quarta-feira, 18 de março de 2020

Foto 846: José Carlos Pace, GP da França 1974


José Carlos Pace com o Brabham BT42-3 da Hexagon Racing, durante os treinos para o GP da França de 1974 disputado em Dijon-Prenois. Infelizmente o piloto brasileiro não conseguiu qualificar-se para o GP, por causa de problemas no motor Ford.
Foi a primeira corrida de Pace após ter  saído da Surtees, onde correu até o GP da Suécia que acabou por abandonar após uma escapada. A falta de organização da equipe de John Surtees e o baixo rendimento do TS16 foram os fatores decisivos para a saído do brasileiro naquele ano de 74 - o Team Surtees ainda perderia o patrocínio principal antes do término do campeonato.
Depois da não qualificação para a corrida em Dijon-Prenois, Pace tomou partido do segundo carro da equipe oficial da Brabham em substituição a Rikky Von Opel, indo formar o time dos "Carlos" com Reutemann na equipe chefiada por Bernie Ecclestone.
Hoje completa 43 anos da morte de Pace e Marivaldo Fernandes, após um acidente aéreo na Serra da Cantareira.

sábado, 14 de março de 2020

Foto 845: Schkee DB1, Can-Am 1977



Um inicio promissor, mas que ficou apenas nisso. O Schkee DB1 durante a prova de abertura da Can-Am em Mont Tremblant 1977 quando a categoria retomava suas ações após duas temporadas de recesso, mas agora com o regulamento de single seater ao serem baseados em carros da F-5000 – principalmente os Lola T332 e T332C. Naquela primeira corrida o Shkee DB1, pilotado por Tom Klausler, foi absoluto ao largar da pole, fazer a melhor volta e vencer.
Apesar da sua aparência exótica, o Schkee DB1, projetado por Bob McKee sob encomenda de Doug Schulz – daí o nome Schkee, com as iniciais do sobrenome Schulz e as finais do sobrenome McKee – mostrou ter bom rendimento, tanto que Klausler voltou a marcar a pole na prova seguinte em Laguna Seca, mas problema na bomba de combustível impossibilitou a sua participação na corrida. Aliás, problemas mecânicos atormentaram a equipe que isso foi um fator importante para o não sucesso deles durante a temporada, apesar de boas qualificações em algumas provas como o segundo lugar no grid de Watkins Glen (abandonou  por problemas  no diferencial com Klausler e um outro Schkee foi inscrito para Doug Schulz que acabou não competindo); fez o terceiro tempo em Road America e abandonou após um acidente; quarto no grid de Mid-Ohio onde voltou abandonar por danos na carroceria; em Mosport marcou o sétimo tempo e abandonou por problemas numa das válvulas; nas demais provas que o Schkee competiu, acabou abandonando por problemas mecânicos ou por acidente. Das nove etapas daquele campeonato, o Schkee DB1 esteve presente em sete e falharam nas etapas de Trois-Rivières e Sears Point. Além da vitória em Mont Tremblant, o outro melhor resultado foi o nono lugar em Riverside.
Para 1978 o carro ficou sob os cuidados da equipe Tom Spalding Racing, de Tom Spalding. Mais uma vez o carro se revelou muito bom em voltas lançadas, mas os resultados não foram os melhores. Na dez etapas daquele ano, o carro competiu em oito – falhando em Mid-Ohio e Trois-Rivières – e teve dois sétimos lugares – Charlotte e Riverside – como melhores resultados – em Riverside o Schkee DB1 apareceu na cor branca e com modificações na carroceria, sendo a principal a adição de uma asa na dianteira.
O carro foi vendido posteriormente para Dick Dejarld que utilizou o Schkee DB1 em provas da SCCA no inicio dos anos 80.
O carro vencedor da prova de Mont Tremblant de 1977 estava a venda no final de 2019 por 249 mil dólares.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Foto 844: Lyn St. James, Watkins Glen 1985


Uma grande festa. Lyn St. James festejando a sua vitória na classe GTO na etapa de Watkins Glen da IMSA, denominada de 500km de Watkins Glen disputada em setembro de 1985.
Lyn venceu a classe a bordo do Ford Mustang da equipe Roush Racing com uma volta de vantagem sobre a dupla do Camaro formada por Carter/ Felton. No geral - e na classe GTP - a prova foi vencida pela dupla Al Holbert/ Derek Bell com um Porsche 962 da Holbert Racing.
A conquista de Lyn St James foi a primeira de uma mulher na IMSA.
A grande piloto estadunidense completa hoje 73 anos.

