Especiais Volta Rápida

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Foto 1013: Gerhard Berger, Österreichring 1984

 


Um jovem austríaco em ação... Gerhard Berger acelerando o ATS D7 BMW no final de semana do Grande Prêmio da Áustria de 1984, prova que marcou a estréia do piloto local. 

Era a primeira vez naquele ano - e também desde 1982 - que a equipe comandada por Günther Schmidt alinhava um segundo carro no grid. Isso tirou um pouco a paz de seu então único piloto Manfred Winkelhock que entendia que a equipe não tinha peças suficientes para atender dois carros. De qualquer forma, um segundo carro foi alinhado para o jovem Berger. 

Este foi o final de semana que coroou, enfim, Niki Lauda que procurava vencer o seu GP local há muitos anos e sempre batia na trave. Ele aproveitou-se de problemas com Alain Prost - que abandonou com problemas de rotação na volta 28 - para vencer em Österreichring pela primeira vez e única, após vencer uma batalha contra a Brabham BMW de seu amigo Nelson Piquet. 

Sobre a ATS esta teve Winkelhock largando em 14º e Berger em 20º, mas os temores de Manfred se confirmaram quando ele teve uma quebra no cãmbio durante o warm-up e não pôde largar por... falta de peças. Berger largou e terminou na 12ª posição, com três voltas de atraso para Niki Lauda. 

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: Sabor agridoce e domínio ferrarista

 

(Foto: Team WRT/ Twitter)

Tinha um ar de expectativa em torno da LMP2 para esta edição que era bem plausível: as temidas falhas nos Hypercars e mais a proximidade no desempenho entre essas duas classes - já vistas nas provas anteriores - abriram uma possibilidade de que um carro oriundo da segunda classe pudesse ascender para um inédita vitória - o que seria a glória para os LMP2. Mas conforme as horas foram se passando e a resistência dos carros da nova classe foram aguentando bem - e com bom ritmo - a expectativa de uma zebra vinda do segundo escalão foi minguando. 

De toda forma, essa classe tinha um atrativo e tanto: uma batalha impressionante entre JOTA Sport, United Autosport e G-Drive era esperada por toda toda a prova, mas as coisas foram bem diferentes: a precisão e velocidade de Antonio Felix Da Costa ao volnate do Oreca #38 da JOTA Sport chamou atenção desde os treinos e na corrida, em seu primeiro stint, deixou o carro na dianteira da classe e em terceiro na geral. Um resultado impressionante, mesmo que tenha se beneficiado do enrosco entre o Toyota #8 e o Glickenhaus #708, mas após ele entregar o comando para Anthony Davidson as coisas degringolaram quando o inglês escapou na primeira curva ao se assustar com a saída de Andrew Haryanto com o Porsche #18 da Absolute Racing. Além de ficar encalhado, ainda teve um furo no filtro de óleo, o que necessitou de troca e isso significava que estavam fora de combate. 

A United Autosport era outra que aparecia com grande favoritismo com três carros, em especial o #22 pilotado por Filipe Albuquerque/ Phil Hanson/ Fabio Scherer, mas desde os treinos - principalmente para este trio - as coisas deram errado: na qualificação para a Hiperpole Albuquerque ficou encaixotado em um retardatário e classificou-se apenas em 12º na classe enquanto os outros dois carros (#23 e #32) passaram. Na corrida o #22chegou figurar entre os primeiros e parecia estava no páreo pela vitória quando um problema no alternador veio para tirar deles a oportunidade de conseguir um bom resultado. Antes disso, o #23 também estava com boas chances tendo batalhado contra o #28 da JOTA Sport pela liderança, mas acabou sendo acertado pelo gêmeo #32 que passou reto na primeira perna da Dunlop. O #32 abandonou e o #23 continuou, mas sem chances de lutar pela vitória ao terminar em quarto.

A G-Drive #26 com seu Aurus 01 esteve bem entre os primeiros, mas sorte mudou quando Franco Colapinto enroscou com o Richard Mille #1 de Sophia Flöersch nas proximidades das Porsche Curve e atrasou bem o andamento para o trio. Mais tarde foi a vez Roman Rusinov acertar a traseira do #49 da High Class - que era pilotado por Jan Magnussen no momento - na parte da Indianapolis. 

Com uma precisão digna de veteranos, o estreante Team WRT pegou a liderança e a segunda posição a partir da sétima hora de prova e não largou mais. Com os carros #31 e #41 se alternando na liderança conforme as paradas de box eram feitas, a tradicional equipe belga de tantas vitórias nos GTs - sempre em parceria com a Audi - comandou bem as ações e nas horas finais seus dois carros chegaram a batalhar pela liderança da classe, com a vantagem ficando para o #41 do trio Louis Delètraz/ Robert Kubica/ Ye Yifei. Mas como num roteiro de filme - e que a Toyota conhece tão bem - o #41, com Yifei ao volante - parou logo após a ponte Dunlop com uma falha no sensor do acelerador e deixou caminho aberto para o #31 do trio Robin Frijns/ Ferdinand von Habsburg/ Charles Milesi vencer por apenas sete décimos sobre o #28 da JOTA Sport que pressionou naquela derradeira volta - o que causou um tremendo calafrio quando o #31 quase acertou o responsável pela quadriculada na reta de chegada quando tentava abrir caminho entre os carros lentos. 

Numa desmembração da LMP2, foi criada a LMP2 PRO-AM e nela a vitória ficou para o #21 da DragonSpeed pilotado por Henrik Hedman/ Ben Hanley/ Juan Pablo Montoya.

AF Corse absoluta nas duas classes de GTs

(Foto: AF Corse/ Twitter)

Apesar de uma classe tão esvaziada como a LMGTE-PRO, esperava-se uma boa batalha pela vitória. O BOP feito que tirou um pouco da velocidade e da capacidade do tanque que foi reduzido em três litros dos Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse para a quinta-feira, não surtiu efeito para a corrida. A equipe italiana esteve forte desde as primeiras horas, primeiro com o #52 que batalhou contra o Corvette #64 nas horas iniciais e depois com o #51, que assumiu a liderança para não largar mais - tendo apenas algumas situações onde as paradas de box davam chances para o gemeo #52 e o Corvette #63 assumirem a liderança - mas ao final o trio formado por James Calado/ Alessandro Pierguidi/ Côme Ledorgar acabaram por vencer. O #52 de Sam Bird/ Miguel Molina/ Daniel Serra estiveram bem - principalmente quando estes dois últimos assumiam o comando - , mas problemas mecânicos - especialmente na suspensão traseira - acabaram tirando deles a oportunidade de formar uma dobradinha com o #51. Ainda teve alguns contratempos quando Sam Bird esteve no comando, quando, por exemplo, rodou quando tentava dobrar um dos Ferrari da LMGTE-AM e na 18ª hora acabou tendo o pneu dianteiro direito estourado que fez o carro despencar de vez na classificação e terminar na 37ª posição na geral. 

A Corvette teve seus problemas desde o test day com a troca de todo trem de força de um dos carros e nos treinos as coisas não pareciam promissoras. Foi realizado na sexta um BOP onde os carros americanos tiveram um diminuição no peso e a diminuição em 1 litro do tanque. O inicio foi promissor com o #64 disputando ferrenhamente contra o #52 da AF Corse, mas algumas horas depois enfretaria problemas mecânicos crônicos que deixaram apenas o #63 a batalhar contra as Ferrari e os Porsche. Os problemas e contratempos que apareceram pelo caminho do #52 ajudaram o Corvette #63 a concentrar-se exclusivamente em tentar alcançar o #51, mas isso não foi possível e o trio formado por Jordan Taylor/ Nick Catsburg/ Antonio Garcia conquistou um respeitável segundo lugar já que o futuro da marca americana para esta edição parecia sombria. 

A Porsche ficou em terceira nesta classe com o #92 do trio Michael Christensen/ Kévin Estre/ Neel Jani salvando a honra da marca alemã de quem se espera muito para esta edição. Foi um catastrófica a participação da Porsche nesta edição, principalmente na LMGTE-AM onde seus carros estiveram bem nos treinos e Hiperpole, mas falharam pelos mais diversos motivos durante a corrida. Uma edição para esquecer de uma das marcas que tão bem conhecem aqueles quilômetros de Sarthe. 

