terça-feira, 14 de outubro de 2014

Foto 403: Na espera

Enquanto que o Mundial de Endurance vai entrando na sua fase final, um dos contendores que estará no próximo ano desafiando Audi, Toyota e Porsche, vai dando os últimos retoques antes de mandar o seu LMP1 para a pista.
Em nota feita hoje pelo site Endurance-Info, é de se esperar que o protótipo Nissan GT-R Nismo LM, de motor dianteiro, seja levado à pista em breve para testes na sede da fábrica em Stanfield, Arizona, onde o carro está sendo concebido no Nissan Technical Center América do Norte. A pista, que é usada para testes dos carros de produção da Nissan, compreende um oval de 9 km de extensão e mais quatro combinações de pista mista.
Sobre o motor, este será um V6 biturbo a gasolina e segundo as informações o propulsor tem tido boa performance no dinamômetro e este pode ser apresentado já em 30 de novembro, quando ocorrerá o Festival Nismo em Fuji. Já os pilotos ainda não existem confirmações, mas a tendência é que seja apresentados um por no decorrer dos meses. Sabe-se que nomes como o de Olivier Pla, Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin - este último dependerá muito de sua continuidade ou não na Toyota - estão cotados para compor o time. Não está descartado a presença de Jan Mardenborough, Lucas Ordoñez, Ronnie Quintarelli, Masataka Yanagida, Tsugio Matsuda e alguns outros nomes do Super GT. E ainda não se sabe que irão alinhar dois ou três carros para a temporada completa.
Além deste possível teste no Arizona, espera-se que o carro esteja nos testes de Sebring nos dias 9, 10 e 11 de dezembro. A sua apresentação acontecerá em 8 de dezembro.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Subida de Montanha: Audi Quattro S1

Nem preciso escrever muito. Apenas ouçam o berro alucinante do Audi Quattro durante a subida de montanha em Mickhausen, Alemanha.

Foto 402: Em casa

(Foto: John Rourke/AdrenalMidia.com)
Para quem acompanhou os primeiros minutos das 6 Horas de Fuji com uma batalha insana pela liderança, talvez imaginasse que Porsche e Audi jogariam água no saquê da Toyota em sua corrida caseira, principalmente após os falhanço dos japoneses nas duas últimas etapa, acabou vendo um passeio dos dois TS040 Hybrid em Fuji.
E essa facilidade se deu principalmente após os problemas com os Porsches, onde ambos tiveram problemas de energia e o número 20 tendo um pneu furado quando estava no encalço dos Toyotas. Mas com os contratempos relativamente resolvidos, puderam mostrar bom ritmo e assegurar a terceira e quarta colocações.
O mesmo não podemos dizer dos Audi que, fazendo uma corrida completa sem nenhuma nuance que pudesse modificar as ordens de força - como aconteceu em Le Mans e Austin -, mostraram um ritmo bem abaixo e fica claro que dependerão de provas bem doidas para superar a Toyota e agora sua conterrânea Porsche, que mostrou boa performance em Fuji. Ficaram em quinto e sexto.
Para a Toyota foi um certo alívio a vitória em Fuji. Além de ser uma obrigação vencer em seu circuito, serviu para a fábrica retomar a ponta no campeonato de marcas (183 pontos, contra 175 da Audi) e manter seus pilotos na frente do campeonato de pilotos (Buemi/Davidson 122 pontos; Lapierre 96; Lotterer/Tréluyer/Fassler 93).
Esta vitória massacrante da Toyota foi apenas a confirmação do ótimo carro que aprontaram para este ano.

