segunda-feira, 22 de abril de 2019

Foto 755: Stock Car, 40 anos

Interlagos, 1979: a prova que foi realizada em 30 de setembro de 1979 foi vencida por Paulo Gomes, que viria sagrar-se campeão naquele ano de estréia da Stock Car. Interlagos recebeu a categoria em mais outras duas oportunidades: em 13 de maio com vitória para Affonso Giaffone Filho e depois encerrando o campeonato em 25 de janeiro de 1980, com mais uma vitória para Paulo Gomes.


Bacana vermos uma categoria chegar a essa marca. Nós que temos um apego com as categorias internacionais e vemos sempre algumas chegarem a números importantes de sua história, certamente ao olharmos a caminhada da Stock Car nos faz entender como é bom ter uma categoria que escreveu boa parte da história do nosso automobilismo e ainda está aqui para que possamos apreciar as provas e melhor ainda, termos a oportunidade de fazermos parte dela onde quer que a Stock Car passe. Ter pilotos lendários entre nós como Ingo Hoffman, Paulo Gomes, Chico Serra, Pedro Muffato, Xandy Negrão, Angelo Giombelli, Fabio Sotto Mayor, Zeca Giaffone e tantos outros que contribuíram para escrever cada página dessa fabulosa história da Stock Car, é de extrema importância para que possamos aprender cada vez sobre as fases da categoria principal do nosso automobilismo.
É importante celebrar essa marca. Não apenas para colocarmos no papel todas as fases da Stock Car desde a sua prova inaugural em Tarumã em 22 de abril de 1979, mas também comemorar  a longevidade de uma categoria que atravessou essas quatro décadas vendo outras categorias legais aparecerem e morrerem rapidamente. Mesmo que haja um apoio da Chevrolet desde o inicio, não foi fácil sobreviver a tantas mudanças de moedas, a montanha russa da nossa economia – traduzida como a temível inflação – e outras tantas incertezas que ladeiam uma categoria automobilística. Ver a Stock Car chegar a marca de 40 anos e 500 corridas realizadas – atingida na etapa de abertura no Velo Park – é de encher de orgulho a comunidade automobilística brasileira. Independente se você goste ou não da categoria.

domingo, 21 de abril de 2019

Foto 754: GP de Portugal, 1985







A segunda etapa do mundial de 1985 foi disputada em Estoril, no segundo GP de Portugal disputado em exatos seis  meses, onde o tempo fora bem diferente daquele ensolarado GP português que decidiu o mundial de 1984 à favor de Niki Lauda.
Num aguaceiro digno da versão biblica, Ayrton Senna chegou a sua primeira vitória na categoria após ter feito a pole pole position e com direito a fazer a melhor volta e liderar todas as voltas, isso sem contar na enorme vantagem que chegou para Michele Alboreto (Ferrari) com mais de um minuto de vantagem e para os demais com mais uma volta de vantagem. Foi de arrancar elogios e comparações com Jim Clark. Stefan Bellof foi outro que mais uma vez mostrou – ou confirmou apenas – a suas qualidades em pista molhada ao levar a Tyrrell Cosworth ao sexto lugar ao fazer praticamente toda corrida sem as asas dianteiras, que foram arrancadas num enrosco com Manfred Winkelhock na quinta volta. Eddie Cheever (Alfa Romeo), foi outro que teve uma grande apresentação em Estoril ao largar dos boxes e chegar ao oitavo lugar após nove voltas. Acabou abandonando na volta 36 (motor) quando estava em oitavo depois que fizera outra corrida de recupeção, já que teve de trocar uma vela.
Essa vitória de Senna representou a primeira de um Lotus projetado por Gerard Ducarouge, uma vez que o projetista francês assumira a prancheta da equipe inglesa em 1983; esse GP marcou a estréia de Stefan Johansson na Ferrari em substituição a René Arnoux, que foi despedido no intervalo do GP do Brasil e de Portugal.
Hoje completa 34 anos.

sábado, 20 de abril de 2019

Foto 753: Mauricio Gugelmin, Laguna Seca 1993

(Foto: 4Quatro Rodas)

Mauricio Gugelmin a bordo do Lola Ford da equipe de Dick Simon, durante a etapa de Laguna Seca que encerrou a temporada de 1993 da Indycar.
O piloto brasileiro estreou na prova de Mid-Ohio onde abandonou na 62ª volta; em Nazareth  largou na 25ª posição e abandonou na volta 145 e na prova final, em Laguna Seca, terminou na 13ª posição após largar em oitavo. Mauricio esteve na Indycar de 1993 até 2001 onde conquistou 4 poles, 8 pódios e 1 vitória e a sua melhor qualificação no campeonato foi em 1997, quando fechou na quarta colocação.
Mauricio Gugelmin completa hoje 56 anos.