Na LMGTE-AM foi a repetição do domínio da AF Corse através do seu Ferrari #83 do trio Niklas Nielsen/ François Perrodo/ Alessio Rovanpera que tiveram um pouco mais de trabalho devido a ótima performance do Aston Martin Vantage #33 da TF Sport pilotado por Felipe Fraga/ Ben Keating/ Dylan Pereira que chegaram a liderar a classe por algumas horas, mas o incidente na parte da noite, quando escaparam na primeira chicane e bateram de leve na barreira de pneus, ocasionando o estouro de um dos pneus, atrasou bastante o andamento deste trio que tinha um grande favoritismo - neste mesmo momento, um pouco antes deles, a batida do Porsche #56 do Team Project 1 tirou este carro de linha e que também era um dos favoritos. Mesmo recuperando-se, o Aston Martin #33 não conseguiu alcançar o Ferrari #83 ao ficar uma volta atrás. A terceira posição ficou para o Ferrari #80 da Iron Lynx pilotado por Matteo Cressoni/ Callum Ilott/ Rino Mastronardi. Essa classe passou mais da metade da corrida sem modificações dos três primeiros. 

Nesta classe é onde tivemos o maior susto dessa edição quando o Aston Martin Vantage #98 de Marcos Gomes - que ele dividia com Paul Dalla Lan e Nick Thiim - teve um pneu estourado na freada que levaria para a reta que antecede a Indianapolis e bateu forte na barreira de pneus. Apesar da demora do piloto brasileiro em sair do carro - claramente zonzo pela tremenda pancada - ele saiu e foi prontamente atendido pelos médicos e levado para o hospital do circuito onde nada foi constatado e ele foi liberado em seguida.

 

(Foto: AF Corse/ Twitter)

89ª 24 Horas de Le Mans: A quarta para a Toyota no início de uma nova era

 

Uma vitória esperada e histórica: Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez levam a 
sua primeira 24 Horas de Le Mans, assim como a Toyota abre a era dos Hypercars com 
a quarta conquista em Sarthe. 
(Foto: Toyota Gazoo/ Twitter)

Por mais a que era dos Hypercars tenha se iniciado nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, realizada em 1º de maio deste ano, é em Le Mans que as coisas parecem desabrochar. É o local onde tudo é discutido e apresentado e ao mesmo tempo, acaba tomando forma devido a uma atmosfera edificada há quase 100 cem anos. E conforme as coisas caminham para um futuro brilhante para as corridas de endurance, mesmo a quilômetros de distância, dá para perceber tudo isso. Mesmo que a política seja um tanto bagunçada e que a tecnologia esteja aos montes, ainda existe aquele romantismo no ar quando se vê uma mistura de profissionalismo e amadorismo numa boa que tem dado histórias da melhor qualidade. 

Partindo para a corrida, não era de se esperar duelos viscerais pela liderança na nova categoria rainha do endurance mundial. O poder de fogo da Toyota sobre a Alpine e a novata Glickenhaus era evidente e para que isso acontecesse, apenas uma situação especial é que poderia proporcionar algo do tipo. A largada feita com pista molhada, após algumas voltas com SC a guiar o pelotão, era uma oportunidade de ter embaralhado o pelotão e mexer um pouco com o status quo da prova, o que daria pelo menos, naqueles primeiros quilômetros, uma boa oportunidade de vermos uma prova interessante. A largada do Toyota #7 foi muito bem, obrigado, enquanto que o Toyota #8 foi surpreendido com um ousado Nicolas Lapierre que mergulhou por fora para assumir o segundo posto com o Alpine #36. Da mesma forma que foi surpreendido como foi ultrapassado pelo Alpine, o Toyota #8, que teve em Sebastien Buemi o seu starter, ainda levou uma batida por trás do Glickenhaus #708 de Olivier Pla que deixou para frear muito tarde e escorregou na pista molhada. A pancada foi forte, mas quem levou a pior mesmo foi o carro americano que teve a dianteira direita totalmente destruída. Por outro lado, e de forma impressionante, diga-se, o Toyota #8 pareceu um tanque ao não sofrer nenhuma avaria, mas isso não privou de ter ainda naquela volta uma série de problemas: caiu na classificação, escapou na freada para a Mulsanne corner e depois teve um breve apagão que logo foi reiniciado e daí pôde continuar na corrida sem maiores problemas. Uma primeira volta bem caótica, não apenas para eles como para as demais classes devido a pista molhada. 

(Foto: Alpine/ Twitter)
Mas conforme a pista foi secando as coisas foram entrando nos eixos. O erro de Nicolas Lapierre quando era segundo, ainda quando a pista ainda estava molhada, foi uma oportunidade muito boa jogada fora já que naquelas condições ele poderia ter tentado alguma jogada contra o solitário Toyota #7. Como já bem dito, a prova foi entrando nos eixos conforme a pista secava e em poucas horas a Toyota estava com a sua já esperada formação 1-2 de forma consolidada, tendo apenas alguns revezamentos entre os dois Hypercars japoneses na liderança por conta das paradas de box. Mas isso não significou que a Toyota ficasse imune a problemas: ainda que o ritmo não precisasse ser diabólico, visto que seu rival mais próximo que era o Alpine #36 e este perdia terreno por conta de ritrmo e erros, os dois carros japoneses enfrentaram alguns problemas. O que mais assustou a cúpula japonesa foi
quando Kamui Kobayashi errou na curva Indianapolis e quase bateu o Toyota #7 de frente na barreira de pneus na 13ª hora de prova. A tremenda fritada de pneus foi providencial pois, não fosse isso, o acidente teria sido com potencial de abandono para o carro #7. Outra que deixou a equipe de cabelo em pé foi quando Toyota #8 sofreu um apagão na 18ª hora e chegou parar logo após a Mulsanne para que pudesse ser reiniciado e assim que foi, retornou para a corrida. O problemas com fluxo de combustível foi o terror maior, pois atingiu os dois carros e a precisão de Sebastien Buemi em trabalhar com ajustes durante as voltas para entender e passar para a equipe o que poderia ser feito, foi uma ótima jogada e isso ajudou a equipe não ter que parar seus carros para um reparo no sistema de combustível que poderia durar até 25 minutos e isso significaria o fim da linha para a Toyota vencer a sua quarta 24 Horas de Le Mans, como bem comentou Pascal Vasselon, chefe da Toyota. 

A Alpine teve a sua primeira experiência em classe principal após anos bem proveitosos na LMP2, onde arrendou dois títulos nas 24 Horas de Le Mans naquela classe. Desta vez o desafio seria maior e havia uma pequena esperança em torno de uma tão longa e cheia de variáveis e armadilhas como é esta de Le Mans. A robustez mecânica - que foi muito bem vista, já que não sofreram problemas - de um carro já calejado como este Oreca que foi da Rebellion na época dos LMP1, trazia uma situação favorável a eles frente aos jovens projetos de Toyota e Glickenhaus. O desempenho do Alpine durante toda essa maratona foi muito bem, obrigado, mas os erros de Nicolas Lapierre e principalmente de Mathieu Vaxiviere no meio da noite - este ficando encalhado na brita da primeira chicane - custou caro o jogo para equipe francesa que poderia ter se aproveitado dos problemas que acometeram o carro 8 da Toyota em algumas oportunidades e até mesmo o grave problema de fluxo de combustível nos dois carros japoneses. Eles terminaram com quatro voltas de atraso para o vencedor e apenas dois para o #8 e não fosse estes erros poderiam muito bem ter quebrado a dobradinha da Toyota. Mas eles tiveram que batalhar em duas oportunidades contra o Glickenhaus #708 pela terceira posição e nas duas contra Olivier Pla, com Nicolas Lapierre e depois André Negrão conseguindo vencer a disputa pelo último lugar no pódio. 

Outra estréia e que chamou bastante atenção sobre foi a Glickenhaus. Todos os preparativos para a criação de seu Hypercar 007 LMH foi acompanhado pelas redes sociais da equipe e isso trouxe uma certa simpatia por aqueles que estavam ansiosos em ver uma equipe surgir do "nada" e partir para uma
aventura como é esta em Le Mans, resgatando um pouco de épocas românticas do motorsport onde isso acontecia de forma corriqueira até mesmo no mais alto escalão das categorias e provas. A participação da Glickenhaus foi ainda mais reforçada quando eles obtiveram o melhor tempo no test day de uma semana antes ali mesmo em Sarthe, ao superar a Toyota ao final, mas sabia-se que a na hora que os dados fossem jogados a situação mudaria: desde os treinos os carros de Jim Glickenhaus não foram páreo para Toyota e Alpine, mas ainda sim podiam beliscar uma boa volta ali e acolá nos treinos livres. Na corrida o acidente da largada poderia ter tirado o #708 do caminho, mas isso foi resolvido com a substituição da dianteira algumas voltas depois. Quem conseguiu tirar algum proveito foi Pipo Derani que fez ótimos stints e ele acredita que não fossem as Slow Zones ou períodos de Safety Car, ele, junto de Franck Mailleux e Olivier Pla, poderiam ter chegado ao pódio - o que teria sido bem provável, já que ficaram por um tempo em terceiro após o erro de Vaxiviere com o Alpine, mas o melhor desempenho de Nicolas Lapierre e André Negrão no carro francês não deu boas hipóteses a eles e acabaram perdendo a batalha. Apesar disso e algumas punições para o carro #709 - por ultrapassagem em SC e por iniciar o reabastecimento dois segundos antes de desligar o motor - e problemas, eles completaram a sua primeira 24 Horas de Le Mans com louvor e a experiência adquirida nesta edição será fundamental para o próximo ano. 