Foto 843: Ayrton Senna, Macau 1983


Ayrton Senna e Teddy Yip antes da largada de uma das duas baterias do GP de Macau de 1983.
A prova foi dominada amplamente pelo piloto brasileiro - que correu pela West Surrey Racing/ Marlboro Theodore Racing - que marcou a pole e venceu as duas baterias sempre com Roberto Guerrero (Eddie Jordan Racing) e Gerhard Berger (Trivellato Racing) completando o pódio.
A edição de 1983 foi a 30a da história da prova, que é realizada desde 1954. E naquele ano foi a primeira vez que a Fórmula 3 passou a correr em Macau, substituindo os Fórmula Atlantic, que realizaram as últimas edições.

Foto 842: GP da Venezuela, 500cc 1977


A linha de frente do GP da Venezuela, na primeira visita da Motovelocidade naquele país em 1977. Johnny Cecotto (Yamaha #20), Barry Sheene (Suzuki #7), Steve Baker (Yamaha #32) e Pat Hennen (Suzuki #3) na primeira fila das 500cc. Sheene venceu aquela prova inaugural em 48 minutos e 56 segundos, três segundos a frente de Steve Baker que foi o segundo, enquanto que Pat Hennen terminou em terceiro com 39 segundos de atraso. Cecotto, que vencera a prova das 350cc e foi o pole da 500cc, terminou em quarto. A prova das 250cc foi vencida por Walter Villa e a 125cc ganha por Angel Nieto.
A pista de San Carlos, situada na cidade que leva o mesmo nome, foi construída no início dos anos 70 e em 1976 sediou a Fórmula 750 em duas baterias, sendo vencidas por Johnny Cecotto e a segunda por Gary Nixon. Mas uma confusão em relação a pontuação acabou por manchar a prova e consequentemente a reputação dos organizadores, que pretendiam realizar ainda naquele ano uma etapa do Mundial de Moto que acabou sendo negada.
Para 1977 as coisas se saíram bem e a corrida foi realizada e mais outras duas edições foram feitas, com Barry Sheene vencendo todas (1977, 78 e 79), o que lhe valeu o apelido de "Rei de San Carlos".
Problemas financeiros impossibilitaram a realização de outras edições do GP e a pista de San Carlos, que foi motivo de elogios devido as suas modernas instalações, acabou ficando pelo caminho. Dos anos 80 para cá o circuito realizou apenas provas locais. Com a crise econômica na Venezuela, a pista está a venda.
O circuito tem extensão de 4.135m e pode ser usado um traçado menor, de 3.135m.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto 841: Maranello Concessionaries, 24 Horas de Le Mans 1967


Os trabalhos de box no Ferrari 412P durante as 24 Horas de Le Mans de 1967. O Ferrari 412P #23 foi inscrito pela equipe inglesa Maranello Concessionaries e foi conduzido por Richard Attwood e Piers Courage. Abandonaram na 15 hora após problemas na bomba de óleo.
A vitória ficou para o Ford GT40 MK IV #1 pilotado por Dan Gurney e A.J. Foyt, seguidos pelo Ferrari 330 P4 #21 de Ludovico Scarfiotti e Mike Parkes e pelo outro Ferrari 330 P4 #24 da Equipe Nationale Belge, que foi conduzido por Willy Mairesse e Jean Blaton.
A Maranello Concessionaries Racing Team foi fundada por Ronnie Hoare no início dos anos 60 e obteve um total de 92 vitórias nos seus anos de atividades de 1961 até 1972. A Maranello Concessionaries foi uma das mais importantes distribuidoras no Reino Unido e que hoje é a atual Ferrari UK.

