segunda-feira, 23 de maio de 2011

GT Brasil- Curitiba- 3ª Etapa

As mudanças que a CBA impôs aos carros da GT3 já em Curitiba, não privou-nos de duas belas provas. No sábado uma corrida movimentada que só foi decidida nas últimas voltas e metros do circuito curitibano. Enquanto que todos imaginavam que Xandy/Xandinho Negrão venceriam, o Lamborghini os deixou sem gasolina na última volta. E isso que eles já haviam assumido a ponta após um erro do Dharuj/Sperafico (Corvete) ao escapar para fora antes. E esta mesma dupla (ufa!) também tinha herdado a posição de Stumpf/Brito após o Ford GT ter apresentado problemas. Isso tudo após a parada obrigatória nos boxes. Quem beneficiou-se de tudo isso foi Queirolo, que levou sua Corvete número 13 à terceira vitória.  
No domingo não houve uma batalha pela liderança, pois Brito/Stumpf dominaram tranquilamente a prova e levaram o Ford GT a sua primeira vitória no ano. Nem mesmo a entrada do Safety Car em duas oportunidades (para tirar o Lamboghini de Vanuê Faria batido logo no início da prova na reta boxes e mais tarde, o Viper de Fernando Croce que bateu na entrada da reta principal), deram aos adversários chance de incomodar a dupla do Ford GT. Boni/Bernoldi no outro Ford GT tiveram problemas de freios e talvez fossem os únicos a incomodarem os seus parceiros de equipe, mas ainda assim fecharam em 6º. Xandinho/Xandy Negrão se aproximaram no final de Brito/Stumpf, mas não havia tempo para ameaçá-los e acabaram em segundo. Queirolo acabou errando e caindo para oitavo quando tinha aquarta colocação no bolso, mas ainda é líder do campeonato com 67 pontos, contra 64 de Cleber Faria (Lamborghini).
Na GT4 festa dobrada para Marçal Melo/William Freire que venceram no sábado, partindo da pole, e no domingo, saindo de último. Foram as primeiras vitórias da Ginetta este ano, quebrando a sequência de vitórias das Ferrari 430 Challenge que haviam dominado em Interlagos e Anhembi.
Após esta corrida fica claro que as mudanças de peso, altura e outros componentes podem ter tirado algo dos Lamorghinis LP600 e Corvetes Z06 e dado aos Ford GT um empurrãozinho para chegarem na dianteira das corridas. E acredito, que mesmo sem estas mudanças, os Ford estariam brigando forte pela vitória em Pinhais.E me passa a impressão que os Viper já eram. São carros formidáveis, mas não há atualizações para eles desde o início do campeonato há quatro anos atrás. Creio que está na hora de aposentá-los. Enquanto que na GT4 esta dupla vitória da Ginetta deu uma lufada de ar fresco, num momento que parecia que o campeonato estava destinado a ficar para um dos Ferraris. O bom é que para as próximas etapas novos carros devem estrear, como é o caso do Maserati Grand Sport que foi testado pela dupla Valter Rossete/Fábio Greco na quinta-feira em Pinhais. Só não foi usado por ter ainda baixissíma quilometragem, pois o carro chegou exatamente na quinta e por isso correram de Ferrari. E há outro Aston Martin Vantage para chegar.
Tudo indica um belo campeonato daqui para frente, com belos carros e ótimas disputas.

RESULTADOS DAS DUAS PROVAS DE CURITIBA- DIAS 21 E 22 DE MAIO- 3ª ETAPA

Prova 1:
GTBR3
1. Pedro Queirolo (TNT Energy Corvette): 50min50s921
2. Xandy Negrão/Xandinho Negrão (A. Mattheis Lamborghini): +2s224
3. Enrique Bernoldi/Paulo Bonifácio (BMG Racing Ford GT): +10s786
4. Chico Longo/Daniel Serra (Via Italia Ferrari): +12s110
5. Cléber Faria (Itaipava Racing Lamborghini): +28s767
6. Vanuê Faria/Renan Guerra (Itaipava Racing Lamborghini): +29s477
7. Marcelo Hahn/Allam Khodair (Blau Lamborghini): +30s381
8. Rafael Derani/Cláudio Ricci (CRT Ferrari): +36s606
9. Henrique Assunção (Dodge Viper): +1 volta
10. Fernando Croce/Daniel Croce (Dodge Viper): +2 voltas

