A primeira bateria das três que serão disputadas neste fim de semana em Jerez, na abertura do European Radical Masters.
sábado, 11 de abril de 2015
WEC: Porsche na primeira fila em Silverstone
Ao que parece a Porsche continua dando as cartas quando se trata de classificações, assim como foi em 2014. A fábrica alemã cravou a pole com o #17 tendo em Mark Webber e Brendon Hartley, os responsáveis pela condução deste. A marca foi de 1'39''721, seis décimos mais rápido que o #18 de Dumas/ Jaani/ Lieb.
Olhando as marcas do segundo ao quarto (Porsche #18; Audi #8; Toyota #1), a diferença é de apenas 42 centésimos. Isso sugere uma boa batalha para amanhã em Silverstone, com estes três mais o pole, lutando abertamente pela vitória. O Audi #7 e Toyota #2 fecharam em quinto e sexto respectivamente, com mais de um segundo de desvantagem para o pole.
Na LMP2, pole para o trio da G-Drive no #28 pilotado por Pipo Derani/ Gustavo Yacaman/ Ricardo Gonzalez, seguidos pelo outro carro da G-Drive que tem no comando do #26 Rusinov/ Canal/ Bird.
Na LMGTE-PRO, domínio absoluto da Aston Martin que ocupa as três primeiras colocações. E na LMGTE-AM, pole para o Aston Martin de Lana/ Lamy/ Lauda com a Ferrari da AF Corse em segundo (Calado/ Rigon) e na terceira o Corvete da Larbre Competition (Roda/ Ruperti/ Poulsen).
Grid de largada para as 6 Horas de Silvertone - 1ª Etapa
Olhando as marcas do segundo ao quarto (Porsche #18; Audi #8; Toyota #1), a diferença é de apenas 42 centésimos. Isso sugere uma boa batalha para amanhã em Silverstone, com estes três mais o pole, lutando abertamente pela vitória. O Audi #7 e Toyota #2 fecharam em quinto e sexto respectivamente, com mais de um segundo de desvantagem para o pole.
Na LMP2, pole para o trio da G-Drive no #28 pilotado por Pipo Derani/ Gustavo Yacaman/ Ricardo Gonzalez, seguidos pelo outro carro da G-Drive que tem no comando do #26 Rusinov/ Canal/ Bird.
Na LMGTE-PRO, domínio absoluto da Aston Martin que ocupa as três primeiras colocações. E na LMGTE-AM, pole para o Aston Martin de Lana/ Lamy/ Lauda com a Ferrari da AF Corse em segundo (Calado/ Rigon) e na terceira o Corvete da Larbre Competition (Roda/ Ruperti/ Poulsen).
Grid de largada para as 6 Horas de Silvertone - 1ª Etapa
Pos | Classe | Piloto | Equipe | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley | Porsche Team | Porsche | 1m39.721s | - |
2 | LMP1 | R.Dumas, N.Jani, M.Lieb | Porsche Team | Porsche | 1m40.340s | 0.619s |
3 | LMP1 | L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m40.352s | 0.631s |
4 | LMP1 | A.Davidson, S.Buemi, K.Nakajima | Toyota Racing | Toyota | 1m40.382s | 0.661s |
5 | LMP1 | M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m41.153s | 1.432s |
6 | LMP1 | A.Wurz, S.Sarrazin, M.Conway | Toyota Racing | Toyota | 1m41.694s | 1.973s |
7 | LMP2 | G.Yacaman, L.Derani, R.Gonzalez | G-Drive Racing | Ligier/Nissan | 1m48.021s | 8.300s |
8 | LMP2 | R.Rusinov, J.Canal, S.Bird | G-Drive Racing | Ligier/Nissan | 1m48.083s | 8.362s |
9 | LMP2 | M.Howson, R.Bradley, N.Tandy | KCMG | ORECA/Nissan | 1m49.389s | 9.668s |
10 | LMP2 | N.Panciatici, P-L.Chatin, V.Capillaire | Signatech Alpine | Alpine/Nissan | 1m49.498s | 9.777s |
11 | LMP1 | S.Trummer, V.Liuzzi, C.Klien | Team ByKolles | CLM/AER | 1m50.622s | 10.901s |
12 | LMP2 | S.Sharp, R.Dalziel, D.Hansson | Extreme Speed Motorsports | HPD | 1m51.551s | 11.830s |
13 | LMP2 | N.Leventis, D.Watts, J.Kane | Strakka Racing | Dome/Nissan | 1m52.284s | 12.563s |
