segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Foto 388: E se...

Em mais um ano que é lembrado do seu desaparecimento - o 29º -, é impossível não fazer uma reflexão do que teria sido de Stefan Bellof no automobilismo, em especial na F1, onde a sua carreira começava a alçar vôos mais altos.
 
Stefan é mais daqueles que teve a vida interrompida abruptamente no certo momento em que ela aflorava aos olhos dos homens do motorsport e fãs. Assim como outros pilotos do naipe de Roger Williamson, Tony Brise, Tom Pryce, Gunnar Nilsson, Gilles Villeneuve, Lorenzo Bandini e outros tantos, o falecimento precoce fez com que todos que o admiravam pensar o que poderia ter alcançado. Teria vencido corridas, duelado contra os grandes daquela época e até mesmo chegado a títulos.

Tomando partido de que ele pudesse já correr pela Ferrari em 1986 e do que a equipe italiana fez nos anos seguintes, creio que Bellof teria ganho corridas, mas dificilmente teria chances reais de títulos devido a instabilidade técnica da Ferrari - o que é historicamente normal naqueles lados. 

Mas ao mesmo tempo teria conquistado os Tiffosi - e até mesmo os não torcedores da Ferrari - devido a sua pilotagem agressiva e vistosa, o que faria os torcedores adotarem-no como o "novo" Gilles Villeneuve. E isso também teria conquistado o velho Commendatore, que tinha apreço por pilotos destemidos como aqueles de épocas heróicas de Nuvolari, Varzi, Moll... Talvez Bellof, caso extendesse a sua relação com a Ferrari, poderia ter discutido o título de 1990. Quem sabe...

Se não conseguisse o sucesso na F1, no Endurance teria sido um dos reis - como ele era antes e durante a sua estadia na F1 - e poderia ter colecionado mais vitórias e títulos.
 
A verdade é que onde Bellof tivesse corrido, teria feito sucesso. E certamente teria sido um dos gigantes da história do motorsport.
Mas infelizmente ficaremos apenas com essas hipóteses para sempre.

sábado, 30 de agosto de 2014

Foto 387: Roggia

São muito belas estas fotos feitas após a saída da curva Grande em direção a Variante della Roggia, em Monza. Aqui, Gerhard Berger durante o fim de semana do GP da Itália de 1990 e mais atrás, aparentemente, uma Lotus.
Berger largou em terceiro e chegou na mesma posição na classificação final, há sete segundos de Ayrton Senna. Com relação a Lotus, esta ficou marcada pelo impressionante acidente de Derek Warwick na primeira volta daquele GP após escapar, bater e capotar seu carro na Parabolica.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vídeo: Bjorn Waldegaard com o Lancia Stratos, Robin Hood Rally 2008

Um breve vídeo de Bjorn Waldegaard, o primeiro campeão mundial oficial do WRC em 1979, testando o lendário Lancia Stratos no traçado que foi usado no Robin Hood Rally, na Grã-Bretanha.
Bjorn veio a falecer hoje pela manhã na Suécia após um longo período doente. Tinha 70 anos.

Foto 386: Hecatombe

E amanhã completará 16 anos daquela que foi uma das mais caóticas largadas da história da F1, quando nada mais que treze carros se enroscaram na descida da La Source após uma rodada de David Coulthard.
Apesar do pedido da Mclaren para que a largada fosse feita atrás do Safety Car, exatamente para evitar um acidente por causa do forte spray d'água, isso foi ignorado pelos comissários.
Irônicamente, algum tempo depois, a FIA passou a usar este procedimento mesmo que as condições de pista estivessem melhores do que aquele dia em Spa.
A prova foi marcada, também, pelo famoso acidente entre Coulthard e Michael Schumacher, onde o piloto alemão, que voltara aos boxes em três rodas, queria socar a cara do piloto escocês. E foi também o GP que deu à Eddie Jordan a possibilidade de entrar para o grupo de donos de equipes que venceram corridas na F1. Para Damon Hill, o autor do feito para o Team Jordan, foi o último triunfo dele na categoria.
De fato, um GP memorável.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Foto 385: Licença Poética


Fatalmente as manobras que Gilles Villeneuve fazia no passado, se fossem nos dias de hoje, seriam criticadas ao extremo. Não que naquela época não fosse, como foi o caso do já falecido Gérard "Jabby" Crombac que não gostou nenhum pouco da cena de Gilles se arrastando em três pneus para tentar, em vão, um retorno à prova em Zandvoort.

A verdade é que o que Gilles fizesse em pista, viraria notícia no dia seguinte. Como bem falou seu amigo Patrick Tambay "todos passaram a esperar o impossível de Gilles a cada GP" e isso atraía as pessoas ao autódromos. Andar em três rodas, bater pneus por uma disputa de segundo lugar, pilotar na chuva com a asa dianteira quase grudada na viseira... São coisas impensáveis nos dias de hoje da atual Fórmula-1.

