sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vídeo: Bem vindo, Porsche!

É como se você pegasse o seu carro e fosse à casa de seu conhecido de longa data e que agora estava de volta, após um longo período fora de combate.
Assim foi a homenagem da Audi para com a Porsche, que volta à Le Mans pela classe principal após 15 anos.
Ficou demais!

Vídeo: Red Bull e Ferrari no Red Bull Ring

Este evento aconteceu semanas atrás - creio eu que há cerca de quinze dias - onde reuniram a Red Bull e a Ferrari colocando seus carros na pista. Pela equipe austríaca, Vettel comandou o RB08 de 2012 e Gerhard Berger pilotou o Ferrari F1 87/88C de 1988. Depois eles trocaram de carros.
Fiquei curioso para saber se o Berger falou algo para Vettel após tomar posse destes dois carros, sendo que o Ferrari ele conhece muito bem, à exemplo de Sebastian com relação ao Red Bull.

GP do Canadá - Treinos Livres - 7ª Etapa

E os dois treinos livres para o Grande Prêmio do Canadá chegaram ao fim em Montreal. Enquanto que Fernando Alonso colocou a Ferrari no topo da tabela dos tempos pela manhã, Lewis Hamilton recolocou ordem na casa na parte da tarde ao comandar a dobradinha da Mercedes no segundo treino livre.
O interessante foi observar o bom andamento de Red Bull, Ferrari e Williams que estiveram no mesmo segundo da Mercedes nesta segunda sessão de treinos. Enquanto que Vettel - que dominou o seu parceiro de equipe Ricciardo nas duas sessões - ficou há quatro décimos de Hamilton, Raikkonen e Alonso ficaram há cinco, seguido pelo duo da Williams que teve Massa ficando há seis décimos e Bottas há sete. Pode não ser nada animador a primeira vista, mas para quem estava tomando mais de um segundo de desvantagem para os carros alemães, é um bom avanço. A Mclaren também foi bem, ao ficar nove décimos atrás com Button e Magnussen a fecharem os dez primeiros neste segundo treino livre.

Resultados dos dois Treinos Livres realizados em Montreal

Treino Livre 1:

(Foto: Autosport)
Pos Piloto                Equipe                  Tempo      Dif    Vol
 1. Fernando Alonso       Ferrari               1m17.238s           21
 2. Lewis Hamilton        Mercedes              1m17.254s  +0.016s  25
 3. Nico Rosberg          Mercedes              1m17.384s  +0.146s  32
 4. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m18.131s  +0.893s  28
 5. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes     1m18.361s  +1.123s  20
 6. Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault      1m18.435s  +1.197s  26
 7. Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m18.446s  +1.208s  33
 8. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes      1m18.514s  +1.276s  31
 9. Kimi Raikkonen        Ferrari               1m18.578s  +1.340s  15
10. Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault    1m18.643s  +1.405s  14
11. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes  1m18.733s  +1.495s  30
12. Sergio Perez          Force India-Mercedes  1m18.959s  +1.721s  22
13. Adrian Sutil          Sauber-Ferrari        1m19.108s  +1.870s  24
14. Romain Grosjean       Lotus-Renault         1m19.142s  +1.904s  32
15. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault    1m19.177s  +1.939s  21
16. Pastor Maldonado      Lotus-Renault         1m19.340s  +2.102s  37
17. Felipe Massa          Williams-Mercedes     1m19.575s  +2.337s  7
18. Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari        1m19.804s  +2.566s  15
19. Jules Bianchi         Marussia-Ferrari      1m20.200s  +2.962s  15
20. Max Chilton           Marussia-Ferrari      1m20.844s  +3.606s  26
21. Marcus Ericsson       Caterham-Renault      1m21.404s  +4.166s  33
22. Alexander Rossi       Caterham-Renault      1m21.757s  +4.519s  27



Treino Livre 2:

(Foto: Autosport)
Pos  Piloto             Equipe                Tempo      DIF      Vol
 1.  Lewis Hamilton     Mercedes              1m16.118s            42
 2.  Nico Rosberg       Mercedes              1m16.293s  +0.175s   39
 3.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault      1m16.573s  +0.455s   26
 4.  Kimi Raikkonen     Ferrari               1m16.648s  +0.530s   31
 5.  Fernando Alonso    Ferrari               1m16.701s  +0.583s   27
 6.  Felipe Massa       Williams-Mercedes     1m16.774s  +0.656s   37
 7.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes     1m16.893s  +0.775s   37
 8.  Kevin Magnussen    McLaren-Mercedes      1m17.052s  +0.934s   42
 9.  Jenson Button      McLaren-Mercedes      1m17.059s  +0.941s   38
10.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault    1m17.180s  +1.062s   40
11.  Romain Grosjean    Lotus-Renault         1m17.626s  +1.508s   28
12.  Daniel Ricciardo   Red Bull-Renault      1m17.644s  +1.526s   36
13.  Nico Hulkenberg    Force India-Mercedes  1m17.712s  +1.594s   35
14.  Sergio Perez       Force India-Mercedes  1m17.819s  +1.701s   33
15.  Pastor Maldonado   Lotus-Renault         1m17.868s  +1.750s   27
16.  Adrian Sutil       Sauber-Ferrari        1m17.964s  +1.846s   47
17.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari        1m18.340s  +2.222s   43
18.  Max Chilton        Marussia-Ferrari      1m18.693s  +2.575s   34
19.  Daniil Kvyat       Toro Rosso-Renault    1m18.732s  +2.614s   9
20.  Kamui Kobayashi    Caterham-Renault      1m20.244s  +4.126s   38
21.  Marcus Ericsson    Caterham-Renault      1m22.418s  +6.300s   13
22.  Jules Bianchi      Marussia-Ferrari      1m32.127s  +16.009s  3


