrari hoje, e com Rosberg, que liderou uma boa parte da manhã sendo suplantado pelo piloto finlandês ao final daquela parte.
Mais uma vez o dia foi de problemas para a Mclaren, mas ao menos deram mais voltas que nos dias anteriores: Fernando Alonso completou 32 voltas pela manhã, anotando a marca de 1'35''553, no momento em que a pista ainda estava molhada. Mas devido a problemas no motor, que não foi solucionado a tempo, a sua participação foi interrompida pela manhã.
Felipe Massa também esteve presente e foi o quarto melhor, seguido por Maldonado - que ficou com seu Lotus parado na pista, ocasionando a bandeira vermelha que acabou por encerrar as atividades em Jerez -, Sainz Jr. - que foi o segundo piloto a dar mais voltas hoje com a marca de 137 voltas, caorze a menos que Rosberg.
A Red Bull, a exemplo da Mclaren, também enfrentou problemas e Ricciardo deu apenas 47 voltas.

Felipe Nasr:  Fiquei satisfeito. Claro que é teste, não se resume só a volta mais rápida. Tenho que aprender, desenvolver o carro. Não sei o que as outras equipes estão fazendo, se têm um programa diferente. A gente seguiu o nosso.Tive uma boa quilometragem, dei mais de 100 voltas com tanque cheio, tanque vazio. Vários tipos de modificação e diferentes ajustes para eu me acostumar a diversas situações. Foi importante sentir tudo isso.Acho que me adaptei fácil e bem rápido. Claro, nunca sei realmente o que esperar quando chego a uma equipe nova, mas estou contente com tudo que eu vi e com essa adaptação.Tenho certeza que o carro está melhor do que o que eu esperava. Achei que fosse ter mais dificuldades com o carro na maneira de guiar, motor, chassi.Acho que ficou claro que eles têm potencial para disputar a temporada. Especialmente para nossa equipe, que teve um ano difícil, acho que isso vai beneficiar para brigar por pontos."
Kimi Raikkonen: “Eu acho que a equipe fez um trabalho muito bom durante o inverno.O ano passado foi difícil, então foi um primeiro dia positivo. Muita coisa para aprender, tem áreas em que há dificuldades, mas obviamente é só o primeiro dia. Acho que foi uma boa experiência e um bom ponto de partida.O equipamento é um tanto melhor do que terminamos o ano passado. Obviamente, é só o primeiro dia e o primeiro teste, então ainda tem muitas coisas para fazer e para acertar. Mas é um começo positivo.

Nico Rosberg: “Nosso sentimento é de que somos um time cada vez mais forte. Mas nós seguimos de olho na concorrência e a Ferrari, sem dúvidas, foi a equipe que mais nos fez abrir o olho nesse início de trabalho e chamou a nossa atenção.Mesmo assim, estamos bem confiantes para começar a temporada bem e também conseguir uma boa evolução durante todo o campeonato.Nossa grande meta aqui é encontrar a confiabilidade perfeita. Não podemos sofrer com isso de novo, foi o que nos custou alguns pontos importantes ano passado. A meta é descobrir os problemas de uma vez, antes do início do campeonato na Austrália.Os problemas que encontrarmos em Barcelona vão ser mais complicados de serem resolvidos pelo tempo curto para o início do campeonato. O que tivermos de descobrir, é bom que descubramos aqui em Jerez”

Felipe Massa: "Estou realmente muito feliz depois de um bom primeiro dia com o carro. O FW37 é um passo adiante na comparação com o FW36, o que é bastante promissor. Eu também estou confiante no acerto do carro.A sensação dentro do carro foi muito boa mesmo para uma primeira impressão. Nós perdemos um pouco de tempo pela manhã por conta da chuva, então espero que amanhã a gente possa continuar acumulando quilometragem e deixar tudo pronto para o teste de Barcelona."

