Fangio (#18) e Moss (#16) conduzindo as jóias da Mercedes, os W196 em sua versão para pistas velozes, numa das bancadas do lendário oval de Monza durante o GP da Itália de 1955.
Estes carros, que foram utilizados apenas por Fangio e Moss nesta etapa - Piero Taruffi e Karl Kling utilizaram a carroceria com rodas descobertas -, apresentaram problemas durante os treinos ao levantar a dianteira. O problema foi solucionado com a criação de apêndices que forçavam a dianteira contra o solo, mesmo quando estivesse em alta velocidade.
A corrida foi um duelo a parte entre Fangio e Moss, até que o inglês abandonasse na volta 27 por problemas no motor.
Fangio venceu, seguido por Taruffi e Eugenio Castellotti com a Ferrari.
Aquela ocasião marcou a última corrida da Mercedes na F1.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Foto 390: Bancada
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Foto 389: Black Day
A famosa decolagem de Emerson Fittipaldi com o seu Lotus durante os treinos para o GP da Itália de 1970, quando foi abrir passagem para Jack Brabham e acertou o Ferrari de Ignazio Giunti que estava começando a contornar a Parabólica. O carro vôou para fora da pista, após atravessar a área de escape, indo cair nas árvores. Milagrosamente não sofreu nada, porém o carro, que era de Rindt e que Emerson estava "amaciando", ficou destruído.
No sábado Rindt, em posse do carro que seria de Fittipaldi, veio a falecer quando acidentou-se após um problema nos travões quando foi frear para a tomada da Parabólica.
No sábado Rindt, em posse do carro que seria de Fittipaldi, veio a falecer quando acidentou-se após um problema nos travões quando foi frear para a tomada da Parabólica.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Foto 388: E se...
Em mais um ano que é lembrado do seu desaparecimento - o 29º -, é impossível não fazer uma reflexão do que teria sido de Stefan Bellof no automobilismo, em especial na F1, onde a sua carreira começava a alçar vôos mais altos.
Stefan é mais daqueles que teve a vida interrompida abruptamente no certo momento em que ela aflorava aos olhos dos homens do motorsport e fãs. Assim como outros pilotos do naipe de Roger Williamson, Tony Brise, Tom Pryce, Gunnar Nilsson, Gilles Villeneuve, Lorenzo Bandini e outros tantos, o falecimento precoce fez com que todos que o admiravam pensar o que poderia ter alcançado. Teria vencido corridas, duelado contra os grandes daquela época e até mesmo chegado a títulos.
Tomando partido de que ele pudesse já correr pela Ferrari em 1986 e do que a equipe italiana fez nos anos seguintes, creio que Bellof teria ganho corridas, mas dificilmente teria chances reais de títulos devido a instabilidade técnica da Ferrari - o que é historicamente normal naqueles lados.
Mas ao mesmo tempo teria conquistado os Tiffosi - e até mesmo os não torcedores da Ferrari - devido a sua pilotagem agressiva e vistosa, o que faria os torcedores adotarem-no como o "novo" Gilles Villeneuve. E isso também teria conquistado o velho Commendatore, que tinha apreço por pilotos destemidos como aqueles de épocas heróicas de Nuvolari, Varzi, Moll... Talvez Bellof, caso extendesse a sua relação com a Ferrari, poderia ter discutido o título de 1990. Quem sabe...
Se não conseguisse o sucesso na F1, no Endurance teria sido um dos reis - como ele era antes e durante a sua estadia na F1 - e poderia ter colecionado mais vitórias e títulos.
A verdade é que onde Bellof tivesse corrido, teria feito sucesso. E certamente teria sido um dos gigantes da história do motorsport.
Mas infelizmente ficaremos apenas com essas hipóteses para sempre.
sábado, 30 de agosto de 2014
Foto 387: Roggia
São muito belas estas fotos feitas após a saída da curva Grande em direção a Variante della Roggia, em Monza. Aqui, Gerhard Berger durante o fim de semana do GP da Itália de 1990 e mais atrás, aparentemente, uma Lotus.
Berger largou em terceiro e chegou na mesma posição na classificação final, há sete segundos de Ayrton Senna. Com relação a Lotus, esta ficou marcada pelo impressionante acidente de Derek Warwick na primeira volta daquele GP após escapar, bater e capotar seu carro na Parabolica.
