domingo, 17 de março de 2019

GP da Austrália - Mais dúvidas




Um sentimento que era aguardado para este GP australiano repousava sobre o possível - e esperado - confronto entre Mercedes e Ferrari (com a "escolta de luxo" da Red Bull) para termos um real parâmetro das forças que ambas haviam mostrado nos testes. Porém, os treinos livres - excetuando o primeiro - e mais a classificação acabaram criando uma vantagem impressionante para a Mercedes que deixou boa parte de seus rivais mais próximos com a pulga atrás da orelha. Mas como sabemos bem, é na corrida que as coisas se revelam.
A má largada de Hamilton possibilitou o avanço de Valtteri Bottas que esteve, talvez, no seu melhor final de semana desde que ingressou na equipe alemã. Um ritmo impressionante que intensificou ainda mais após a parada de box de Lewis Hamilton, que precisou ser sacado da segunda posição para evitar um possível undercut de Vettel. Antes que isso acontecesse, a diferença de Bottas para Hamilton estava em torno de quatro segundos e de Lewis para Vettel oscilando de três a quatro segundos. É tanto que a estratégia da Mercedes em levar o inglês vão box para mudar dos macios para o médio, acabou sendo acertada: Lewis voltou com vantagem de um segundo e meio sobre Sebastian. Talvez algumas voltas depois isso poderia se tornar uma dor de cabeça maior para o inglês.
Com caminho aberto, Valtteri esteve mais a vontade e aumentou o ritmo a ponto de conseguir uma ótima vantagem de 30 segundos e pouco para fazer sua parada e voltar com folga à frente de Lewis, que já iniciava um distanciamento de Vettel.
Enquanto que Bottas dava continuidade a sua fabulosa pilotagem, foi Verstappen quem apareceu para incomodar os dois grandes pilotos: após chegar e atacar inapelavelmente Sebastian, com uma uma bela ultrapassagem, era questão de tempo para alcançar Lewis e fazer o mesmo para chegar ao segundo lugar. Mas o seu erro na primeira curva, mais as respostas de Hamilton para se manter na tal posição, dissiparam uma possível chance de duelo que animaria bem o final da prova.
A verdade é que o GP da Austrália não mostrou a totalidade das impressões que tivemos desde a pré-temporada e as dúvidas que deveriam ser sanadas, aumentaram na verdade. Uma Ferrari que se apresentou tão forte na pré-temporada, não mostrou nem ao menos uma performance parecida com que teve em Melbourne doze meses antes. Apesar das coisas sugerirem desgaste de pneus e mais problemas na unidade de potência no carro de Vettel, que o levou a perguntar o porquê de estar tão lento, o seu início de prova não foi dos melhores também por conta dos erros de acerto.
Apesar de Gasly não ter tido a melhor das estréias, a Red Bull teve em Max Verstappen a sua melhor representação com a sempre ótima combatividade do piloto holandês. E o início desta parceria com a Honda foi dos melhores ao conseguirem, até, desafiar a Ferrari e Mercedes. A terceira colocação de Max resultou no primeiro pódio da Honda nesta era híbrida e também no primeiro deste a terceira colocação de Rubens Barrichello no GP da Grã Bretanha de 2008.
De quem a maioria tinha a maior dúvida, acabou mostrando a velha forma de sempre mesmo que não tenha vindo do piloto esperado: a Mercedes dominou amplamente o final de semana australiano como se nenhuma outra equipe existisse por perto, andar numa classe própria com Lewis nos treinos e depois com Bottas na corrida. Ritmos satisfatórios que impressionou a todos e também a equipe, mesmo que eles digam que não levaram nada de novo para a pista australiana. Mas aqueles testes onde revelaram dois carros diferentes nas duas partes dos testes, podem ter contribuído para uma rápida melhora.
A verdade é que o GP do Bahrein passa a ser o local onde as grandes perguntas da pré-temporada podem ser respondidas.



Grande Prêmio da Austrália – Circuito de Melbourne – 1ª Etapa – Resultado Final

Tempo: 23.6°C Seco & Ensolarado
Asfalto: 43.4-37.1°C Seco
Umidade: 70.3%
Vento: 1.0 m//s
Pressão do ar: 1015.3 bar









































































































































































Melhor Volta: 1.25.580 lap 58 - Valtteri Bottas - Mercedes W10 - Média 223.075 km/h
Top speed: 321.9 km/h - Pierre Gasly - Red Bull RB15 Honda

sábado, 16 de março de 2019

GP da Austrália - Treinos Livres e Classificação - Resultados


Grande Prêmio da Austrália – 1ª Etapa – Dias 15 e 16 de Março – Treinos Livres e Classificação