Pastor Maldonado: "Foi um bom dia e acho que aprendemos muito mais sobre o E23. O carro parece forte e sabemos que ainda há mais o que tirar dele. No entanto, estamos agora testando todos os sistemas e aprendendo como tudo funciona, mas estou contente com o progresso dos últimos dias. Fomos capazes de andar bem com todos os tipos de pneus e há uma boa base de trabalho. Estou ansioso para voltar ao trabalho em Barcelona."

Carlos Sainz Jr.:  "Hoje foi um bom dia para mim e eu realmente aproveitei tudo dessa sessão. Completar 137 voltas é uma grande conquista. Acho que isso também foi uma forma de recompensar todo o trabalho duro da equipe e dos mecânicos. Graças a eles, hoje eu pude cumprir uma distância grande com o carro e aprender. Todas essas voltas também é resultado da minha melhora física e estou satisfeito."

Daniel Ricciardo: "Apesar de o dia ter sido limitado, nós conseguimos fazer alguns long runs, e isso é encorajador. Fiquei feliz de conseguir andar de dez a 15 voltas seguidas, porque é uma forma de obter uma maior compreensão do carro. Cada volta que damos na pista, é uma oportunidade de entender um pouco mais o acerto e também a unidade de potência da Renault. Por isso, devo dizer que tivemos uma tarde decente hoje.
 Agora, ainda não é possível dizer em que posição estamos, não dá para falar sobre o ritmo e na comparação com os outros, mas eu acho que estamos consistentes. Conseguimos andar por muitas voltas seguidas no final, de modo de há sim pontos positivos."



Os resultados deste terceiro dia em Jerez


PosPilotoCarroTempoDifVol
1Felipe NasrSauber/Ferrari1m21.545s-108
2Kimi RaikkonenFerrari1m21.750s0.205s92
3Nico RosbergMercedes1m21.982s0.437s151
4Felipe MassaWilliams/Mercedes1m22.276s0.731s71
5Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m22.713s1.168s96
6Carlos Sainz Jr.Toro Rosso/Renault1m23.187s1.642s136
7Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m23.901s2.356s48
8Fernando AlonsoMcLaren/Honda1m35.553s14.008s32

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Vídeo: Mais um pouco do Nissan GT-R LM Nismo

Passado todo frisson da divulgação do protótipo da Nissan, é hora de apreciar um pouco mais da nova jóia da casa japonesa junto dos seus "irmãos mais velhos" durante alguns takes na pista do COTA.

Foto 476: As equipes da Goodyear em 1989

Belo pôster este feito pela Goodyear, mostrando as equipes que iriam utilizar a sua borracha durante a temporada de 1989.
Vale um quadro isso.

