segunda-feira, 12 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Le Mans em vermelho, 58 anos depois

 

(Foto: GT Report/ Twitter)


Quando o hino italiano ecoou pelos altos falantes durante o pódio em Le Mans, muitas lembranças foram revividas. Muitas delas, e principalmente, de uma época de ouro onde a Ferrari era a rainha absoluta das provas de Endurance no mundo, construindo um legado tão forte quanto o que a Scuderia italiana viria ter na Fórmula-1 nas décadas seguintes. Foi um período onde o nome Ferrari conseguiu se impor como o maior expoente do esporte a motor, contribuindo para que a paixão avassaladora de seus fiéis Tiffosi durasse até os dias atuais, sobrevivendo a inúmeros desgostos e saboreado eternamente os sucessos quando apareciam.

A Ferrari nunca se afastou de fato das provas de Endurance. Esteve sempre ali representada nos seus inúmeros modelos de GT e também por uma cria que ganhou um importante espaço no coração de seus torcedores que foi o 333SP que ainda carregava o coração V12, que leva todas as honrarias por ser a definição máxima de um tradicional motor Ferrari. Mas neste período, a falta de uma presença maciça da Rossa na classe principal, era sentida.

Talvez assistir a sua rival de longa data, a Porsche, construir um legado brilhante no solo de La Sarthe, tenha mexido com os sentimentos dos italianos, mas o compromisso com a Fórmula-1 complicava o seu retorno à classe principal. E claro, retornar por retornar, não seria o mais correto e quando os astros se alinharam, com a Fórmula-1 adotando o teto de gastos e a ACO adotando a plataforma Hypercar, o sonho de retornar às provas de Endurance no mais alto nível passou a ser palpável. Quando o 499P ganhou a pista em 2022 para realizar seus primeiros quilômetros, era certo que o sonho de ver a Ferrari no Mundial de Endurance e, claro, em Le Mans, estava próximo.

A presença da Ferrari com seus dois 499P foi um sucesso absoluto e quando ganharam a pista de Sebring, para realização das Mil Milhas, ficava claro que a Scuderia estava de volta ao mundo do Endurance de forma definitiva. A velocidade pura dos 499P foi logo vista e celebrada como aquela que poderia fazer frente ao poderio da Toyota.

Apesar da reconhecida velocidade, que foi convertida em pole na pista de Sebring e que deveria ter conquistado a da 6 Horas de Spa, ainda faltava ritmo de prova para enfrentar o duo de Toyota GR010. Le Mans, no seu Centenário, foi o local perfeito para que embate acontecesse.

Apesar do uso do BOP que conseguiu igualar a contenda, o cenário para esta batalha entre Toyota vs Ferrari foi bem vindo e nos brindou com uma edição comemorativa de primeira classe. Nos pequenos detalhes que tão fazem parte deste tipo de corrida, entremeada com dramas e percalços que deixam todos com o coração na boca, a Ferrari conseguiu sobreviver e vencer pela décima vez as 24 Horas de Le Mans, algo que não acontecia desde 1965 quando a marca, através da sua subsidiária NART, venceu com o comando de Masten Gregory e Jochen Rindt na 250LM. O pódio também não acontecia desde 1973 depois que Arturo Merzario e José Carlos Pace levaram o 312PB ao segundo lugar naquela edição.

Até mesmo para aqueles que não torcem para a Ferrari, a conquista dos italianos foi festejada brindando um retorno marcante daquela que já reinou intensamente no lendário circuito de Le Mans.


Uma batalha titânica nos Hypercar

(Foto: Italian Endurance/ Twitter)


Era consenso de que esta edição, a 91ª das 24 Horas de Le Mans, que também completa seu Centenário, era a mais esperada não apenas por ser festiva, mas também pelo contingente que estaria presente. Além da Toyota, Peugeot e Glickenhaus, a presença da Ferrari, Porsche, Cadillac e Vanwall, traria uma nova possibilidade para que esta corrida de 2023 entrasse para a história. Infelizmente, a Alpine desceu para a LMP2 nesta edição, mas já tem o seu projeto pronto para voltar a principal em 2024.

As mexidas da ACO para que houvesse um equilíbrio, já que a Toyota dominara as três primeiras corridas deste ano, surtiu efeito e trouxe até possibilidade de que as demais fabricantes pudessem entrar na briga pela taça desta Centenária 24 Horas de Le Mans.

De certa forma, isso foi atingido já que as principais fabricantes conseguiram liderar por alguns minutos, pelo menos, esta edição. Foi uma ótima oportunidade para a Peugeot, que claramente era a mais "fraca" dessa turma de gigantes, ascender com chances de conseguir um resultado de respeito quando liderou algumas partes do período noturno e início da madrugada, aproveitando-se das intervenções das Slow Zones, Full Course Yellow e Safety Car. Infelizmente problemas e um breve acidente do #94, que era o melhor classificado dos dois 9x8, eliminar as chances de um resultado muito bom para eles, que retornavam à Sarthe depois de doze anos. De todo modo, perto das baixas expectativas que permeavam o desempenho dos 9x8, foi uma corrida positiva para a Peugeot que claramente ganhará um impulso para continuar desenvolver os carros - algo a se levar em conta foi o bom desempenho de reta deles, conseguindo dar conta do recado. É um bom presságio para as 6 Horas de Monza, próxima etapa, exatamente onde voltaram em 2022.

Essa oportunidade também foi vista para a Cadillac, mas problemas mecânicos, enroscos e acidentes limitaram o andamento dos carros americanos. O que serve de consolo, foi a ida do Cadillac #2 da Cadillac Racing, conduzido por Earl Bamber/ Alex Lynn/ Richard Westbrook - o que também teve um doce sabor por parte de Chip Ganassi, que teve a sua equipe chegando à frente de seu grande rival Roger Penske.

O outro Cadillac, o #311 da Action Express, teve uma corrida muito atribulada desde a primeira volta quando Jack Aitken (que dividiu o comando com Pipo Derani e Alexander Sims) perdeu o controle na pista úmida e bateu na saída da primeira chincane da Hunaudieres, danificando seriamente a suspensão dianteira esquerda e de imediato dando adeus a qualquer chance, já que perderiam muitas voltas para o reparo. Apesar de outros contratempos que aconteceram após o retorno, fecharam a corrida em décimo

Aproveitando o embalo, os Porsche da equipe Penske não tiveram um grande desfecho, ainda que pese o bom andamento do 963 #75 pilotado por Felipe Nasr/ Mathieu Jaminet/ Nick Tandy que estava entre os primeiros, mas abandonaria na sétima hora por falta de pressão na bomba de combustível quando o carro ficou parado na Tertre Rouge. Os outros dois Porsche da equipe, #5 e #6, foram até o final - terminando em nono e décimo primeiro, respectivamente- mas de forma claudicante, já que enfrentaram inúmeros problemas.

Este retorno da Porsche, que comemora seus 75 anos de existência, ainda contava com o 963 #38 que estava aos cuidados do Hertz Team Jota que contou com a formação Antonio Félix Da Costa/ Will Stevens/ Yiefei Ye e que vinha como o melhor dos Porsche, chegando liderar a prova quando teve a primeira pancada de chuva que instalou um certo caos no trecho que antecede a Porsche Curve. Infelizmente, na 5ª hora, quando estavam liderando na classe, o acidente exatamente nas curvas que levam o nome da marca alemã, tirou a possibilidade da simpática equipe conseguir algo melhor. Yiefei Ye conseguiu levar o carro aos boxes, mas as voltas perdidas para os reparos foram cruciais para saíssem da briga.

Glickenhaus e Vanwall não teriam grande chance contra as demais. Os dois carros da equipe de Jim Glickenhaus conseguiram completar a prova em bons quinto e sexto lugares, aproveitando-se dos problemas que os demais foram apresentando, mas eles não ficaram alheios a problemas já tiveram algumas escapadas e pequenos incidentes que atrapalharam o desempenho. Mesmo sem muita chance, estes incidentes atrasaram um pouco e poderiam até ter colocado pelo menos um dos carros na quarta colocação - já que o #708 pilotado por Romain Dumas/ Ryan Briscoe/ Olivier Pla fecharam com duas voltas de desvantagem para o Ferrari 499P #50.

