segunda-feira, 23 de agosto de 2021

89ª 24 Horas de Le Mans: A quarta para a Toyota no início de uma nova era

 

Uma vitória esperada e histórica: Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez levam a 
sua primeira 24 Horas de Le Mans, assim como a Toyota abre a era dos Hypercars com 
a quarta conquista em Sarthe. 
(Foto: Toyota Gazoo/ Twitter)

Por mais a que era dos Hypercars tenha se iniciado nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, realizada em 1º de maio deste ano, é em Le Mans que as coisas parecem desabrochar. É o local onde tudo é discutido e apresentado e ao mesmo tempo, acaba tomando forma devido a uma atmosfera edificada há quase 100 cem anos. E conforme as coisas caminham para um futuro brilhante para as corridas de endurance, mesmo a quilômetros de distância, dá para perceber tudo isso. Mesmo que a política seja um tanto bagunçada e que a tecnologia esteja aos montes, ainda existe aquele romantismo no ar quando se vê uma mistura de profissionalismo e amadorismo numa boa que tem dado histórias da melhor qualidade. 

Partindo para a corrida, não era de se esperar duelos viscerais pela liderança na nova categoria rainha do endurance mundial. O poder de fogo da Toyota sobre a Alpine e a novata Glickenhaus era evidente e para que isso acontecesse, apenas uma situação especial é que poderia proporcionar algo do tipo. A largada feita com pista molhada, após algumas voltas com SC a guiar o pelotão, era uma oportunidade de ter embaralhado o pelotão e mexer um pouco com o status quo da prova, o que daria pelo menos, naqueles primeiros quilômetros, uma boa oportunidade de vermos uma prova interessante. A largada do Toyota #7 foi muito bem, obrigado, enquanto que o Toyota #8 foi surpreendido com um ousado Nicolas Lapierre que mergulhou por fora para assumir o segundo posto com o Alpine #36. Da mesma forma que foi surpreendido como foi ultrapassado pelo Alpine, o Toyota #8, que teve em Sebastien Buemi o seu starter, ainda levou uma batida por trás do Glickenhaus #708 de Olivier Pla que deixou para frear muito tarde e escorregou na pista molhada. A pancada foi forte, mas quem levou a pior mesmo foi o carro americano que teve a dianteira direita totalmente destruída. Por outro lado, e de forma impressionante, diga-se, o Toyota #8 pareceu um tanque ao não sofrer nenhuma avaria, mas isso não privou de ter ainda naquela volta uma série de problemas: caiu na classificação, escapou na freada para a Mulsanne corner e depois teve um breve apagão que logo foi reiniciado e daí pôde continuar na corrida sem maiores problemas. Uma primeira volta bem caótica, não apenas para eles como para as demais classes devido a pista molhada. 

(Foto: Alpine/ Twitter)
Mas conforme a pista foi secando as coisas foram entrando nos eixos. O erro de Nicolas Lapierre quando era segundo, ainda quando a pista ainda estava molhada, foi uma oportunidade muito boa jogada fora já que naquelas condições ele poderia ter tentado alguma jogada contra o solitário Toyota #7. Como já bem dito, a prova foi entrando nos eixos conforme a pista secava e em poucas horas a Toyota estava com a sua já esperada formação 1-2 de forma consolidada, tendo apenas alguns revezamentos entre os dois Hypercars japoneses na liderança por conta das paradas de box. Mas isso não significou que a Toyota ficasse imune a problemas: ainda que o ritmo não precisasse ser diabólico, visto que seu rival mais próximo que era o Alpine #36 e este perdia terreno por conta de ritrmo e erros, os dois carros japoneses enfrentaram alguns problemas. O que mais assustou a cúpula japonesa foi
quando Kamui Kobayashi errou na curva Indianapolis e quase bateu o Toyota #7 de frente na barreira de pneus na 13ª hora de prova. A tremenda fritada de pneus foi providencial pois, não fosse isso, o acidente teria sido com potencial de abandono para o carro #7. Outra que deixou a equipe de cabelo em pé foi quando Toyota #8 sofreu um apagão na 18ª hora e chegou parar logo após a Mulsanne para que pudesse ser reiniciado e assim que foi, retornou para a corrida. O problemas com fluxo de combustível foi o terror maior, pois atingiu os dois carros e a precisão de Sebastien Buemi em trabalhar com ajustes durante as voltas para entender e passar para a equipe o que poderia ser feito, foi uma ótima jogada e isso ajudou a equipe não ter que parar seus carros para um reparo no sistema de combustível que poderia durar até 25 minutos e isso significaria o fim da linha para a Toyota vencer a sua quarta 24 Horas de Le Mans, como bem comentou Pascal Vasselon, chefe da Toyota. 