F1 Pré-Temporada: Jerez, Dia 2

E pelo segundo dia consecutivo, Sebastian Vettel foi quem ditou o ritmo nos testes em Jerez ao cravar a marca de 1'20''984 sendo quase dois segundos melhor que a marca que alcançara ontem. Mas desta vez o alemão dominou o dia todo, diferente de ontem quando assumiu a dianteira da tabela na parte da tarde desbancando Nico Rosberg.
Repetindo o domingo vimos uma Sauber veloz, agora nas mãos de Felipe Nasr que cravou o segundo tempo obtido na parte da tarde quando utilizava os macios. Valtteri Bottas ficou em terceiro, seguido por Lewis Hamilton. Aliás, a tônica neste momento para a Mercedes, bem diferente do que foi em 2014 neste altura, é acumular quilometragem. Os dois pilotos já somaram nestes dois dias 258 voltas, algo em torno de três GPs e apenas um problema de vazamento de água - hoje - é que foi o contratempo do time até aqui.
A Red Bull teve como piloto hoje Daniil Kvyat, mas o jovem russo pouco pôde fazer já que a asa dianteira estava danificada e mesmo assim ele foi para pista e completou 18 voltas. Isso sem contar que o carro foi montado de última hora.
Na Mclaren o calvário é praticamente idêntico ao da Red Bull ano passado e Jenson Button, à exemplo de Alonso, deu apenas seis voltas no circuito e recolheu o carro com problemas no motor Honda. Até acertar essa unidade, os dias da Mclaren tenderão a ser assim.
A Lotus conseguiu montar o seu E23 Hybrid e levou-o à pista com Maldonado, que teve um problema e ficou parado na pista, ocasionando a única bandeira vermelha do dia. Voltou mais tarde e completou 41 voltas, com a melhor marca ficando em 1'25''802.
Sebastian Vettel:  "Nós conseguimos completar muitas voltas hoje. De modo geral, podemos dizer que estamos felizes. Espero que amanhã e depois Kimi encontre a mesma confiabilidade que eu tive até agora. Falando sobre a sensação dentro do carro, posso dizer que estou contente, temos uma boa plataforma para começar a trabalhar.É uma série de mudanças para mim, mas tudo para melhor. As pessoas aqui tornam as coisas mais fáceis para mim, me dão tudo que preciso, e isso é sempre bom.Geralmente, nós optamos por uma estratégia diferente da usada pela Mercedes. Eles estão focados em fazer trechos longos e extremos, às vezes. Hoje eles não fizeram tantas voltas como ontem, mas ainda assim são os favoritos.De onde viemos, nós estamos em mudança ainda, muitas coisas novas e coisas que estamos ainda aprendendo. A este respeito, a coisa mais importante é se manter na pista e entender os dados.Vamos agora focar no simulador de corrida, para tentar maximizar as melhorias, compreendê-las e analisá-las. A equipe toda ficará bastante ocupada"
Felipe Nasr: "Foi um dia ótimo. Eu pude completar muitas voltas e fiquei feliz com tudo que vi. Já estou me acostumando com os sistemas, os procedimentos e as características do carro. É definitivamente um grande começo para entender onde estamos.Foi importante me ambientar, mas depois de um dia longo, tanto no seco quanto no molhado, eu consegui me adaptar a todas as situações. Agora vamos trabalhar nos detalhes."

Valtteri Bottas: "Foi de novo um bom dia, de zero problema e a sensação com relação ao carro é muito boa.Fizemos alguns testes aerodinâmicos pela manhã, porque estava muito mais frio e a pista não estava boa o suficiente para nenhum outro tipo de testes. Nós fizemos todos os testes aerodinâmicos que perdemos ontem hoje pela manhã, então conseguimos aprender mais e mais.Estamos progredindo, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Eu estou realmente otimista porque o carro tem uma boa base.Não fomos porque tínhamos uma programação com os testes, e isso não se adequava com piso molhado. Na parte tarde, antes da chuva, completamos o nosso programa e avaliamos os diferentes acertos. A chuva veio atrapalhou, mas é a mesma coisa para todo mundo."

Lewis Hamilton: “É bom ver em apenas dois dias quanta quilometragem nós já temos. Foi um excelente começo, mas vamos continuar trabalhando duro para sermos ainda mais confiáveis.O W06 é a mesma coisa que o W05. Um pouquinho mais de downforce, mas, de resto, é exatamente a mesma coisa.Não vou dizer que foi um dia divertido. Nunca é. Essa época não é exatamente a que o piloto mais gosta. O piloto gosta de correr. Mas sabemos bem que isso aqui é vital e é assim que vamos nos preparar para a temporada.No mais, foi um dia satisfatório, deu para sentir quase tudo do que vamos trazer no carro. O balanço poderia ser um pouco melhor, mas essa parte nós só vamos trabalhar mais tarde. A prioridade segue sendo fazer quilometragem. Continuar acumulando volta atrás de volta”

Max Verstappen: "Na parte da manhã, nós tivemos algumas dificuldades em aquecer os freios, mas conseguimos resolver isso rapidamente. Depois disso, conseguimos um imprimir um ritmo forte, e isso me ajudou a compreender o carro. À tarde, choveu um pouco, mas foi útil para experimentar os pneus intermediários. É bom finalmente começar a trabalhar e estou feliz com esse meu primeiro dia de testes aqui em Jerez."