O Vanwall fez apenas figuração com Tom Dillman/ Esteban Guerrieri/ Esteban Gutierrez e acabariam por abandonar na hora 16 após problemas no motor - o que acabou sendo surpreendente, já que é um carro que costuma apresentar bastante problemas mecânicos.

Ferrari vs Toyota


(Foto: Racer/ Twitter)


Apesar dos demais contendores terem tido algumas aparições entre os três primeiros, não se pode negar que todas as atenções estavam voltadas para a disputa direta entre Toyota e Ferrari. Por mais que as duas tenham sido as mais afetadas pelo BOP, o desempenho de seus carros se sobrepuseram aos dos rivais e com o passar das horas ficou claro que a vitória ficaria para uma das duas.

A Toyota, apesar de suas reclamações em relação ao BOP - já que levavam 13kg a mais que os Ferrari (37kg - 24kg) -, tinham uma estratégia bem definida que era contar com o #7 (Kamui Kobayashi/ Mike Conway/ José Maria Lopez) flutuando entre a segunda e quinta posição e o #8 (Sebastién Buemi/ Brendon Hartley/ Ryo Hirakawa) sempre entre quarto e sexto, entregavam que a qualquer momento poderiam subir forte na classificação para assumir as duas primeiras posições e, claro, travar uma futura disputa ferrenha com a Ferrari.

Os dois carros italianos também estavam numa situação parecida com o dos japoneses, esperando que mais a frente houvesse este embate. Ou seja: uma batalha a quatro carros era esperado.

Porém, o velho pesadelo da Toyota começou a dar as caras quando eles perderam o #7 na abertura da nona hora depois que Kamui Kobayashi esteve envolvido num acidente com o #66 da JMW Motorsport e um dos Alpine na Tertre Rouge, levando pancada na lateral (Ferrari) e traseira (Alpine). Apesar dos esforços de Kobayashi e de seu engenheiro, o GR010 #7 não conseguiu funcionar e acabou abandonando. Um golpe bem forte para a Toyota que parecia ter uma formação poderosa para enfrentar as Ferrari.

A Ferrari também teve seus percalços e com uma boa dose de sorte, conseguiu sobreviver com seus dois carros: o #50 (Antonio Fuoco/ Miguel Molina/ Nicklas Nielsen) foi para a garagem na décima hora para resolver um problema de vazamento, que os deixariam de fora da disputa - eles ainda levariam um susto quando Alessandro Pierguidi ficou preso na brita da Mulsanne quando desviou de um possivel acidente com um GT. Agora a disputa seria direta entre o Ferrari 499P #51 (Antonio Giovinazzi/ Alessandro Pierguidi/ James Calado) e o Toyota #8 GR010 (Sebastién Buemi/ Brendon Hartley/ Ryo Hirakawa).

Da madrugada ao amanhecer presenciamos pilotagens de primeiríssima qualidade dos dois carros, porém foi neste período onde a corrida passou a pender para os italianos: Brendon Hartley e Sebastién Buemi fizeram seus stints de forma primorosa, conseguindo manter uma ótima diferença para o Ferrari #51, mas depois foi a vez dos italianos responderem com um mega trabalho de Alessandro Pierguidi e Antonio Giovinazzi para descontar a diferença para o #8.

Os sustos acabariam por definir o destino à favor da Ferrari: Hirakawa teve que trocar a dianteira após atropelar um... esquilo! Perdeu um certo tempo e a Ferrari #51 assumiria a liderança para não perder mais. O próprio Hirakawa ainda teria um tremendo sufoco quando o freio do #8, já problemático, travou e o jogou contra as barreiras do final da Mulsanne, danificando a dianteira e traseira do protótipo japonês. Claramente, a sua forçada ida aos boxes tirou qualquer chance que existia, já que naquela altura a sua desvantagem para a Ferrari era de 20 segundos - e com o carro italiano começando a enfrentar problemas na direção.

Essa dramaticidade não ficou restrita à Toyota: o Ferrari #51 teve dois apagões durante suas derradeiras paradas, onde o motor elétrico custou a funcionar e deixou todos com um tremendo frio na espinha. Mais adiante teriam problemas na direção, mas com o #8 longe depois do incidente, deu uma certa tranquilidade para eles - foi uma bela jogada da Ferrari que usou o #50 para tentar incomodar o Toyota #8 em algumas situações.

Essa grande disputa, marcada até mesmo nas paradas de box, só valorizou a grande conquista da Ferrari neste seu retorno à Sarthe. Do mesmo modo para a Toyota, que lutou bravamente para conquistar a sua sexta vitória que seria consecutiva e, talvez, não fossem os problemas, poderiam ter chegado a este número.

Acabou por ser uma 91ª edição em grande estilo para este Centenário das 24 Horas de Le Mans.


LMP2


(Foto: Inter Europol/ Twitter)


Como sempre, esta classe reserva as melhores emoções. As várias disputas nesta edição deixou uma certa dúvida no ar de quem levaria a vitória e esta ficou nas mãos do Oreca-07 Gibson #34 da Inter Europol (Jakub Smiechowski/ Albert Costa/ Fabio Scherer).

Mas ainda tiveram que batalhar contra o #41 do Team WRT (Robert Kubica/ Rui Andrade/ Louis Delétraz) para chegar a esta conquista, mas o trio e o carro estavam bem alinhados para esta edição. É uma equipe que tem crescido a olhos vistos nos últimos anos.

O #28 da Jota Sport (Pietro Fittipaldi/ David Henemeier-Hansson/ Oliver Rasmussen) teve a sua chance, mas dois enroscos - um deles com Pietro Fittipaldi, que ficou preso na brita da Mulsanne após ser tocado por um LMP2 - jogou fora as possibilidades de uma vitória.

O andamento para a Alpine, neste que é o seu retorno momentâneo na classe, foi bom, mas não o suficiente para chegarem ao pódio ao menos - já que a qualificação para eles foi bem abaixo. O #36 (Mathieu Vaxiviere/ Charles Milesi/ Julien Canal) ficou em quarto e o #35 (André Negrão/ Olli Caldwell/ Memo Rojas).

Apesar do sentimento de despedida dessa classe após o anúncio da descontinuidade dela para o Mundial do ano que vem, eles estarão presentes em Le Mans com uma reserva de 15 vagas.


LMGTE AM


(Foto: Corvette/ Twitter)


Se havia uma classe onde o resultado parecia pender para a Ferrari, era exatamente essa. Ok, o grande desempenho da Corvette nos treinos tinha sido um tremendo balde de água fria, mas mesmo assim as coisas pareciam ir de encontro aos Ferrari.

O #54 da AF Corse (Thomas Flohr/ Francesco Castelacci/ Davide Rigon) chegou liderar, mas não por muito tempo já que os Porsche, que não tiveram uma boa jornada na qualificação, apareceram bem durante a prova.

De se destacar o ótimo trabalho apresentado pelo Porsche #85 da Iron Dames (Sarah Bovy/ Michelle Gatting/ Rahel Frey) que tiveram ótimas hipóteses de vencer ou ao menos conquistar os demais lugares no pódio. Infelizmente, uma queda de performance na hora final da corrida - ainda que tivessem feito uma troca dos freios. De toda forma, foi a melhor colocação do trio em Le Mans.

Uma das Ferrari que tinham chance era o Kessel Racing #57 pilotado por Daniel Serra/ Kimura Takeshi/ Scott Huffaker, que chegou liderar na classe e estava no páreo. Mas um estouro de pneu, justamente quando Serra estava ao volante, jogou o Ferrari na brita da curva Indianápolis.

A Corvette acabou por vencer nessa classe com o #33 (Ben Keating/ Nicky Catsburg/ Nicolas Varrone), mas não antes de passar por algum drama quando precisou de recolher o carro para a garagem, realizando a troca do amortecedor dianteiro na segunda hora de prova. Foi uma bela recuperação nas horas seguintes para chegarem à vitória, que marca o fim da linha do modelo C8.R em Le Mans, já que o mundial utilizará a plataforma GT3 em 2024.