GTBR4
12. Marçal Melo/William Freire (Crystal Racing Ginetta): +3 voltas
13. Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (M2 Competições Ferrari): +3 voltas
14. Otávio Mesquita (Itaipava Racing Ferrari): +3 voltas
15. Carlos Burza/Leonardo Burti (Crystal Racing Ginetta): +3 voltas
18. Valter Rossete/Fábio Greco (TNT Energy Greco Maserati): +4 voltas
19. Marcelo Sant'Anna/Christian De Rey (TNT Energy Greco Ferrari): +4 voltas
20. Caê Coelho/João Gonçalves (CRT TNT Energy Ginetta): +4 voltas
21. Cristiano Federico/Caio Lara (ATW BVA Ferrari): +5 voltas
22. Eduardo Ramos/Leandro Almeida (Old Boys Aston Martin): +6 voltas
23. Marcelo Losasso/Osvaldo Federico (ATW BVA Maserati): +6 voltas

Prova 2:
GTBR3
1. Matheus Stumpf/Valdeno Brito (BMG Racing Ford GT): 50min58s327
2. Xandy Negrão/Xandinho Negrão (A. Mattheis Lamborghini): +0s758
3. Cléber Faria (Itaipava Racing Lamborghini): +4s215
4. Chico Longo/Daniel Serra (Via Italia Ferrari): +4s545
5. Marcelo Hahn/Allam Khodair (Blau Lamborghini): +9s094
6. Enrique Bernoldi/Paulo Bonifácio (BMG Racing Ford GT): +17s860
7. Rafael Derani/Cláudio Ricci (CRT Ferrari): +18s400
8. Pedro Queirolo (TNT Energy Corvette): +19s063

GTBR4
9. Marçal Melo/William Freire (Crystal Racing Ginetta): +2 voltas
10. Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (M2 Competições Ferrari): +2 voltas
11. Cristiano Federico/Caio Lara (ATW BVA Ferrari): +2 voltas
12. Valter Rossete/Fábio Greco (TNT Energy Greco Maserati): +2 voltas
14. Caê Coelho/João Gonçalves (CRT TNT Energy Ginetta): +2 voltas

FOTOS: Ivan Pacheco/ Terra

GP da Espanha- Corrida- 5ª Etapa

A maior perspectiva que antecedeu o GP espanhol era sobre o uso da asa móvel no circuito permanente mais difícil de se ultrapassar na F1, depois de Monte Carlo e Hungaroring. Montmeló é uma pista que até poderia ser interessante, pois há pontos de extrema velocidade (reta dos boxes), curvas de alta (como a curva Renault), de baixa velocidade (curvas "Banc Sabadell" e a nova chicane) e com alguns aclives e declives. Mas as curvas de raio longo e as pequenas retas, atrapalham esta ação. Tanto que os únicos pontos reais de ultrapassagem, são o final da reta dos boxes e na freada para a curav "La Caixa". Desta vez o DRS não funcionou como esperado e para muitos, a corrida foi chata, sem nenhum atrativo. Ao meu ver foi interessante sim. Claro que uma corrida repleta de troca de posições, com vários pilotos se alternando na liderança da prova dá uma acordada no povo. Mas a corrida de ontem foi tensa, afinal quem poderia imaginar que Hamilton ameaçasse tão veemente a liderança de Vettel? A quarta e última troca de pneus de ambos tinha me dado a impressão que Vettel estaria mais tranquilo na frente, já que havia saído com um pouco mais de 2 segundos de diferença para Hamilton (antes disso Lewis estava a menos de meio segundo do alemão!!). Mas o piloto da Mclaren rapidamente se recuperou e foi à caça de Vettel, que tinha algum folêgo apenas na saída da última curva, onde conseguia contorná-la melhor e sair mais rápido de Hamilton. Isso dava ao alemão uma distância para ele percorrer toda a reta dos boxes sem que o inglês pudesse usar a asa na ultrapassagem. Hamilton só chegava em Vettel na freada para o "S" e ai, a chance de ultrapassagem, já havia ficado para trás. As últimas 15 voltas foram um verdadeiro "rato contra o gato", que mostrou mais uma vez que Vettel está num outro nível de excelência. Até o ano passado, se ele fosse pressionado como ontem, talvez não chegasse na frente, ou até mesmo, poderia errar e ficar de fora da corrida. Ontem ele foi formidável e acredito que está pronto para novas batalhas, tão intensas quanto a de ontem.
Por outro lado, a Mclaren entregou aos seus pilotos um carro muito bom que dava a eles a chance de preservar muito bem os pneus. Talvez por isso, que Hamilton não tenha destruido o seus durante a corrida e assim pode brigar diretamente com Vettel. Mas o melhor foi Button, que após cair de quinto para décimo e escalar o pelotão até a quinta posição, andou forte com pneus macios por mais de 30 voltas. Isso deu a ele a chance de subir ao pódio e caso não tivesse errado, poderia até ter ganho a corrida, pois acredito que ontem ele tinha mais iniciativa que Lewis na hora das ultrapassagens.
Outro belo destaque foi Alonso que fez uma largada foguete no melhor estilo Gilles Villeneuve, ao sair de quainto para primeiro pegando um surpreso Webber por dentro. Alonso liderou até a segunda parada de box, quando caiu para terceiro e a partir daá travou bons duelos com Webber que estava no seu encalço. Mas os pneus duros mais uma vez acabaram com seu desempenho e isso fez com que Alonso terminasse em quinto, uma volta atrás dos líderes equanto que Mark fechou em quarto
A de destacar as corridas de Heidfeld e Kobayashi que sairam do fundo para pontuarem. No caso do japonês, ele teve um pneu traseiro esquerdo furado logo na primeira volta que o forçou cair para o fundo. mas recuperou-se e chegou em décimo, equanto que Nick saiu de último para oitavo. Infelizmente não podemos dizer o mesmo de Massa e Barrichello que tiveram uma tarde infeliz. Felipe saiu em oitavo e estava na casa dos pontos, até que seu carro  apresentou problemas de câmbio que o forçou a abandonar. Já Rubens estava otimista, mesmo largando da  19ª posição, por ter três jogos novos de pneus moles. Até facilitaria as coisas, mas foi uma tarde desastrosa e acabou ficando em 17º com uma volta de desvantagem para Maldonado que levou o seu carro ao Q3 e terminou a prova em 15º.
O resultado de Montmeló é que as inovações introduzidas para melhorar as ultrapassagens, não surtiram efeito e assim a pista espanhola continua sendo o seu ferrolho habitual de muitos anos. Vettel dispara na frente do mundial, mas com Lewis no seu encalço e Alonso ainda vai incomodar os quatro da frente por muito tempo. Em Mônaco, no próximo domingo, a história repetirá. Mas sem ultrapassagens, claro.
 No melhor estilo Villeneuve, Alonso não tomou conhecimento e mergulhou por dentro para assumir a liderança após sair da quarta posição
 Schumi andou a prova toda com Rosberg na sua cola, mas fechou na frente do seu companheiro pela segunda vez no ano
 A farofa de Montmeló: o desgaste foi enorme e os pneus duros não davam a menor aderência aos carros. Foi a grande critíca do final de semana
 O grande duelo com Hamilton a perseguir Vettel por mais de 20 voltas