Pastor Maldonado: "Foi fantástico estar atrás do volante na primeira volta de um novo carro. Mesmo que ainda seja o primeiro dia, nós conseguimos muitas coisas hoje. Foi emocionante sentir o potencial do carro e não vejo a hora de voltar para a pista amanhã."
 Nós paramos as atividades mais cedo, mas começou a chover, então todos também voltaram aos boxes, quer dizer, não há um grande drama. De qualquer forma, o carro parece fantástico e sei temos enorme potencial para esta temporada."

Jenson Button: "Nós já esperávamos que os testes fossem ser complicados. Nós próximos dois dias provavelmente tudo não vai sair de vento em popa. As pessoas têm memória curta, mas no primeiro teste de 2014 também foi difícil para todo mundo. Então, não há agora grandes preocupações. Nós apenas esperamos resolver todos os nossos problemas.
 E posso dizer que, no fim do dia, me pareceu que conseguimos solucionar algumas falhas. Por isso, acho que amanhã será um pouco mais fácil. Seria bom também conseguir obter mais voltas com o motor e começar a conhecê-lo, para iniciar todo o processo de avaliação e desenvolvimento do carro.
 Esta é uma unidade de potência muito complicada, mas o pacote todo é inacreditável e não tivemos qualquer problema de temperatura. Isso é bastante positivo para nós. E representa um grande trabalho da Honda. Há uma atmosfera muito positiva na equipe. Aqui não é só a McLaren ou só a Honda, aqui é McLaren-Honda. Todos unidos."

Daniil Kvyat: “Eu tive de ser bem cuidadoso. Claro que tinham alguns pontos da pista em que eu não podia acelerar da maneira como eu gostaria. Nós não pudemos testar tudo, então foi bom, mas não tão bom quanto se tivéssemos a asa, claro.Pudemos ver que o motor funcionou bem, por exemplo. Mas ainda há algumas coisas que nós precisamos testar nos próximos dias.Não foi a coisa ideal, mas acidentes acontecem”

 Os resultados deste segundo dia em Jerez

PosPilotoCarroTempoDifVol
1Sebastian VettelFerrari1m20.984s-89
2Felipe NasrSauber/Ferrari1m21.867s0.883s88
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m22.319s1.335s61
4Lewis HamiltonMercedes1m22.490s1.506s91
5Max VerstappenToro Rosso/Renault1m24.167s3.183s73
6Pastor MaldonadoLotus/Mercedes1m25.802s4.818s41
7Jenson ButtonMcLaren/Honda1m54.655s33.671s6
8Daniil KvyatRed Bull/Renault--18

F1 Pré-Temporada: Jerez, Dia 1

Sebastian Vettel: "Nós tivemos alguns problemas com a telemetria, mas no geral acho que podemos sair hoje daqui felizes. A primeira impressão foi muito boa.
O que vi de Maranello até agora é realmente impressionante. Há muito que fazer ainda, mas a motivação é grande. É claro que não andamos tudo hoje, mas com o que fizemos já é um bom ponto de partida. Também é muito cedo para dizer mais que isso.
A referência continua sendo a Mercedes e seria uma surpresa se eles não estiverem tão fortes quanto no ano passado.”