Berger largou em terceiro e chegou na mesma posição na classificação final, há sete segundos de Ayrton Senna. Com relação a Lotus, esta ficou marcada pelo impressionante acidente de Derek Warwick na primeira volta daquele GP após escapar, bater e capotar seu carro na Parabolica.
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
Vídeo: Bjorn Waldegaard com o Lancia Stratos, Robin Hood Rally 2008
Um breve vídeo de Bjorn Waldegaard, o primeiro campeão mundial oficial do WRC em 1979, testando o lendário Lancia Stratos no traçado que foi usado no Robin Hood Rally, na Grã-Bretanha.
Bjorn veio a falecer hoje pela manhã na Suécia após um longo período doente. Tinha 70 anos.
Bjorn veio a falecer hoje pela manhã na Suécia após um longo período doente. Tinha 70 anos.
Foto 386: Hecatombe
E amanhã completará 16 anos daquela que foi uma das mais caóticas largadas da história da F1, quando nada mais que treze carros se enroscaram na descida da La Source após uma rodada de David Coulthard.
Apesar do pedido da Mclaren para que a largada fosse feita atrás do Safety Car, exatamente para evitar um acidente por causa do forte spray d'água, isso foi ignorado pelos comissários.
Irônicamente, algum tempo depois, a FIA passou a usar este procedimento mesmo que as condições de pista estivessem melhores do que aquele dia em Spa.
A prova foi marcada, também, pelo famoso acidente entre Coulthard e Michael Schumacher, onde o piloto alemão, que voltara aos boxes em três rodas, queria socar a cara do piloto escocês. E foi também o GP que deu à Eddie Jordan a possibilidade de entrar para o grupo de donos de equipes que venceram corridas na F1. Para Damon Hill, o autor do feito para o Team Jordan, foi o último triunfo dele na categoria.
De fato, um GP memorável.
Apesar do pedido da Mclaren para que a largada fosse feita atrás do Safety Car, exatamente para evitar um acidente por causa do forte spray d'água, isso foi ignorado pelos comissários.
Irônicamente, algum tempo depois, a FIA passou a usar este procedimento mesmo que as condições de pista estivessem melhores do que aquele dia em Spa.
A prova foi marcada, também, pelo famoso acidente entre Coulthard e Michael Schumacher, onde o piloto alemão, que voltara aos boxes em três rodas, queria socar a cara do piloto escocês. E foi também o GP que deu à Eddie Jordan a possibilidade de entrar para o grupo de donos de equipes que venceram corridas na F1. Para Damon Hill, o autor do feito para o Team Jordan, foi o último triunfo dele na categoria.
De fato, um GP memorável.
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Foto 385: Licença Poética
A verdade é que o que Gilles fizesse em pista, viraria notícia no dia seguinte. Como bem falou seu amigo Patrick Tambay "todos passaram a esperar o impossível de Gilles a cada GP" e isso atraía as pessoas ao autódromos. Andar em três rodas, bater pneus por uma disputa de segundo lugar, pilotar na chuva com a asa dianteira quase grudada na viseira... São coisas impensáveis nos dias de hoje da atual Fórmula-1.
Como disse dias atrás no facebook, os valores humanos mudaram. E não apenas na F1. Hoje tudo é muito chato e sempre tem alguém para patrulhar. Talvez Gilles, se pilotasse nestes dias, seria adorado pelos "loucos" e odiado pelos "coxinhas".
E hoje faz trinta e cinco anos do seu cartão de visitas à F1, mostrado com aquela manobra em Zandvoort.
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
GT Battles: Wolf Henzler vs Giancarlo Fisichella, Virginia 2014
Batalha das boas entre o Porsche 911 #17 do Team Falken - com Wolf Henzler no comando - contra a Ferrari F458 #82 da Risi Competizione de Giancarlo Fisichella pela vitória na etapa de Virginia, válida pela classe GTLM do Tudor United SportsCar Championship.
A última volta foi sensacional, com o ataque maciço de Fisichella contra o Henzler.