1º Treino Livre – 15 de Março
Tempo:  20,6-21.3°C Seco & Ensolarado
Asfalto:  32.2-42.2°C Seco
Umidade:  49.3-52.2%
Vento: 2.0 m/s
Pressão do ar: 1.019 bar
Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
44
1:23.599
26
Soft
2
5
1:23.637
+0.038s
18
Soft
3
16
1:23.673
+0.074s
18
Soft
4
33
1:23.792
+0.193s
22
Soft
5
77
1:23.866
+0.267s
30
Soft
6
7
1:24.816
+1.217s
18
Soft
7
26
1:24.832
+1.233s
30
Medium
8
10
1:24.932
+1.333s
23
Soft
9
20
1:24.934
+1.335s
24
Soft
10
27
1:25.015
+1.416s
11
Soft
11
99
1:25.166
+1.567s
23
Soft
12
8
1:25.224
+1.625s
18
Soft
13
23
1:25.230
+1.631s
21
Medium
14
55
1:25.285
+1.686s
19
Soft
15
18
1:25.288
+1.689s
26
Medium
16
11
1:25.498
+1.899s
21
Medium
17
3
1:25.634
+2.035s
16
Soft
18
4
1:25.966
+2.367s
31
Soft
19
88
1:27.914
+4.315s
25
Medium
20
63
1:28.740
+5.141s
25
Medium

2º Treino Livre – 15 de março
Tempo: 22,2-21.7°C Seco & Ensolarado
Asfalto: 44-8-38°C Seco
Umidade:  54.3-57.1%
Vento: 2.7-1.9 m/s
Pressão do ar: 1.017.8 bar
Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
44
1:22.600
33
Soft
2
77
1:22.648
+0.048s
33
Soft
3
33
1:23.400
+0.800s
33
Soft
4
10
1:23.442
+0.842s
31
Soft
5
5
1:23.473
+0.873s
35
Soft
6
7
1:23.572
+0.972s
40
Soft
7
27
1:23.574
+0.974s
37
Soft
8
3
1:23.644
+1.044s
31
Soft
9
16
1:23.754
+1.154s
35
Soft
10
8
1:23.814
+1.214s
37
Soft
11
26
1:23.933
+1.333s
36
Soft
12
20
1:23.988
+1.388s
27
Soft
13
18
1:24.011
+1.411s
38
Soft
14
55
1:24.133
+1.533s
26
Soft
15
99
1:24.293
+1.693s
37
Soft
16
11
1:24.401
+1.801s
34
Soft
17
23
1:24.675
+2.075s
40
Soft
18
4
1:24.733
+2.133s
26
Soft
19
63
1:26.453
+3.853s
32
Soft
20
88
1:26.655
+4.055s
33
Soft

3º Treino Livre – 16 de Março
Tempo:  21.9°C  Ensolarado e Seco
Asfalto:  42.4°C Seco
Umidade:  63.1%
Vento: 2.9 m/s
Pos
No
Driver
Team
Lap Time
1st Gap
Laps
Tyres
1
44
1:22.292
12
Soft
2
5
1:22.556
+0.264s
12
Soft
3
16
1:22.749
+0.457s
12
Soft
4
8
1:23.112
+0.820s
17
Soft
5
20
1:23.334
+1.042s
15
Soft
6
10
1:23.367
+1.075s
17
Soft
7
77
1:23.422
+1.130s
17
Soft
8
26
1:23.442
+1.150s
16
Soft
9
33
1:23.481
+1.189s
19
Soft
10
3
1:23.695
+1.403s
14
Soft
11
27
1:23.737
+1.445s
15
Soft
12
99
1:23.831
+1.539s
16
Soft
13
55
1:24.049
+1.757s
21
Soft
14
11
1:24.082
+1.790s
18
Soft
15
23
1:24.328
+2.036s
15
Soft
16
18
1:24.345
+2.053s
16
Soft
17
7
1:24.402
+2.110s
18
Soft
18
4
1:24.568
+2.276s
16
Soft
19
63
1:25.944
+3.652s
14
Soft
20
88
1:26.589
+4.297s
16
Soft

Classificação – 16 de março
Tempo:  23.3-22.8°C  Ensolarado e Seco
Asfalto:  39.6-34.4°C Seco
Umidade:  69.7-70%
Vento: 1.2-1.7 m/s
Pressão do ar: 1.016.8 bar
Pos
No
Driver
Team
Q1
Q2
Q3
Laps
1
44
1:22.043
1:21.014
1:20.486
18
2
77
1:22.367
1:21.193
1:20.598
19
3
5
1:22.885
1:21.912
1:21.190
16
4
33
1:22.876
1:21.678
1:21.320
17
5
16
1:22.017
1:21.739
1:21.442
17
6
8
1:22.959
1:21.870
1:21.826
17
7
20
1:22.519
1:22.221
1:22.099
18
8
4
1:22.702
1:22.423
1:22.304
21
9
7
1:22.966
1:22.349
1:22.314
17
10
11
1:22.908
1:22.532
1:22.781
15
11
27
1:22.540
1:22.562
no time
10
12
3
1:22.921
1:22.570
no time
12
13
23
1:22.757
1:22.636
no time
14
14
99
1:22.431
1:22.714
no time
14
15
26
1:22.511
1:22.774
no time
13
16
18
1:23.017
no time
no time
6
17
10
1:23.020
no time
no time
6
18
55
1:23.084
no time
no time
6
19
63
1:24.360
no time
no time
9
20
88
1:26.067
no time
no time
8


Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...