quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Foto 111: Na Hungria, há 20 anos...

(Foto: Sutton Images)

(Foto: Divulgação)
As duas fotos são de momentos distintos, que aconteceram no mesmo final de semana do GP da Hungria de 1992: a primeira é do Nigel "Il Leone" Mansell, que enfim chegava ao seu primeiro título Mundial que lhe havia escapado pelos dedos nos anos de 86, 87 e 91, todos pela Williams.
Por outro lado, no mesmo paddock, a Brabham fazia o seu último Grande Prêmio na F1 após Damon Hill qualificar-se em 25º e terminar em 11º, quatro voltas atrás do vencedor Ayrton Senna. Foi o melhor resultado da equipe naquele ano, sendo que nas outras dez corridas anteriores haviam classificado em outras duas oportunidades: na corrida inaugural em Kyalami, quando Eric Van De Poele largou em 26º e completou a corrida na 13ª posição e no GP da Grã-Bretanha com Damon Hill, que largou em 26º e terminou em 16º. Nas demais eles foram limados ainda nas pré-qualificações ou nos classificatórios. Além de Poele e Hill, Giovana Amati foi a outra piloto da equipe.
A partir do GP da Bélgica, a equipe fundada por Jack Brabham e Ron Tauranac, não apareceu mais na F1. 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Foto 110: Bebericando

Sebastian Löeb, Ken Block e Kimi Raikkonen num momento de descontração em um bar de Cardiff durante o fim de semana do Rally do País de Gales de 2010.
Isso tem história meus amigos...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Foto 109: Matagal Made In Austria

Essa foto me fez lembrar do Tuka Rocha - que hoje corre de Stock Car - que ficou perdido com o seu Dallara Nissan no meio do mato na Junção de Interlagos, durante os treinos livres da extinta Super Nissan, quando esta correu aqui no Brasil no final de 2002.
A foto, em questão, é do Derek Daily que rodou e ficou no meio da relva do velho circuito de Zeltweg durante o GP da Áustria de 1978 com seu Ensign.
O mato de Interlagos, quase 12 anos atrás, estava assim. Ou maior.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vídeos: As chegadas do BTCC e NASCAR

Pelo jeito ontem foi dia de chegadas memoráveis nas provas de turismo pelo mundo. Se na NASCAR Marcos Ambrose garantiu uma vitória -  a segunda dele em Watkins Glen - no braço, Andrew Jordan, no BTCC, venceu após uma batalha memorável onde os dois primeiros Jason Plato e Matt Neal, na penúltima volta, se engalfinharam durante a disputa da primeira colocação na segunda prova disputada em Snetterton.

A chegada da NASCAR:

E a do BTCC, na corrida 2 em Snetterton:

sábado, 11 de agosto de 2012

F1 Battles: Ayrton Senna vs Nigel Mansell - GP da Bélgica, 1991

Senna e Mansell mais uma vez duelando pela liderança em um GP. Dessa vez em Spa-Francorchamps, 1991.
Nigel abandonou na volta 22 por problemas elétricos e Senna venceu aquele GP belga, lutando com um carro que vinha com problemas de câmbio, e chegou à 1.9 segundos à frente de Berger. Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno levaram os seus Benettons à 3ª e 4º colocações naquela corrida e a melhor volta ficando por conta de Moreno.
Bons tempos!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vídeo: Ari Vatanen em Pikes Peak, 1988

Sem asfalto, densa poeira e sol na cara. Assim era a velha subida de Pikes Peak, realizada em Colorado Springs. Em 1988 Ari Vatanen quebrou o recorde da prova com o seu Peugeot 405 T16 e isso virou um curta-metragem dirigido pelo francês Jean Louis Mourey que foi premiadíssimo nos Festivais de cinema de Chamonix, Chicago, Houston e Val D'Isere todos em 1990.
Apesar de hoje o percurso ter sido totalmente asfaltado, a prova ainda é sensacional e acontecerá neste final de semana.

A F1, para salvar a Grécia

Imersa em um das maiores crises finaceiras da sua história, a Grécia parece que ainda tem alguma grana para queimar ao desejar uma prova de F1 nas ruas de Drapetsona, na cidade portuária do Pireu.
A idéia surgiu em 2011 e a pista seria projetada por um arquiteto residente em Atenas, cujo nome não foi dito. O traçado seria um misto de autódromo e vias urbanas, utilizando uma área de 210.000 metros quadrados e o perímetro seria de 3,23 Km com 25 curvas.
Konstantinos Cavaras, Ministro do Esporte da Grécia, apoia a idéia de uma corrida por lá: "A possibilidadede ter uma corrida de Fórmula Um em Drapetsona seria muito importante para o desenvolvimento de Pireu."
O Ministro da Cultura e Turismo, Kostas Tzavaras, foi na mesma toada de seu companheiro: "A principal prioridade deste governo é criar instrumentos de desenvolvimento. Neste momento crítico para o nosso país, todos os esforços que promove a Grécia e atrai interesse internacional é bem-vinda e merece o nosso apoio. A perspectiva de realizar corridas de Fórmula Um em Drapetsona aumenta as expectativas para atualizar o nosso produto turístico, através da promoção do histórico Porto de Pireu e a reforma de toda a região. Esse projeto criaria novos empregos e colocaria nosso país de novo no cenário internacional."
Uma simulação do que pode vir a ser o circuito de Drapetsona, já foi feita. O traçado até que é interessante:

Não é por nada, mas os Gregos poderiam pensar em algo melhor para tirar o país dessa draga que estão enfrentando. Uma corrida de F1 só traria dor de cabeça. O velho Bernie iria sugar o resto de dinheiro que eles possuem e talvez a corrida saíria de lá rapidamente, assim como foi as provas de Aida, no Japão, que abrigou no biênio 94-95 as provas do GP do Pacífico. Ecclestone ajudou o idealizador e fundador do circuito, o japonês Hajime Tanaka a queimar toda a grana nestes dois eventos e depois caiu fora, deixando a travada pista de Aida no limbo.
Pode até trazer alguns dividendos uma prova por aquelas bandas gregas, mas acho que deveriam pensar em outra solução para tentar reerguer o país.  

Fonte: PlanetF1.com

Foto 1044 - Alain Prost, Auto Sprint 1984

Alain Prost no GP do Brasil de 1984, que acabaria por vencer (Foto: Girardo & Co. Archive) Um dos melhores pilotos de todos os tempos ch...