Pode não ter sido a mais espetacular das edições, mas esse é apenas um primeiro passo de uma nova era que se inicia. 

domingo, 22 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: Final



Com uma última hora apenas para "trazer as crianças para casa", terminou a 89ª edição das 24 Horas de Le Mans com mais vitória para a coleção da Toyota que já soma quatro vitórias consecutivas e, também, abrindo a nova era dos Hypercars em Sarthe - que terá em breve os LMDh para medir forças. O Team WRT teve um gosto agridoce neste final: vence na LMP2 logo na sua primeira aparição, mas perde a chance de uma dobradinha quando líder #41 fica pelo caminho nos S da Dunlop com problemas e a vitória fica para o #31; e a AF Corse dominou nas duas classes de GT e venceu com autoridade seus adversários.

Esta última postagem é apenas para agradecer a todos que passaram aqui e leram um pouco sobre esta magnifica prova do endurance mundial. 

É sempre bom testemunhar e ajudar a documentar, pelo menos com um pouco, sobre uma prova dessa magnitude. 

A resenha final sobre essa sairá em breve.

Obrigado a todos!

Abaixo os vencedores de cada classe


 Os Vencedores


HYPERCAR: #7 Toyota GR010 Hybrid (Mike Conway/ Kamui Kobayashi/ Jose Maria Lopez)

LMP2: #31 Team WRT Oreca 07 - Gibson (Robin Frijns/ Ferdinand Habsburg/ Charles Milesi)

LMGTE PRO: #51 AF Corse - Ferrari 488 GTE Evo (Alessandro Pierguidi/ James Calado/ Côme Ledogar)

LMGTE-AM: #83 AF Corse - Ferrari 488 GTE Evo (François Perrodo/ Nicolas Nielsen/ Alessio Rovera) 

89ª 24 Horas de Le Mans: 23ª Hora

 

O Glickenhaus #709, que ocupa a quarta posição no Hypercar, e o #29 do Racing Team Nederland
que está em 13º na LMP2 e em 3º na LMP2 PRO-AM

Houve uma pequena oportunidade de duelo pela liderança na LMP2 quando o #41 do Team WRT saiu logo a frente do seu gêmeo #31 num dos pit-stops. Eles chegaram batalhar até metade da Hunaudiéres até que o #41 conseguiu abrir vantagem e sustentar a primeira posição. A terceira colocação na classe é o #28 da JOTA Sport. 

O #21 da Dragonspeed apresentou problemas e acabou indo para os boxes, onde se encontra até o momento. 

O Porsche #91 escapou forte nas chicanes Ford e destruiu toda seção traseira do carro. 

Nas demais classes as 3 primeiras posições de cada uma delas se mantem as mesmas e com boa distância do líder para o segundo, o que significa que apenas grandes problemas é que pode tirar dos líderes a vitória nessa edição. 

Estamos a um hora para o final das 24 Horas de Le Mans.

89ª 24 Horas de Le Mans: 22ª Hora

 

O #41 do Team WRT que se encontra em segundo na LMP2

A única grande ocorrência desta 21ª hora ficou por conta do Ferrari #85 da Iron Dames que escapou no final dos S da Dunlop bem na frente de um dos Toyotas e de outros carros que vinha a seguir, mas conseguiram controlar o carro e voltar para a prova a salvo.

Neste momento começam as movimentações nos boxes para as penúltimas paradas de box e também de troca de turnos. As três primeiras posições em cada classe se mantem inalteradas em relação a última hora. 

Como novidade, é a chegada do Glickenhaus #709 ao quinto lugar na geral após ter passado toda a prova em recuperação após o enrosco da largada. 

Faltam duas horas para o término da prova. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 21ª Hora

 

O Aston Martin #777 da D'Station Racing ocupa a sexta posição na LMGTE-AM

Esta 21ª hora foi das mais tranquilas. Todas as classes mantiveram os três primeiros das horas anteriores. Na LMGTE-PRO, onde havia a esperança de alguma disputa pela liderança, a diferença entre o #51 da AF Corse e o Corvette #63 subiu para os 41 segundos. Talvez haja algum duelo entre os dois Porsches da GT Team pelo terceiro lugar - já que na hora anterior eles já se confrontaram. 

Nos Hypercar a Toyota comanda com tranquilidade, com o #7 na liderança e o #8 em segundo. A Alpine está em terceiro com o #36. A Glickenhaus tem o #708 em quarto e o #709 em sétimo na geral, tentando alcançar os dois carros da WRT que vão a sua frente. 

O Team WRT está da mesma forma que a Toyota, ao liderar a LMP2 com toda tranquilidade: o #31 tem mais de 1 minuto sobre o seu companheiro #41 e em terceiro aparece o JOTA Sport #28.

Na LMGTE-AM a liderança neste momento pertence ao Aston Martin #33 e ele leva uma boa diferença sobre o #83 da AF Corse que está em segundo. A terceira posição é do #80 da Iron Lynx. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 20ª Hora

 

O Corvette #63 está em segundo na LMGTE-PRO

Esta 20ª hora foi inciada com uma forte escapada do #29 do Racing Team Nederland na Tertre Rouge e que por muito pouco não foi acertado por um dos carros da JOTA Sport. Azar também para o #82 da Risi Competizione que foi para os boxes com o motor fumaçando. A LMP2 continua com a liderança confortável do Team WRT , com #31 liderando o #41. O #28 da JOTA Sport é o terceiro. 

Nos Hypercar a Toyota continua na frente com o #7 - que chegou escapar a entrada dos boxes quando vina para sua habitual parada - e o #8 em segundo. O Alpine #36 está em terceiro com quatro voltas de atraso. 

Na LMGTE-PRO o #51 da AF Corse continua na liderança com uma diferença estabilizada de 19 segundos sobre o Corvette #63. A terceira posição é do Porsche #92.

Na LMGTE-AM a trinca de sempre: o #83 da AF Corse na liderança, o #33 da TF Sport na segunda colocação e o #80 da Iron Lynx em terceiro.

89ª 24 Horas de Le Mans: 19ª Hora

 


As fotos do amanhecer em Le Mans são sempre as melhores... Existe uma pequena esperança de batalha na LMGTE-PRO, onde o Corvette #63 está com 19 segundos de atraso para o líder #51 - que foi aos boxes para reparos, mas sem perder a liderança. Enquanto que na mesma classe, os Porsche da GT Team estavam próximos de entrar numa disputa pela terceira posição. 

Na LMGTE-AM, que ainda tem as três primeiras posições sem alterações, houve dois contratempos para para participantes dessa classe: o #88 da Dempsey-Proton Racing teve mais uma vez o pneu furado e o #71 da Inception Racing ficou encalhado na brita da Dunlop após escapar. 

As demais posições nas outras classes não tiveram mudanças. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 18ª Hora

 

O #34 da Inter Europol Competition que ocupa a quinta posição na LMP2

Esta hora parecia bem mais sonolenta que o normal até que o Toyota #8 teve um apagão que o fez andar lento por alguns metros após a curva Mulsanne. O carro foi reiniciado e voltou a velocidade normal. Apenas mais um susto para a Toyota em Sarthe, onde ela tem o #7 na liderança e o #8 agora quase uma volta atrás na classe Hypercar. Essa classe ainda teve um duelo muito bom entre o Glickenhaus #708 de Olivier Pla e o Alpine #36 de André Negrão. O brasileiro conseguiu a terceira posição após algumas voltas bem interessantes contra Pla, que defendeu-se bem dos ataques. 

Na LMP2 as posições na dianteira se mantém as mesmas de horas anteriores com os dois carros da WRT na dianteira e o JOTA Sport #28 em terceiro. 