O Camaro ZL1 #24 do Hendrick Motorsport, foi a grande sensação dessa edição levando os fãs da NASCAR a ficarem entusiasmados exatamente por verem o carro ser mais rápido que os GTs em até três segundos - isso sem contar que cada onboard era um show à parte. Jenson Button/ Jimmie Jonhson/ Mike Rockenfeller levaram o carro ao final sem grandes problemas finalizando em 39° na geral.


Uma histórica transmissão


Parte do time que fez essa histórica transmissão 
Da esquerda para direita: Rodrigo Mattar, Débora Almeida, Felipe Meira, Aldo Luiz, Sérgio Milani, Rubens Neto, Milton Rubinho e André Bonomini 


Foi de muito bom agrado quando soube da transmissão aqui para o Brasil das 24 Horas de Le Mans sendo totalmente em português. O melhor disso, foi saber que grandes amigos, capitaneado pelo camarada Sérgio Milani, que deu o primeiro passo para que esta temporada do Mundial de Endurance fosse transmitida aqui pelo canal oficial da categoria desde a primeira etapa, estariam na transmissão.

Além do próprio Milani, junto de Aldo Luiz, Felipe Meira e do sempre competente Rodrigo Mattar, Milton Rubinho, André Bonomini, Débora Almeida, Geferson Kern, Gabriel Lima e Sérgio Lago, comandaram o grande clássico num revezamento que começou uma hora antes da largada e foi até uma hora depois da chegada, com a transmissão sendo feita na íntegra via YouTube e com entradas programadas no canal do Bandsports.

Foi um trabalho sublime, com muita informação de todos que passaram ali, mostrando que o automobilismo mundial não está restrito apenas a provas de fórmula e que alguém que esteja apenas preso em uma categoria, possa criar gosto por outras - e sabemos bem que o mundo do Endurance nos oferece as mais variadas situações que tornam essa disciplina fascinante.

Para a história, seus nomes ficarão gravados como os primeiros a fazerem uma transmissão total das 24 Horas de Le Mans, coisa que até então se resumia a flashes e horários pré-determinados em edições anteriores.

Que seja a primeira de muitas!

domingo, 11 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Final

 


- Toyota #8 fez a sua parada de box na abertura desta última hora. Voltou na frente da Ferrari #50, que tem pressionado para levar um erro o carro japonês

- #34 da Inter Europol com problemas de radio, levando a equipe a utilizar uma placa improvisada

- O Porsche #85 da Iron Dames cai para quarto

- #25 da ORT nos boxes para sua parada

- Corvette #33 em sua parada de box. Deve voltar em primeiro

- #41 do Team WRT em sua parada de box

- #50 da Ferrari foi aos boxes para a sua derradeira parada

- Inter Europol com o seu #34 realizando a sua última parada

- Porsche #5 lento pela pista

- Cadillac #3 fez a sua última parada

- Ferrari #51 prestes a fazer sua derradeira parada

- Ferrari #51 apagada nos boxes. Conseguiu retornar

- Cadillac #2 na sua última parada

- Glickenhaus #708 na gravilha da Hunaudieres

- Toyota #8 fez sua última parada e voltou

- #31 em sua parada de box, incluindo troca da dianteira

- Ferrari #51 vence as 24 Horas de Le Mans, após 58 anos anos. A Toyota fechou em segundo com o #8 e o Cadillac #2 em terceiro. Na LMP2 vitória para o #34 da Inter Europol, segundo para o #41 do Team WRT e terceiro para o #30 da Duqueine. Na LMGTE AM, vitória para o #33 da Corvette, segundo para o #25 da ORT by TF e terceiro para o #86 da GR Racing.

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 23ª Hora

 



- #48 da Idec com pneu furado e perdeu o que restou da borracha

- Ferrari #51 em sua parada de box, voltando como líder

- #39 da Cetillar em trabalho de box

- Toyota #8 escapou no final da Mulsanne, com Hirakawa perdendo o controle. Carro bem danificado na dianteira e traseira. Provavelmente será recolhido para os boxes

- Após os reparos, o Toyota #8 volta a pista com quase uma volta de atraso para a Ferrari #51

- Após um bom tempo, o Peugeot #93 volta à prova. Está em nono na geral.

- Corvette #33 em sua parada de box

- Aston Martin #25 da ORT by TF na busca do Porsche #85 da Iron Dames, que nesse momento ocupa a terceira posição na LMGTE AM

- Alpine #36 e sua parada de box

- A disputa entre o #25 da ORT contra o #85 da Iron Dames, continua a toda

- O #25 da ORT assume a segunda posição sobre o #85 da Iron Dames

- #34 da Inter Europol fez a sua parada e voltou ainda em primeiro

- Ferrari #51 foi para, provavelmente, a sua última parada de box. Alessandro Pierguidi assumiu o comando

- Batalha pela segunda posição entre a Duqueine e WRT

- Ferrari #51 com possível problema na direção 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 22ª Hora

 



- Peugeot #93 mais uma vez levado a garagem

- #85 da Iron Dames na sua parada de box

- #41 do Team WRT em sua parada de box

- Toyota #8 fazendo a parada de box. Fazendo troca de pneus. Volta em segundo

- Ferrari #51 em sua parada de box

- #28 da Jota está na garagem

- Apesar da diferença ser de apenas 11 segundos, a situação do Toyota #8 é bem complicada já que entre eles está o Ferrari #50 que está servindo de escudeiro

-Ferrari #50 foi aos boxes. Dessa forma, o Toyota #8 tem pista "livre" para caçar o #51

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 21ª Hora

 



- Ferrari #57 da Kessel Racing na gravilha da Indianápolis

- Fim de prova para o #57

- Ferrari #51 abre boa vantagem sobre o Toyota #8 neste momento

- Ferrari #50 está seis voltas atrás, mas está acompanhando de perto o Toyota #8. Uma jogada que pode dar certo caso consiga passá-lo, para ajudar o #51

- Peugeot #93 indo para a garagem

- #34 da Inter Europol vai tomar um Drive Through por ultrapassagem nos momentos de Slow Zone. Isso deve impactar na sua liderança na LMP2

- #41 do Team WRT na sua parada de box

- Toyota #8 em sua parada de box. Sem troca de pneus, seguindo exatamente a risca de manter-se com este jogo por mais dois stints

- Ferrari #51 em sua parada de box

- Ferrari #51 retornou na liderança com mais de 11 segundos sobre a Toyota

- Cadillac #2 em sua parada de box

- Peugeot #94 foi recolhido para a garagem

- Troca da dianteira para o Peugeot #93 e volta à pista 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 20ª Hora


 

- A horas anteriores trouxeram um certo drama para a Ferrari com o #51, que teve  apagão no seu pit-stop quando aconteceu a troca de guarda entre Giovinazzi e Pierguidi. Antes disso, Antonio Giovinazzi havia feito um baita trabalho.

- Ferrari #51 e Toyota #8 em suas paradas de box

- Ferrari continua na liderança da prova, com o #8 em segundo

- Corvette #33 a liderança da LMGTE AM, mas deve parar em breve e com isso o #85 da Iron Dames deve voltar à liderança

- Porsche #6 na garagem

- Porsche #911 bateu próximo a Ford Curve. Retornou, foi aos boxes e recolheram para a garagem

- Barreira de pneus bem danificada e Slow Zone no local

- Fim da linha para o Porsche #911

- #41 do Team WRT em sua parada de box

- Toyota #8 em sua parada, desta vez sem a presença da Ferrari

- Cadillac #3 também fez a sua parada

- Ferrari #51 fez a sua parada e conseguiu voltar em primeiro, 4 segundos na frente do Toyota #8

- Cadillac #311 na gravilha da primeira chicane da Hunaudieres 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 15ª Hora

 



- #88 da Proton bateu forte na freada da Indianápolis. Danos apenas materiais

- O trecho se encontra em Slow Zone

- Corvette #33 em parada de box

- #96 nos boxes para sua parada

- Será demorada essa Slow Zone, já que o guard rail ficou danificado

- Os reparos no guard rail continuam

- A corrida entrou numa zona mais calma, apesar do acidente do Porsche #88

- Batalha enorme pela terceira posição na LMP2 entre a Duqueine e Idec, que foram para os boxes

- #34 da Inter Europol em sua parada de box

- Baita acidente do #80 da Prema na entrada da Porsche Curve. Fim de prova!

