Para a Audi foi a décima vitória em 13 participações em Le Mans, mostrando o quanto é forte. Ter perdido os 1000km de Spa levou muitas pessoas a questionarem se realmente este carro poderia fazer frente aos Peugeots. Claro, o R18 TDi é um carro totalmente novo frente o 908 que venceu as duas primeiras corridas em Sebring e Spa, mas a sua performance em Sarthe foi irretocável. Também foi interessante ver os dois "crash tests" a que eles foram submetidos com os acidentes de Mcnish na primeira hora de prova e de Rockenfeller na oitava. O protótipo coberto aguentou os acidentes e os pilotos saíram ilesos, para alívio do Dr. Ulrich. Horas depois do término da prova, descobriu-se que Lotterer andara a última volta com furo em um dos pneus. Sem dúvida, se isso não é sorte, sei lá o que é. Para a Peugeot, resta saborear, mais uma vez, o amargo da derrota. Se ano passado eles não tiveram nenhum tipo de pudor ao andar no limite extremo com todos os carros e perdê-los exatamente por causa disso, desta vez todos os carros chegaram ao fim mas nenhum deles foi páreo o suficiente para deter o único Audi restante na corrida. E esta derrota entra no hall de fracassos do automobilismo francês em sua história. Assim como a do ano passado, esta derrota é comparável as de 1914 (Mercedes), 1921 (Duesenberg) e 1923 (Sunbeam), quando as equipes francesas subestimaram seus concorrentes e vieram perder de modo vergonhoso.
Foi mais uma 24 Horas de Le Mans que terminou com um espetáculo a parte do carros, como sempre. Também vale dizer que a última volta foi épica, com o Peugeot #9 a tentar de todo custo chegar no Audi #2 e fazer desta a mais tensa das últimas voltas desde a edição de 1969. A Audi saiu vencedora e ano que vem, claro, a Peugeot tentará vencê-la. E quem sabe, talvez, mais alguém entre nessa batalha para dividir as anteções. É esperar para ver.
E aqui fica o meu agradecimento a esta grande prova: Merci Le Mans! D'ici à 2012
torci pros peugeots mas não deu...de novo...
ResponderExcluirPerde também é do esporte!
ResponderExcluirAs duas fabricas tem se dedicado bastante ao esporte protótipos de longa duração, isso é um fato...
Pra nós o que sobra é a lembrança de que o esporte continua forte no mundo, e esses carros um dia vão vir novamente para o Brasil, e tomara que nosso templo faça parte de seu calendário.
Afinal em nossas ruas andam normalmente Audis, Peugeots, Ferraris, Maserattis, Lambos, e etc...
O Brasil hoje lidera o comercio de carros importados de luxo e de alto desempenho, não vai demorar pra que tenhamos esses ai andando por aqui..
É só esperar um pouco mais, quanto ao Audi vencedor, parabens, e pra Peugeot também por ter lutado bravamente, se não fossem os Franceses a vitória da Audi seria simples..
Mas foi valorizado o esporte na sua plenitude e toda prova de Le Mans deixa uma história praser contada....
Gp to
Ótima corrida e parabéns pela excelente cobertura do VOLTA RÁPIDA via Blog e Twitter.
ResponderExcluirValeu