sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vettel é o melhor da sexta em Montreal

Sebastian Vettel marcou o melhor tempo do dia em Montreal durante os treinos livres para o GP do Canadá, oitava etapa do mundial. O piloto alemão marcou 1'16''877 ficando 0''086 à frente de Fernando Alonso, que colocou a Ferrari no segundo posto. Massa aparece em quinto com o outro carro o que mostra uma boa melhora após o pavoroso desempenho na Turquia.
A outra Red Bull, de Webber, ficou em quarto. Rosberg terminou em terceiro enquanto Schumi marcou apenas o nono tempo.
As Mclarens que conseguiram bons tempos pela manhã, tanto que Button foi o mais rápido, ficou em sétimo  com Hamilton e Jenson terminou em 11º.
Rubens Barrichello ficou logo a seguir do seu ex-companheiro de BrawnGP e acabou em 12º; Senna foi o 21º e Di Grassi o 24º.

TREINO LIVRE PARA O GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ- 8º ETAPA

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) -1m16s877
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m16s963
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m17s151
4 - Mark Webber (ALE/RBR-Renault) - 1m17s273
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m17s401
6 - Adrian Sutil (ALE/Force Indian-Mercedes) - 1m17s415
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s522
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m17s529
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m17s688
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m17s903
11 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m17s961
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m18s385
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m18s447
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m18s582
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m18s658
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m19s142
17 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m19s168
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m19s274
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m19s969
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m20s879
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m21s097
22 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m21s346
23 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m21s488
24 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m21s577

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GP do Canadá, 1991

Quando as Mclarens abandonaram a prova antes da metade e com Patrese tendo que fazer uma parada longa para substituir um pneu furado, Mansell viu a grande chance para vencer o GP do Canadá quinta etapa. Ele havia liderado a prova toda, tomando na largada a primeira posição do seu companheiro de Williams Ricardo Patrese e abrindo grande vantagem que o deixou tranquilo para vencer sua primeira prova no ano e acabar com a invencibilidade de Senna, que havia vencido as quatro primeiras etapas do mundial com a Mclaren-Honda.

Mais atrás estava Piquet, com a sofrível Benetton-Ford. Ele tinha lutado contra as Ferraris de Prost e Alesi e vencido ambos e com os abandonos das Mclarens e após o problema de Ricardo, ele se encontrava em segundo com mais de 40 segundos de desvantagem para Nigel. Já era um ótimo resultado para ele, mas o inesperado estava a seguir.
Mansell abriu a última volta dando tchauzinhos para a câmera e a fez com todo cuidado. Quando saiu do hairpin do Cassino, encostou lentamente seu Williams-Renault com problemas no câmbio. Ele tinha feito a volta com as rotações do motor muito baixa e isso desativou o programa eletrônico do câmbio semi-automático do seu carro, assim o sistema não pôde ler mais as trocas de marcha.

Nelson Piquet acabou agradecendo a mancada do seu rival e passou para vencer a sua última prova na F1 e da Pirelli. Stefano Modena também subiu ao pódio, em segundo e Patrese completou em terceiro.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Foto 2: Porsche 917L, Le Mans 1970

Num tom psicodélico, a Martini International Racing Team inscreveu este Porsche 917L e o entregou nas mãos de Gerard Larrousse e Willy Kahusen (o outro Porsche 908/02 foi entregue à dupla Helmut Marko e Rudi Lins). A vitória ficou com o outro Porsche 917L da equipe Porsche Salzburg que tinham como dupla Richard Attwood e Hans Hermann. Larousse e Kahusen fecharam em segundo, 5 voltas atrás dos vencedores. A terceira posição ficou com Marko e Lins, com oito voltas de atrás dos vencedores.

domingo, 6 de junho de 2010

O trio da Matech


Natacha Gachnang (22 anos), Cyndie Allemann (24 anos) e Rahel Frey (24 anos) vão dividir o volante do Ford GT #61 da equipe suissa Matech, que corre regurlamente o FIA GT, durante as 24 Horas de Le Mans.
As três suissas vão correr pela primeira vez a tradicional prova, mas apenas Natacha é quem conhece o traçado de Le Mans adquirido ano passado após a sua participação na corrida da Fórmula Le Mans.
Mesmo sem experiência alguma, Cyndie acredita que pode aprender com sua companheira de equipe: "Claro que a experiência é fundamental para se conseguir andar rápido o mais cedo possível. Irei aprender o mais que puder e ouvir os conselhos da minha colega de equipe. Como trabalhamos em conjunto, a experiência dela será uma importante ajuda." 
Esta será a sexta vez que uma equipe 100% feminina disputará a prova. Boa sorte à elas.