- Parada de box para o Toyota #8

- Ferrari #51 também em sua parada

- Ótima disputa entre o #41 do Team WRT e #34 da Inter Europol pela liderança na LMP2

- LMP2 oferecendo as melhores disputas neste momento, com duelos pela liderança e pela terceira posição

- Peugeot #94 em sua parada de box

- Ferrari #51 chegando no Toyota #8

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 14ª Hora


 

- #56 da Project One em sua parada de box

- O Toyota #8 segue na liderança com 7 segundos na frente do Ferrari #51

- Glickenhaus #709 fez a sua parada de box e retornou

- #65 da Panis Racing em trabalho de box

- Aston Martin #25 escapando na final da Mulsanne e retornando

- #35 da Alpine na sua parada de box, com André Negrão assumindo o volante

- Cadillac #3 fez sua parada de box

- #36 da Alpine em sua parada de box

- #32 da Inter Europol também fez sua parada

- #38 da Hertz Team Jota na sua parada de box

- Toyota #8 em sua parada de box, assim como a Ferrari #51

- Corvette #33 rodou na Chicane Dunlop após o enrosco com um dos Ferrari

- Peugeot #93 em sua parada de box

- Começa a amanhecer em Le Mans

- Um dos Aston Martin está bem lento rumo à Indianápolis

- Mais uma parada de box para #85 da Iron Dames

- É o Aston Martin da D'Station que vem lento

- Cadillac #2 fazendo a sua parada de box

- Slow Zone no local onde está parado o Aston Martin da D'Station

- Parada de box para Glickenhaus #708

- De se destacar o grande trabalho de Brendon Hartley no comando do Toyota #8, que conseguiu neutralizar o Cadillac #2 que estava assumindo sempre a liderança 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 13ª Hora


 

- Toyota #8 é o líder neste momento

- Porsche #5 fez sua parada e retornou. Está em nono

- Toyota #8 e Ferrari #51 em suas paradas de box, com o carro japonês voltando na frente

- Cadillac #2 em sua parada de box. O Toyota #8 assume a liderança

- Peugeot #94 em sua parada de box

- Toyota #8 com mais de 17 segundos sobre o Ferrari #51

- O #30 da Duqueine lidera na LMP2, tendo o #47 da Cool Racing em segundo e o #41 do Team WRT em terceiro

- #57 da Kessel nos boxes e dessa forma o #85 da Iron Dames assume a liderança na LMGTE AM

- #85 da Iron Dames fez sua parada e retornou

-  #47 da Cool Racing fora da prova depois que bateu na Porsche Curve

- #2 da Cadillac punido por infração técnica em sua parada

- Toyota #8 e Ferrari #51 em mais uma parada de box. Toyota #8 voltou ainda na liderança 

sábado, 10 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 12ª Hora

 



- Ferrari #51 na caça ao Toyota #8

- Peugeot #94 bateu na primeira chicane da Hunaudieres. Uma pena para o carro francês. Está na tentativa de voltar. Voltou.

- Ferrari continua a sua busca à Toyota. #51 a menos de 1 segundo do Toyota #8

- Cadillac #3 fez sua parada e retornou

- Ferrari #51 e Toyota #8 nos boxes. Ferrari volta à frente, já que fez apenas o reabastecimento

- Cadillac #2 é o novo líder neste momento

- #28 da JOTA foi aos boxes e retornou

- Cadillac #2 vai aos boxes. Deve perder a liderança para o Ferrari #51

- Toyota #8 leva cinco segundos por infração na sua parada

- Seguem os reparos no Peugeot #94 que em seguida retornou à prova

- Ferrari #50 em sua parada de box

- #85 da Iron Dames em trabalho de box

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 11ª Hora

 



- Ferrari #50 continua nos boxes

- A liderança continua nas mãos do Peugeot #94, seguido pelo Toyota #8

- Porsche #86 em sua parada de box

- O problema do Ferrari #50 é um vazamento no sistema de freio

- O Camaro ZL1 #24 em sua parada de box

- Ferrari #50 voltando à pista

- Batalha pela segunda posição entre os Porsche #911 da Proton e o #85 da Iron Dames. O da Pronton conseguiu a colocação

- Toyota #8 alcançando o Peugeot #94 na luta pela liderança

- Toyota #8 liderando a prova

- Peugeot #94 sendo pressionado pela Ferrari #51

- Toque entre o Cadillac #3 com o da WRT. Escapou e retornou e agora foi aos boxes

- Toyota #8 e Ferrari #51 nos boxes. Peugeot #94 reassume a liderança

- #34 da Inter Europol em sua parada de box

- Peugeot #94 e Cadillac #2 nos boxes

- Toyota #8 poderia estar com problemas na barra estabilizadora

- #32 da Inter Europol rodou e bateu na freada para a primeira chicane da Hunaudieres

- Local do acidente em Slow Zone 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 10ª Hora

 


- Prova ainda em regime de SC

- O #80 da AF Corse lento pela pista

- Relargada em Le Mans após mais de uma hora

- Ótima batalha entre o Peugeot #94 e o Toyota #8

- Toyota #8 é o líder

- #28 da JOTA Sport na gravilha do final da Mulsanne, após um toque com outro LMP2

- Porsche #5 recolhido para o box devido vazamento de óleo

- Prema #63 teve uma quebra na suspensão traseira após acertar o muro na entrada da Porsche Curve

- Prova em FCY

- Com as paradas de box, a Peugeot reassume a liderança. É seguida dos dois Ferrari (#51 e #50). Toyota #8 caiu para 5

- Chance de chuva novamente em Le Mans

- Ferrari #50 indo para a garagem

- Cadillac #311 rodou e voltou na última chicane do circuito

- Prova retomada em Le Mans

- Ferrari #51 assume a liderança 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 9ª hora

 



- Toyota #8 abandona a prova

- SC neste momento. Isso reduz a ótima diferença que o Peugeot #94 tinha sobre o Ferrari #50 na casa de 2 minutos

- Os Ferrari foram aos boxes. Dessa forma, o Cadillac #2 assume o segundo lugar

- O resgate do Toyota #8 continua a ser feito

- A demora se deu por conta do sistema elétrico que ainda estava ligado

- Este horário foi totalmente tomado pelo Safety Car 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 8ª Hora

 



- Ferrari #51 e o Toyota #7 fizeram suas paradas de box

- Agora a vez do #8 fazer seu pit.

- Com as paradas, a Peugeot subiu para segundo com o seu #94

- Problemas de pressão de combustível forçaram o abandono do Porsche #75

- Vanwall #4 rodou sozinho nos S da Dunlop e está na gravilha

- Ferrari #54 da AF Corse nos boxes

- Neste momento um belíssimo show de drones, que replicam algum dos carros que correram as 24 Horas de Le Mans

- Peugeot #94 muito bem nesta prova

- Cadillac #311 escapando no final da Mulsanne e retornando

- Peugeot #94 foi para os boxes e voltou em terceiro

- Toyota #7 nos boxes para a sua parada

- No final da hora, o Peugeot #94 sobe para a liderança

- Ferrari #51 na brita no final da Mulsanne! Rodou ao desviar de um possível acidente naquele local.