A última volta foi sensacional, com o ataque maciço de Fisichella contra o Henzler.
domingo, 24 de agosto de 2014
GP da Bélgica: Confirmando uma geração
Existe aquele papo de que o cara que vence em Spa mostra, de fato do que é capaz. Pode ser bem uma verdade, visto que Clark, Senna, Schumacher e atualmente Raikkonen, sejam os grandes reis daquele traçado. O importante, também, é ver que eles começaram a brilhar nesta pista quando suas carreiras ainda engatinhavam na F1 e isso deu a eles uma propaganda positiva do que eles podiam fazer nos anos seguintes. E a confirmação de cada um deles foi espetacular.
Essa tarde no circuito belga viu mais uma vez a maravilha de piloto que é Ricciardo, que já havia demonstrado a suas qualidades nas suas outras vitórias anteriores. Melhor que isso, foi Bottas que também demonstrou seu talento nesta pista ao atacar pilotos do naipe de Alonso, Vettel, Raikkonen, Rosberg sem dar nenhuma satisfação, como se estes fossem pilotos "amadores". Outro também que merece uma atenção pelo que fez hoje em Spa é Kevin Magnussen, que após a sua bela prova de estréia em Melbourne, vinha se destacando apenas por superar Button com alguma frequência nas classificações e nos resultados finais de cada GP. Hoje ele foi combativo e soube aguentar bem a pressão exercida por Alonso em duas situações na prova - na metade e depois nas últimas cinco voltas - e vencendo ambas. Infelizmente perdeu a quinta colocação para Vettel no final, pois os pneus já estavam na "lona".
De certa forma, o desempenho destes três caras confirmam bem a renovação que a Fórmula-1 vem passando. E o mais legal de tudo, é que eles não tem medo de arriscar e certamente darão ainda mais trabalho aos velhotes.
A velha guarda da F1 terá um grande trabalho pela frente. E quem ganha com isso, somos nós.
Sobre a corrida
Claro que o papo que dominará as discussões até o GP da Itália repousará simplesmente sobre o toque de Rosberg em Hamilton, quando os dois disputavam ferrenhamente a liderança no final da Le Combes. Não vi a imagem mais vezes, mas o pouco que pude assistir concluo que foi incidente de corrida. Podia o Rosberg ter tirado o pé e deixado Hamilton se distanciar um pouco para depois atacar novamente? Sim, mas creio que ele estava naquela, onde um piloto ver uma brecha ele tentará até que se feche. Mas a briga estará ainda mais aberta após a reunião que a Mercedes fará ainda hoje em Spa. Vai fervilhar as coisas por aquelas bandas.
A Red Bull optou por usar pouca asa para esta prova e isso foi de grande valia para seus pilotos. Ricciardo tirou melhor proveito e assumiu a liderança após a primeira parada de Rosberg, para perdê-la apenas na sua segunda parada para Bottas. Vettel até que começou bem, atacando as Mercedes, mas logo depois começou a cair de rendimento lentamente e a cada parada de box, caía de posição. Terminou em quinto, o que acabou por ser um bom lucro, principalmente por Magnussen ter segurado Alonso e Button, o que possibilitou a sua aproximação para subir de oitavo para quinto em duas voltas.
Fiquei impressionado foi com o ritmo da Ferrari num todo nesta prova. De início as posições de Alonso e Raikkonen na classificação, foram creditadas à chuva do sábado, mas o desempenho de Alonso antes da sua primeira parada e depois de Raikkonen no restante da corrida, mostrou que o carro italiano esteve próximo da Red Bull e Williams pelo menos nessa corrida. E claro, destacar o melhor desempenho de Kimi no ano, numa pista que ele conhece tão bem. Podia ter subido ao pódio, mas pouco podia fazer contra o ataque de Bottas no fim.
A Williams teve um desempenho "manco" em Spa: se Bottas mais uma vez brilhou, Massa (mais uma vez) contou com a sua dose de azar cavalar para ter um pedaço de kevlar, certamente dos inúmeros destroços deixados pelos pneus dos carros de Bianchi e Hamilton, preso no assoalho do seu carro limitando ainda mais o seu desempenho.
Agora é esperar pela prova de Monza, daqui quinze dias.