Na LMGTE-PRO o Ferrari #52 teve o pneu dianteiro direito estourado e Sam Bird levou o carro lentamente para os boxes. Ocupava a quinta posição na classe. A liderança segue com o #51 da AF Corse, com o Corvette #63 em segundo e o Porsche #92 em terceiro. 

Na LMGTE-AM as três primeiras posições continuam inalteradas: o #83 da AF Corse em primeiro, o #33 da TF Sport em segundo e o #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 17ª Hora

 

O Ferrari #80 da Iron Lynx que ocupa a 3ª posição na LMGTE-AM

A única novidade desta 17ª hora foi o retorno da batalha entre o #65 da Panis Racing vs o #28 da JOTA Sport, mas desta vem com o #65 ocupando o terceiro posto. O #28 da JOTA Sport, que tinha desta vez Tom Blonqvist ao volante, chegou vencer a disputa, mas acabou sendo ultrapassado novamente por Will Stevens mais adiante. Os dois carros (#31 e #41) continuam na liderança da LMP2.

O Porsche #72 da Hub Auto Racing, então pilotado por Dries Vanthoor, acabou escapando e estacionando na Dunlop e abandonando em seguida. Na LMGTE-PRO a liderança segue para o #51 da AF Corse, assim como a segunda posição para #63 da Corvette e o terceiro para o #92 da Porsche. 

Nos Hypercar a novidade foi que a Alpine perdeu o terceiro lugar para o Glickenhaus #708 de Olivier Pla e agora terá um belo desafio para recuperar este posto com André Negrão ao volante. As duas posições continuam para o #7 e #8 da Toyota.

Na LMGTE-AM liderança para o #83 da AF Corse, com o #33 da TF Sport em segundo e o #80 da Iron Lynx na terceira posição. Essa classe é única que não sofreu mudança nas últimas horas nas três primeiras posições.

89ª 24 Horas de Le Mans: 16ª Hora

 


Com uma prova tão tranquila até aqui, a batalha de pelo terceiro lugar na LMP2 entre o #28 da JOTA Sport (pilotado por Sean Gelael) contra o #65 da Panis Racing (pilotado por Will Stevens) foi a grande atração em Sarthe assim que amanheceu. Por uma bom par de voltas eles estiveram numa batalha de gato e rato na busca pelo terceiro lugar, onde Sean Gelael conseguiu sobreviver a pressão exercida por Stevens e sustentar a terceira posição na classe. A liderança e segunda posição ainda está sob o controle do Team WRT com #31 na liderança e o #41 em segundo. 

As coisas continuam inalteradas nos Hypercar com a Toyota ficando com as duas primeiras posições (#7 e #8) e Alpine em terceiro. A Glickenhaus continua com a quarta posição para #708 e a sétima posição na geral para o #709. 

Posições inalteradas na LMGTE-PRO, que ainda tem o #51 da AF Corse em primeiro, o #63 da Corvette em segundo e o Porsche #92 em terceiro. 

Da mesma forma segue a LMGTE-PRO, que tem sempre o Ferrari #83 da AF Corse em primeiro, o Aston Martin #33 da TF Sport em segundo e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 15ª Hora

 

O #29 do Racing Team Nederland que ocupa a 13ª posição na LMP2

A esta altura começa o amanhecer em Sarthe e ao mesmo as equipes começam a trabalhar mais para fazer os devidos reparos, como troca de freios e conjuntos ópticos. 

Carros como o Porsche #86 da GR Racing, o Ferrari #52 da AF Corse, o Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing e o Glickenhaus #709 foram recolhidos para os boxes para os devidos reparos e devolvidos em seguida. O Toyota #8 teve a dianteira trocada em uma de suas paradas no box, mas sem necessidade de ser levada para a garagem. 

Nos Hypercar a Toyota segue com as duas primeiras posições, sempre com #7 liderando e o #8 em segundo com 22 segundos de desantagem. O Alpine #36 é o terceiro. 

Na LMP2 o Team WRT continua forte com as duas primeiras posições com o #31 sempre a liderar o #41. A terceira posição é do 328 da JOTA Sport neste momento.

Na LMGTE-PRO a liderança do Ferrari #51 é a mais tranquila, com o Corvette #63 aparecendo quase que uma volta atrás e depois a terceira posição ficando para o Porsche #92. 

Na LMGTE-AM nenhuma modificação em relação as horas anteriores: liderança do #83 da AF Corse, com #33 da TF Sport em segundo e o #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 14ª Hora

 

O Glickenhaus #708 em trabalho de box: ocupa a quarta posição nos Hypercar

O único momento mais complicado desta 14ª hora reomonta ao #71 da Inception Racing que teve o pneu dianteiro esquerdo mal colocado e caiu logo após deixar os pits. Ben Barnicoat completou toda volta em três pneus. A liderança na classe LMGTE-AM segue com o Ferrari #83 da AF Corse, seguido pelo Aston Martin #33 da TF Sport e pelo Ferrari #80 da Iron Lynx. 

Na LMP2 o #82 da Risi Competizione foi para os boxe foram feitos reparos e depois devolvido para prova e agora se encontra na 16ª posição. As duas primeiras posições seguem nas mãos do Team WRT com o #31 liderando e o #41 em segundo. A terceira posição é do #65 da Panis Racing. O #22 da United Autosport foi recolhido para os boxes para resolver problemas no alternador.

Nos Hypercar a liderança e segunda posições são dos Toyota #7 e #8, com o Alpine #36 na terceira posição com 3 voltas de atraso. O Glickenhaus #708 é o quarto - e tem neste momento Pipo Derani ao volante - e o #709 em oitavo.

A liderança da LMGTE-PRO é do Ferrari #51 da AF Corse, a segunda posição para o Corvette #63 e a terceira para o Porsche #92.

89ª 24 Horas de Le Mans: 13ª Hora

 

O Aston Martin #33 da TF Sport é o segundo na LMGTE-AM

Como bem dito que a 12ª hora havia sido uma das mais tranquilas, essa 13ª não podemos dizer o mesmo. Para a Corvette o #64 foi recolhido para os boxes e a equipe passou a trabalhar na sessão traseira, depois que este chegou ficar parado na pista; o Ferrari #388 da Rinaldi Racing ficou na gravilha da primeira chicane e foi devolvido a pista; neste mesmo momento em que o Ferrari #388 estava na gravilha, a Toyota teve o seu segundo susto na corrida quando Kamui Kobayashi escapou forte e quase bateo o #7 de frente na Indianapolis. Ele conseguiu voltar e continuar na prova sem a necessidade de ir aos boxes. 

Apesar desse percalço, o Toyota #7 segue na prova e agora em segundo após a sua parada de box, com o #8 liderando A Hypercar. A terceira posição é sempre da Alpine #36.

Na LMP2 o Team WRT segue sem incômodo, mas agora com o#41 liderando o #31. A terceira posição pertence ao #22 da United Autosport. Nessa classe houve um enrosco entre o #49 da High Class e o #26 da G-Drive, quando Roman Rusinov acabou batendo na traseira do #49 pilotado por Jan Magnussen. O #26 continuou e o #49 ficou parado por algumas voltas, até retornar de forma lenta para os boxes.

Na LMGTE-PRO a liderança é do Ferrari #51 da AF Corse, mas agora com o Corvette #63 em segundo e o outro Ferrari da AF Corse (#52) em terceiro. 

Na LMGTE-PRO as coisas continuam inalteradas: o #83 da AF Corse continua na liderança, o Aston Martin #33 é o segundo e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro.  

sábado, 21 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: 12ª Hora

 

O Ferrari #51 da AF Corse que lidera na classe LMGTE-PRO

Chegamos a metade dessa edição das 24 Horas de Le Mans e com uma das horas mais tranquilas até aqui. Exceto pela escapada e rodada do #70 da Real Team Racing na Tertre Rouge que acabou sendo apenas um grande susto. 

A liderança nos Hypercar ainda está nas mãos da Toyota, sempre com #7 na liderança e o #8 em segundo. O Alpine #36 está em terceiro com três voltas de atraso. O Glickenhaus #708 é o quarto e o #709 o 10º na geral.

Na LMP2 nenhuma mudança entre os três primeiros: o Team WRT segue na frente com o #31 liderando e o #41 em segundo, enquanto o #22 da United Autosport é o terceiro. 

Após algumas horas da Ferrari estar liderando a LMGTE-PRO apenas com #51 da AF Corse na frente, agora a equipe italiana passa ter novamente a dobradinha com o #52 ocupando a segunda posição. A terceira posição é do Corvette #63. 

