O transporte dos pneus e materiais da Tyrrell durante o fim de semana do GP do Canadá de 1974, em Mosport.
De admirar o equilibrio encontrado pelo motorista com os pneus praticamente pendurados na capota.
Outros tempos.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Foto 413: Tires
Vídeo: As aberturas da F1 na Globo
Não tinha visto ainda a abertura que foi feita este ano para o GP do Brasil, onde a Globo resolveu - mais uma vez - homenagear o Ayrton Senna. Para alguns foi bom, para outros péssimo (acredito que mais pelo tema escolhido do que pelo gráfico da abertura). E daí resolvi fuçar o YouTube e achei essa coletânea com mais de 22 minutos de duração, onde estão todas - ou quase - as aberturas que a emissora carioca faz desde 1979.
Sinceramente as que mais gosto são aquelas onde eles usavam imagens das temporadas passadas - ou da temporada em andamento - e as de 2010 e 2012. O restante é no mínimo bom, mas é de uma época que a emissora tratava bem o Campeonato Mundial - principalmente por ser um tempo que os pilotos brasileiros ainda reinavam por lá.
Sinceramente as que mais gosto são aquelas onde eles usavam imagens das temporadas passadas - ou da temporada em andamento - e as de 2010 e 2012. O restante é no mínimo bom, mas é de uma época que a emissora tratava bem o Campeonato Mundial - principalmente por ser um tempo que os pilotos brasileiros ainda reinavam por lá.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Foto 411: Lancia in Fire
De vez em quando os lendários Lancia Stratos aparecem aqui no blog, mas este não teve uma grande sorte durante as 6 Horas de Zeltweg de 1976.
O Lancia Stratos Turbo #25 da Lancia Corse, pilotado por Vittorio Brambilla e Carlo Facetti, nem chegou a largar devido o incêndio que tomou conta do carro. Pobre Lancia...
A vitória ficou com Dieter Quester/ Gunnar Nilsson (BMW 3.5 CSL), em segundo John Fitizpatrick/ Tom Walkinshaw (BMW 3.5 CSL) e em terceiro Claude Haldi / Peter Zbinden (Porsche 934).
O Lancia Stratos Turbo #25 da Lancia Corse, pilotado por Vittorio Brambilla e Carlo Facetti, nem chegou a largar devido o incêndio que tomou conta do carro. Pobre Lancia...
A vitória ficou com Dieter Quester/ Gunnar Nilsson (BMW 3.5 CSL), em segundo John Fitizpatrick/ Tom Walkinshaw (BMW 3.5 CSL) e em terceiro Claude Haldi / Peter Zbinden (Porsche 934).
domingo, 9 de novembro de 2014
GP do Brasil - Um bom GP em Interlagos
Não foi aquela corrida louca que cansamos de ver nos últimos anos em Interlagos. Talvez a tão aclamada e desejada chuva, que rondou o autódromo nos últimos dias, pudesse dar aquele algo a mais para a prova deste ano. Mas de toda forma, foi um GP interessante. Principalmente pelo fato dos pneus, que instalaram um sinal amarelo com as inúmeras bolhas que foram aparecendo durante o certame e que deixou a todos com a impressão de que alguns pneus pudessem estourar a qualquer momento. Apesar da boa aderência que este novo asfalto deu aos carros - fazendo com que o recorde de dez anos caísse ontem -, também revelou-se abrasiva e combinada com o calor que fez hoje, o desgaste foi acima do esperado.
Sobre os pilotos, Rosberg foi bem até a sua penúltima parada de box conseguindo, primeiramente, abrir uma boa diferença pra depois abrir um pouco mais sobre Lewis que errara na descida do lago. Mas as voltas finais foram apreensivas com Hamilton a pressioná-lo.
Lewis poderia ter saído vencedor caso não tivesse errando quando liderava, mas não seria nada fácil passar por Rosberg que parecia ter uma melhor tração na subida da Junção e isso dificultava bastante uma melhor aproximação para tentar algo no final da reta dos boxes. O erro lhe custou uma possível vitória, mas está numa boa situação para Abu Dhabi.
Como era de se esperar a Williams fez uma prova solitária, principalmente com Massa que foi ao pódio pela segunda vez ano. Me surpreendi com as voltas iniciais onde os carros brancos da Williams estavam a pouco segundos das Mercedes, mas após as primeiras paradas de box a diferença aumentou. Se Bottas não teve um dia bom, Massa garantiu um resultado que era de esperar pelo seu bom conhecimento do traçado paulistano. Teve seus erros nos boxes - excedeu a velocidade e depois errou o pit -, mas nada que influenciasse no resultado final.