14 | LMP2 | J.Nicolet, J-M.Merlin, E.Maris | Oak Racing | Ligier/Nissan | 1m53.457s | 13.736s |
15 | LMP2 | E.Brown, J.Fogarty, D.Brabham | Extreme Speed Motorsports | HPD | 1m55.491s | 15.770s |
16 | GTE Pro | C.Nygaard, M.Sorensen, N.Thiim | Aston Martin Racing | Aston Martin | 1m59.970s | 20.249s |
17 | GTE Pro | A.MacDowall, F.Rees, R.Stanaway | Aston Martin Racing V8 | Aston Martin | 2m00.175s | 20.454s |
18 | GTE Pro | D.Turner, S.Mucke | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m00.333s | 20.612s |
19 | GTE Pro | R.Lietz, M.Christensen | Porsche Team Manthey | Porsche | 2m00.651s | 20.930s |
20 | GTE Pro | G.Bruni, T.Vilander | AF Corse | Ferrari | 2m00.701s | 20.980s |
21 | GTE Pro | P.Pilet, F.Makowiecki | Porsche Team Manthey | Porsche | 2m01.591s | 21.870s |
22 | GTE Am | P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m01.998s | 22.277s |
23 | GTE Pro | D.Rigon, J.Calado | AF Corse | Ferrari | 2m02.156s | 22.435s |
24 | GTE Am | G.Roda, P.Ruberti, K.Poulsen | Larbre Competition | Chevrolet | 2m02.937s | 23.216s |
25 | GTE Am | C.Ried, K.Al Qubaisi, K.Bachler | Abu Dhabi-Proton Racing | Porsche | 2m03.134s | 23.413s |
26 | GTE Am | F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas | AF Corse | Ferrari | 2m03.482s | 23.761s |
27 | GTE Am | V.Shaitar, A.Bertolini, A.Basov | SMP Racing | Ferrari | 2m04.114s | 24.393s |
28 | GTE Am | F.Castellacci, R.Goethe, S.Hall | Aston Martin Racing | Aston Martin | 2m05.050s | 25.329s |
29 | GTE Am | P.Dempsey, P.Long, M.Seefried | Dempsey-Proton Racing | Porsche | 2m06.024s | 26.303s |
Crash: ELMS e Lamborghini Super Trofeo
O início das provas do ELMS (Silverstone) e Lamborghini Super Trofeo (Monza), foram bem animados.
GP da China - Classificação - 3ª Etapa
Olhando a tabela dos tempos obtidos para a formação do grid de largada e isolando as duas Mercedes, que estiveram num outro nível nessa classificação, e transferirmos isso para a corrida de amanhã - num cenário hipotético, que fique claro -, teremos uma corrida interessantíssima da terceira posição para trás. A diferença de Vettel (3º) para Raikkonen (6º) é de um pouco mais de meio segundo e no meio das duas Ferraris aparecem as duas Williams, que de certa forma foram um surpresa se levarmos em conta o desempenho que vinham tendo nos treinos livres perdendo terreno até para a Red Bull. Mesmo sabendo que em corrida as condições podem mudar para o lado vermelho - o que é a tendência - talvez a Williams tenha achado um bom ritmo para tentar desafiá-los. Mas, por outro lado, Vettel salvou um jogo novo de pneus macios, o que lhe dá uma chance de seguir à frente e tentar se intrometer no meio das Mercedes - uma jogada bem próxima do que aconteceu em Melbourne.
A Mercedes fez o que era de se esperar, tendo em Hamilton um nível de pilotagem bem acima dos demais. Foi quase um segundo de vantagem sobre Vettel a marca alcançada por Lewis e apenas Rosberg é quem se aproximou mais, ao ficar 42 centésimos atrás da marca do seu companheiro. Se as coisas forem normais, em todos os sentidos, a equipe prateada terá uma tarde mais tranquila.
A Sauber foi a surpresa do treino ao levar os dois carros ao Q3: Nasr e Ericsson fizeram um bom trabalho e sairão na nona e décima colocações. Se os problemas que enfrentaram na Malásia - especialmente com Felipe - terem sido resolvidos, é bem provável que cheguem com os dois carros na zona de pontos.