Foto 840: Johnny Rutherford, Indy 500 1980

(Foto: Indystar.com)
A terceira festa do "Lone Star". Johnny Rutherford após vencer a Indy 500 de 1980. Foi a terceira conquista de Rutherford na grande corrida, tendo vencido as outras duas em 1974 e 1976 pela Mclaren. A de 1980 foi pela Chaparral.
Apesar de ter liderado o maior número de voltas, Rutherford teve o desafio vindo de Bob Unser e Rick Mears: enquanto que Bob ficou pelo caminho por causa de problemas no turbo na volta 126, Rick Mears era uma certa ameaça até que apostou numa parada de box arriscada na volta 178 quando tinha 20 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que ia a frente de Rutherford. A parada foi feita em bandeira amarela e Mears, apostando na larga diferença, completou apenas o combustível e manteve os pneus. Sneva também foi aos boxes, exceto Johnny que se manteve na pista. O resultado foi Rutherford mantendo a liderança e aumentando a diferença sobre Sneva, enquanto que Rick precisou fazer uma parada extra para trocar os pneus e dar adeus a qualquer chance de vitória, terminando em sexto. Rutherford venceu com mais de 29 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que largada na 33a posição. A terceira posição ficou para Gary Betenhausen, que largara em 32o.
Hoje Johnny Rutherford completa 82 anos.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Foto 839: Arturo Merzario, 400km de Barcelona 1972


O pequeno Art. Na foto, Arturo Merzario com o Abarth Osella SE021 da Scuderia Brescia Corse durante os 400km de Barcelona disputado em Montjuic Park, etapa válida pelo Campeonato Europeu de 2 Litros de 1972.
Arturo é daquela leva de pilotos que tentaram o sucesso na Fórmula 1, mas foi no mundo dos carros esporte e protótipos que encontrou o sucesso. Conquistou por duas vezes a Targa Florio (1972 com a Ferrari ao lado de Sandro Munari em 1975 com a Alfa Romeo) e venceu os 1000km de Spa Francorchamps de 1972.
Além dessas conquistas em 1972, Merzario terminaria o ano coroado com o título do Campeonato Europeu de 2 Litros com o Abarth Osella ao vencer três corridas (Dijon, Silverstone e Enna-Pergusa) e marcar 71 pontos, contra os 50 pontos de John Burton que pilotou um Chevron B21.
Hoje Merzario completa 77 anos.

terça-feira, 10 de março de 2020

Foto 838: Brian Redman, F5000 1976


Brian Redman com o Lola T332C da equipe de Jim Hall/ Carl Haas durante uma das etapas do Campeonato norteamericano da Fórmula 5000 de 1976, da qual sagrou-se tricampeão consecutivo.
Apesar de todos reconhecerem Redman como um dos pilotos mais versáteis de sua geração, foi na F5000 onde o piloto inglês achou seu lugar. No campeonato da categoria - que tinha franquias na Europa, Austrália, África do Sul - era o disputado nos EUA o mais ferrenho deles, contando com pilotos de renome que corriam na IndyCar e também na Fórmula-1. Brian desafiou e venceu os melhores pilotos daquela década - e também da história do automobilismo. Na sua primeira temporada completa, perdeu o título de 1973 para Jody Scheckter; em 1974 agradeceu a oportunidade que lhe foi dada na Shadow na F1, onde correu em substituição do falecido Peter Revson até o GP de Mônaco e depois passou a dedicar-se integralmente ao campeonato americano da F5000 onde derrotou Mario Andretti naquele ano; repetiu o feito em 1975, mais uma vez sobre Mario Andretti e em 1976 ganhou o tricampeonato contra Al Unser. Redman foi o piloto com mais títulos na série americana com três campeonatos - todos consecutivos -, seguido por Patrick Tambay que ganhou dois (1977 e 1980).
Brian Redman completou ontem 83 anos.