Essa tarde no circuito belga viu mais uma vez a maravilha de piloto que é Ricciardo, que já havia demonstrado a suas qualidades nas suas outras vitórias anteriores. Melhor que isso, foi Bottas que também demonstrou seu talento nesta pista ao atacar pilotos do naipe de Alonso, Vettel, Raikkonen, Rosberg sem dar nenhuma satisfação, como se estes fossem pilotos "amadores". Outro também que merece uma atenção pelo que fez hoje em Spa é Kevin Magnussen, que após a sua bela prova de estréia em Melbourne, vinha se destacando apenas por superar Button com alguma frequência nas classificações e nos resultados finais de cada GP. Hoje ele foi combativo e soube aguentar bem a pressão exercida por Alonso em duas situações na prova - na metade e depois nas últimas cinco voltas - e vencendo ambas. Infelizmente perdeu a quinta colocação para Vettel no final, pois os pneus já estavam na "lona".
De certa forma, o desempenho destes três caras confirmam bem a renovação que a Fórmula-1 vem passando. E o mais legal de tudo, é que eles não tem medo de arriscar e certamente darão ainda mais trabalho aos velhotes.
A velha guarda da F1 terá um grande trabalho pela frente. E quem ganha com isso, somos nós.
Sobre a corrida
Claro que o papo que dominará as discussões até o GP da Itália repousará simplesmente sobre o toque de Rosberg em Hamilton, quando os dois disputavam ferrenhamente a liderança no final da Le Combes. Não vi a imagem mais vezes, mas o pouco que pude assistir concluo que foi incidente de corrida. Podia o Rosberg ter tirado o pé e deixado Hamilton se distanciar um pouco para depois atacar novamente? Sim, mas creio que ele estava naquela, onde um piloto ver uma brecha ele tentará até que se feche. Mas a briga estará ainda mais aberta após a reunião que a Mercedes fará ainda hoje em Spa. Vai fervilhar as coisas por aquelas bandas.
A Red Bull optou por usar pouca asa para esta prova e isso foi de grande valia para seus pilotos. Ricciardo tirou melhor proveito e assumiu a liderança após a primeira parada de Rosberg, para perdê-la apenas na sua segunda parada para Bottas. Vettel até que começou bem, atacando as Mercedes, mas logo depois começou a cair de rendimento lentamente e a cada parada de box, caía de posição. Terminou em quinto, o que acabou por ser um bom lucro, principalmente por Magnussen ter segurado Alonso e Button, o que possibilitou a sua aproximação para subir de oitavo para quinto em duas voltas.
Fiquei impressionado foi com o ritmo da Ferrari num todo nesta prova. De início as posições de Alonso e Raikkonen na classificação, foram creditadas à chuva do sábado, mas o desempenho de Alonso antes da sua primeira parada e depois de Raikkonen no restante da corrida, mostrou que o carro italiano esteve próximo da Red Bull e Williams pelo menos nessa corrida. E claro, destacar o melhor desempenho de Kimi no ano, numa pista que ele conhece tão bem. Podia ter subido ao pódio, mas pouco podia fazer contra o ataque de Bottas no fim.
A Williams teve um desempenho "manco" em Spa: se Bottas mais uma vez brilhou, Massa (mais uma vez) contou com a sua dose de azar cavalar para ter um pedaço de kevlar, certamente dos inúmeros destroços deixados pelos pneus dos carros de Bianchi e Hamilton, preso no assoalho do seu carro limitando ainda mais o seu desempenho.
Agora é esperar pela prova de Monza, daqui quinze dias.
sábado, 23 de agosto de 2014
Crash: GP3, Blancpain GT Series e Clio Cup
Dois deles já são bem conhecidos da galera, que são os acidentes do russo Kostantin Tereschenko na prova da GP3 ontem em Spa e hoje a batida, acompanhada de capotamento, de Thomas Enge após a largada da etapa da Eslováquia do Blancpain GT Series. O outro acidente, no caso uma barbeiragem, durante a etapa da Copa Clio disputada na pista sueca de Knutstorp.
GP da Bélgica - Classificação - 12a Etapa
(Foto: Laurent Dubrule / Reuters) |
No segundo escalação, que ficou mais de dois segundos atrás dos prateados, bom desempenho de Vettel que marcou o terceiro tempo. Aliás, Sebastian aparenta precisar mais de condições extremas como as de hoje para poder se posicionar melhor no grid, tamanha dificuldade que tem encontrado este ano. Amanhã, onde a previsão é que não haverá chuva, teremos uma idéia se ele voltou, ou não, revitalizado destas férias.
