quarta-feira, 14 de maio de 2014
Foto 336: Spa, 1970
Mais uma das belas imagens do velho traçado de Spa Francorchamps. Nesta foto a Porsche 917K da equipe AAW Racing Team de Gijs Van Lennep e Hans Laine durante os 1000 Km de Spa, sexta etapa do Campeonato Internacional de Marcas de 1970.
A prova foi vencida por Jo Siffert/ Brian Redman com a Porsche 917K da J.W. Engineering. Lennep/Laine terminaram em quinto, com três voltas de atraso para os vencedores.
A prova foi vencida por Jo Siffert/ Brian Redman com a Porsche 917K da J.W. Engineering. Lennep/Laine terminaram em quinto, com três voltas de atraso para os vencedores.
F1 Teste: Espanha: 2ª Dia
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Voltas 1. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m24.871s 102 2. Nico Rosberg Mercedes 1m25.805s +0.934s 102 3. Kimi Raikkonen Ferrari 1m26.480s +1.609s 93 4. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m26.972s +2.101s 84 5. Susie Wolff Williams-Mercedes 1m27.280s +2.409s 55 6. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m27.718s +2.847s 55 7. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m27.973s +3.102s 72 8. Daniel Juncadella Force India-Mercedes 1m28.278s +3.407s 91 9. Stoffel Vandoorne McLaren-Mercedes 1m28.441s +3.570s 135 10. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m28.910s +4.039s 21
terça-feira, 13 de maio de 2014
Foto 335: Bellof, Mônaco 1984
Mais uma das belas fotos de Dale Kistemaker, diretamente do seu ótimo blog "Poetics Of Speed". Aqui, Stafan Bellof contornando a "Rascasse" em Mônaco, no famoso GP de 1984.
Segundo o próprio Kistemaker, ele achou esta foto num rolo de filme que estava perdido em algum canto da sua casa onde estava registrado essa bela foto de Stefan.
Como disse Dale, "Bellof era como um relâmpago cortando a tempestade" naquela tarde em Monte Carlo.
Segundo o próprio Kistemaker, ele achou esta foto num rolo de filme que estava perdido em algum canto da sua casa onde estava registrado essa bela foto de Stefan.
Como disse Dale, "Bellof era como um relâmpago cortando a tempestade" naquela tarde em Monte Carlo.
F1 Teste: Espanha: 1ª Dia
Resultado
Barcelona - Montmeló
Testes de Temporada
Fórmula-1 - Dia1
Pos Piloto Equipe Tempo Dif 1. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m26.434s 2. Charles Pic Lotus-Renault 1m26.661s +0.227s 3. Lewis Hamilton Mercedes 1m26.674s +0.240s 4. Kimi Raikkonen Ferrari 1m26.965s +0.531s 5. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m27.724s +1.290s 6. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m27.727s +1.293s 7. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m27.756s +1.322s 8. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m28.333s +1.899s 9. Kamui Kobayashi Caterham-Renault 1m30.101s +3.667s 10. Sebastien Buemi Red Bull-Renault 1m31.440s +5.006s 11. Giedo van der Garde Sauber-Ferrari 1m31.783s +5.349s
segunda-feira, 12 de maio de 2014
GP da Espanha: Outra categoria
Após um período de dois finais de semana com a Fórmula-1
fora de combate, alguns esperavam com certa ansiedade por esta etapa espanhola
que deu início a parte européia do campeonato – digamos que apenas uma
passagem, afinal a sétima etapa será realizada em Montreal no mês de junho –
para ver em qual estágio Mercedes e seus oponentes estavam. O que se viu foi o
domínio de sempre e talvez ainda mais cruel do que nas etapas anteriores.