domingo, 12 de outubro de 2014

GP da Rússia: Chatin

Ultimamente tem me despertado uma certa preguiça em acompanhar a F1 quando ela estréia uma nova pista. Na verdade as pistas feitas por Hermann Tilke são chatas em sua maioria, mas acredito também que para a corrida se tornar chamativa vai muito da atitude dos pilotos. Se arriscam mais nas manobras, facilmente tornará a prova legal. Mas temos que admitir que as equipes limitam um pouco as coisas ao alertarem seus pilotos para conservarem o equipamento. Talvez isso influencie bastante na hora de dividir uma freada com outro piloto.
A pista de Sochi me fez lembrar bastante o de Valência em várias seções do circuito. Incrivelmente a prova tornou-se igualmente modorrenta. Devido os comentários animadores dos pilotos, que elogiaram o traçado e o asfalto, era de se pensar que a prova fosse mais disputada. E o que se viu em algumas situações, foram alguns pelotões se formarem e não darem nenhum tipo de chance para ultrapassagem.
Sobre o campeonato, a corrida de Hamilton podia ter sido mais trabalhosa caso Rosberg tivesse se mantido à frente após a largada, mas a fritada de pneus fez com que o alemão escapasse e devolvesse a posição mais à frente para depois entrar nos boxes e realizar a sua única troca de pneus. Foi arriscado, afinal tinha que atacar os oponentes e ainda se preocupar com os pneus macios para não desgastá-los, mas funcionou e ele terminou em segundo.
As Williams, especialmente com Bottas, foram bem. Valtteri teve uma primeira parte de corrida muito boa acompanhando o ritmo de Lewis, mas o desgaste dos pneus acabaram tirando a chance de até mesmo conseguir a segunda colocação. Massa seguiu a mesma linha de estratégia de Rosberg e até metade da corrida estava no encalço de Rosberg. Mas encontrou Pérez pelo caminho e lá ficou até o fim, terminando em 11o.
As demais equipes fizeram o que puderam: a Mclaren fez a sua melhor apresentação no ano com a quarta posição de Button e quinta de Magnussen, confirmando um bom fim de semana que se desenhava desde a sexta. Red Bull e Ferrari lutaram entre si para ser a melhor dos carros sem motores Mercedes, e Fernando Alonso pôde dar este resultado à Ferrari ao manter-se à frente de Ricciardo nas últimas 13 voltas, terminando em sexto.
Foi uma boa prova dos Toro Rosso, pena que foram caindo pelas tabelas no decorrer da corrida. Mas mostraram boas performances com seus dous pilotos.
E para a Mercedes restou confirmar algo que era o seu título de construtores, o primeiro da marca na história da categoria. Um resultado sensacional para a equipe que completou 60 anos neste 2014 do seu retorno ao mundo dos Grand Prix.
Faltam três etapas, mas no andar da carruagem o título começa a pender para Hamilton neste momento.

sábado, 11 de outubro de 2014

WEC: Pole para a Toyota em Fuji

(Foto: Toyota Motorsport)
Sebastien Buemi já havia mostrado bem a sua velocidade nas provas anteriores pela Toyota. Isso ficou bem claro em Le Mans e recentemente em Austin, mas agora ele colocou essa velocidade crua para garantir uma pole position para o TS040 #8 de forma arrebatadora, tirando o doce da boca do Porsche 919 Hybrid #20 de Timo Benhard/ Mark Webber/ Brendon Hartley que eram os donos da posição a poucos minutos do fim.
A terceira colocação é do outro Porsche, conduzido por Romain Dumas/ Marc Lieb/ Neel Jani e quarta posição do trio do Toyota #8 formado por Alex Wurz/ Stéphane Sarrazin/ Kazuki Nakajima. De se destacar que os quatro primeiros ficaram separados por meio segundo. Já os Audis, com mais de um segundo de desvantagem para o pole, ficaram com a terceira fila: Marcel Fassler/ André Lotterer/ Benoit Tréluyer, com o #2 largam em quinto e a sexta é do trio Tom Kristensen/ Lucas Di Grassi/ Loic Duval com o #1.

O que esperar para a prova?
Mais uma vez esperamos por um duelo duro entre as três fábricas, ainda mais por conta da Toyota que perdeu as duas últimas corridas por problemas ou estratégia (como foi o caso em Austin). Correndo em casa, os japoneses irão ainda mais com sede ao pote.
Por outro lado vemos que a Porsche teve uma melhora em sua performance em Austin, e não fosse os problemas enfrentados pelo trio Dumas/Lieb/Jani poderiam muito bem ter enfrentado a Audi na busca pela vitória.
Enquanto as fichas vão sendo depositadas em sua maioria para a Toyota e um pouco para a Porsche, não podemos deixar de lado, em modo algum, a Audi. Com a sua típica atitude de atacar em conjunto os adversários, os alemães conquistaram as duas últimas corridas. As classificações tem sido sofridas, mas na corrida, que é onde importa realmente, eles tem feito um trabalho sólido e constante.