Marcus Ericsson: “Foi um dia muito bom. Primeiro de tudo, sempre é bom voltar depois da pausa do inverno. Acho que temos bons motivos para estarmos felizes. Pudemos completar muitas voltas e experimentamos bastantes coisas diferentes no acerto, fazendo todas as instalações necessárias. Não houve grandes problemas no carro, o que era o principal. No geral, o dia foi bom e estou ansioso para o resto da semana. Espero que a gente continue assim.Em comparação ao ano passado, podemos ver uma grande evolução”

Nico Rosberg: “Foi um grande começo dos testes de inverno. No começo, tudo se concentra na confiabilidade, e conseguimos rodar muita quilometragem. Os caras nas fábricas construíram um carro completamente novo e fizeram um trabalho fantástico. Eu pude completar longas sequências de voltas no primeiro dia, e isso é incrível.Nossa equipe é ótima e me deixa muito feliz. E como piloto, você sempre quer saber o quanto rápido você está em relação aos demais – mas nós vamos ter de esperar até a classificação em Melbourne. É lá que vale. Os próximos dias vão servir para garantir que conhecemos o carro do avesso, mas começamos muito bem nisso.O objetivo era fazer quilometragem. Estou com dor aqui e ali, o pescoço dói. Voltas demais para o primeiro dia. Mas foi o primeiro dia, deste ponto de vista foi muito bom acumular toda essa quilometragem. É preciso descobrir se há algo errado”

Daniel Ricciardo: “Foi um começo bem positivo para o time. Não foram muitas voltas, mas a primeira impressão do carro foi boa, vamos ver nos próximos dias como vai ser. Já consigo ver uma evolução. Não entrarei em detalhes, mas garanto que já vejo. Sobre o número de voltas: não foram muitas, mas, com certeza, mais que ano passado! No geral, tudo estava como esperávamos. Claro que tivemos alguns problemas, mas dá para dizer que foi um bom dia com sinais de evolução.”

Valtteri Bottas:  "O dia começou um pouco lento, mas acabou de forma muito boa. Após um revés inicial, não tivemos qualquer problema com o FW37, o que é realmente impressionante para o primeiro dia com o carro novo. Nós começamos andando em stints mais curtos e depois, à tarde, o ritmo foi maior. E isso é muito significativo.
O carro estava consistente, por isso realmente é um bom começo de semana e estamos satisfeitos, pois representa também que é um passo à frente. Há uma série de pontos fortes neste carro e nós fizemos progressos importantes em apenas um dia, então estou satisfeito."

Carlos Sainz Jr.: “Temos muitas coisas positivas para tirar deste nosso primeiro contato com o STR10, mesmo com poucas voltas concluídas. Trabalhamos corretamente como um time e isso nos forneceu muita informação para usarmos amanhã, quando Max vai para a pista. Senti que estava bem no carro e vejo que evoluí volta após volta."

Fernando Alonso: “Foi dentro do esperado. Vimos no ano passado como é difícil completar muitas voltas com esses motores, especialmente nos primeiros dias. Precisamos de tempo.O carro é agressivo e inovador. Vamos aos poucos descobrir mais sobre ele. Claro que o que andamos hoje não é o bastante, mas estamos empolgados. Confio no projeto e temos muito a fazer”

Os resultados deste primeiro dia em Jerez

Pos
Piloto
Carro
Tempo
Dif
Vol
1
Sebastian Vettel
Ferrari
1m22.620s
-
60
2
Marcus Ericsson
Sauber/Ferrari
1m22.777s
0.157s
73
3
Nico Rosberg
Mercedes
1m23.106s
0.486s
157
4
Daniel Ricciardo
Red Bull/Renault
1m23.338s
0.718s
35
5
Valtteri Bottas
Williams/Mercedes
1m23.906s
1.286s
73
6
Carlos Sainz Jr.
Toro Rosso/Renault
1m25.327s
2.707s
46
7
Fernando Alonso
McLaren/Honda
1m40.738s
18.118s
6

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Vídeo: O Nissan GT-R LM Nismo

Enfim a grande jóia da Nissan foi revelada: eis o teaser do Nissan GT-R LM Nismo que competirá este ano no Mundial de Endurance, medindo forças contra Toyota, Porsche e Audi.

E junto, um vídeo do primeiro piloto confirmado pela fábrica: Marc Gené.

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...