- No final da hora, enrosco entre o #66 da JMW Motorsport que acertou a Toyota #7 e foi acertado pelo Alpine #36. Toyota parado na pista, assim como o Ferrari. Full Course Yellow. 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 7ª Hora

 



- A chuva já se faz presente no início desta sétima hora

- #28 da JOTA Sport acidentou e está lento pela pista

- Ferrari #50 já fez sua troca de pneus, assim como outros carros

- Ferrari #51 nos boxes

- Zona das Porsche Curve com muita chuva

- Vários carros saindo na Porsche Curve

- #22 da United Autosport e o da Prema #9 saíram na Mulsanne e houve um pequeno acidente do Team Turkey batendo no da Prema

- Ferrari #66 da JMW Motorsport ficou na brita e foi retirado

- Ferrari #100 foi retirado  da brita

- Muita Chuva neste momento

- Mais um bom trabalho para a Peugeot que tem o #94 na segunda posição

- Ferrari #51 deu uma pequena escapada na Chicane Dunlop e voltou

- O Glickenhaus #709, que teve a suspensão dianteira quebrada, tomou 1 minuto de punição por questões técnicas

- Cadillac #3 escapando na Porsche Curve e voltando

- Trabalho primoroso da Alpine até aqui, com oitavo lugar para o #36

- Cadillac #2 rodou no final da Mulsanne

- Disputa entre o #35 da Alpine e o #80 da AF Corse pelo quarto lugar na LMP2. A classe é liderada pelo #34 da Inter Europol

- Porsche #75 parado e com problemas na zona da Tertre Rouge

- Cadillac #2 continua bem nesta prova, ocupando a quarta posição na geral

- Porsche #75 conseguiu sair da Tertre Rouge, porém vai muito lento pela pista. Corrida toda comprometida para aquele que era o melhor dos Porsche do Team Penske

- Ferrari #50 nos boxes

- Ferrari #51 lidera na Hypercar; #41 do Team WRT é o líder na LMP2; Porsche #56 da Project One na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 6ª Hora

 



- O FCY acabou na abertura da sexta hora e a Ferrari foi aos boxes com seus dois 499P

- O LMP2 do Team Turkey rodou e bateu na segunda chicane da Hunaudieres/ Mulsanne

- Com as paradas de box, o Porsche #75 assumiu a liderança e em seguida vem os Toyota #8 e #7

- Porsche #5 lento pela pista

- Os dois Toyotas em trabalho de box

- O Porsche #38 do Hertz Team Jota de volta à prova

- Porsche #5 nos boxes

- Mais uma escapada para o Toyota #7 na primeira chicane da Hunaudieres

- #43 da DKR na gravilha da Porsche Curve

- Aston Martin #72 da TF Sport rodou na Ford Curve quando abria espaço para um dos 499P

- Boa disputa entre o Porsche #75 e o Toyota #8. O Toyota passou, porém foi no limite da entrada para a Slow Zone e quase o #75 acertou o #8

- Ferrari #50 assumindo a liderança sobre o #51, claramente num jogo de vácuo para economizar combustível

- Porsche #6 nos boxes

- Toyota #7 chegando para duelar com o Porsche #75 pelo sexto lugar. Ultrapassaria em seguida.

- O #28 da JOTA Sport, que liderava na LMP2, fez sua parada de box

- Com as paradas de box, a Toyota subiu com seus dois carros para as duas primeiras posições, com o #8 liderando.

- A noite já começa a cair no circuito francês

- Glickenhaus #709 lento pela pista. Bastante fumaça na parte de trás

- Existe a possibilidade de chuva em Le Mans. Desta vez na parte da noite

- Os Toyotas foram ao box para as suas respectivas paradas

- Porsche #75 é o líder na Hypercar; #34 da Inter Europol na LMP2; Ferrari #66 da JMW Motorsport na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 5ª Hora

 



- A prova continua em regime de SC

- O realinhamento das categorias ainda continua a ser feito

- Relargada em Le Mans após mais de 1 hora de SC

- Porsche #6 e Toyotas #7 e #8 nos boxes

- #38 Hertz Team Jota assumindo a ponta na prova

- Porsche #5 e Ferrari #50 se tocando

- Batalha sensacional entre Ferrari e Porsche pela terceira posição

- Peugeot #94 e #Porsche #38 em batalha. O Porsche #5 em segundo neste momento e o Peugeot #94 caindo para quinto.

- Alpine #36 rodou e voltou

- Cadillac #311 rodou numa das chicanes

- Toyotas #8 e #7 separados pelo Porsche #6 neste momento. Eles ocupam a oitava, nona e décima posições respectivamente.

- Porsche #5 escapando e voltando nas Porsche Curve

- Batalha entre Porsche #5 e Ferrari #51.

- Slow Zone nas Porsche Curve por conta de uma placa

- Porsche #6 com pneu furado

- Porsche #5 caiu para quarto após escapar na Porsche Curve

- Porsche #6 chega, enfim, aos boxes para a troca de pneus

- O #28 da JOTA segue líder na LMP2, assim como o Ferrari #54 na LMGTE AM

- É um grande momento para o Team Jota, que lidera na Hypercar e LMP2

- #74 da Kessel Racing escapou e bateu de leve na barreira de pneus da primeira chicane da Hunaudieres. Voltou...

- Toyota #7 chegou escapar na chicane da Hunaudieres e voltou

- Porsche #5 penalizado com Drive Through por conta de ultrapassagem em SC

- Acidente para o Porsche #38 que liderava com 15 segundos. Exatamente na Porsche Curve

- Full Course Yellow por conta dos detritos do Porsche #38

- Ferrari #51 lidera na Hypercar; #28 da Jota na LMP2; Ferrari #54 na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 4ª Hora

 



- A chuva aumenta, obrigando o uso de pneus biscoito

- A prova segue em SC

- A prova continua sob o regime de SC, apesar da pista estar bem seca neste momento

- Acaba por ser um momento de brilho para a Peugeot, que agora é líder, já que enfrentaram muitos problemas desde os treinos

- Porsche #5 nos boxes

- Ferrari #50 e #51 nos boxes. Porsche #38 do Hertz Team Jota também foi aos pits

- Peugeot #93 na gravilha da Mulsanne

- Acabou por ser uma hora "morta" por conta da presença do SC nesta hora devido à forte chuva que começou no fim da terceira hora

- Peugeot #94 lidera na Hypercar; #35 da Alpine na LMP2; #85 da Iron Dames na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 3ª Hora

 



- Continua o trecho da Mulsanne com Slow Zone, ainda por conta do acidente do #13 da Tower Motorsport

- Os carros dos times americanos, Chip Ganassi e Penske, nas três primeiras posições

- A grande batalha deste momento continua a ser do #38 e #6 pela quinta posição nos Hypercar

- O motivo da parada de box da Corvette foi por conta de problemas no amortecedor, que foi trocado

- Porsche #5 nos boxes

- Enrosco entre os Porsche da Iron Lynx #60 e o da Proton na Tertre Rouge

- Disputa ferrenha entre o Ferrari #50 e o Porsche #6 na Mulsanne pela terceira posição. O italiano levou vantagem

- #709 da Glickenhaus nos boxes e com parte da dianteira danificada

- A batalha do terceiro ao quinto tem sido o ponto alto até aqui. Hertz Team Jota #38 e Ferrari #50 nos boxes e para complicar, o #51 também foi aos boxes e está logo atrás

- Talvez tenhamos chuva logo mais em Sarthe, o que passa a dificultar ainda mais numa prova que tem sido bem acidentada até aqui

- Porsche #6 com um furo lento em um dos pneus

- Porsche #6 e Toyota #7 nos boxes

- Acidente entre a United Autosport e um dos Porsche da Proton. Ambos continuaram. Slow Zone continua no local

- Chuva em Le Mans

- Toyota #8 nos boxes

- A chance de chuva forte é grande

- Pista bem molhada da Mulsanne em diante

- No entanto, parte da reta dos boxes com sol

- Cadillac #2 foi para o boxes e a liderança é do Ferrari #50. Peugeot #94 em grande momento, ocupando o segundo lugar

- Chuva muito forte neste momento.

- Ferrari #100 na gravilha do final da Mulsanne, exatamente onde está chovendo forte.

- Momento bem crítico, já que tem partes secas e outras bem molhadas.

- SC na pista

- Glickenhaus #709 no muro, #porsche 86 roda e bate e Cadillac #3 também rodou e voltou, tudo antes de chegarem na Porsche Curve

- Foi uma situação bem complicada neste trecho com vários carros escapando
 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 2ª Hora

 



- Toyota #7 nos boxes, tendo largado com os macios. O gêmeo #8 continua na liderança

- #36 da Alpine nos boxes após ter liderado algumas voltas na LMP2

- #31 da WRT continua liderando na LMP2

- Os Porsches continuam juntos e com bom andamento

- Toyota #8 deixa a liderança para ir aos boxes. Ferrari #51 é a nova líder na Hypercar

- O #4 da Vanwall, que ocupa a 14ª posição, esteve nos boxes e já retornou

- Cadillac #3 em segundo neste momento e com bom andamento

- Briga muito boa envolvendo Ferrari, Cadillac, Porsche e Toyota. Uma grande disputa da quarta posição para trás

- Corvette #33 recolhido para os boxes.