A Alpine teve a sua primeira experiência em classe principal após anos bem proveitosos na LMP2, onde arrendou dois títulos nas 24 Horas de Le Mans naquela classe. Desta vez o desafio seria maior e havia uma pequena esperança em torno de uma tão longa e cheia de variáveis e armadilhas como é esta de Le Mans. A robustez mecânica - que foi muito bem vista, já que não sofreram problemas - de um carro já calejado como este Oreca que foi da Rebellion na época dos LMP1, trazia uma situação favorável a eles frente aos jovens projetos de Toyota e Glickenhaus. O desempenho do Alpine durante toda essa maratona foi muito bem, obrigado, mas os erros de Nicolas Lapierre e principalmente de Mathieu Vaxiviere no meio da noite - este ficando encalhado na brita da primeira chicane - custou caro o jogo para equipe francesa que poderia ter se aproveitado dos problemas que acometeram o carro 8 da Toyota em algumas oportunidades e até mesmo o grave problema de fluxo de combustível nos dois carros japoneses. Eles terminaram com quatro voltas de atraso para o vencedor e apenas dois para o #8 e não fosse estes erros poderiam muito bem ter quebrado a dobradinha da Toyota. Mas eles tiveram que batalhar em duas oportunidades contra o Glickenhaus #708 pela terceira posição e nas duas contra Olivier Pla, com Nicolas Lapierre e depois André Negrão conseguindo vencer a disputa pelo último lugar no pódio. 

Outra estréia e que chamou bastante atenção sobre foi a Glickenhaus. Todos os preparativos para a criação de seu Hypercar 007 LMH foi acompanhado pelas redes sociais da equipe e isso trouxe uma certa simpatia por aqueles que estavam ansiosos em ver uma equipe surgir do "nada" e partir para uma
aventura como é esta em Le Mans, resgatando um pouco de épocas românticas do motorsport onde isso acontecia de forma corriqueira até mesmo no mais alto escalão das categorias e provas. A participação da Glickenhaus foi ainda mais reforçada quando eles obtiveram o melhor tempo no test day de uma semana antes ali mesmo em Sarthe, ao superar a Toyota ao final, mas sabia-se que a na hora que os dados fossem jogados a situação mudaria: desde os treinos os carros de Jim Glickenhaus não foram páreo para Toyota e Alpine, mas ainda sim podiam beliscar uma boa volta ali e acolá nos treinos livres. Na corrida o acidente da largada poderia ter tirado o #708 do caminho, mas isso foi resolvido com a substituição da dianteira algumas voltas depois. Quem conseguiu tirar algum proveito foi Pipo Derani que fez ótimos stints e ele acredita que não fossem as Slow Zones ou períodos de Safety Car, ele, junto de Franck Mailleux e Olivier Pla, poderiam ter chegado ao pódio - o que teria sido bem provável, já que ficaram por um tempo em terceiro após o erro de Vaxiviere com o Alpine, mas o melhor desempenho de Nicolas Lapierre e André Negrão no carro francês não deu boas hipóteses a eles e acabaram perdendo a batalha. Apesar disso e algumas punições para o carro #709 - por ultrapassagem em SC e por iniciar o reabastecimento dois segundos antes de desligar o motor - e problemas, eles completaram a sua primeira 24 Horas de Le Mans com louvor e a experiência adquirida nesta edição será fundamental para o próximo ano. 

Pode não ter sido a mais espetacular das edições, mas esse é apenas um primeiro passo de uma nova era que se inicia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

4 Horas de Goiânia - Uma estreia e tanto para Renan Guerra e Marco Pisani

Um inicio promissor: Marco Pisani/ Renan Guerra vencendo na estreia deles com Ligier e na classe P1 (Foto: Bruno Terena) O autódromo de Goiâ...