Foto 837: Alain Prost, GP da França 1981


A primeira do Professor. Alain Prost com o Renault RE30 no grid de largada para o GP da França de 1981, disputado em Dijon-Prenois. Na ocasião Alain saiu da terceira posição atrás de John Watson (McLaren) e do pole René Arnoux, então seu companheiro de Renault.
Alain teve caminho aberto para tentar a vitória com a má largada de Arnoux, que caiu para sétimo, mas Prost precisou lutar contra problemas na asa traseira e no câmbio além, claro, de batalhar a dianteira da prova contra  Nelson Piquet. A sorte mudou quando a prova foi interrompida na volta 58 por causa de uma forte chuva e na relargada ele assumiu a dianteira, conseguindo abrir boa vantagem sobre o brasileiro e assumir a liderança absoluta  da prova - uma vez que os tempos eram somados com a primeira parte antes da bandeira vermelha. Alain ainda teve que aguentar a pressão de Watson, conseguindo sobressair para garantir a sua primeira vitória na Fórmula 1. John Watson ficou em segundo e Piquet em terceiro.
Prost ainda venceria mais dois GPs naquele 1981 na Holanda e Itália.

sábado, 7 de março de 2020

Foto 836: Walter Rohrl, Rally Safari 1979

Walter Rohrl e o seu FIAT 131 Abarth - ou o que restou dele - durante o Rally Safari de 1979.
Foi um rally complicado para a FIAT, apesar de Markku Alen e seu navegador Kivimäki Ilkka terem fechado em terceiro - nessa que foi a primeira participação de Alen neste Rally.
Walter enfrentou problemas em todos os dias do evento, passando pela baixa competitividade do 131; a perda do para-brisa por causa da colisão com um pássaro; o atraso por causa de pequeno trecho de rio que estava com o nível acima do normal devido as fortes chuvas - sem contar no susto em ver Mercedes 450 SL de Bjorn Waldegaard quase ser levado pela correnteza, quando este tentou a travessia sem ajuda; e depois um buraco acabou tirando a oportunidade de Walter Rohrl/ Christian Geistdorfer de conquistar uma melhor posição, forçando a dupla a fechar na oitava colocação. A vitória ficou para Shekhar Mehta/ Mike Dougthy com um Datsun 160J.
Segundo Rohrl, o Rally do Safari não era o seu preferido.
Hoje o grande piloto alemão completa 73 anos.

Foto 835: Michael Schumacher, GP da Alemanha 1995

A festa de uma torcida. A bela foto do momento em que Michael Schumacher vence o GP da Alemanha de 1995 com o Benetton B195 Renault. Foi a quinta vitória dele naquela temporada.
Schumacher tornou-se o primeiro alemão a vencer o GP caseiro desde a conquista de Rudolf Caracciola no distante ano de 1939, quando ele venceu em Nurburgring com a Mercedes W154 - porém, Michael Schumacher voltaria a vencer em território alemão naquele ano de 1995 ao ganhar uma corrida em Nurburgring, mas esta nomeada de GP da Europa.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Foto 834: Ferrari, GP de Mônaco 1962


Os Ferrari 156 no final de semana do GP de Mônaco de 1962. Em primeiro plano o Ferrari #40 de Willy Mairesse, logo atrás o #36 de Phil Hill e ao lado o #38 de Lorenzo Bandini - que foi pilotado também por Ricardo Rodríguez num dos treinos.
A pole foi de Jim Clark (a primeira dele na Fórmula 1), mas o escocês acabou abandonando na volta 55 por problemas na embreagem do Lotus. Bruce McLaren (Cooper) venceu o GP, seguido pelas Ferrari de Phil Hill e Lorenzo Bandini. Willy Mairesse terminou em sétimo - apesar de ter abandonado na volta 90 por queda na pressão do óleo.
A corrida ficou marcada pela morte do  bandeirinha Ange Baldone, que foi acertado pelo pneu do BRM de Ritchie Ginther após este ter se envolvido num enrosco na antiga curva do gasômetro.

4 Horas de Goiânia - Uma estreia e tanto para Renan Guerra e Marco Pisani

Um inicio promissor: Marco Pisani/ Renan Guerra vencendo na estreia deles com Ligier e na classe P1 (Foto: Bruno Terena) O autódromo de Goiâ...