sábado, 5 de outubro de 2013

Crash: ALMS, Virginia

Pancada brutal entre os Porsches de Eduardo Cisneros (#32) e Marco Holzer (#48) durante a nona etapa da ALMS no circuito de Alton, em Virginia.

Foto 262: 1000 devaneios

E não é que o blog chegou aos mil posts após quatro anos de existência? Enfim, o que me resta é mais uma vez agradecer a toda galera que passou - e que passa por aqui - todo dia. Pra quem tem blog sabe bem o trampo aqui é puxado e a recompensa é a popularidade e reconhecimento que o seu trabalho alcança. Mas então, a brincadeira não pára por aqui.
Vamos para mais 1000 posts, ou seja, Mil devaneios? Vamos nessa!

Foto 261: Bruce e Graham, Riverside 1966

Como eram belos estes carros da Can-Am. Nesta foto, tirada durante a etapa de Riverside de 1966, Bruce Mclaren (Mclaren Elva Mark IIB Chevrolet #4) na cola de Graham Hill (Lola T70 Mk.2 Chevrolet #3).
A etapa de Riverside foi a quinta daquele campeonato que marcava a estréia da Can-Am. Entre os Mclarens e Lolas existentes carros como o Hamil SR3, Porsche 906, Genie MK.2, Chaparral 2E também faziam parte do certame.
A prova de Riverside foi vencida por John Surtees, que era companheiro de Graham Hill e dono da equipe. E o próprio Surtees veio a sagrar-se campeão do primeiro ano da Can-Am com 27 pontos, seis a mais que Mark Donohue.

Crash: GP de Huambo, Angola

Já faz um tempo que vi algumas imagens sobre estas corridas citadinas em Angola, mas isto em décadas passadas onde a segurança vinha num plano bem distante. Pois bem, no domingo passado (29 de setembro), durante o GP de Huambo, o Radical SR8 pilotado por Daniel Vidal Júnior se despistou e por muito pouco não ocasional uma carnificina. Segundo Daniel, o Radical teve problemas nas caixa de câmbio e nos freios fazendo com que o carro bloqueasse as rodas e fosse em linha reta. Uma das duas: ou ele acertaria toda aquela gente que estava pelo lado de fora da rotatória ou então ele teria se enfiado por debaixo do Toyota Hilux que serviu como "barreira" para o Radical.
Ao ver o vídeo me lembrei das provas do extinto - e perigoso - Grupo B dos Rallies. Eram fascinantes, mas extremamente perigosos. E pode-se ver que não existe uma única barreira de concreto ou guard-rail para segurar um carro nestas condições.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Foto 260: Lado a lado

(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook)
O início de um dos grandes duelos do esporte a motor: os lendários Porsche 917K nas cores da petrolífera Gulf e comandada por John Wyer contra as Ferrari 512S da Ferrari estreando nas 24 Horas de Daytona, primeira etapa do Mundial de Marcas de 1970.
Na foto que encabeça o post, o Porsche #1 de Jo Siffert/ Brian Redman dividindo uma das curvas do oval de Daytona com a Ferrari #26 pilotada por Mario Andretti/ Arturo Merzario/ Jacky Ickx. A prova foi vencida pelo outro Porsche 917 #2 de Pedro Rodriguez/ Leo Kinnunen/ Brian Redman, seguidos pelo Porsche #1 e pela Ferrari #26.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Foto 259: Il Leone

Essa imagem já é um dos clássicos da F1, com Nigel Mansell ensinando a todos como se controla um Fórmula-1 após uma rodada completa em plena Tamburelo durante o GP de San Marino de 1990.
Apesar do esforço hérculeo do "Il Leone", o motor da Ferrari F641 abriu o bico e forçando o abandono do ídolo inglês.

Foto 258: Maranello






A linha de produção da Ferrari nos anos 50, precisamente em 1956. Nas fotos o Lancia-Ferrari D50 sendo preparado para o GP de Mônaco, prova que foi vencida por Stirling Moss com a grande rival da Ferrari na ocasião, a Maserati 250F.
O Lancia D50 teve a sua estréia no GP da Espanha de 1954, disputado em Pedralbes. Dois D50 foram destinados a Alberto Ascari e Luigi Villoresi e nos treinos os dois carros se mostraram competitivos, com Ascari marcando a pole e Villoresi a quinta colocação. Alberto era líder a corrida, mas um problema na embreagem na décima volta o alijou da corrida. Luigi já havia abandonado a competição na segunda volta com problemas nos freios.
Devido os problemas financeiros que a Lancia apresentava em 1955, a família Lancia se retirou das competições ao vender parte das ações que eles ainda tinham na fábrica e os D50 foram dados para a Ferrari, que passou a desenvolver o carro em 1955. Em 1956 o Lancia D50 passou a chamar-se Ferrari D50 com o qual Fangio ganhou o seu quarto título mundial.
O Lancia-Ferrari D50 foi projetado por Vittorio Jano, o mesmo que projetou as já lendárias Alfa Romeo P2 e P3 entre os anos 20 e 30.
 

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...