 Na LMGTE-AM a liderança segue com o Ferrari #83 da AF Corse, com o Aston Martin #33 na segunda posição e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 11ª Hora

 

O Porsche #46 da Team Project 1 que ocupa a 15ª posição na LMGTE-AM

Essa 11ª hora não foi das melhores para a Weathertech Racing, que vinha bem na LMGTE-PRO ocupando a sexta colocação e algumas oportunidades até ficando entre os três primeiros. Cooper Macneil perdeu o controle do Porsche #79 nas últimas chicanes e acabou batendo na barreira de pneus. Ele conseguiu levar o carro aos boxes, mas este foi recolhido pela equipe com bastante avaria. 

Nesta classe da LMGTE-PRO as três primeiras posições se mantem inalteradas: o #51 da AF Corse lidera, com o Corvette #63 em segundo e o Porsche #92 em terceiro - este acabaria por ser ultrapassado pelo Ferrari #52 logo depois. 

Nos Hypercar também não houveram mudanças: a Toyota se mantem com os dois carros na liderança, sempre com o #7 a liderar o #8 enquanto que o Alpine #36 é o terceiro. 

Na LMP2 o Team WRT continua a dar as cartas com #31 liderando o gêmeo #41. O #22 da United Autosport vem em terceiro com mais de 53 segundos de atraso. 

Na LMGTE-AM a liderança segue nas mãos do Ferrari #83 da AF Corse e ele tem agora o Aston Martin #33 na segunda posição e o Ferrari #80 da Iron Lynx em terceiro.

89ª 24 Horas de Le Mans: 10ª Hora

 

O Alpine #36 é o terceiro na geral e no Hypercar

Sem dúvida alguma o melhor momento desta décima ora foi a batalha entre o Alpine #36 de Nicolas Lapierre vs o Glickenhaus #708 de Olivier Pla, com os dois franceses disputando ferrenhamente a terceira posição da classe Hypercar. Melhor para Lapierre que usou bem o vácuo do Glickenhaus e voltou para a terceira posição que ocupou nas primeiras horas de corrida. A Toyota segue inabalável com o #7 na dianteira e o #8 em segundo. 

A única mudança na LMP2 foi a subida do #65 da Panis Racing para terceiro. A duas primeiras posições pertencem ao Team WRT com o #31 liderando e o #41 em segundo.

Na LMGTE-PRO a AF Corse continua líder com #51 e o Corvette #63 em segundo, com 4 segundos de desvantagem. A terceira posição é do Porsche #92. 

Na LMGTE-AM algum dos participantes tiveram problemas: o #66 da JMW ficou parado um pouco adiante da saída de box e acabou sendo retirado de trator. Um pouco depois foi a vez do #57 da Kessel Racing que vinha em terceiro já a algumas horas, e ficou parado na Tertre Rouge com o carro a soltar bastante fumaça vindo a causar uma slow zone. A liderança é do Ferrari #83 da AF Corse, seguido pelo Ferrari #80 da Iron Lynx e pelo Aston Martin #33 da TF Sport. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 9ª Hora

 

O Porsche #79 da Weathertech que ocupa a sexta posição na LMGTE-PRO 

Esta nona hora não teve nenhuma grande mudança nas quatro classes. O Toyota #7 teve uma pequena alternância de liderança com o seu gêmeo #8 e agora ele lidera com mais de 1 minuto e 30 de vantagem. O Glickenhaus 708 trocou de comando, com Derani passando para Olivier Pla e o francês continua na terceira posição da classe e também da geral - o outro Glickenhaus 709 vem apenas em 11º. O Alpine #36 vem em quarto na classe e quinto na geral com Lapierre ao volante. 

A LMP2 continua com os dois WRT #31 e #41 nas duas primeiras posições da classe - o #31 chegou figurar na terceira posição da geral por um tempo. A terceira posição ainda é do #22 da United Autosport. O #29 do Racing Team Nederland acabou ficando na brita da Dunlop curve ao final da hora, forçando uma slow zone no local.

A AF Corse continua forte e firme na liderança da LMGTE-PRO com #51 e sempre com o Corvette #63 em segundo com apenas 4 segundos de desvantagem. A terceira posição é do Porsche #92. 

A mesma AF Corse continua na liderança da LMGTE-AM com #83, seguido pelo #80 da Iron Lynx e pelo Aston Martin #33 da TF Sport. As posições entre estes três tem se alternado por conta das paradas de box. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 8ª Hora

 


Ainda que esta oitava hora tenha sido até mais tranquila que as outras que se passaram, ainda sim reservou alguns momentos dramáticos: o Alpine #36, que tinha Mathieu Vaxiviere ao volante, saiu reta na primeira chicane da Hunaudiéres e acabou encalhado na brita. Com isso, caiu para quarto na classificação e perdeu a terceira posição para o Glickenhaus #708 que tem Felipe Derani ao volante desde a quinta hora de prova e com bom ritmo. As duas primeiras posições nos Hypercar seguem para os Toyota 7 e 8. 

Na LMP2 os dois carros do Team WRT continuam líderes, mas agora com #31 na frente e o #41 na segunda posição. O #25 da G-Drive acabou batendo forte na freada para primeira perna da Dunlop, ocasionando a entrada do SC.

A AF Corse continua na liderança da LMGTE-PRO com o #51 e em terceiro com o #52. O Corvette #63 é quem quebra essa dobradinha da Ferrari na classe ao aparecer em segundo. 

Assim como na PRO, a AF Corse também lidera na LMGTE-AM com #83. Em segundo aparece o #80 da Iron Lynx e em terceiro o Aston Martin #33 da TF Sport.

89ª 24 Horas de Le Mans: 7ª Hora


 O lance mais importante desta sétima hora remonta ao acidente que deixa de fora um dos favoritos para a classe LMGTE-AM: o Porsche #56 do Team Project 1 perdeu o ponto de freada e acabou indo de encontro a barreira de pneus da primeira chicane, danificando bastante a dianteira do carro. O Aston Martin #33, que liderou boa parte da corrida nesta classe, vinha logo atrás e também bateu, mas fraco. Conseguiu voltar para a pista, mas o pneu traseiro direito estourou e, com isso, foi aos boxes e acabou caindo na classificação onde se encontra em quinto. Este acidente implicou na entrada do SC. 

Algum tempo depois foi a vez do #47 da Cetilar Racing escapar e bater na Tertre Rouge. O piloto conseguiu sair do local e estacionar a Ferrari mais adiante, criando uma slow zone no local.

A liderança nessa classe AM era da Ferrari #80 da Iron Lynx que acabou sendo ultrapassado pelo #83 da AF Corse. A terceira posição é do Ferrari #57 da Kessel em terceiro. 

Nos Hypercar o Toyota #7 continua na liderança com quase 1 minuto e 40 de vantagem sobre o #8. O Alpine #36 está em terceiro, enquanto que os Glickenhaus continuam na escalada agora com Pipo Derani no comando do 708, que se encontra em quarto, e o 709 com Ryan Briscoe na 11ª posição na geral. 

O Team WRT tem as duas primeiras posições na LMP2, com o #41 em primeiro e o #31 em segundo separados por seis segundos. Na terceira posição aparece o #22 da United Autosport.

Na LMGTE-PRO a liderança é do Corvette #63 com os dois Ferrari da AF Corse (#51 e #52) em seguida. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 6ª Hora

 


O que tem trazido bastante animação para esta edição das 24 Horas de Le Mans tem a sido a chuva, independentemente se seja fraca ou não. Com um pouco de chuva que caiu no circuito francês nesta sexta hora, foi o suficiente para desencadear o caos - e todos com carros da LMP2.

Primeiramente com a saída do #24 da PR1 Motorsport Mathiassen no final da Mulsanne, e que foi logo recolocado na pista; o Ferrari #27 da Inception acabou batendo lateralmente no Ferrari #52 da AF Corse quando estava prestes a tomar uma volta na penúltima chicane; com a pista já molhada, o #29 do Team Nederland rodou e ficou encalhado na brita. 

Dai em diante as coisas pioraram quando houve um enrosco entre o #26 da G-Drive de Franco Colapinto quando este fechou cedo demais no #1 da Richard Mille de Sophia Floersch, fazendo com que ambos rodassem. Franco voltou com o carro danificado, enquanto que Sophia não conseguiu voltar e acabou tendo seu carro acertado pelo #74 da Racing Team India Eurasia. O carro de Sophia, que é compartilhado com Tata Calderon e Beitske Visser, foi retirado da pista por um trator. No mesmo momento do enrosco próximo a Porsche Curve, houve um acidente entre os dois carros da United Autosport quando o #32 saiu direto pela Dunlop e acertou o #23 na outra perna do S. Um duplo problema para uma das favoritas na classe LMP2. 