Tanto Hamilton, quanto Rosberg tinham um passo extremamente
forte neste final de semana conseguindo uma primeira fila na classificação com
certa folga e uma corrida totalmente particular, sem ter ameaça de ninguém. A
marca feita por Lewis na obtenção da pole foi de 1 segundo de vantagem para
Ricciardo, que aparecia em terceiro. Durante a prova, a diferença por volta
chegava à quase 1,3 segundos de vantagem para Bottas e Daniel que disputavam a
terceira posição. Algo tão assombroso quanto à recente época que Red Bull dava
as cartas com Sebastian Vettel. Aliás, ele conseguiu a melhor volta da prova
nas voltas finais quando estava em uso dos pneus médios, enquanto uma parte dos
que iam a sua frente já usava os duros. A marca alcançada pelo tetra-campeão
foi cerca de quatro décimos mais veloz que Hamilton, que utilizava os duros.
Apesar da excepcional volta, ainda assim percebe-se o quanto que o carro
prateado está acima dos demais.
Foi a quinta vitória da Mercedes no ano, em cinco corridas.
Foi também a quinta pole consecutiva da equipe e a quarta dobradinha, o que faz
deste início um dos melhores da história. Comparando com outras épocas em que
tivemos uma equipe dominante assim no início, dá para pensar que a Mercedes
possa liquidar os dois mundiais a seu favor. Apenas o de pilotos é que pode se
arrastar até as últimas etapas, pelo foi visto até aqui entre essa disputa
aberta entre seus dois pilotos.
Abaixo uma pequena comparação com outras temporadas em que
uma equipe dominou as cinco primeiras corridas:
McLaren Honda Turbo – 1988 –
Alain Prost/Ayrton Senna
1- Brasil:
1º Prost – Senna (Desclassificado)
2-
San Marino: 1º Senna – 2º Prost
3- Mônaco:
1º Prost – Senna (Fora)
4-
México:
1º Prost – 2º Senna
5-
Canadá:
1º Senna – 2º Prost
Williams Renault – 1992 –
Nigel Mansell/Ricardo Patrese
1- África
do Sul: 1º Mansell – 2º Patrese
2-
México:
1º Mansell – 2º Patrese
3-
Brasil:
1º Mansell – 2º Patrese
4-
Espanha:
1º Mansell – 2º Schumacher
5-
San Marino: 1º Mansell – 2º Patrese
Ferrari
– 2004 – Michael Schumacher/Rubens Barrichello
1- Austrália: 1º Schumacher – 2º
Barrichello
2- Malásia: 1º Schumacher – 2º Montoya
3- Bahrein: 1º Schumacher – 2º
Barrichello
4- San
Marino: 1º Schumacher – 2º Button
5- Espanha: 1º Schumacher – 2º
Barrichello
Mercedes – 2014 – Lewis
Hamilton/Nico Rosberg
1-
Austrália:
1º Rosberg – 2º Magnussen
2-
Malásia:
1º Hamilton – 2º
Rosberg
3-
Bahrein:
1º Hamilton –
2º Rosberg
4-
China: 1º Hamilton – 2º Rosberg
5-
Espanha:
1º Hamilton –
2º Rosberg
Visto que Red Bull e Ferrari, por
exemplo, acenam com algumas mudanças significativas apenas para a etapa do
Canadá, que será realizada em junho, dificilmente teremos alguma mudança de
forças até lá. O que nos faz pensar que o domínio das “Silver Arrows” seja
ainda mais forte em Mônaco.
E tirar uma desvantagem de 1
segundo, ou mais, não será de uma corrida para outra, não será nada fácil.
A corrida
Tradicionalmente a prova na
Espanha, em especial nesta pista de Barcelona, não é grande coisa. É a tal
história de que todos conhecem bem o traçado, principalmente por ter sido usada
por longos anos como pista de testes da pré-temporada. As curvas de raio longo
também dificultam um pouco para o carro que vai atrás, para que consiga manter uma
distância suficiente e não perca a dianteira em algum ponto devido à
turbulência do carro da frente. Não é à toa que a maioria das ultrapassagens
foi feitas nas freadas das duas retas do circuito catalão.
