sábado, 15 de fevereiro de 2014

Foto 303: Graham, 85 anos




E o homem que venceu as três grandes corridas do último século (GP de Mônaco [1963, 64, 65, 68 e 69], 500 Milhas de Indianápolis [1966] e 24 Horas de Le Mans [1972]), denominada como "Tríplice Aliança", completaria hoje 85 anos.
Talvez seja um recorde que dificilmente será batido devido a série de cláusulas contratuais que impedem os pilotos (em especial os de F1) de disputarem as outras corridas, como a Indy 500 e 24 Horas de Le Mans.
O único piloto que está em atividade e que pode tentar essa sorte, é Juan Pablo Montoya que venceu a Indy 500 em 2000 e depois o GP de Mônaco em 2003.

Foto 302: Preferência

Brooks e Moss em Nurburgring, 1958: vitória para Tony, após a desistência de Stirling por problemas elétricos em seu Vanwall
(Foto: beatlesandhuxley.com)
"Eu nunca tive tantas oportunidades de treinos como eu queria, porque se eu fosse mais rápido do que ele (Stirling Moss), a equipe o deixava sair novamente. Ele podia querer meu chassi e o motor dele, ou vice-versa, o que significava mais trabalho para os mecânicos. Para David Yorke, chefe da equipe, fazia sentido manter o número dois por alguns décimos mais lento. Stirling tinha a certeza de que ele teria sempre o melhor carro. Se não tivesse, ele misturaria tudo! Dito isso, sempre fomos os melhores amigos e ainda somos."
As palavras são de Tony Brooks, que foi companheiro de Stirling Moss e Stewart Lewis-Evans na temporada de 1958 na Vanwall, ano que a equipe de Tony Vandervell tornou-se a primeira campeã de construtores da F1 e por muito pouco não fez de Moss o primeiro campeão inglês da categoria, primazia qual que ficou por conta de outro inglês, Mike Hawthorn, que estava na Ferrari.
Como acontece nos dias de hoje, a vida de Brooks não foi tão fácil e mesmo que estivesse no "fim de semana dele", certamente Moss teria algum porém para freá-lo. Portanto ele precisaria da ausência de Stirling para conseguir algo de interessante, como aconteceu em sua três vitórias naquela temporada (Spa, Nurburgring e Monza) onde Moss abandonou por problemas mecânicos. Caso contrário, a história para o simpático piloto inglês poderia ter sido amarga.
E certamente você pensava que a moda de "tratamento vip" era exclusividade dos Sennas, Schumachers e Alonsos da vida. Isso vem de muito, mas muito tempo...

*A fala de Tony Brooks foi retirada da Revista "F1 Racing" de 2008, da sua edição de Nº12

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Vídeo: Stock Car, Interlagos 1994

Uma das jóias dos irmãos Neri na sua conta no Youtube: a primeira bateria da nona etapa da Stock Car em Interlagos vencida por Djalma Fogaça.
Divirtam-se!

Foto 301: Um ponto

A classificação de Kimi Raikkonen para o GP de Mônaco de 2007 tinha sido desastrosa: uma batida nos "esses" da Piscina havia danificado a suspensão dianteira direita, o que deixo-o de fora do Q3 conquistando apenas a 16ª colocação.
A Mclaren com o seu duo Alonso-Hamilton dominou a prova sem qualquer tipo de problema ou incomodo, mas Raikkonen, se beneficiando da estratégia da Ferrari e de algumas desistências a sua frente, conseguiu um oitavo lugar que lhe garantiu um ponto.
Ao final da temporada, naquela magistral prova em Interlagos, aquele esforço em Monte Carlo teria ainda mais valor.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Foto 300: 500cc, Silverstone 1983

A linha de frente das 500cc em Silverstone, 1983. De baixo para cima: Kenny Roberts (Marlboro Agostini-Yamaha YZR500), Freddie Spencer (HRC-Honda NS500), Randy Mamola (HB Suzuki RG500), Eddie Lawson (Marlboro Agostini-Yamaha YZR500), Marc Fontan (Gauloises Sonauto-Yamaha YZR500), Takazumi Katayama (HRC-Honda NS500), Ron Haslam (Honda UK HRC-Honda NS500) e Jack Middelburg (Femis-Honda RS500) partindo para a segunda largada do GP da Grã-Bretanha das 500cc.
A prova foi interrompida na sexta volta, numa altura em que Kenny Roberts, Randy Mamola e Freddie Spencer se revezavam na liderança da corrida, quando Peter Huber e Norman Brown se colidiram na curva Stowe. A força do impacto foi tamanha que os capacetes de desprenderam da cabeça dos pilotos e as motos ficaram totalmente destruídas. Huber e Brown morreram no local.
A prova foi retomada e a vitória acabou ficando com Kenny Roberts, seguido por Freddie Spencer e Randy Mamola.

Foto 299: A primeira

Uma Spa laranja. Bruce Mclaren, com a sua elegante Mclaren-Ford M7A, liderando um grupo formado por Pedro Rodriguez (BRM P133), Jacky Ickx (Ferrari 312/68) e Jackie Stewart (Matra-Ford MS10) durante o GP da Bélgica de 1968.
Foi a prova que marcou a primeira vitória da Mclaren Racing Limited após a sua estréia na F1 em 1966, durante o GP de Mônaco. A história de 182 vitórias havia começado.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Foto 298: Fan Club

(Foto: Formula 1 Amarcod/ Facebook)
Legal essa foto de Frank Williams usando uma camiseta estilizada com o rosto do Jochen Rindt, em 1970. Provavelmente era de algum fan club do piloto austríaco.
Outro detalhe - ao que me parece - é que a foto tenha sido feita antes da morte de Rindt. Pelos pinheiros ao fundo e altura de onde eles se encontram, pode ser da pista de Zeltweg, ou Osterreichring como queiram. 

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...