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terça-feira, 2 de junho de 2020

Foto 871: Mclaren M4B BRM, Mônaco 1967


Bruce Mclaren com o seu Mclaren M4B em Monte Carlo, durante o GP de Mônaco de 1967 no qual veio terminar na quarta colocação.
O Mclaren MB4 foi baseado no modelo de Fórmula-2 como uma alternativa para a chegada do M5A que estava na prancheta de Robin Herd na ocasião e que receberia o motor V12 da BRM. Enquanto que o M5A era concebido, o M4B recebeu algumas modificações para poder atender a Fórmula-1, como adição de tanques de combustíveis complementares para aguentar todo o percurso que uma corrida da categoria principal. Outro ponto importante foi a modificação do nicho para a colocação do motor BRM V8 de 2 litros que foi usado na campanha que deu o título de 1962 a Graham Hill.
O carro teve seu primeiro uso em Brands Hatch quando participou da Race Of Champions, onde conseguiu dois bons resultados (terminando duas baterias em quarto e sexto, respectivamente, e abandonando na terceira) e voltou a ser usado no Spring Trophy realizado em Oulton Park, onde conseguiu uma trinca de quintos lugares nas três baterias do evento. Bruce ainda conseguiria mais um quinto lugar no International Trophy, realizado em Silverstone.
Tendo falhado a primeira etapa da Fórmula-1 em 1967, o GP da África do Sul, Bruce Mclaren estreou o M4B BRM em Mônaco, então segunda etapa. O pequeno carro se comportou bem no circuito de Monte Carlo, onde conseguiu o décimo lugar e na corrida esteve sempre bem e até ao ponto que poderia ter pego o pódio caso não fosse uma parada extra para trocar uma bateria descarregada – que a principio Bruce acreditava que fosse a pressão do combustível que caíra, deixando o jovem neozelandês furioso a ponto de gritar com algumas pessoas da equipe. Mas a coisas se resolveram quando Jack Brabham, que abandonou ainda no inicio da corrida por causa do motor Repco de seu Brabham ter estourado, percebeu o problema e foi até Bruce lhe dizer que era as flahas era por causa da bateria. Com a situação resolvida e bateria trocada, Mclaren voltou à prova e salvou um quarto lugar numa corrida que ficou marcada pelo trágico acidente que vitimou Lorenzo Bandini.
A equipe Mclaren partiu para o GP da Holanda, onde viram o novo motor Ford Cosworth DFV estrear. Ao contrário da ótima estreia do M4B em Monte Carlo, este foi um desastre: largou em 14º e abandonou na primeira volta após um acidente.
A história final do M4B BRM ficou para os testes particulares da equipe em Goodwood, quando o carro, que foi intensamente reparado após o acidente em Zandvoort, teve um incêndio que deu perda total no carro. Isso impossibilitou a participação de Bruce Mclaren na prova belga, mas o neozelandês conseguiu arrumar um assento no Eagle Weslake de seu amigo Dan Gurney tendo pilotado nos GPs da França, Grã-Bretanha e Alemanha, até que retornou ao volante do novo Mclaren M5A já equipado com o motor BRM V12.
Hoje completa exatos 50 anos da morte de Bruce Mclaren, quando este testava em Goodwood o Mclaren M8D da Can-Am.

Um comentário:

  1. Pena o Bruce ter partido tão cedo, mas deixou um legado enorme.

    Abraço

    visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/

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