Foto 752: Joest Racing, Le Mans 1985



Os festejos da equipe Joest após a sua segunda conquista nas 24 Horas de Le Mans de 1985, onde o trio formado por Klaus Ludwig/ John Winter/ Paolo Barilla – pilotando o Porsche 956B #7 – chegou à conquista com três voltas de avanço para o trio do Porsche 956 GTi #14 da Richard Lloyd Racing formado por Jonathan Palmer/ James Weaver/ Richard Lloyd. Em terceiro fechou o Porsche 962C #2 da Rothmans Porsche com a dupla Derek Bell/ Hans-Joachim Stuck.
Dos dez primeiros, oito eram Porsche (sendo cinco 956 e três 962) e outros dois carros não Porsche eram os Lancia LC2 que fecharam em sexto e sétimo.
Foi a segunda das 32 vitórias da equipe Joest nas 24 Horas de Le Mans.


Fotos: Motorsport Images

Foto 751: Stuart Lewis-Evans, Monza 1957

(Foto: Motorsport Images)

Stuart Lewis-Evans contornando a Parabolica com o seu Vanwal durante o GP da Itália de 1957, que encerrou aquela temporada.
Para o jovem piloto inglês foi uma oportunidade interessante para tentar a sua primeira vitória na categoria, ao marcar a pole com a marca de 1’42’’400 e formar a trinca da Vanwall na primeira fila com o segundo lugar ficando para Stirling Moss e Tony Brooks.
A corrida foi insana, com Evans lutando fortemente contra seus companheiros de Vanwall e mais Jean Behra e Juan Manuel Fangio. Infelizmente o motor do Vanwall não aguentou e quebrou na volta 49. A prova acabou sendo vencida por Moss, seguido por Fangio e Wolfgang von Trips (Lancia Ferrari).
Evans veio falecer na derradeira prova de 1958, disputada em Casa Blanca, Marrocos, quando seus Vanwall saiu da pista e chocou-se contra barreiras e de imediato pegou fogo com Stuart ainda dentro. Por mais que tenha sido levado para a Inglaterra de imediato, o piloto inglês acabou falecendo seis dias depois devido as graves queimaduras.
Stuart Lewis-Evans completaria hoje 89 anos.  

Foto 750: Phil Hill, Monza 1963

(Foto: Getty Images)

Phil Hill e o problemático ATS 100 durante o final de semana do GP da Itália de 1963.
O carro italiano sofrera durante toda a temporada com problemas de câmbio, chassi e carburação, isso sem contar em problemas externos como atraso para os GPs. Mas, para o GP italiano, houve uma melhor apresentação da equipe – ao menos em termos de organização – com melhorias na carroceria e motor e até mesmo fazendo uso de calotas para diminuir o arrasto no famoso sliptreaming de Monza.
Phil Hill ainda conseguiu batalhar no meio do pelotão com boa performance, mas um  vazamento de combustível dentro do cockpit acabou lhe tirando a chance de conseguir algo melhor. Seu companheiro de equipe, Giancarlo Baghetti, andou sempre na cauda do pelotão e também sofreu com problemas elétricos. Phil terminou em 11º e Baghetti em 15º. O campeão de 1961 fechou o compeonato sem nenhum ponto.
Phil Hill completaria hoje 92 anos.

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Foto 749: GP da Espanha, 1970



As imagens do caótico GP da Espanha, disputado a 19 de abril de 1970.
Alguns desentendimentos por conta do número de participantes para este GP em Jarama entre a FOCA e os organizadores da corrida, foi a partir do momento em que a estes últimos limitaram a 16 o número de pilotos que alinhariam no GP espanhol. As coisas pioraram quando os tempos da classificação de sexta-feira não foram computados, mas na manhã do GP os organizadores acabaram cedendo a pressão das equipes e autorizaram os que não haviam qualificado a largarem, sob uma petição assinada pelos participantes a liberarem 20 carros ao invés dos 16 que a organização havia imposto.  No entanto a CSI acabou por intervir e os quatro pilotos que já estavam no grid de largada (Jo Siffert, Andrea De Adamich, John Miles e Alex Soler Roig) foram convidados a sair pela... polícia.
Na corrida, Jackie Stewart não teve adversários e levou o March a sua primeira vitória na F1 - e a derradeira de um carro com inscrição particular. A prova foi marcada pelo grave acidente ocasionado pela colisão entre o BRM de Jackie Oliver e o Ferrari de Jacky Ickx logo na primeira volta, quando o carro inglês teve uma falha na suspensão - o que levou a equipe a retirar o BRM de Pedro Rodriguez da prova assim que Oliver contou o que havia acontecido - e bateu no Ferrari. Oliver conseguiu escapar rapidamente do grande incêndio que se seguiu, enquanto que Ickx demorou a sair e por isso sofreu algumas queimaduras.
Além dessa prova marcar a primeira conquista da March, também foi importante para outros dois acontecimentos: Bruce McLaren terminou em segundo, naquele que foi o seu derradeiro pódio e Mário Andretti (March) marcou o seu primeiro pódio.
Hoje completa 49 anos.

Fotos: Motorsport Images

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...