RESULTADO FINAL
Grande Prêmio da Espanha
Circuito de Montmeló- Barcelona
22/5/2011- 5ª Etapa
1. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull
2. Lewis Hamilton (GBR) - McLaren - a 0s6
3. Jenson Button (GBR) - McLaren - a 35s6
4. Mark Webber (AUS) - Red Bull - a 47s9
5. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - a 1 volta
6. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - a 1 volta
7. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - a 1 volta
8. Nick Heidfeld (ALE) - Renault - a 1 volta
9. Sergio Pérez (MEX) - Sauber - a 1 volta
10. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - a 1 volta
11. Vitaly Petrov (RUS) - Lotus Renault - a 1 volta
12. Paul di Resta (GBR) - Force India - a 1 volta
13. Adrian Sutil (ALE) - Force India - a 1 volta
14. Sébastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - a 1 volta
15. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - a 1 volta
16. Jaime Alguersuari (ESP) - Toro Rosso - a 2 voltas
17. Rubens Barrichello (BRA) - Williams - a 2 voltas
18. Jarno Trulli (ITA) - Team Lotus - a 2 voltas
19. Timo Glock (ALE) - Virgin - a 3 voltas
20. Jérôme D'Ambrosio (BEL) - Virgin - a 4 voltas
21. Narain karthikeyan (IND) - Hispania - a 5 voltas

Não completaram:
22. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - Abandonou
23. Heikki Kovalainen (FIN) - Team Lotus - Abandonou
24. Vitantonio Liuzzi (ITA) - Hispania - Abandonou

FOTOS: Getty Images, AP, France Press

sábado, 21 de maio de 2011

Foto 15: Personalidades

Após sua vitória na Copa Vanderbilt de 1936, Tazio Nuvolari reuniu-se com seus parceiros de pistas para comemorar o belo resultado. Junto deles, outras personalidades juntaram-se para deixar uma foto imortalizada no tempo. Vamos aos nomes à partir da esquerda: Raymond Sommer (4º colocado na prova); Giuseppe Farina (abandonou a corrida); O Conde Antonio Brivio, companheiro de Nuvolari na Ferrari (3º colocado na prova); o americano multi-campeão dos pesos pesados Jack Dempsey, um dos mestres do boxe em sua história; Nuvolari (vencedor da Copa Vanderbilt); Rudy Vallee, um dos melhores artistas americanos de todos os tempos. Em pé, ao fundo: John Perona, dono da popular boate "El Morocco" que era frenquentado pela nata da alta sociedade de Manhattan entre os anos 30 e 50; Nick Quatrione, que também era dono da famosa casa "Boraccho". Já o terceiro, fico a dever a identificação (quem souber, se pronuncie nos comentários. Mas será difícil, eu sei!). A foto é de Jerome Zerbe, fotográfo oficial da casa "El Morocco".