A liderança da LMP2 pertence ao #41 do Team WRT, seguido pelo inabalável #22 da United Autosport e pelo #31 do Team WRT. 

No Hypercar, nenhuma novidade: a Toyota continua líder com #7 com o #8 vinte e dois segundos atrás e em terceiro aparece o Alpine #36. O Glinckenhaus é o 708 é o quarto na geral com duas voltas de atraso para a Toyota e o outro Glickenhaus #709 aparece em 11º.

Teve uma boa batalha entre o Ferrari #52 contra o Porsche #92 pela segunda posição, até que o carro alemão acabasse rodando na primeira chicane e deixando o terceiro lugar para o Corvette #63. A primeira posição pertence ao Ferrari #51. 

Na LMGTE-AM não houve mudanças: a Aston Martin #33 está na liderança, seguido pelo Ferrari #83 da AF Corse e pelo Ferrari #57 da Kessel Racing.

89ª 24 Horas de Le Mans: 5ª Hora


 Sem dúvida alguma foi este foi o grande momento desta quinta hora em Le Mans, onde os carros #23 da United Autosport teve uma grande disputa contra o #28 da JOTA Sport por um bom tempo pela lideraça na LMP2 até que encontrassem dois retardatários pela frente. Isso foi uma deixa para que Wayne Boyd conseguisse ultrapassá-los com maior destreza e deixar Stofell Vandoorne para trás. O piloto belga da JOTA Sport teve que lidar com ao #26 da G-Drive que passou a ficar em seu encalço. A liderança segue nas mãos do #23 da United Autosport.

A Toyota continua na liderança do Hypercar e geral através de seu #7, 22 segundos a frente do #8. O Alpine #36 continua com a terceira posição. A Glickenhaus teve uma pequena melhora: subiu para sexto com o 708 e nono com o 709 na geral. 

A Ferrari voltou para a dianteira na LMGTE-PRO com o #51 e com o #52 na segunda posição, seis segundos atrás. A terceira posição é do Porsche #92.

Na LMGTE-AM a liderança continua nas mãos do Aston Martin #33, seguido pelo Ferrari #83 da AF Corse e pelo pelo outro Ferrari #57 da Kessel. O mais interessante nessa categoria é que dos seis primeiros, cinco são Ferrari. O primeiro Porsche aparece na sétima posição da classe com #56 do Team Project 1. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 4ª Hora

 


A tranquilidade desta edição das 24 Horas de Le Mans foi quebrada com o forte acidente de Marcos Gomes que estava ao volante do Aston Martin #98. Na freada para a primeira perna antes de ingressar na Indiannapolis, o carro do piloto brasileiro saiu desgovernado e foi direto para a barreira de pneus após algumas rodadas na brita. O piloto foi resgatado após alguns minutos e, logicamente, saindo bem zonzo da pancada. Ele, junto de Nick Thiim e Paul Dalla Lana, ocupavam a segunda posição na LMGTE-AM que tinha como líder o outro Aston Martin #33 da TF Sport. Neste momento a liderança é do Ferrari #57 da Kessel Racing, seguido pelo Ferrari #47 da Cetilar e pelo Ferrari #83 da AF Corse. 

Na Hypercar a liderança ainda é da Toyota com o #7, seguido pelo #8 que está 17 segundos atrás e em terceiro aparece o Alpine. O Glickenhaus aparece em nono com o 708 e em 13º com o 709. 

Na LMP2 a liderança voltou para as mãos da JOTA Sport, mas agora com o #28 no comando. O #23 da United Autosport é o segundo com mais de 40 segundos de atraso e em terceiro vem o #65 da Panis Racing. Alguns carros dessa classe, como o #1 da Richard Mille e o #25 da G-Drive, aproveitaram o momento de SC para fazer alguns reparos nos respectivos carros. 

Na LMGTE-PRO a Ferrari tem a liderança do #51 da AF Corse, com o Corvette #63 em segundo e o #92 da Porsche em terceiro. 

Algumas posições podem mudar nos próximos minutos por conta da janela de pit-stops.

89ª 24 Horas de Le Mans: 3ª Hora

 


Terceira hora de prova e as coisas não foram nada bem para JOTA Sport ao final dela; após um stint impressionante de Antonio Felix Da Costa, com o português mantendo-se bem na liderança, o comando do carro #38 passou para Anthony Davidson que foi parar na brita da primeira curva após - provavelmente - se assustar com a saída de pista do Porsche #18 que tinha Andrew Haryanto ao volante. O antigo líder da LMP2 foi resgatado, mas está caindo na classificação. A liderança desta classe é do G-Drive #26, com o #29 da Racing Team Nederland em segundo e o outro carro da JOTA, o #28, em terceiro. 

A liderança na geral da Hypercar pertence ainda ao Toyota #7 que tem oito segundos de vantagem sobre o gêmeo #8. A terceira posição é do Alpine #36 que tem mais de um minuto de atraso. 

Na LMGTE-PRO a Ferrari continua a comandar, agora com #52 na dianteira e o 351 em segundo. A terceira posição é do Porsche #79 .

Na LMGTE-AM a liderança continua com o Aston Martin #33 com o outro Aston Martin #98 - com Marcos Gomes ao volante - em segundo e o Ferrari #47 da Cetilar em terceiro. 

A chuva caiu de forma moderada entre a reta dos boxes até o início da Tertre Rouge, causando algumas escapadas como foi o caso do #84 da Association SRT41 que rodou e bateu fraco na barreira de pneus da Dunlop. 

89ª 24 Horas de Le Mans: 2ª Hora

 


 Após uma primeira hora tão movimentada por conta da pista molhada, que ocasionou alguns incidentes até mesmo com os favoritos de cada classe, essa segunda hora em Le Mans foi bem tranquila. 

Essa tranquilidade pode ser vista com a liderança isolada do Toyota #7 que continua solitário, mas o seu gêmeo #8 recuperou-se do incidente da largada e agora está em segundo com mais de 30 segundos de atraso. O Alpine #36 consegue subir para segundo, mas isso é por conta das paradas de box e agora ocupa o terceiro lugar. O Glinckenhaus 708 ocupa o nono lugar na geral e o 708 o 14º lugar. 

Na LMP2 a liderança continua com o #38 da JOTA Sport seguido pelo G-Drive #26 em segundo e o #29 do Racing Team Nederland em terceiro. A exemplo dos Hypercar, também teve uma maior tranquilidade nesta hora. 

A LMGTE-PRO teve suas batalhas pela liderança, chegando a ser uma disputa tripla pela liderança com o Ferrari #52 acossando e conseguindo mais adiante a liderança do Corvette #64. O carro americano ainda seria superado pela Porsche #79. Com as paradas de box, a liderança passou para o Ferrari #52 - que tem neste momento Daniel Serra ao volante - com o outro Ferrari #51 da AF Corse em segundo e o Porsche #79 da Weathertech em terceiro. Os três estão separados por menos de dez segundos. 

Na LMGTE-AM a Ferrari #83 da AF Corse é o primeiro, seguido pelo Aston Martin #33 da TF Sport - com Felipe Fraga ao volante agora - e em terceiro o Ferrari #388 da Rinaldi Racing em terceiro.  

89ª 24 Horas de Le Mans: 1ª Hora

 


A edição 89 das 24 Horas de Le Mans começou da forma mais atribulada possivel. Primeiramente, por conta de uma chuva que caiu momentos antes da largada, esta foi feita sob safety car, mas assim que o Porsche deixou a pista e os carros entraram para a formação da largada, o Toyota #7 ficou com a primeira posição e o Alpine #36 de Nicolas Lapierre acabou pegando o segundo lugar. Azar para o Toyota #8 que ficou em terceiro e que acabou levando uma batida por trás do Glickenhaus #708 na freada da primeira perna da chicane Dunlop. O Toyota #8 ainda teve dois contratempos: ficou parado por alguns segundos após a primeira chicane e escapou mais adiante na freada para a cruva Mulsanne, quando também teve a companhia de um LMP2. 

O Alpine #36 estava em segundo quando teve uma rodada na Indianapolis após sair da Slow Zone, fazendo que despencasse na classificação. O Glickenhaus 708 teve uma penalização de 10 segundos pelo incidente na largada - e depois voltaria para trocar a dianteira do carro que foi danificada no acidente. A liderança neste momento nos Hypercar - e geral - é do Toyota #7, seguido pelo Toyota #8 que aparece em segundo na classe e em terceiro na geral e o terceiro lugar para o Alpine #36 - que aparece em quarto na geral. 