Alonso aparece em quarto apresentando uma performance mais sólida nos treinos, que até me surpreendeu - mesmo estando com a pista molhada. Mas não acredito que em pista seca conseguirá algo melhor amanhã. Ricciardo errou na sua última volta e aparentava que poderia subir ao terceiro lugar. Outra boa surpresa foram as Williams que figuraram no Q3, mostrando uma boa evolução para pistas molhadas. De se destacar também o bom trabalho de Kimi Raikkonen, que dispensa comentários quando se pilota em Spa, e dos pilotos da Mclaren que também subiram para o Q3.
O que esperar da corrida?
Acho que isso será totalmente independente de como esteja as condições de pista amanhã, mas a vitória não escapará do duo da Mercedes. A não ser que problemas mecânicos os atrapalhe, e caso isso não aconteça, aposto numa vitória de Hamilton.
E do terceiro lugar pra baixo, o pau vai comer a solta entre Red Bull, Ferrari e Williams. E devido as retas de Spa, acredito em Bottas no pódio.
Grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica - 12ª Etapa
Pos Piloto Equipe Tempo Dif 1. Nico Rosberg Mercedes 2m05.591s 2. Lewis Hamilton Mercedes 2m05.819s +0.228s 3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 2m07.717s +2.126s 4. Fernando Alonso Ferrari 2m07.786s +2.195s 5. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 2m07.911s +2.320s 6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 2m08.049s +2.458s 7. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 2m08.679s +3.088s 8. Kimi Raikkonen Ferrari 2m08.780s +3.189s 9. Felipe Massa Williams-Mercedes 2m09.178s +3.587s 10. Jenson Button McLaren-Mercedes 2m09.776s +4.185s 11. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 2m09.377s +2.768s 12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 2m09.805s +3.196s 13. Sergio Perez Force India-Mercedes 2m10.084s +3.475s 14. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 2m10.238s +3.629s 15. Romain Grosjean Lotus-Renault 2m11.087s +4.478s 16. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 2m12.470s +5.861s 17. Pastor Maldonado Lotus-Renault 2m11.261s +4.131s 18. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 2m11.267s +4.137s 19. Max Chilton Marussia-Ferrari 2m12.566s +5.436s 20. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 2m13.414s +6.284s 21. Andre Lotterer Caterham-Renault 2m13.469s +6.339s 22. Marcus Ericsson Caterham-Renault 2m14.438s +7.308s
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
GP da Bélgica - Treinos Livres - 12ª Etapa
Resultado dos dois treinos livres em Spa-Francorchamps
Treino Livre 1:
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Voltas 1. Nico Rosberg Mercedes 1m51.577s 25 2. Lewis Hamilton Mercedes 1m51.674s +0.097s 24 3. Fernando Alonso Ferrari 1m51.805s +0.228s 16 4. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m52.404s +0.827s 21 5. Kimi Raikkonen Ferrari 1m52.818s +1.241s 17 6. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m52.903s +1.326s 24 7. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m52.922s +1.345s 23 8. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m52.937s +1.360s 22 9. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m52.972s +1.395s 19 10. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m53.172s +1.595s 20 11. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m53.369s +1.792s 11 12. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m53.594s +2.017s 21 13. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m53.597s +2.020s 20 14. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m53.703s +2.126s 14 15. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m53.968s +2.391s 20 16. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m54.189s +2.612s 20 17. Giedo van der Garde Sauber-Ferrari 1m54.335s +2.758s 16 18. Pastor Maldonado Lotus-Renault 1m55.336s +3.759s 21 19. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m55.782s +4.205s 19 20. Alexander Rossi Marussia-Ferrari 1m57.232s +5.655s 20 21. Andre Lotterer Caterham-Renault 1m57.886s +6.309s 24 22. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m57.977s +6.400s 24
Treino Livre 2:
Pos Piloto Equipe Tempo Dif Voltas 1. Lewis Hamilton Mercedes 1m49.189s 26 2. Nico Rosberg Mercedes 1m49.793s +0.604s 28 3. Fernando Alonso Ferrari 1m49.930s +0.741s 19 4. Felipe Massa Williams-Mercedes 1m50.327s +1.138s 24 5. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m50.659s +1.470s 31 6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m50.677s +1.488s 26 7. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1m50.725s +1.536s 25 8. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1m50.977s +1.788s 16 9. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 1m51.074s +1.885s 31 10. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m51.077s +1.888s 26 11. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 1m51.383s +2.194s 26 12. Adrian Sutil Sauber-Ferrari 1m51.450s +2.261s 29 13. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m51.573s +2.384s 28 14. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m52.196s +3.007s 25 15. Kimi Raikkonen Ferrari 1m52.234s +3.045s 18 16. Jules Bianchi Marussia-Ferrari 1m52.776s +3.587s 23 17. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m53.955s +4.766s 7 18. Max Chilton Marussia-Ferrari 1m54.040s +4.851s 18 19. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m54.050s +4.861s 30 20. Andre Lotterer Caterham-Renault 1m54.093s +4.904s 24 21. Pastor Maldonado Lotus-Renault no time 2 22. Sebastian Vettel Red Bull-Renault no time
Estaria a Fórmula-1 mais fácil?