- Graff e Duqueine se tocaram na entrada da chicane Motul.

- Batida forte do carro da Nielsen Racing na freada da primeira chicane

- Slow zone naquele local

- Ferrari #50 e Cadillac #3 nos boxes.

- Corvette de volta à prova com duas voltas de atraso

- Os Porsches muito bem na LMGTE AM

- #13 da Tower Motorsport acidentado na Mulsanne. Slow Zone no local

- Aparentemente houve um toque com um dos Alpines

- Peugeot #94 nos boxes

- Ferrari #21 da AF Corse acertou o Cadillac #3 na chicane Dunlop.

- Cadillac #3 nos boxes para os reparos na traseira.

- Vários trechos em Slow Zone

- Disputa muito boa entre o #38 da Hertz Team Jota e o #6 da Penske

- Liderança para o Cadillac #2 no Hypercar; #41 do Team WRT na LMP2; #56 da Project 1 na LMGTE AM 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - 1ª Hora

 



- Largada sem maiores problemas, apesar do contato entre o Porsche #75 e o #Toyota #8.

- Acidente de um dos Cadillac #311 na saída da primeira chicane da Hunaudieres. Carro totalmente avariado, com a suspensão dianteira quebrada

- Ferrari #51 caindo na tabela

- Safety car já acionado por conta das peças do acidente do Cadillac #311

- #32 da Inter Europol  na gravilha da primeira chicane

- A prova continua neutralizada com SC

- #35 da Alpine e #38 da Hertz Team JOTA nos boxes, assim como outros carros

- Barreira de pneus e guard rail sendo reparadas.

- Os reparos no Cadillac #311 continua a todo vapor nos boxes da Action Express

- Vários carros estão nos boxes neste momento

- #43 da DKR com alguns reparos no carro, já sem o capo traseiro

- A prova continua com em SC

- Relargada em Le Mans

- Boa batalha entre o Porsche #5 e o Peugeot #93

- Os Porsche da Penske em bom ritmo. E os dois Ferrari na cola do Toyota #7

- Ferrari #50 assume a segunda posição

- Os Porsche conseguiram chegar nos primeiros colocados, exceto o Toyota #8 que segue líder com boa vantagem

- Ferrari #50 foi para os boxes

- Primeira hora terminando da melhor forma possível, com uma grande batalha entre os primeiros.

- Porsche #75 assume a segunda posição sobre o Toyota #7

- Liderança do #8 na Hypercar; #41 da WRT; #21 da AF Corse

sexta-feira, 9 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Na espera de uma grande edição

 

Os poles da Hypercar, LMP2 e LMGTE AM 
(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)


Conforme as atividades foram passando, o sentimento de uma grande prova em Sarthe só aumentou. As três classes apresentaram um boa dose de expectativa de que possamos presenciar uma edição histórica que tem tudo para fazer jus ao Centenário de uma das corridas mais importantes do mundo, ou melhor que isso, uma das jóias da Tríplice Coroa, que tem sido tão aclamada nos últimos anos.

A batalha que se avizinha entre Toyota e Ferrari dá um tom muito animador para todos os espectadores e telespectadores mundo afora, que espera por um embate entra elas - e outras mais - desde que os regulamentos foram anunciados alguns anos já visando a disputa da prova Centenária.

Apesar da Ferrari ter apresentado uma velocidade impressionante para a obtenção da pole, é sabido que os problemas podem aparecer a qualquer instante - afinal de contas, a própria Ferrari teve alguns nas primeiras etapas. Isso se aplica também a Toyota, mas esta ainda pode se dar ao luxo de abusar um pouco de seus carros para tentar buscar mais uma vitória em Le Mans. Mas do mesmo modo que a Ferrari, eles sofreram com problemas em Portimão com um de seus dois carros. Mas ainda assim, são os grandes favoritos para vencerem - e Pascal Vasselon já aceitou isso desde os dias da pesagem.

Mais alguém poderia incomodar as duas fabricantes? O BOP ajudou e aproximou as equipes e mesmo que Ferrari e Toyota estejam mais pesadas que os demais (24 e 37 kg, respectivamente), o desempenho das demais ainda não chega a ser próximo. Porém, isso não pode privá-los de uma dose de sorte já que a parte crítica da prova que é da madrugada em diante, pode reservar boas surpresas. Portanto, para Porsche, Cadillac Peugeot - que vem enfrentando vários problemas - e até mesmo os Glickenhaus e Vanwall - que tem tido um desempenho bem abaixo, já que não tem a parte híbrida - a chance pode vir exatamente das reviravoltas que este tipo de prova costuma ter.

A LMP2, que fará a sua última valsa em Le Mans, poderá nos brindar com mais uma visceral edição. Não dá para apontar nenhum favorito disparado, mesmo que ainda tenhamos na equipe da JOTA Sport um pequeno favoritismo. Mesmo assim não podemos descartar equipes como o Team WRT, Idec Sport, United Autosport, Alpine (estas duas últimas não foram ao Hyperpole, mas ainda sim tem a experiência ao lado deles que deverá ajudá-los na recuperação). Um detalhe interessante é que normalmente os quatro primeiros costumam ficar bem alinhados por um bom tempo, indo para a decisão nas horas finais.

A classe final, a LMGTE AM, não é por menos: vimos uma Corvette ascender a pole de forma espetacular após treinos livres onde ficaram abaixo, mas, ironicamente,  o acidente na primeira sessão acabou sendo crucial para esta melhor, já que uma série de peças foram trocadas e talvez tenham influenciado bastante na melhoria.

Foi uma grande surpresa ver a Corvette na pole, assim como a segunda posição da Aston Martin que também não parecia forte nos treinos livres.

As equipes que tem carros Ferrari e que pareciam fortes, tiveram na AF Corse o seu melhor ao ficar na terceira posição e daí para baixo o contingente italiano ganhou força. Porém, é na corrida que as coisas devem ser diferentes assim como para a Porsche que não teve uma boa qualificação, mas que sabemos que conseguem escalar bem o pelotão.

Estas 24 Horas de Le Mans tem tudo para se tornar um grande clássico da história das provas de Endurance, exatamente por tudo que permeia esta edição. 

E claro, para melhorar isso, é sabido que Le Mans costuma escolher os seus.

E isto é uma das fascinantes místicas desta Centenária prova.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Mais uma vez Ferrari, agora no quarto treino livre

 

O Ferrari 499P #51 nesta última sessão de treinos
(Foto: Ferrari Hypercar/ Twitter)

Após uma ótima sessão da Hyperpole, os ânimos se aquietaram em Sarthe na realização do quarto e último treino livre para esta 91ª Edição das 24 Horas de Le Mans. Foi uma importante sessão para que pilotos que não competiam na prova desde 2018 pudessem completar um número de voltas na parte noturna.

Essa quarta sessão viu a Ferrari mais uma vez comandar as ações, mas desta vez o #51 que anotou 3'27"275 feito por James Calado. Como foi uma sessão bem mais tranquila, a Glickenhaus subiu na classificação para fechar em segundo com o seu #709 com o tempo de 3'28"278. O Porsche 963 #38 da Hertz Team Jota ficou em terceiro ao marcar 3'28"440.

A LMP2 viu caras novas no topo da tabela com o melhor tempo feito pelo #923 do Racing Team Turkey (que também compete na subclasse LMP2/AM) que chegou a 3'36"229. A segunda posição foi do #65 da Panis Racing (3'36"650) e o terceiro do #63 da Prema Racing (3'36"904).

O Ferrari #66 da JMW Motorsport ficou com a primeira posição da LMGTE AM anotando o tempo de 3'52"965. A posições seguintes foram ocupadas pela Ferrari #57 da Kessel Racing (3'54"069) e pelo Porsche #60 da Iron Lynx (3'53"316).

Essa sessão teve duas situações distintas: primeiramente o retorno do #777 da D'Station que teve a ajuda da TF Sport no aprontamento do novo Aston Martin Vantage que veio do Reino Unido em substituição ao que ficou inutilizável após o forte acidente de ontem com o LMP2 da Tower Motorsport. O carro ficou pronto e eles puderam participar deste quarto treino livre, que serviu como um bom shakedown. Terminaram em 17°.