Sebastian Vettel foi quem mais
fez ultrapassagens na corrida, em especial na parte final onde usou
integralmente seus pneus médios para atacar Raikkonen e Bottas e subir para uma
quarta posição, que parecia improvável após os percalços de sexta e sábado e
tendo largado da 15ª colocação. Além de mais uma ótima apresentação de
Ricciardo, que conseguiu seu pódio, o desempenho de Sebastian foi importante
para constatar que a Red Bull é sim a segunda força do campeonato, e apesar de
uma melhora, ainda está anos luz da Mercedes. As palavras de Vettel em tentar
alcançar os prateados durante o ano soam como um bom motivo para entusiasmar a
equipe, mas todos sabem que, no fundo, esse trabalho será quase impossível.
O duelo que eu estava esperando
desde a primeira etapa enfim aconteceu: Raikkonen e Alonso tiveram um embate
interessante nesta corrida, sendo totalmente baseada no cronometro. Se Kimi ia
bem em uma volta, Fernando respondia na seguinte. E isso valia também para os trechos
do circuito catalão. A diferença entre ambos - descontando os momentos do
pit-stop e no finalzinho, onde Alonso passou Raikkonen e abriu certa vantagem –
não foi além de quatro décimos a um segundo, mas sempre com espanhol a
perseguir o finlandês. Fernando conseguiu chegar à frente de Raikkonen devido o
uso dos pneus médios, frente aos duros de seu companheiro que já estavam bem
desgastados. Apesar do duelo entre eles, ficou claro que a Ferrari ainda tem muito
que melhorar daqui para frente. Assim como a Red Bull, eles preparam algumas
modificações apenas para Montreal.
Destacar a ótima prova de
Valtteri Bottas que andou sempre entre os primeiros, sucumbindo apenas ao
assédio dos pilotos da Red Bull. Enquanto Bottas marcava mais alguns pontos
para a Williams, Massa andava para trás vindo a terminar na 13ª posição. Menção
honrosa, também, ao belo trabalho de Romain Grosjean que levou a Lotus ao
quinto lugar na classificação e depois ao oitavo na prova, sendo que andou na
quinta colocação até a primeira rodada de pit-stops. Apesar de ter falado que
ainda tem muito que melhorar no E22, é de louvar o que conseguiu em Barcelona
frente ao que estavam fazendo nas primeiras etapas do mundial. Sobre Pastor
Maldonado, um gancho de uma prova lhe cairia bem. Um exemplo claro disso vem de
dentro da equipe...
Agora é esperar pela prova de
Mônaco, onde não creio que grandes mudanças acontecerão.
sábado, 10 de maio de 2014
GP da Espanha - Classificação - 5ª Etapa
Grid de Largada para o Grande Prêmio da China - 5ª Etapa
Pos Piloto
Equipe Tempo
Dif
1.
Lewis Hamilton
Mercedes 1m25.232s
2. Nico Rosberg Mercedes 1m25.400s +0.168s
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m26.285s
+1.053s
4.
Valtteri Bottas
Williams-Mercedes
1m26.632s +1.400s
5.
Romain Grosjean
Lotus-Renault
1m26.960s +1.728s
6. Kimi Raikkonen Ferrari 1m27.104s +1.872s
7. Fernando Alonso Ferrari 1m27.140s
+1.908s
8. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m27.335s
+2.103s
9.
Felipe Massa
Williams-Mercedes
1m27.402s +2.170s
10. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m27.685s
+1.597s
11. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m28.002s
+1.914s
12. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m28.039s
+1.951s
13. Esteban
Gutierrez Sauber-Ferrari 1m28.280s +2.192s
14. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes
15. Sebastian Vettel Red Bull-Renault*
16. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault
17. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m28.563s +1.799s
18. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m29.586s
+2.822s
19. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m30.177s
+3.413s
20. Marcus
Ericsson Caterham-Renault 1m30.312s
+3.548s
21. Kamui
Kobayashi Caterham-Renault 1m30.375s
+3.611s
22. Pastor
Maldonado Lotus-Renault
*E Vettel acabou sendo punido com a perda de cinco posições devido a troca do câmbio. Portanto, ele largará na 15ª colocação
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