Esses incidentes foram bons para os carros da LMP2: Antonio Felix Da Costa está em grande forma e ocupa a segunda posição na geral e está em primeiro na sua classe. O piloto português já virou em algum momento da prova a melhor volta. A segunda posição é do #26 da G-Drive, que chegou travar uma bela batalha contra o #41 da WRT pela segunda posição. Em terceiro aparece o #29 do Racing Team Nederland.

Na LMGTE-PRO também teve o status quo mexido por conta da chuva. Os Porsche caíram e os Corvettes chegaram assumir a liderança. Os Porsche oficiais conseguiram se recuperar dos erros iniciais, assim como os particulares e neste momento a liderança é do Corvette #64, seguido pelo Ferrari #52 e pelo Porsche #79. 

Na LMGTE-AM a disputa tem sido bem acirrada nesta primeira hora com algumas trocas na liderança. Neste momento a dianteira cabe ao Ferrari #83, com o Porsche #88 em segundo e o Ferrari #80 em terceiro. 

Vídeo: 24 Horas de Le Mans 1989 - Documentário

 

(Foto: Daimler Media)

Um mini documentário sobre as 24 Horas de Le Mans de 1989 feito pela Espo Corporation. Foi a prova onde a Mercedes, em parceria com a Sauber, levou o Sauber C9 para uma histórica vitória frente a rivais de peso como a Jaguar e Porsche numa das melhores edições da clássica francesa.


 

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: O que esperar da grande prova

 

 


Tradicionalmente eu escrevo sobre as expectativas para as 24 Horas de Le Mans aqui no blog, mas desta vez optei por falar um pouco sobre a clássica corrida de endurance lá no canal do Volta Rápida no Youtube. 

Pois bem, espero que gostem.

 

Vídeo: As 24 Horas de Le Mans de 1969 - Melhores momentos

 


A maior chegada da história das 24 Horas de Le Mans onde Jacky Ickx, com o seu Ford GT40 #6 (que dividiu com Jackie Oliver) perseguiu de forma alucinada o Porsche 908 #64 de Hans Hermann (que teve como parceiro Gerard Larousse) nas últimas horas da prova para travar uma batalha épica pela primeira posição, com os pilotos a trocarem de posição constantemente.
Ickx conseguiu superar Hermann, que vinha com problemas nos freios, faltando 5 Km para receberem a quadriculada. Jacky venceu por míseros 120 metros de vantagem sobre Hans.
E pensar que o piloto belga quase morreu na semana da corrida, quando seu Porsche 911 de passeio bateu em um poste ficando totalmente destruído. Ickx saiu ileso.

A transmissão é da ABC com Keith Jackson narrando, Phil Hill nos comentários e Chris Economaki na reportagem.


quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Foto 1012: Mark Donohue, 24 Horas de Le Mans 1971

 


 Os estilosos Mark Donohue e Roger Penske no grid de largada para as 24 Horas de Le Mans de 1971, captados pela lente de Bernard Cahier. Mark dividiu o Ferrari 512M do North American Racing Team com David Hobbs, mas eles não completaram a prova tendo abandonado na sexta hora de prova com problemas no motor. 

Donohue já havia competido outras duas vezes em Le Mans: em 1966 ele dividiu o comando de um Ford GT40 com Paul Hawkins, mas abandonou após 12 voltas por problemas no diferencial. Um pouco antes da provas, ele sofrera uma grande perda pessoal: seu amigo e parceiro de Ford, Walt Hansgen, acabou falecendo durante um teste preparatório para aquela edição de 1966 das 24 Horas de Le Mans. Porém, exatamente no velório de Hansgen, é que ele acabaria por conhecer Roger Penske que o convidou para integrar a sua equipe. 

A segunda aparição de Mark foi em 1967 quando ele esteve mais uma vez a serviço da Ford, e dividiu o comando do Ford GT40 MK IV com Bruce Mclaren - com quem teve algumas divergências em torno do acerto do carro. Eles terminaram em 4º na geral e em segundo na classe Protótipo +5000 (perdendo para os vencedores da geral, e seus companheiros de Shelby American, Dan Gurney/ A.J.Foyt).

89ª 24 Horas de Le Mans: Toyota fecha o quarto treino livre na frente

 


O quarto treino livre em Le Mans chegou ao final e com a Toyota terminando mais uma vez na dianteira da tabela de tempos. Desta vez foi o #8 da equipe japonesa que fez a melhor marca em 3'27''994, 0''286 mais veloz que o Alpine #36. A terceira posição ficou para o outro Toyota #7.

Na LMP2 a G-Drive colocou o #26, que usa chassi Aurus, na primeira posição nesta prática com o tempo de 3'31''414, seguido pelo #29 da Racing Team Nederland e pelo #22 da United Autosport. 

Na LMGTE-PRO a Porsche fez o melhor tempo através do #79 da Weathertech Racing com a marca de 3'48''246. O outro Porsche #91 da Porsche GT Team ficou em segundo e o Corvette #63 em terceiro. 

Na LMGTE-AM foi a vez da Ferrari encabeçar a lista dos mais velozes com o #83 da AF Corse ficando na frente com a marca de 3'51''561, seguido pelo Ferrari #71 da Inception Racing e pelo Porsche #99 da Proton Competition. 

As atividades voltam apenas no sábado com o warm-up e com a largada para a 89ª edição das 24 Horas de Le Mans. 

89ª 24 Horas de Le Mans: Toyota na pole

 


Não era de se esperar nada diferente do que a pole vinda da Toyota. Kamui Kobayashi levou o Toyota #7 a posição de honra com a marca de 3'23''900, nesta que foi a sua quarta pole position. Para a Toyota, que ainda tem o #8 para dividir a primeira fila, foi a sétima pole da marca em Sarthe. A Alpine, que chegou liderar inicialmente a Hyperpole, sairá na terceira posição. Os dois Glickenhaus #708 (que também liderou brevemente a tabela) e o #709 sairão em quarto e quinto. 

Da mesma forma que a Toyota nos Hypercar, a JOTA Sport manteve o ritmo e guardou a pole entre os LMP2 nos momentos finais da Hyperpole com Antonio Felix Da Costa fazendo em 3'27''950. Ele venceu o duelo contra o #41 do Team WRT que teve em Louis Déletraz o piloto a tentar a marca. O francês chegou passar, mas foi superado por Da Costa. A terceira posição nessa classe ficou para o #65 da Panis Racing que também esteve com chances de conquistar a pole na classe. 

A Porsche ficou com a pole na LMGTE-PRO, mas não com os carros oficiais: o #72 da Hub Auto Racing, pilotado poe Dries Vanthoor na Hyperpole, foi o autor da melhor marca da classe ao anotar 3'46''882 e teve a oposição vindo do Ferrari #52 da AF Corse com Daniel Serra ao volante, que ainda tentou melhorar a marca nos últimos minutos, mas não obteve êxito e ficou em segundo. A terceira posição ficou para o Corvette C8.R #64. Kevin Estre, com o Porsche #92, era um dos favoritos a conquistar a pole, mas um erro logo no inicio da qualificação ao errar e bater na Indianápolis lhe tirou essa chance. 

A Porsche foi perfeita na LMGTE-AM ao ficar com as três primeiras posições: o #88 da Dempsey-Proton Racing, pilotado por Julien Andlauer, confirmou o favoritismo e ficou com a pole marcando 3'47''987. O Porsche #86 da GR Racing ficou com o segundo lugar e o outro Porsche #56 do Team Project 1 com o terceiro. 

O quarto e último treino livre está em andamento. 

Resultado: Hyperpole 

89ª 24 Horas de Le Mans: Alpine supera a Toyota no terceiro treino livre

 


Bem no final do terceiro treino livre em Sarthe, a Alpine superou a Toyota pela primeira vez na tabela geral de tempos. Nicolas Lapierre anotou 3'26''494 nos minutos finais da prática, colocando 1''470 sobre o Toyota #7. A Toyota, que ainda teve o #8 na terceira posição, enfrentou alguns contratempos: o #7 chegou escapar na freada da Mulsanne e o #8, que era pilotado por Kazuki Nakajima no momento, rodou e bateu na Indianapolis na última meia hora de treino e danificou a asa traseira do GR010. Os dois Glickenhaus tiveram desempenhos distintos: enquanto que o #708 ficou em quarto na classe e no geral, o #709 aparece apenas em 28º na geral e acabou enfrentando problemas no motor. 