Como disse dias atrás no facebook, os valores humanos mudaram. E não apenas na F1. Hoje tudo é muito chato e sempre tem alguém para patrulhar. Talvez Gilles, se pilotasse nestes dias, seria adorado pelos "loucos" e odiado pelos "coxinhas".

E hoje faz trinta e cinco anos do seu cartão de visitas à F1, mostrado com aquela manobra em Zandvoort. 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

GT Battles: Wolf Henzler vs Giancarlo Fisichella, Virginia 2014

Batalha das boas entre o Porsche 911 #17 do Team Falken - com Wolf Henzler no comando - contra a Ferrari F458 #82 da Risi Competizione de Giancarlo Fisichella pela vitória na etapa de Virginia, válida pela classe GTLM do Tudor United SportsCar Championship.
A última volta foi sensacional, com o ataque maciço de Fisichella contra o Henzler.

domingo, 24 de agosto de 2014

GP da Bélgica: Confirmando uma geração

Existe aquele papo de que o cara que vence em Spa mostra, de fato do que é capaz. Pode ser bem uma verdade, visto que Clark, Senna, Schumacher e atualmente Raikkonen, sejam os grandes reis daquele traçado. O importante, também, é ver que eles começaram a brilhar nesta pista quando suas carreiras ainda engatinhavam na F1 e isso deu a eles uma propaganda positiva do que eles podiam fazer nos anos seguintes. E a confirmação de cada um deles foi espetacular.
Essa tarde no circuito belga viu mais uma vez a maravilha de piloto que é Ricciardo, que já havia demonstrado a suas qualidades nas suas outras vitórias anteriores. Melhor que isso, foi Bottas que também demonstrou seu talento nesta pista ao atacar pilotos do naipe de Alonso, Vettel, Raikkonen, Rosberg sem dar nenhuma satisfação, como se estes fossem pilotos "amadores". Outro também que merece uma atenção pelo que fez hoje em Spa é Kevin Magnussen, que após a sua bela prova de estréia em Melbourne, vinha se destacando apenas por superar Button com alguma frequência nas classificações e nos resultados finais de cada GP. Hoje ele foi combativo e soube aguentar bem a pressão exercida por Alonso em duas situações na prova - na metade e depois nas últimas cinco voltas - e vencendo ambas. Infelizmente perdeu a quinta colocação para Vettel no final, pois os pneus já estavam na "lona".
De certa forma, o desempenho destes três caras confirmam bem a renovação que a Fórmula-1 vem passando. E o mais legal de tudo, é que eles não tem medo de arriscar e certamente darão ainda mais trabalho aos velhotes.
A velha guarda da F1 terá um grande trabalho pela frente. E quem ganha com isso, somos nós.

Sobre a corrida

Claro que o papo que dominará as discussões até o GP da Itália repousará simplesmente sobre o toque de Rosberg em Hamilton, quando os dois disputavam ferrenhamente a liderança no final da Le Combes. Não vi a imagem mais vezes, mas o pouco que pude assistir concluo que foi incidente de corrida. Podia o Rosberg ter tirado o pé e deixado Hamilton se distanciar um pouco para depois atacar novamente? Sim, mas creio que ele estava naquela, onde um piloto ver uma brecha ele tentará até que se feche. Mas a briga estará ainda mais aberta após a reunião que a Mercedes fará ainda hoje em Spa. Vai fervilhar as coisas por aquelas bandas.
A Red Bull optou por usar pouca asa para esta prova e isso foi de grande valia para seus pilotos. Ricciardo tirou melhor proveito e assumiu a liderança após a primeira parada de Rosberg, para perdê-la apenas na sua segunda parada para Bottas. Vettel até que começou bem, atacando as Mercedes, mas logo depois começou a cair de rendimento lentamente e a cada parada de box, caía de posição. Terminou em quinto, o que acabou por ser um bom lucro, principalmente por Magnussen ter segurado Alonso e Button, o que possibilitou a sua aproximação para subir de oitavo para quinto em duas voltas.
Fiquei impressionado foi com o ritmo da Ferrari num todo nesta prova. De início as posições de Alonso e Raikkonen na classificação, foram creditadas à chuva do sábado, mas o desempenho de Alonso antes da sua primeira parada e depois de Raikkonen no restante da corrida, mostrou que o carro italiano esteve próximo da Red Bull e Williams pelo menos nessa corrida. E claro, destacar o melhor desempenho de Kimi no ano, numa pista que ele conhece tão bem. Podia ter subido ao pódio, mas pouco podia fazer contra o ataque de Bottas no fim.
A Williams teve um desempenho "manco" em Spa: se Bottas mais uma vez brilhou, Massa (mais uma vez) contou com a sua dose de azar cavalar para ter um pedaço de kevlar, certamente dos inúmeros destroços deixados pelos pneus dos carros de Bianchi e Hamilton, preso no assoalho do seu carro limitando ainda mais o seu desempenho.
Agora é esperar pela prova de Monza, daqui quinze dias.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...