A outra situação não foi das boas: mais uma vez a Peugeot apresentou problemas, tendo o seu #93 ficando parado entre as duas chicanes da Mulsanne provavelmente com pane elétrica. Mais uma dor de cabeça para os franceses neste seu retorno à Le Mans. 

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Pole histórica para a Ferrari

 

Exatos 50 anos, uma Ferrari na pole em Le Mans 
(Foto: Endurance Info)


Não havia muita dúvida sobre quem seria o pole na Hypercar, levando-se em conta o que foi visto nas etapas passadas e também nos treinos livres.

A Ferrari, através do #50 com Antonio Fuoco no comando, esteve na ponta da tabela desde o início da sessão e assim foi baixando sua marca até cravar o ótimo tempo de 3'22"982 contra 3'23"755 do #51 que foi conduzido por Alessandro Pierguidi. Foi um desempenho sólido dos dois carros italianos.

A Toyota não teve grandes chances desta vez, perdendo pole pela primeira vez em anos. Apesar do #7 ter estado próximo durante quase toda sessão, ele foi rebaixado para quinto quando o gêmeo #8 subiu para terceiro com Brendon Hartley e logo depois viu o Porsche #4 conduzido por Felipe Nasr fazer um grande trabalho e colocar Porsche Penske Motorsport num ótimo quarto lugar.

Essa sessão ainda foi interrompida pelo princípio de incêndio que teve o Cadillac #3 que era pilotado por Sebastién Bourdais, quando este estava na primeira chicane da Hunaudieres. O fogo foi logo controlado.

Foi uma qualificação que viu a história acontecer, já que a Ferrari crava uma pole exatos 50 anos após a sua derradeira que foi em 1973, ano que eles disputaram pela última vez as 24 Horas de Le Mans. Na ocasião Arturo Merzario, em parceria com José Carlos Pace, levou o 312PB à pole.

Na LMP2 era de se esperar uma grande disputa e foi o que vimos, apesar do #48 da Idec Sport, pilotado por Paul Loup Chatin, ter determinado o ritmo desde o início. Ele fez o tempo de 3'32"923 e ficou um décimo à frente do #28 da JOTA Sport que até os treinos era o carro a ser batido. Pietro Fittipaldi fez uma ótima volta nos minutos finais, saindo de quinto e indo para segundo. A terceira posição ficou para o #41 do Team WRT que teve Louis Delétraz ao volante.

Talvez a classe que tenha dado uma boa surpresa foi a LMGTE AM, pois até o terceiro treino livre não havia indícios de que a Corvette poderia lutar pela pole. Mas Ben Keating, no comando do #33, abriu a caixa de ferramentas e tratou de cravar uma bela pole com o tempo de 3'52"376, sendo 1,5 segundos melhor que o Aston Martin #25 de Ahmad Al Harthy. A AF Corse, que parecia forte candidata a pole, ficou em terceiro com o #54 pilotado por Thomas Flohr.

Mais tarde acontecerá o quarto e último treino livre em Le Mans.

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - Ferrari continua no comando neste terceiro treino livre

 

A Ferrari continua a ditar o ritmo em Le Mans
(Foto: Ferrari Races/ Twitter)


O terceiro treino livre em Le Mans viu mais uma vez a Ferrari cravar o melhor tempo. Antonio Fuoco, já nos minutos finais da atividade, fez o tempo de 3'26"579 que colocou o #50 na ponta e foi seguido de imediato pelo outro #51 que fez o tempo de 3'27"580  com Alessandro Pierguidi.

Os dois Ferrari desbancaram os dois Toyotas que ficaram na ponta da tabela de tempos por quase toda a sessão. A terceira posição ficou para o #7.

Nos LMP2 as coisas foram mais tranquilas e isso refletiu nos tempos: o #28 da JOTA Sport continua muito bem, ao cravar 3'34"071 e foi incríveis três segundos melhor que o #14 da Nielsen Racing e o #34 da Inter Europol Competition. Isso deixa claro que as equipes estão de olho na Hyperpole de logo mais.

Na LMGTE AM a AF Corse também continua a ditar o ritmo com o tempo de 3'53"681 feito pela Ferrari #54. As duas posições seguintes ficaram para a Porsche: o #86 da GR Racing e o #60 da Iron Lynx terminaram em segundo e terceiro respectivamente.

Logo mais, a partir das 15:00, inicia a Hyperpole que definirá os poles de cada classe.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

91ª 24 Horas de Le Mans, A Centenária - O dia em Sarthe

 


O grande Tom Kristensen foi o Marshall na abertura das atividades em Le Mans 
(Foto: 24 Hours of Le Mans/ Twitter)

A abertura das atividades para esta prova Centenária das 24 Horas de Le Mans não poderia ter sido melhor. A esperança de vermos uma competitividade aberta, principalmente na classe rainha do endurance mundial, foi reforçada com uma batalha que já vinha se desenhando nas três primeiras provas desta temporada e a qualificação, onde se deu a definição dos oito melhores de cada classe para o Hyperpole de amanhã, não nos deixa mentir.

Iniciando pelo primeiro treino livre, que deu às equipes três horas de pista aberta, vimos uma Toyota mostrar um bom ritmo com seus dois carros, sendo que o #8, pilotado por Brendon Hartley, foi o mais veloz na parte final daquela sessão com a marca de 3'25"742 e o #7 ficando a 1 décimo da marca. Apesar de terem sido os mais velozes, a diferença entre os oito primeiros esteve no mesmo segundo o que sugeria uma boa disputa para mais tarde quando a qualificação chegasse.

A Peugeot, naquela ocasião, ainda tinha feito um bom treino ao se colocarem na sexta e sétima posições, porém  problemas assombraram os franceses. Foi um treino interessante para os Cadillac da Ganassi e os Porsche da Penske, trazendo uma opção interessante para a qualificação.

Na contramão de tudo, aparecia a Ferrari com seus 499P que tinha no #50 o seu melhor na oitava posição com nove décimos de atraso para o Toyota #8, mas ficava claro que os esforços eram para mais tarde.

Para Glickenhaus e Vanwall as coisas ficam mais difíceis frente a carros oficiais e semi-oficiais, mas os americanos conseguiram um bom ritmo ficando, em média, dois segundos de atraso para o ponteiro.

Na LMP2 aquela sessão revelou o Oreca #28 da JOTA Sport como o mais veloz, sendo 32 milésimos melhor que o #37 da Cool Racing. A diferença para o restante do pelotão foi de 1 segundo para cima.

Entre os LMGTE AM a Aston Martin, através do #55 da GMB Motorsport, foi a mais veloz com o Porsche #86 da GR Racing em segundo e o Aston Martin #72 da TF Sport em terceiro. Foi uma classe que teve seus nove primeiros no mesmo segundo.

Essa primeira atividade não ficou ilesa de acidentes, que o Ferrari #66 da JMW Motorsport escapou na Chicane Motul e foi para a barreira de pneus, algo que aconteceria mais tarde com o Alpine #35 no mesmo local.

O acidente que mais causou preocupação foi entre o Aston Martin #777 da D'Station que era pilotado no momento por Casper Stevenson e o LMP2 #13 da Tower Motorsport, conduzido por Steven Thomas, quando o GT bateu nas barreiras antes da Tertre Rouge e ficou no meio da pista. Apesar da sinalização com bandeira amarela e com os carros que vinha a seguir desviando, o #13 acabaria por acertar o Aston Martin. Por sorte, os danos foram apenas materiais e a D'Station e Tower precisaram trocar seus carros para prosseguirem no certame.



Na qualificação, Ferrari a mais veloz


(Foto: Ferrari Hypercar/ Twitter)

Como era previsto, esta era a sessão onde o nível subiria e a batalha seria mais intensa, fazendo já um prelúdio do que esperar para a Hyperpole que contará com os oito melhores de cada classe.