GP da Espanha- Classificação- 5ª Etapa

Webber desceu do seu carro após sua volta canhão de 1'20''981 e teve o desfrute de ver, calmamente, os demais tentarem o impossível: tirar sua pole. Vettel, que teoricamente, seria o único com essas possibilidades, também parou nos boxes e saltou do carro para tomar calmamente sua água. Ambos repetiram a cena de quinze dias atrás em Istambul Park, quando, em situações inversas, se deram ao luxo de encerrar mais cedo suas atividades. O domínio gritante da Red Bull dão à eles esse tipo de regalia, e não é exagero algum compará-los com a Williams de 1992, que triturava a concorrêcia sem dó. E para amanhã, acreditem, só haverá briga pelo terceiro lugar para baixo. Qualquer que seja o resultado após virarem a primeira curva do circuito catalão, será total surpresa. 
Hamilton (3º), Alonso (4º) e Button (5º), os únicos que ainda podem incomodá-los em alguma situação, terão que se concentrar na largada para tentar algo. Fora essa possibilidade, vão ter que pedir aos céus por um milagre.
Para a corrida de amanhã sem dúvida que dará dobradinha da Red Bull, mas sem indicar quem chegará na frente. Para completar o pódio, Hamilton, Alonso e Button vão duelar intensamente, mas vejo Lewis com mais possibilidades. Massa fará, mais uma vez, uma corrida para chegar e Rubens, que teve problemas de câmbio, vai para uma prova de recuperação intensa após ficar com o 19º tempo, mas terá ao seu favor 3 jogos novinhos de pneus macios. Heidfeld é outro que virá de trás após ter seu carro destruido pelo fogo duarante a prática da manhã, assim não pode treinar e sairá em último.

GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA- 5ª ETAPA


1. Mark Webber - Red Bull - 1min20s981
2. Sebastian Vettel - Red Bull - 1min21s181
3. Lewis Hamilton - McLaren - 1min21s961
4. Fernando Alonso - Ferrari - 1min21s964
5. Jenson Button - McLaren - 1min21s996
6. Vitaly Petrov - Lotus Renault - 1min22s471
7. Nico Rosberg - Mercedes - 1min22s599
8. Felipe Massa - Ferrari - 1min22s888
9. Pastor Maldonado - Williams - 1min22s952
10. Michael Schumacher - Mercedes
11. Sebastien Buemi - Toro Rosso - 1min23s231
12. Sergio Perez - Sauber - 1min23s367
13. Jaime Alguersuari - Toro Rosso - 1min23s694
14. Kamui Kobayashi - Sauber - 1min23s702
15. Heikki Kovalainen - Team Lotus - 1min25s403
16. Paul di Resta - Force India - 1min26s126
17. Adrian Sutil - Force India - 1min26s571
18. Jarno Trulli - Team Renault - 1min26s521
19. Rubens Barrichello - Williams - 1min26s910
20. Timo Glock - Virgin - 1min27s315
21. Tonio Liuzzi - Hispania - 1min27s809
22. Narain Karthikeyan - Hispania - 1min27s908
23. Jerome D'Ambrosio - Virgin - 1min28s556
24. Nick Heidfeld - Lotus Renault - Sem tempo

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Race of Champions, Brands Hatch, 1983

Ontem escrevi sobre o Spirit Racing e no texto mencionei o ROC de 1983, disputado em Brands Hatch a 10 de abril. Acabou por ser a última prova da história do Race of Champions na F1, com Rosberg vencendo com a Williams após uma perseguição implacável de Danny Sullivan com a Tyrrell. A terceira posição foi de Alan Jones, com Arrows.



O acidente de Simona em Indianápolis

Nos treinos de hoje em Indianápolis, Simona de Silvestro sofreu grave acidente na entrada da curva três após seu carro ter quebrado, aparentemente, a suspensão traseira. O carro da suiça chegou a levantar voôu antes do primeiro impacto e prosseguiu se arrastando por toda a curva, até levantar voôu por completo mais à frente e capotar. Seu carro chegou a ter princípio de incêndio, que foi logo controlado pelo resgate. Ela saiua andando, mas foi logo divulgado que sua mão direita está com queimaduras de segundo grau. Sobre o estado de saúde de Simona, o centro médico ainda não divulgou. Segue o vídeo do acidente:

4 Horas de Interlagos - Solidariedade e vitória para Queirolo e Muffato

  Enfim, a vitória de Pedro Queirolo/ David Muffato (Foto: Paulo Abreu) Em Goiânia, quando o Império Endurance Brasil abriu a temporada 2024...