Para a Mclaren, que teve uma melhora considerável, os dois carros ficaram no Q1: Button foi o 17º e Alonso - que enfrentou problemas no terceiro treino livre - foi o 18º.
O que esperar da corrida?
É bem provável que a Mercedes sairá vencedora amanhã, e com o Hamilton, mas a dobradinha já é algo duvidoso devido essa carta na manga que Vettel guardou para a corrida. Por outro lado, os duelos pelas demais posições serão bem interessantes.
Grid de Largada para o Grande Prêmiuo da China - 3ª Etapa
A Mercedes fez o que era de se esperar, tendo em Hamilton um nível de pilotagem bem acima dos demais. Foi quase um segundo de vantagem sobre Vettel a marca alcançada por Lewis e apenas Rosberg é quem se aproximou mais, ao ficar 42 centésimos atrás da marca do seu companheiro. Se as coisas forem normais, em todos os sentidos, a equipe prateada terá uma tarde mais tranquila.
A Sauber foi a surpresa do treino ao levar os dois carros ao Q3: Nasr e Ericsson fizeram um bom trabalho e sairão na nona e décima colocações. Se os problemas que enfrentaram na Malásia - especialmente com Felipe - terem sido resolvidos, é bem provável que cheguem com os dois carros na zona de pontos.
Para a Mclaren, que teve uma melhora considerável, os dois carros ficaram no Q1: Button foi o 17º e Alonso - que enfrentou problemas no terceiro treino livre - foi o 18º.
O que esperar da corrida?
É bem provável que a Mercedes sairá vencedora amanhã, e com o Hamilton, mas a dobradinha já é algo duvidoso devido essa carta na manga que Vettel guardou para a corrida. Por outro lado, os duelos pelas demais posições serão bem interessantes.
Grid de Largada para o Grande Prêmiuo da China - 3ª Etapa
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m35.782s | - |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m35.824s | 0.042s |
3 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1m36.687s | 0.905s |
4 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m36.954s | 1.172s |
5 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m37.143s | 1.361s |
6 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m37.232s | 1.450s |
7 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m37.540s | 1.758s |
8 | Romain Grosjean | Lotus/Mercedes | 1m37.905s | 2.123s |
9 | Felipe Nasr | Sauber/Ferrari | 1m38.067s | 2.285s |
10 | Marcus Ericsson | Sauber/Ferrari | 1m38.158s | 2.376s |
11 | Pastor Maldonado | Lotus/Mercedes | 1m38.134s | - |
12 | Daniil Kvyat | Red Bull/Renault | 1m38.209s | - |
13 | Max Verstappen | Toro Rosso/Renault | 1m38.393s | - |
14 | Carlos Sainz | Toro Rosso/Renault | 1m38.538s | - |
15 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m39.290s | - |
16 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m39.216s | - |
17 | Jenson Button | McLaren/Honda | 1m39.276s | - |
18 | Fernando Alonso | McLaren/Honda | 1m39.280s | - |
19 | Will Stevens | Marussia/Ferrari | 1m42.091s | - |
20 | Roberto Merhi | Marussia/Ferrari | 1m42.842s | - |
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Foto 500: De cara para o vento...
WEC: As ações de hoje em Silverstone
Um rápido vídeo do que foi esta sexta-feira em Silverstone, primeiro dia de treinos visando as 6 Horas que serão disputadas no domingo.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.
Foi uma ótima surpresa ver o passo em que a Audi está, após ter dominado amplamente as duas sessões de treinos ao se colocar meio segundo à frente do melhor Porsche 919 Hybrid (#17) que ficou em terceiro e 1.3 segundos à frente do melhor Toyota TS040 (#2) que fechou em quinto.
É claro que, apesar de animadora este cenário, temos que levar em conta que foram apenas treinos livres e que as coisas podem mudar amanhã com o terceiro treino livre e a classificação. Mas de todo modo, é um ponto (muito) positivo para a Audi que não teve um Prologue dos mais bem sucedidos.
Mas a diferença para a Porsche é pequena, tratando-se de Endurance, e é nisso que nos apoiaremos numa esperança de uma corrida acirradíssima. E mesmo um pouco perdida, não podemos descartar a Toyota. Afinal de contas, são os atuais campeões.
GP da China - Treinos Livres - 3ª Etapa
Lewis Hamilton: “Foi bem próximo entre nós
e a Ferrari, e Nico [Rosberg] também está perto. Teremos uma corrida.