Quando Hamilton disse na última quinta-feira que a atual F1 não o empolgava muito, por não dar aquele desafio de outrora, fomos de encontro ao anúncio de um dia antes de Max Verstappen pela Toro Rosso que a partir de 2015 ele passará a ser o piloto da equipe com apenas 17 anos. De fato isso mostra que os carros da F1 podem estar mais fáceis de pilotar - mas não entendo, também, a ênfase que os pilotos tanto deram ao desafio de controlar os carros em saídas de curvas, por estes estarem mais nervosos e também ao freá-los. Vai saber...
Hoje, nos dois primeiros treinos livres para o GP da Bélgica, podemos ver que o estreante André Lotterer, que tão bem conhecemos do Endurance, foi capaz de guiar no mesmo ritmo que Marcus Ericsson, seu companheiro de Caterham. No primeiro treino, Lotterer foi 0.091 centésimos melhor que Ericsson, que deu o troco no TL2 por 0.043 centésimos. De certa forma temos que dar a mão à palmatória de que Lotterer não é nenhum "Zé ninguém": a vaga foi lhe dada exatamente para que ele pudesse passar um melhor feedback das evoluções que foram levadas para Spa e também por ser reconhecidamente um dos melhores pilotos de testes atualmente. Por isso a sua vaga. Por outro lado, ele conhece bem circuito belga: além de ter corrido em outras épocas, este ano ele esteve presente naquela pista em três oportunidades (WEC, GT Francês e 24 Horas de Spa). Portanto a única adaptação que ele teria que se preocupar era com relação ao carro. De fato, ele chegando e já colocando-se à frente de Ericsson, dá entender que a coisa parece que está mais fácil que antes. Mas repito que ele conhece bem o circuito e isso ajuda. Michael Schumacher, por exemplo, não conhecia Spa e nem o carro da Jordan, e de cara já colocou tempo em Andrea De Cesaris.
Pode ser que tudo esteja mais fácil que antes, mas acredito que ainda exista o fator dom natural em conseguir se adaptar rapidamente a uma situação.
Hoje, nos dois primeiros treinos livres para o GP da Bélgica, podemos ver que o estreante André Lotterer, que tão bem conhecemos do Endurance, foi capaz de guiar no mesmo ritmo que Marcus Ericsson, seu companheiro de Caterham. No primeiro treino, Lotterer foi 0.091 centésimos melhor que Ericsson, que deu o troco no TL2 por 0.043 centésimos. De certa forma temos que dar a mão à palmatória de que Lotterer não é nenhum "Zé ninguém": a vaga foi lhe dada exatamente para que ele pudesse passar um melhor feedback das evoluções que foram levadas para Spa e também por ser reconhecidamente um dos melhores pilotos de testes atualmente. Por isso a sua vaga. Por outro lado, ele conhece bem circuito belga: além de ter corrido em outras épocas, este ano ele esteve presente naquela pista em três oportunidades (WEC, GT Francês e 24 Horas de Spa). Portanto a única adaptação que ele teria que se preocupar era com relação ao carro. De fato, ele chegando e já colocando-se à frente de Ericsson, dá entender que a coisa parece que está mais fácil que antes. Mas repito que ele conhece bem o circuito e isso ajuda. Michael Schumacher, por exemplo, não conhecia Spa e nem o carro da Jordan, e de cara já colocou tempo em Andrea De Cesaris.
Pode ser que tudo esteja mais fácil que antes, mas acredito que ainda exista o fator dom natural em conseguir se adaptar rapidamente a uma situação.
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