A Ferrari mostrou seu potencial, que já era conhecido das etapas passadas, ao colocar os dois 499P na primeira fila. Antonio Fuoco (que estava na zona de corte quando faltavam 20 minutos para o fim) conseguiu superar o outro Ferrari #51 ao anotar 3'25"213, sendo 1 décimo melhor que o tempo feito por Alessandro Pierguidi que havia liderado a classe. Foi uma boa disputa contra os Toyotas, que aparecem na segunda fila com #7 e #8 em terceiro e quarto, respectivamente. 

As demais posições que foram para o Hyperpole de amanhã foram seguidas pelos dois Porsche da Penske (#5 #75) e pelos dois Cadillac da Ganassi (#03 e 02).

Não foi uma sessão feliz para os demais, principalmente o Porsche #38 do Hertz Team Jota que entrou já no final para a sua qualificação e não obteve êxito; os dois Peugeot 9x8 que ficaram bem abaixo, levando mais de dois segundos do Ferrari #50.

Nos LMP2 a disputa foi bem acirrada. Pietro Fittipaldi, no comando do #28 da JOTA cravou o melhor tempo em 3'34"751, dois milésimos melhor que o tempo feito pelo #41 do Team WRT. Como foi dito acima, a batalha foi boa nessa classe com os 14 primeiros ficando no mesmo segundo.

Além do #28 da JOTA e o #41 do Team WRT,  o #63 da Prema Racing, #48 da Idec Sport, #10 da Vector Sport, #47 da Cool Racing, #923 da Racing Team Turkey e o #09 da Prema Racing passaram para a Hyperpole de amanhã.

A surpresa desta qualificação foi a não ida de nenhum carro da United Autosport e da Alpine, equipes que normalmente se qualificam para a fase final do classificatório.

A Ferrari teve um ótimo desempenho na LMGTE AM onde Alessio Rovera levou o Ferrari #83 da Richard Mille AF Corse ao primeiro lugar com o tempo de 3'51"877. Foi 37 milésimos melhor que a marca do outro Ferrari da AF Corse #54 de David Rigon. A terceira posição ficou para o recuperado Corvette #33 de Nicky Catsburg, que foi revitalizado a tempo dessa qualificação após o acidente no final do treino livre.

Além destes três, o Aston Martin #25 da ORT, Ferrari #57 da Kessel Racing, Aston Martin #55 da GMB Motorsport, Ferrari #21 da AF Corse e a Ferrari #74 da Kessel Racing.

Desde que este sistema foi adotado, esta foi a primeira vez que nenhum Porsche passou para a Hyperpole.

O Camaro ZL1 #24 da Hendrick Motorsport continuou a fazer tempos bem melhores que os da LMGTE AM, com Mike Rockenfeller a fazer o tempo de 3'47"976.


A Porsche aparece no segundo treino livre


(Foto: Porsche Races/ Twitter)

A parte da noite foi dedicada para que as equipes e pilotos passassem trabalhar no melhor acerto para este turno. Dessa forma, a Porsche, com o #6 pilotado por Laurens Vanthoor, foi o melhor dessa sessão noturna ao chegar na casa de 3'28"878. Ele desbancou a Ferrari #51 que havia passado quase todo treino na ponta da tabela. A terceira posição foi do outro Porsche #6 pilotado por Dane Cameron.


De se destacar os problemas enfrentados pelo Cadillac da Action Express, quando Alexander Sims teve algum contato e apareceu lento na pista com o carro um pouco danificado.

Esta foi também uma importante sessão para a Hertz Team Jota que pode fazer o seu treino, após uma qualificação problemática.

Na LMP2 a Prema com o seu #63 foi a mais veloz com o #22 da United Autosport, que enfim apareceu nestas atividades, foi o segundo. A terceira posição ficou para o #28 da JOTA Sport, sempre com Pietro Fittipaldi comandando o carro nas voltas velozes.

A Kessel Racing, com o Ferrari #74 pilotado por Kei Cozzolino, fez a melhor marca na LMGTE AM com 3'53"796. A segunda posição ficou para o Porsche #60 da Iron Lynx e a terceira colocação ficando para outro Porsche #56 da Project 1.

Amanhã continuam as atividades com a realização do terceiro e quarto treino livre e também da Hyperpole, que decidirá os poles de cada classe.

terça-feira, 6 de junho de 2023

Foto 1031 - Alpine M64 & Porsche 904, 24 Horas de Le Mans 1964

 


Um momento importante do esporte a motor. Nesta foto, o Alpine M64 #47 da Société des Automobiles Alpine pilotado por Mauro Bianchi e Jean Vinatier nos boxes de Le Mans enquanto que ao fundo, toda velocidade, aparece o Porsche 904/8 #30 da Porsche System Engineering conduzido por Colin Daves e Gehard Mitter. Eles estavam em classes diferentes: o Alpine inscrito na classe de até 1.150cc e o Porsche na 2.000cc

Apesar do abandono na hora 20 por problemas na embreagem, o Porsche #30 acabou vencendo na sua classe enquanto que o Alpine #47 completou a prova, mas acabaria não sendo classificado por não ter atingindo a distância mínima. Essa classe P 1.15 foi vencida pelo outro Alpine #46 de Roger Delageneste/ Henry Morrogh.

Essa edição de 1964 marcaria a entrada da Ford com seus míticos GT40 que infelizmente não completariam a prova - eles levaram três unidades para aquela edição.

Ao mesmo tempo que a Ford iniciava a sua caminhada em Sarthe - que mais tarde tornaria-se uma das mais festejadas da história do Endurance - , a Ferrari cravava a sua última vitória na geral como equipe oficial (venceria em 1965 com a Ferrari North America) ao conquistar com Nino Vaccarella e Jean Guichet no comando do 275P #20. Os italianos ainda fecharam a trinca com dois 330P.

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Foto 1030 - Michele Alboreto, GP de Detroit 1983

 



A F1 voou até os EUA para a realização do GP dos EUA do Oeste, nas ruas de Detroit pela segunda vez na história. René Arnoux cravou a pole e teve Nelson Piquet ao seu lado na primeira fila; Tambay e um surpreendente Elio De Angelis, com a Lotus Renault, fechavam a segunda fila. Surer e Michele Alboreto estavam na terceira fila. 

Assim como em Spa, a primeira largada foi abortada por causa de... Marc Surer, que teve o motor Cosworth de sua Arrows apagada bem na hora da partida. Na segunda largada foi a vez de Tambay ficar parado, mas a partida transcorreu normalmente e Nelson Piquet assumiu a ponta. Ele batalhou com Arnoux pela liderança até que na décima volta, o francês o ultrapassou. Nelson ainda perderia a segunda posição para Rosberg na 19ª volta – e a recuperaria na 30ª, quando o finlandês foi para o seu pit-stop. 

Parecia certa a vitória de Arnoux, mas uma pane elétrica na Ferrari deixou o francês a pé e deu de bandeja a Piquet a liderança. Da mesma forma que René, a vitória agora parecia ser de Nelson já que os contendores não estavam próximos, mas um pneu furado a nove voltas do fim arruinou esta possibilidade e fez com que despencasse para quarto na classificação. 

Alheio a estes azares dos ponteiros e se aproveitando do bom rendimento do motor Ford Cosworth na sua Tyrrell, Michele Alboreto precisou apenas conduzir o carro da equipe do Tio Ken para vencer em Detroit. Rosberg, Watson, Piquet, Laffite e Mansell – correndo com a Lotus 92 com motor Ford Cosworth – fecharam nas posições pontuáveis. Cinco Cosworth entre os seis, mostrando bem que este tipo de pista era único reduto onde eles podiam ser competitivos.

Apesar da festa em torno desta conquista, ela acabou por ser melancólica ao passar dos anos: se para Ken Tyrrell esta foi a última conquista da sua simpática equipe na F1, para a Cosworth não foi diferente: foi o ponto final de uma história iniciada no GP da Holanda de 1968 com a vitória de Jim Clark com a Lotus. De certa forma, também, culminou no fim da era romântica da categoria que estava se profissionalizando a cada corrida.

*Trecho retirado do especial "Le Genie Nelson Piquet"

Foto 1041 - José Carlos Pace, 1000km de Osterreichring 1972

  (Foto: David Phipps/ 4Quatro Rodas) Não é tão fácil ingressar numa equipe de ponta de uma grande categoria, e a coisa parece ainda mais co...