A briga de foice pelas outras posições foi o ponto alto, principalmente pelos bons desempenhos de Button, Vettel, Hulkenberg (que chegou a figurar em terceiro em algumas ocasiões e até liderou na primeira rodada de pit stop), Kvyat, Raikkonen e Alonso. Ricciardo é quem não teve uma boa jornada em Interlagos quando abandonou com problemas na suspensão dianteira esquerda. Aliás, foi o primeiro grande primeiro que ele enfrentou numa temporada magistral que tem feito até aqui.
Interlagos não teve a chance de decidir o mundial - primazia que ficará para a insossa Abu Dhabi -, mas viu a Mercedes igualar o recorde de vitórias numa mesma temporada que é pertencente a Mclaren (1988) e Ferrari (2002 e 2004). O título do mundial para qualquer um de seus pilotos, será o Gran Finale para uma fábrica que voltou para a categoria há quatro anos e que pelo que parece (esta é a minha impressão), sacrificou duas temporadas para chegar a esse sucesso arrebatador de 2014.
Sobre os pilotos, Rosberg foi bem até a sua penúltima parada de box conseguindo, primeiramente, abrir uma boa diferença pra depois abrir um pouco mais sobre Lewis que errara na descida do lago. Mas as voltas finais foram apreensivas com Hamilton a pressioná-lo.
Lewis poderia ter saído vencedor caso não tivesse errando quando liderava, mas não seria nada fácil passar por Rosberg que parecia ter uma melhor tração na subida da Junção e isso dificultava bastante uma melhor aproximação para tentar algo no final da reta dos boxes. O erro lhe custou uma possível vitória, mas está numa boa situação para Abu Dhabi.
Como era de se esperar a Williams fez uma prova solitária, principalmente com Massa que foi ao pódio pela segunda vez ano. Me surpreendi com as voltas iniciais onde os carros brancos da Williams estavam a pouco segundos das Mercedes, mas após as primeiras paradas de box a diferença aumentou. Se Bottas não teve um dia bom, Massa garantiu um resultado que era de esperar pelo seu bom conhecimento do traçado paulistano. Teve seus erros nos boxes - excedeu a velocidade e depois errou o pit -, mas nada que influenciasse no resultado final.
A briga de foice pelas outras posições foi o ponto alto, principalmente pelos bons desempenhos de Button, Vettel, Hulkenberg (que chegou a figurar em terceiro em algumas ocasiões e até liderou na primeira rodada de pit stop), Kvyat, Raikkonen e Alonso. Ricciardo é quem não teve uma boa jornada em Interlagos quando abandonou com problemas na suspensão dianteira esquerda. Aliás, foi o primeiro grande primeiro que ele enfrentou numa temporada magistral que tem feito até aqui.
Interlagos não teve a chance de decidir o mundial - primazia que ficará para a insossa Abu Dhabi -, mas viu a Mercedes igualar o recorde de vitórias numa mesma temporada que é pertencente a Mclaren (1988) e Ferrari (2002 e 2004). O título do mundial para qualquer um de seus pilotos, será o Gran Finale para uma fábrica que voltou para a categoria há quatro anos e que pelo que parece (esta é a minha impressão), sacrificou duas temporadas para chegar a esse sucesso arrebatador de 2014.
sábado, 8 de novembro de 2014
Pole Lap: Rubens Barrichello (2004) e Nico Rosberg (2014) - Interlagos
Duas poles separadas por dez anos. O antigo e o novo recorde de volta em Interlagos para a Fórmula-1. As voltas de Rubens Barrichello e Nico Rosberg.
Foto 409: Interlagos, 1979
E como eram bonitos esses Ligier JS11. Aqui Jacques Laffite recebendo a quadriculada para a sua segunda vitória naquela temporada de 1979, repetindo o feito de quinze dias antes na abertura do mundial na Argentina.
Completaram o pódio Patrick Depailler - com a outra Ligier - e Carlos Reuteman, com a Lotus.