Fonte: Site Le Mans Portugal

sábado, 5 de junho de 2010

Um pouco de nostalgia em Le Mans

O sistema de largada para as 24 Horas de Le Mans deste ano terá um toque do passado: a volta da tradicional "Largada Le Mans". Não será na partida oficial, mas a imagem trará de volta a lembrança dos velhos tempos da corrida.
O procedimento deste ano começará uma hora antes da largada oficial. Fiz um pequeno cronograma para que vocês entedam, porque é um tanto complicado:
13:55- A foto oficial será tirada dos 168 pilotos que participaram da prova. Em seguida todos eles ficarão do lado oposto dos seus respectivos carros no pit lane, sendo que o piloto que iniciará a prova, tem que estar totalmente trajado e com seus outros dois companheiros ao seu lado. Os carros, como antigamente, devem ficar no pit lane parados em 45°.
14:05- O troféu ganho pela Peugeot ano passado, será entregue no início do pit lane e será passado (não sei como será feito isso) e conforme isso for feito, os pilotos que não vão largar deverão atravessar a pista e se posicionar atrás dos seus carros junto aos mecânicos.
14:15- Com o troféu chegando às mãos do presidente do ACO (Automovel Clube do Oeste) Jean-Claude Passart, será dado a ordem pelo diretor da prova para que o piloto que for largar se dirija ao seu carro e se instale em 7 minutos.
14:22- O diretor da prova acionará a luz verde para que os carros se dirijam, um a um, até o grid. Este procedimento deve ir até as 14:37, aproximadamente. Após todos estes passos e com a passagem dos caças da Força Aérea Francesa, a largada será autorizada às 15:00.
É um tanto maluco, mas será interessante. Mas as equipes ainda não foram avisadas sobre esta cerimônia. 
A largada Le Mans em 1969: último ano da tradicional partida

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Foto 1:Foto & Video: 24 de Le Mans de 1968



A foto acima retrata a largada das 24 Horas de Le Mans de 1968 que foi disputada em setembro nos dias 28 e 29. Inicialmente marcada para os dias 15 e 16 de junho, a prova teve que ser remarcada devido a greve dos trabalhadores que parou a França.


O carro a frente é o Porshe 908, da Porshe System Engineering, conduzido pela dupla americana Joe Buzzeta e Scooter Patrick. Eles abandonaram após 115 voltas devido a um problema no alternador. A vitória ficou com a dupla Pedro Rodriguez/ Lucien Bianchi que pilotaram um Ford GT40 MK I da equipe John Wyer Automotive Engineering, completando as 24 horas após 331 voltas.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