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"
“Para ser honesto, não sei quanto andei em cada pneu. Com os médios, não pareceu tão bom, ainda temos que analisar e ver em comparação aos outros.
Tive um dia inteiro correndo hoje, o que faz uma grande diferença"
Kimi Raikkonen: “No
geral, foi um bom dia de trabalho. Tivemos um problema com os freios à tarde,
porém os mecânicos fizeram um trabalho muito bom e resolveram isso, então
consegui voltar à pista para seguir em frente com o programa.
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”
É um pouco cedo para previsões, ainda temos coisas para melhorar. Temos de garantir que tudo vai funcionar para termos outro bom dia, sem quaisquer questões e problemas, e então, vamos fazer nosso melhor para a classificação e a corrida”
Daniel Ricciardo: “Tivemos uma boa sexta-feira, andamos o que
foi possível ao longo das sessões e nosso ritmo parece ser bom. Tivemos algumas
atualizações aerodinâmicas e a dirigibilidade está cada vez melhor.
Definitivamente tivemos uma melhora, e isso é tudo o que podemos pedir.
Obviamente, temos que percorrer mais alguns passos, mas estamos caminhando no
rumo certo, então isso é positivo.”
Sebastian Vettel: "Em
geral, eu estou feliz com o carro. Acho que podemos melhorá-lo, é para que a
sexta-feira normalmente serve. Em um cenário ideal, eu gostaria de ter dado
mais voltas, mas foi uma sessão solida para a equipe também. Eu acho que
podemos dar um passo à frente amanhã.
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."
A Mercedes estava muito forte hoje, nas duas sessões e em todas as entradas na pista, e eu acho que para nós o mais importante é garantir que vamos dar este passo durante a noite. Eu acho que tem algumas coisas que podemos ajustar e então vamos ver onde chegamos. A prioridade número 1 é ficar logo atrás. Se não ficarmos, temos que garantir que ninguém vai nos passar. É só a terceira corrida do ano, e é uma pista completamente diferente, condições diferentes, é novo para todo mundo. O mais importante para nós é pensar em nós mesmos e dar um passo depois do outro.
Eu acho que, em geral, nós temos um bom carro, então podemos sempre ficar confiantes. Mas são só os primeiros dias. Então a meta principal é assegurar que vamos chegar atrás da Mercedes, você precisa aceitar que eles são muito fortes. Com o passar do tempo, obviamente, vamos tentar ficar cada vez mais próximos.
É crucial, mas eu acho que estava normal para todos, provavelmente não tão louco como vimos em outros anos."
Nico Rosberg: "Temos
um carro incrível. Temos que olhar agora exatamente onde estamos. Seremos os
mais rápidos em uma volta, em ritmo de corrida é que precisamos olhar
melhor.Talvez eles consigam nos superar. Mas acho que seremos rápidos"
Daniil Kvyat: “Estamos investigando o que aconteceu com os freios, parecia que eu não podia parar o carro, então precisamos aprender sobre. Tudo estava bem até o fim do TL2. Foi uma pena que eu não pude dar uma sequência maior de voltas, mas ainda assim foram muitas voltas. Trouxemos algumas atualizações para cá e elas parecem bem positivas”.
quinta-feira, 9 de abril de 2015
Foto 499: Uma ajudinha
Como a maioria já sabe, a abertura do WEC acontecerá neste final de semana na Inglaterra para a disputa das 6 Horas de Silverstone e a Nissan, com o seu GTR LM Nismo LMP1, não estará presente nas atividades de pista, assim como não estará em Spa, segunda etapa.
Porém, a fábrica japonesa levou seus dois carros para ficarem expostos nos boxes e pelo que parece, resolveram "brincar" um pouco com o bólido, como sugere a foto que encabeça esta postagem.
Sir. Chris Hoy, três vezes campeão olímpico de ciclismo de pista, resolveu dar uma "ajudinha" para os japoneses neste que tem sido um carro muito problemático na pré-temporada, tanto que eles deixaram de testar no Prologue e faltar as duas primeiras etapas para tentar resolver este enorme quebra cabeça.
E que resolvam logo. Ou terão que pedir uma ajudinha extra...
Porém, a fábrica japonesa levou seus dois carros para ficarem expostos nos boxes e pelo que parece, resolveram "brincar" um pouco com o bólido, como sugere a foto que encabeça esta postagem.
