John Fitzpatrick com o Porsche 935 da equipe GeLo Racing já sem a porta em Watkins Glen 1978 (Foto: DailySportsCar) |
Para que uma porta... O Porsche 935 #30 da GeLo Racing
pilotado por Toine Hezemans/ John Fitzpatrick/ Peter Gregg durante as 6 Horas
de Watkins Glen de 1978, então sétima etapa do Mundial de Marcas. O trio
acabaria por vencer a prova após largarem em segundo, com a pole sendo feita
pelo outro Porsche 935 da Dick Barbour Performance #90 pilotado por Rolf
Stommelen/ Manfred Schurti/ Dick Barbour.
Foi uma corrida que teve certo caos quando ficou
interrompida pelas fortes chuvas, exatamente pelo fato de alguns locais do
circuito concentrar pontos de alagamento. A corrida ficou parada por 59 minutos
e o relógio não foi parado, o que sugere que os competidores correram em torno
de cinco horas e pouco.
Com aprova retomada e faltando uma hora para o fim da
corrida, o Porsche #30 foi aos boxes para o seu último pit-stop e durante o
trabalho a porta do lado esquerdo caiu e os mecânicos remendaram a peça com
silver tape, devolvendo o carro para a corrida com aquele “novo adereço”. O
problema é que mais a frente a porta voltou a se desprender e cair, mas o
Porsche não foi aos boxes e o trio fechou a prova em primeiro com 30 segundos
de avanço sobre o Porsche #90 da Dick Barbour.
O fato do Porsche #30 da GeLo Racing completar a corrida sem
a porta levou a equipe de Dick Barbour a reclamar sobre a questão do peso,
indicando que a falta da porta podia influenciar na hora da pesagem. Mas
segundo os comissários que fizeram a pesagem e inspeção no Porsche #30, o carro
estava dentro dos limites do peso regulamentar que era de 2.255kg. Completaram
os seis primeiros o BMW 320 #10 da Faltz Essen pilotado por Dieter Quester/
Hans Joachim Stuck chegando em terceiro; o Porsche 935 #13 da Hal Shaw Racing
pilotado por Hal Shaw Jr./ Monte Shelton em quarto (que venceram na classe dos
Trans-Am); o Chevrolet Monza #19 da Chris Cord Racing conduzido por Chris Cord/
Jim Adams em quinto; e o Porsche 935 #71 da Otis Chandler que foi conduzido por
John Thomas/ Otis Chandler.
Outro piloto que brilhou durante a prova e não conseguiu
grande resultado, foi Danny Ongais – que dividiu o Porsche 935 #0 da Interscope
Racing com Ted Field –que chegou liderar as primeiras voltas e perder a
liderança por problemas em uma das rodas. Conseguiu se recuperar, mas abandonou
após problemas no câmbio.
Quando vi a foto até fiquei a pensar que assim, sem a porta, era mais fácil nas paragens na box para trocar de piloto, só quando li é que percebi que a porta caiu na ultima paragem, o que não deixa de ser insólito.
ResponderExcluirAbraço
visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/