24 Horas de Le Mans- 78ª Edição


No próximo final de semana comecará os treinos classificatórios para a 78ª edição das 24 horas de Le Mans. 55 carros estão inscritos para a disputa da prova e todos eles divididos em quatro categorias: LMP1, LMP2, LMGT1 e LMGT2. Os treinos acontecerão nos dias 5 e 6 de junho.
Três pilotos brasileiros disputarão a prova: Thomas Erdos pilotando um Lola Coupe da equipe RML na categoria LMP2; Augusto Farfus Jr ao volante de um BMW M3 GTR da BMW Motorsports e Jaime Melo Jr com a Ferrari F430 da Risi Competizone. Tanto ele quanto Farfus correm na LMGT2.
A briga, como nos últimos anos, será entre Audi e Peugeot. Os alemães levaram para Le Mans um R15 TDi renovado, que estreou com vitória nas 8 Horas de Paul Ricard e que travou ótimo duelo com os Peugeot durante os 1000km de Spa perdendo esta prova para os franceses. Concerteza teremos uma grande luta entre as duas grandes fábricas.
As atrações, além da batalha Audi-Peugeot, ficam por conta da presença do "Leão" Nigel Mansell que vai pilotar um Ginetta-Zytec junto de seus filhos Leo e Greg Mansell, na categoria LMP1. Na categoria LMGT1 quem estará ao volante do Ford GT da equipe Matech é o trio totalmente feminino formado por Natacha Gachnang, Cyndie Allemann e Rahel Frey. A outra mulher a correr em Le Mans será Vanina Ickx, filha de Jack Ickx seis vezes da prova. Ela estará pilotando o Aston Martin Lola Coupe da equipe Ultimate Signature. Jean Alesi e Giancarlo Fisichella pilotaram a Ferrari F430 do team AF Corse SRL.
A prova será disputada nos dias 12 e 13 de junho com largada ás 15 da tarde (harário local), e a chegada marcada para o mesmo horário no domingo. Para nós aqui no Brasil, por causa do fuso horário que é de 5 horas a menos, a largada será as 10 da manhã.
Abaixo as listas das 4 categorias. Eu as dividi em quatro posts para facilitar. 

LMP1:


1 Team Peugeot TOTAL FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Alexander Wurz / Marc Gené / Anthony Davidson


2 TEAM PEUGEOT TOTAL FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Nicolas Minassian/ Stéphane Sarrazin, /Franck Montagny


3 Peugeot Sport TOTAL FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Sébastien Bourdais/ Simon Pagenaud /  Pedro Lamy

4 TEAM Oreca Matmut FRA
Peugeot 908 HDi FAP V12 5500T (Michelin)
Olivier Panis / Nicolas Lapierre / Loic Duval


5 BEECHDEAN Mansell MOTORSPORT GBR
Ginetta Zytek 09S 4499A V8 (Dunlop)
Nigel Mansell / Greg Mansell/ Leo Mansell /


6 TEAM Oreca AIM FRA
Oreca 01 5500A V10 (Dunlop)
Soheil Ayari Meyrick / Didier Andre / Andy Meyrick


7 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R15 TDi V10 + 5500T (Michelin)
Tom Kristensen / Dindo Capello / Allan McNish


8 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R15 TDi V10 + 5500T (Michelin)
Andre Lotterer / Marcel Fassler/ Benoit Treluyer


9 AUDI SPORT NORTH AMERICA DEU
Audi R15 TDi V10 + 5500T (Michelin)
Mike Rockenfeller/ Dumas Romain / Timo Bernhard


11 DRAYSON RACING GBR
Lola B10/60 Coupé Judd V10 5500A (Michelin)
Paul Drayson/ Jonathan Cocker / Emanuele Pirro


12 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Coupé Rebellion 5500A-Judd V10 (Michelin)
Nicolas Prost / Neel Jani / Marco Andretti


13 REBELLION RACING CHE
Lola B10/60 Coupé Rebellion Judd-5500A V10 (Michelin)
Andrea Bellicchi / Guy Smith/ Jean-Christophe Bouillion /


14 TEAM KÖLLES DEU
Audi R10 TDi 5500T V12 (Michelin)
Christijan Albers/ Manu Rodrigues / Scott Tucker


15 TEAM KÖLLES DEU
Audi R10 TDi 5500T V12 (Michelin)
Oliver Jarvis Bouchut / Christian Bakkerud / Christophe Bouchut




19 MICHAEL LEWIS/AUTOCON USA
Lola B06/10 AER 3995T V6 (Dunlop)
Michael Lewis/Pierre Ehret/Tony Burgess



007 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Lola Coupé B09/60 5993A V12 (Michelin)
Harold Primat/Stefan Mücke/Adrián Fernandez


008 ULTIMATE SIGNATURE FRA
Aston Martin Lola Coupé B09/60 5993A V12 (Michelin)
Pierre Ragues/Franck Mailleux/Vanina Ickx


009 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Lola Coupé B09/60 5993A V12 (Michelin)
Darren Turner/Sam Hancock/Juan Barazi

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...