Sir. Chris Hoy, três vezes campeão olímpico de ciclismo de pista, resolveu dar uma "ajudinha" para os japoneses neste que tem sido um carro muito problemático na pré-temporada, tanto que eles deixaram de testar no Prologue e faltar as duas primeiras etapas para tentar resolver este enorme quebra cabeça.
E que resolvam logo. Ou terão que pedir uma ajudinha extra...
terça-feira, 7 de abril de 2015
Tasman Cup Battles: Jim Clark vs Chris Amon - Surfers Paradise Raceway, 1968
Foi uma caça implacável de Chris Amon (Ferrari Dino 246T/68) contra Jim Clark (Lotus 49 Cosworth) durante as primeiras voltas da Surfers Paradise 100, quinta etapa da Tasman Cup de 1968.
Como acontece nos dias de hoje, onde acabam cortando a imagem para algo não tão importante, acabaram perdendo a ultrapassagem de Amon sobre Clark. Mas como de costume, a sorte não sorriu para Chris: o motor de sua Ferrari falhou na 24ª volta e deixou o caminho aberto para Jim vencer a prova, tendo seu companheiro Graham Hill em segundo e Piers Courage (Mclaren M4A Cosworth) em terceiro.
Jim Clark venceu o campeonato daquele ano com 44 pontos e quatro vitórias, contra 36 pontos e duas vitórias de Amon.
Uma pequena nota sobre o circuito de Surfers Paradise Raceway, este que foi idealizado por Keith Williams (que também desenhou o Adelaide International Raceway), que foi aberto em 1966 abrigando várias provas da Tasman Cup, F-5000 e provas locais como Endurance, tornando-se uma das mais importantes da Austrália. A pista foi fechada em 1987, após ter sido vendida por Williams três anos antes, e foi destruída em 2003.
Como acontece nos dias de hoje, onde acabam cortando a imagem para algo não tão importante, acabaram perdendo a ultrapassagem de Amon sobre Clark. Mas como de costume, a sorte não sorriu para Chris: o motor de sua Ferrari falhou na 24ª volta e deixou o caminho aberto para Jim vencer a prova, tendo seu companheiro Graham Hill em segundo e Piers Courage (Mclaren M4A Cosworth) em terceiro.
Jim Clark venceu o campeonato daquele ano com 44 pontos e quatro vitórias, contra 36 pontos e duas vitórias de Amon.
Uma pequena nota sobre o circuito de Surfers Paradise Raceway, este que foi idealizado por Keith Williams (que também desenhou o Adelaide International Raceway), que foi aberto em 1966 abrigando várias provas da Tasman Cup, F-5000 e provas locais como Endurance, tornando-se uma das mais importantes da Austrália. A pista foi fechada em 1987, após ter sido vendida por Williams três anos antes, e foi destruída em 2003.
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Foto 498: Há 12 anos...
Barrichello, Raikkonen e Webber, contornando o grande nome daquele domingo em Interlagos: a Curva do Sol (Foto: The Cahier Archive) |
No final do ano, quando estiver às portas do GP do Brasil, vou tentar fazer um revival não apenas daquela edição, mas das outras em que trabalhei. Ficará bem legal.
Ah, e a edição de 2003 completa hoje 12 anos.
sábado, 4 de abril de 2015
Foto 497: Richard Attwood, 75
Apesar de ter tido uma carreira bem modesta na F1, onde correu por BRM, Lotus e Cooper conquistando um pódio e onze pontos em 17 provas, foi no endurance onde conseguiu bom destaque pilotando por Ferrari, Ford, Alfa Romeo e Porsche.
E foi pela equipe alemã que o seu nome, junto de Hans Hermann, ficaria imortalizado ao darem para a Porsche a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1970.
Richard Attwood completa hoje 75 anos.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Vídeo: Le Mans, 1955
Não sei se alguém já havia visto, mas aqui fica um ótimo documentário - feito por Thomas Ammam - sobre aquele fim de semana negro de 11 e 12 de junho de 1955.
Infelizmente está em francês, o que dificultará o entendimento da maioria. Mas de todo modo, é um ótimo registro daquele que foi a maior tragédia da história do automobilismo e que completará neste 2015, 60 anos.
Infelizmente está em francês, o que dificultará o entendimento da maioria. Mas de todo modo, é um ótimo registro daquele que foi a maior tragédia da história do automobilismo e que completará neste 2015, 60 anos.
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