GP do Brasil - Classificação - 18a Etapa
Este asfalto novo de Interlagos nos proporcionou algo de bom nestes treinos, onde os tempos caíram vertiginosamente. E isso deixou a luta pela pole muito bacana, onde Rosberg confirmou a sua força que vinha desde as prática ao obter a pole com dez centésimos de vantagem sobre Hamilton. Aliás este não esteve numa boa nestes treinos e na sua última cartada para tentar conquistar a pole, errou na entrada do bico de pato. Mas sem dúvida que o duelo de amanhã será espetacular e o trecho do 'S" do Senna pode dar um tom diferente à corrida.
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.
O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.
As Williams confirmaram a sua proximidade da Mercedes ao ficar dois décimos atrás dos prateados. Massa fez o que esperava dele ao se colocar em terceiro, com Bottas em seguida. Aproveitando-se da sua ótima largada, Massa pode dar um trabalho para as Mercedes.
O resto, foi o resto: Button mostrou uma certa evolução da Mclaren ficando em quinto, seguido de perto por Vettel. Magnussen foi sétimo, com Alonso se arrumando como pôde em oitavo. Ricciardo não teve um bom treino, com algumas dificuldades para tentar se colocar entre os dez já no Q2 e ficou em nono. Raikkonen parecia ter condições de superar Alonso, mas ficou em décimo.
O que esperar da corrida
A mesma luta de sempre entre as Mercedes, mas acredito que Massa dê algum combate aos prateados no início da prova. Porém, deverá ser o terceiro lutando contra Bottas.
Outra coisa que deve ser interessante é o fato da chuva. Paul Hembery, o homem da Pirelli, disse que pelo fato do asfalto ser novo alguns pontos do circuito podem liberar óleo, deixando o traçado mais escorregadio que o normal. Principalmente em pontos que ainda não foram explorados pelos pilotos, que são estes que eles podem usar em caso de pista molhada.
E esperamos por uma boa corrida amanhã, independente do tempo.
Grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil - 18ª Etapa
Pos | Piloto | Carro | Tempo | Dif |
---|---|---|---|---|
1 | Nico Rosberg | Mercedes | 1m10.023s | - |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m10.056s | 0.033s |
3 | Felipe Massa | Williams/Mercedes | 1m10.247s | 0.224s |
4 | Valtteri Bottas | Williams/Mercedes | 1m10.305s | 0.282s |
5 | Jenson Button | McLaren/Mercedes | 1m10.930s | 0.907s |
6 | Sebastian Vettel | Red Bull/Renault | 1m10.938s | 0.915s |
7 | Kevin Magnussen | McLaren/Mercedes | 1m10.969s | 0.946s |
8 | Fernando Alonso | Ferrari | 1m10.977s | 0.954s |
9 | Daniel Ricciardo | Red Bull/Renault | 1m11.075s | 1.052s |
10 | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1m11.099s | 1.076s |
11 | Esteban Gutierrez | Sauber/Ferrari | 1m11.591s | - |
12 | Nico Hulkenberg | Force India/Mercedes | 1m11.976s | - |
13 | Adrian Sutil | Sauber/Ferrari | 1m12.099s | - |
14 | Romain Grosjean | Lotus/Renault | 1m12.037s | - |
15 | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso/Renault | 1m12.040s | - |
16 | Pastor Maldonado | Lotus/Renault | 1m12.233s | - |
17 | Daniil Kvyat | Toro Rosso/Renault | - | - |
18 | Sergio Perez | Force India/Mercedes | 1m12.076s | - |
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Foto 408: Para gringo ver... e rir
A idéia nasceu durante as provas do Super Bike Brasil, onde estas cabeças pensantes - ou nem tanto assim - José Claudio Baldassin, Renan Casetta, Gilson Romani e Gabriela Pedron resolveram "renomear" as curvas de Interlagos traduzindo-as para o inglês.
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!
A intenção do quarteto é "ajudar" os gringos automobilistas que estarão por estas bandas até o final do mês acompanhando as provas da F1 e WEC, afinal de contas não deve ser fácil para eles pronunciar "Laranjinha" ou "Bico de Pato".
Divirtam-se!
Foto 407: Simples
Sou crítico a estes novos cartazes, onde a criatividade de um artista foi descartado em detrimento as novas tecnologias. Mas enfim, isso é algo normal: tudo muda e nada será igual a antes. Ou será aperfeiçoado - o que não garante que agradará a todos - ou será totalmente estragado ao extremo.
Mas voltando aos cartazes, até que gostei deste que foi feito para o GP deste ano: simples e sem oba-oba.
Mas voltando aos cartazes, até que gostei deste que foi feito para o GP deste ano: simples e sem oba-oba.
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