quinta-feira, 9 de junho de 2011

Foto 20: Bentley, 24 Horas de Le Mans 1928


Para defender seu triunfo do ano anterior, a Bentley Motors alinhou para a 6º edição das 24 Horas de Le Mans três Bentleys 4 1/2 para as duplas Woolf Barnato/ Bernard Rubin, Henry Birkin/ Jean Chassagne e Dudley Benjafield/ Frank Clement. Dudley, que havia vencido no ano anterior com um Bentley Sport 3 em parceria com Sammy Davis, não teve melhor sorte e acabou abandonando a prova na volta 71 por conta de um furo no radiador. Birkin/ Chassagne fecharam em quinto, enquanto que Barnato/ Rubin venceram a prova após um duelo com o Stutz DV16 Black Hawk de número 1 da dupla Édouard Brisson/ Robert Bloch.
Além dessa vitória, a Bentley havia vencido em 1924 e 1927. Depois da vitória em 1928, repetiu a dose em 29 e 30 tornando-se a primeira grande campeã das 24 Horas de Le Mans. A Bentley voltaria a vencer 73 anos depois pelas mãos de Cappelo/ Kristensen/ Smith, que levaram o protótipo Bentley EXP Speed8 à sexta vitória da marca inglesa em Sarthe.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

24 Horas de Le Mans- 1993

Sem adversários à sua altura, o Peugeot Talbot Sport dominou com tranquilidade a 61ª edição das 24 Horas de Le Mans de 1993. A equipe colocou seus três carros na primeira posição com Christophe Bouchut/ Heric Hélary/ Geoff Brabham vencendo, Teo Fabi/ Thierry Boutsen/ Yannick Dalmas em segundo e Jean Pierre Jabouille/ Mauro Baldi/ Phillipe Alliot completando o pódio. E nesta edição, tivemos a presença de dois pilotos que se tornariam famosos na F1: Eddie Irvine, que dividiu o Toyota TS010 da Tom's Company com os japoneses Masanori Sekiya e Toshio Suzuki, terminou em quarto na geral; Roland Ratzenberg, que tornou- se conhecido pelo lado trágico, após seu falecimento em San Marino 94, dividiu o Toyota 93C-V da SARD Company Ltd com o japonês Naoki Nagasaka terminando em quinto na geral. David Coulthard também esteve presente ao correr junto de David Brabham e John Nielsen com um Jaguar XJ220C da Jaguar Cars. Eles foram desclassificados na volta 307 por irregularidades no exaustor.









segunda-feira, 6 de junho de 2011

Foto 19: A última largada da Matra

Por três anos consecutivos a Matra dominou as 24 Horas de Le Mans: venceu as edições de 72, 73 e 74. A foto acima é de 74, quando saiu vencedora com a dupla Pescarolo/ Larousse chegando 6 voltas à frente do Porsche 911 Carrera RSR da dupla Herbert Müller/ Gijs Van Lennep. Outros três Matras foram alinhados em Sarthre naquele ano: além do Matra- Simca MS670C da dupla vencedora, outro foi alinhado para Jean Pierre Jabouille/ François Migault (3º colocados na geral), um MS670B  ficaram sob a responsabilidade do trio Bob Wollek/ Jean Pierre Jaussand/ Jose Dolhem (abandonaram na volta 120 com problemas no motor) e outro Matra, um MS680, foi pilotado por Jean Pierre Jarier/ Jean Pierre Beltoise (abandonaram na volta 104 com problemas de motor). Foi a última participação da Matra em Le Mans.

sábado, 4 de junho de 2011

Scuderia Everest, 1976


Nove anos antes da sua entrada na F1, Giancarlo Minardi fez seu debut na categoria máxima com sua equipe de F2, a Scuderia Everest. Com o intuito de dar experiência na F1 à jovens pilotos italianos, Minardi assinou um contrato de três anos com a Ferrari para utilizar o modelo 312T em provas extra-campeonato. A idéia de Giancarlo é um tanto parecida com que a gente vê hoje, com equipes como Red Bull e a própria Ferrari, formando pilotos a partir de equipes satélites. 

A estréia da Scuderia Everest na F1 se deu na Race Of Champions de 1976, disputado em 14 de março em Brands Hatch. O carro, um Ferrari 312T com o número 36 (que coincidentemente seria usado também por Carlos Reutemann no GP da Itália daquele ano), foi entregue à Giancarlo Martini, um velho amigo e piloto da equipe na F2 européia. Os treinos não foram tão promissores, com Martini ficando em penúltimo de um grid de 15 carros. No dia da prova, no warm up, Martini bateu a Ferrari e assim nem alinhou para a prova. Um início desastroso.

A segunda chance apareceu no International Trophy, disputado em Silverstone no dia 11 de abril. Martini classificou-se em décimo. Foi uma boa posição de largada, já que haviam 18 carros no grid, mas o pobre italiano não evoluiu durante a corrida e terminou na posição em que largou. Foi a última aparição tanto dele, quanto do Scuderia Everest na F1. 

Com este desaire, Minardi concentrou seus esforços na F2 onde pôde utilizar seu contrato de três anos com a Ferrari para recebimento de motores Dino para equipar seus Ralts. Martini continuou na equipe até 1977, quando saiu de cena. Antes disso, ele conquistaria, em Donington, uma vitória na F- Aurora pilotando um Ensign. Este foi seu único grande sucesso no automobilismo, já que, em categorias menores, como a F2, por exemplo, seu desempenho era apenas mediano.

Em 1985 Giancarlo Minardi, enfim, estreou oficialmente no Mundial de F1 com a sua equipe Minardi e assim, como fizera com Giancarlo Martini, deu ao seu sobrinho Pierluigi Martini a chance de pilotar um F1. 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

24 Horas de Le Mans-1999

Quando parecia que a Toyota, enfim, conquistaria sua tão sonhada vitória, um bocado de problemas, como um pneu estourado no meu do circuito, obrigou a equipe a se contetar com a segunda posição e assim a sorte virou para a BMW que venceu a corrida com o trio Pierluigi Martini/ Joachim Winkelhock/ Yannick Dalmas pilotando o belo protótipo BMW V12 LMR. E de quebra, ainda tivemos o vôo da Mercedes CLR.











Foto 18: A primeira Le Mans de Monsieur Pescarolo

Pilotando um Matra-Simca MS630M, em dupla com Johnny Servoz Gavin, Henri Pescarolo estreava nas 24 Horas de Le Mans de 1968. A dupla abandonou a prova na volta 283 devido um acidente. Mas o velho Pesca teria melhor sorte em outra edições: venceria nos anos de 72 (parceria com Graham Hill), 73 e 74 (parceria com Gerard Larousse) piltotando os Matras MS670, MS670B e MS670C. Voltou a vencer em 84, quando dividiu om volante com Klaus Ludwig pilotando um Porsche 956. Pescarolo competiu até o ano de 1997, quando formou trio com Jean-Philippe Belloc e Emmanuel Clerico pilotando um Courage C36 do Team La Filiére. Nos anos 2000, Henri montou o Team Pescarolo que por muitos anos, foi rival direto dos Audi R8 de fábrica.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

24 horas de Le Mans- 1988

Daqui menos de uma semana e meia, será dada a largada para a 79ª edição das 24 Horas de Le Mans. Nesse período vou colocar algumas fotos, vídeos e textos sobre essa genial prova. Para iniciar, um resumo da prova de 1988 que foi vencida pela Jaguar com Johnny Dumfries/ Jan Lammers/ Andy Wallace ao volante.









Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...