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Vídeo: O acidente em Le Mans, 1955

Apesar da maioria ter visto vários vídeos sobre o tema, acabei achando outros dois que mostram mais um pouco sobre aquele 11 de junho de 1955, quando Pierre Leveghe teve o seu Mercedes lançado por sobre a arquibancada da reta dos boxes após um toque do Austin Healey que estava sendo guiado por Lance Macklin que desviava do Jaguar de Hawthorn, que estava lento e indo para os boxes.
O primeiro vídeo mostra a dinâmica do acidente, n exato momento da manobra dos pilotos até o toque, e o segundo vídeo é um programa italiano -creio eu que gravado nos anos 70, bem no seu início - que discute aquele acidente de 1955 e também a segurança nas corridas, contando com a presença de Juan Manuel Fangio e Stirling Moss que estavam à serviço da Mercedes naquela prova.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Foto 351: A preferida de Ickx



O desafio lançado pela Renault com a entrada do seus Alpine A442 contra a horda "Porschiana" em Sarthe na edição de 1977 das 24 Horas de Le Mans, foi o ponto alto daquela corrida.
Os franceses cravaram a primeira fila com as duplas Jean-Pierre Jabouille / Derek Bell (#9) e Jacques Laffite / Patrick Depailler (#8). Os outros dois Renaults apareciam em quarto (Patrick Tambay / Jean-Pierre Jaussaud no #7) e quinto (René Arnoux / Didier Pironi / Guy Fréquelin #16). A terceira posição fora ocupada por Jacky Ickx / Henri Pescarolo que estavam ao volante do Porsche 936/77 da Martini Racing.
Enquanto que os Renaults mostravam grande forma, a Porsche teve a perda do carro de Ickx/ Pescarolo ainda prematuramente quando o motor quebrou na 45ª volta. Restou ao piloto belga pular para o carro #4 que era tripulado por Jürgen Barth / Hurley Haywood que ocupava apenas a... 42ª posição.
Os Renaults foram se perdendo pelo caminho, todos por problemas de motor enquanto que o trio do Porsche #4 foi subindo de posições até chegar à liderança já na madrugada. Outro susto viria pelas bandas da Porsche quando estavam a roda a última hora de corrida: com uma falha no motor, a equipe decidiu retirar o #4 da pista aproveitando a vantagem confortável que tinham sobre o segundo colocado, o Mirage Renault de Vern Schuppan/ Jean Pierre Jarier, recolocando-o novamente em combate apenas na volta final para passar e vencer.
Foi a terceira conquista de Ickx em Le Mans. E a mais tensa, claro!  

Vídeo: Bentley Boys

Uma breve história da Bentley e dos seus "Bentley Boys", que nada mais eram que ricos pilotos que deram à fábrica a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1924. A Bentley foi a primeira a vencer cinco edições da famosa prova e devido a crise financeira de 1931 a fábrica acabopu por ser vendida para a Rolls-Royce.
No final dos anos 90 a fábrica foi vendida ao grupo Volkwagen e em 2001 a Bentley voltou à Sarthe com o modelo EXP Speed 8, conquistando um quarto lugar com o trio Andy Wallace/ Butch Leitzinger/ Eric van de Poele. Repetiu o feito no ano seguinte com o mesmo trio e em 2003, após 79 anos, a Bentley voltava a vencer na pista francesa com o trio Rinaldo Capello/ Tom Kristensen/ Guy Smith.
O vídeo foi feito ano passado, na altura que as 24 Horas de Le Mans chegava aos 90 anos de existência.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Foto 350: Bugatti EB110 SS, Le Mans 1994


O breve retorno de uma lenda. A Bugatti esteve presente em Sarthe no ano de 1994 pela equipe de Michel Hommel que teve como pilotos os franceses Alain Cudini, Eric Hélary e Jean-Christophe Bouillon, que comandaram a jóia EB110 SS. Eles abandonaram após um acidente quando já computava 226 voltas.
Foi a primeira aparição da marca de Ettore Bugatti em Le Mans desde 1939, quando a fábrica venceu aquela edição com Jean Pierre Wimille e Pierre Veyron com o modelo T57 C "Tank"

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...