Na LMP2 as coisas foram bem mais agitadas e isso não se diz a respeito a disputas pelo melhor tempo: uma série de acidentes e incidentes atrapalharam bastante as ações neste terceiro treino livre. De se destacar os acidentes - em situações separadas - do #17 da IDEC com Dwight Merriman batendo na freada para a Dunlop e algum tempo depois Juan Pablo Montoya batendo de forma idêntica o #21 da Dragonspeed. Outros incidentes, como uma tripla escapada do #29 do Racing Team Nederland e a parada do #1 da Richard Mile - com Sophia Floersch no comando - acabaram implicando no Full Course Yellow ou uma simples bandeira amarela no local. A melhor marca dessa classe ficou para o #38 da JOTA Sport com o tempo de 3'30''213.

Na LMGTE-PRO a Porsche colocou seus carros nas três primeiras posições, sendo o #92 de fábrica na frente com a marca de 3'48''126, seguido pelo #79 da Weathertech e pelo #91. O único incidente para esta classe veio através do Corvette C8.R #63 de Antonio Garcia que rodou e bateu na Curva Porsche. 

Na LMGTE-AM a Porsche repetiu o feito da classe superior e colocou quatro carros nas quatro primeiras posições. O #88 da Dempsey-Proton Racing continua a comandar as ações nesta classe ao fazer 3'50''167. O #56 do Team Project 1 e o #77 da Dempsey-Proton Racing fecham os três primeiros. O Ferrari #83 da AF Corse é o primeiro não Porsche na lista, ao terminar em quinto. 

Ás 16:00, horário de Brasilia, acontece a Hiperpole que definirá as seis primeiras posições de cada classe. 



Os demais resultados dos treinos anteriores:

Treino Livre 1: https://voltarpida.blogspot.com/2021/08/89-24-horas-de-le-mans-toyota-comanda.html

Qualificação para Hiperpolehttps://voltarpida.blogspot.com/2021/08/89-24-horas-de-le-mans-toyota-tem-o.html

Treino Livre 2: https://voltarpida.blogspot.com/2021/08/89-24-horas-de-le-mans-1-2-da-toyota-no.html

Foto 1011: Oscar Larrauri, 24 Horas de Le Mans 1990

 


Oscar Larrauri com o Porsche 962 da Repsol Brun Motorsport durante as 24 Horas de Le Mans de 1990. Ele dividiu o comando com o espanhol Jesus Pareja e com Walter Brun. Eles abandonaram na volta 355 quando a corrida já estava com 23 horas completadas e naquela altura a segunda colocação estava garantida, mas o motor Porsche não aguentou a maratona e estourou. 

Para Larrauri seria a oportunidade de repetir o seu melhor resultado em Sarthe, quando foi segundo na edição de 1986 pilotando pela mesma Brun Motorsport e tendo como companheiros Jesus Pareja e o francês Joël Gouhier num Porsche 962C. 

Larrauri disputou nove edições das 24 Horas de Le Mans e completou apenas três delas: sétimo em 1984 pela Brun com Massimo Sigala e Joël Gouhier; a já mencionada segunda posição de 1986; e a 10ª colocação em 1991 com Pareja e Brun. 

A última aparição de Larrauri remonta a 1994 quando ele pilotou uma Ferrari 348 GTC-LM da Ferrari Club Italia junto de Joël Gouhier e Fabio Mancini. O trio não completou a prova, abandonando na volta 23 com problemas na bomba de combustivel. 

Oscar Larrauri completa 67 anos hoje. 

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: 1-2 da Toyota no segundo treino livre

 


Apesar da Toyota ter feito os melhores tempos nas duas atividades anteriores, a dobradinha sempre foi rompida pela Alpine, mas desta vez, no segundo treino livre, realizado na parte noturna, a Toyota teve seus dois carro no topo da tabela de tempo: desta vez foi com o GR010 #8 que encabeçou a lista dos mais rápidos, com Sebastien Buemi fazendo a marca em 3'29''351, sendo 0''387 mais veloz que o Toyota #7 (que teve um escapada no final da Mulsanne e ficou na gravilha, talvez por problemas de freios) que ficou em segundo. A terceira posição foi para o Glickenhaus #708, enquanto o Alpine #36 foi o quarto e o outro Glickenhaus foi o quinto. 

Na LMP2 Antonio Felix da Costa foi o mais rápido com o #38 da JOTA Sport com o tempo de 3'32''390, seguido pelo #70 da Real Team e pelo #22 da United Autosports. Essa classe teve alguns contratempos, como #24 da PR1 Motorsports Mathiassen tendo problemas na Curva Porsche; o #31 da WRT apresentou falhas no câmbio; e logo no final da sessão o #21 da Dragonspeed , com Ben Hanley ao volante, acabou indo de encontro as barreiras da Indinanápolis, o que ajudou a encerrar mais cedo o segundo treino livre - no mesmo momento, o Porsche da Project 1 também bateu, mas na Tertre Rouge.

Na LMGTE-PRO a Porsche teve dois carros nas duas primeiras posições: o #79 da WeatherTech Racing ficou na frente com o tempo de 3'49''018 e o Porsche #91 em segundo, com o Ferrari #52 em terceiro - este último teve um problema na dianteira, onde uma parte apareceu quebrada e Daniel Serra, que estava ao volante, acabou parando na pista quando estava próximo de terminar a primeira hora de prova. 

Na LMGTE-AM o #88 da Dempsey-Proton Racing continua a dar as cartas ao ficar na ponta com o tempo de 3'51''452, com o Ferrari #388 da Rinaldi Racing em segundo e o Porsche #56 do Team Project 1 em terceiro - a exemplo do que acontecera com o LMP2 da Dragonspeed na Indianapolis, este acabou rodando e batendo na Tertre Rouge quando Robby Foley estava no comando. 

Por conta destes incidentes, a sessão foi encerrada em bandeira vermelha quando faltavam dois minutos para o final. 

As atividades continuam amanhã com a realização dos dois últimos treinos livres e com a Hiperpole, que definirá as seis primeiras posições de cada classe. 

Resultado: Segundo Treino Livre 

89ª 24 Horas de Le Mans: Toyota tem o melhor tempo na qualificação

 

(Foto: WEC/ Twitter)

Com o tempo de 3'26''279 feito por Kamui Kobayashi a bordo do GR010 Hybrid #7, a Toyota teve a melhor marca para a Hiperpole. O tempo alcançado pelo piloto nipônico foi feita ainda na primeira meia hora de treino e foi 0''816 décimos mais veloz que o Alpine A480, que teve a melhor marca alcançada por Matthieu Vaxiviere. O Toyota #8 ficou com a terceira colocação, enquanto que os dois Glinckehaus ficaram com as duas últimas posições da classe. Todos eles estão classificados para a Hiperpole que acontece amanhã.

Apesar do bom andamento da United Autosports com #22 na sessão de treinos livres, o desempenho da equipe anglo-estadunidense nesta qualificação ficou abaixo com #22 ficando apenas em 12º na classe, mas ainda tiveram no #32 e #23 a oportunidade de passarem para a Hiperpole ao terminarem em quinto e sexto respectivamente. A melhor marca foi da JOTA Sport #38 pilotado por Antonio Felix da Costa - que se acidentara no primeiro treino - ao cravar 3'28''807 nos últimos vinte minutos de treino. A segunda posição ficou para o #26 da G-drive e o terceiro para o #41 do Team WRT. 

Na LMGTE-PRO a Ferrari comandou as ações, com Daniel Serra dando continuidade ao bom ritmo já verificado pela manhã e ele não apenas cravou a melhor marca, como também quebrou o recorde de volta que era pertecente a Gianmaria Bruni com Porsche em 2018: Serra, a bordo do Ferrari #52, fez o primeiro tempo em 3'46''011, enquanto que o antigo recorde de Bruni era de 3'47''504. A segunda posição na classe é do Ferrari #51 e a terceira do Porsche #92.

Na LMGTE-AM a batalha foi um pouco mais equilibrada, mas isso não privou o Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing, através de Julien Andlauer que chegou ao ótimo tempo de 3'48''620. O Porsche #86 da GR Racing ficou em segundo e o Ferrari #47 da Cetillar Racing em terceiro.

A Hiperpole será realizada amanhã a partir das 16:30, horário de Brasília. 

E logo mais, às 17:00, o segundo treino livre em Sarthe.

Resultado: Qualificação para Hiperpole