GP da Rússia - Classificação - 16ª Etapa

Apesar da força apresentada por Mclaren e Williams, a pole mais uma vez ficou por conta da Mercedes. Hamilton apresentou uma forma sensacional nesta pista de Sochi até aqui e seus dois décimos cravados sobre Rosberg, dá a ele uma ligeira vantagem nesta corrida de estréia da Rússia.
De se destacar o ótimo treino de Bottas, que por muito pouco não desmanchou a primeira fila da Mercedes. Kvyat também esteve num grande dia e correndo frente a sua torcida, pode fazer um bom GP. As Mclarens continuaram o bom passo que tiveram ontem, conseguindo uma quarta posição com Button e uma sexta com Magnussen. Pode ser uma melhora considerável dos Mclarens, mas também pode ser pela característica da pista.
A Red Bull não tem tido uma grande jornada em Sochi, tanto que Vettel nem conseguiu passar para o Q3. Ricciardo arrancou um sétimo tempo a fórceps, mas terá que se valer bastante da estratégia da equipe para conseguir algo de bom amanhã e isso vale também para Vettel.
As Ferraris voltaram ao seu desempenho normal, ao conseguirem bons tempos na sexta, se colocando entre os cinco melhores,  e depois caindo de rendimento no Q3, tanto que Alonso sairá em oitavo e Raikkonen em nono.
Massa teve problemas com a pressão do combustível ainda no Q1 e largará em 18°.

O que esperar da corrida?
Apesar dos elogios dos pilotos para com a pista, eles também alertaram para os problemas de ultrapassagem. Sendo assim, poderemos ter uma corrida modorrenta, bem ao estilo das "irmãs" tilkodromos de Sochi.
Talvez a única coisa que não diferenciará, será uma vitória da Mercedes. E Hamilton tem boa vantagem já.

Grid de largada para o Grande Prêmio da Rússia - 16ª Etapa


PosPilotoCarroTempoDif
1Lewis HamiltonMercedes1m38.513s -
2Nico RosbergMercedes1m38.713s 0.200s
3Valtteri BottasWilliams/Mercedes1m38.920s 0.407s
4Jenson ButtonMcLaren/Mercedes1m39.121s 0.608s
5Daniil KvyatToro Rosso/Renault1m39.277s 0.764s
6Daniel RicciardoRed Bull/Renault1m39.635s 1.122s
7Fernando AlonsoFerrari1m39.709s 1.196s
8Kimi RaikkonenFerrari1m39.771s 1.258s
9Jean-Eric VergneToro Rosso/Renault1m40.020s 1.507s
10Sebastian VettelRed Bull/Renault1m40.052s -
11Kevin MagnussenMcLaren/Mercedes1m39.629s -
12Sergio PerezForce India/Mercedes1m40.163s -
13Esteban GutierrezSauber/Ferrari1m40.536s -
14Adrian SutilSauber/Ferrari1m40.984s -
15Romain GrosjeanLotus/Renault1m41.397s -
16Marcus EricssonCaterham/Renault1m42.648s -
17Nico HulkenbergForce India/Mercedes1m40.058s -
18Felipe MassaWilliams/Mercedes1m43.064s -
19Kamui KobayashiCaterham/Renault1m43.166s -
20Pastor MaldonadoLotus/Renault1m43.205s -
21Max ChiltonMarussia/Ferrari1m43.649s -    
 
*Penalizados com a perda de cinco posições, devido a troca de câmbio









 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vídeo: 1000Km de Fuji, 1989

E neste final de semana teremos mais uma etapa do WEC, desta vez em Fuji. E assim como no ano passado, quando a prova foi realizada - ou quase isso, afinal a prova teve apenas 17 voltas com SC devido a forte chuva - debaixo de uma aguaceiro sem fim, a última etapa do JSPC (Japan Sports Prototype Championship) de 1989 foi realizada em Fuji com condições tão piores que a do ano passado.
A pole foi do Toyota 89C-V da SARD Racing Team, com Roland Ratzenberger ao volante - que dividiria o comando do carro #50 com Keiichi Suzuki e Jean-Pierre Jabouille. A virória foi do outro Toyota 89C-V da Toyota Team Tom's, com Paolo Barilla/ Hitoshi Ogawa. 
O vídeo mostra apenas os primeiros minutos da corrida, mas dá para perceber que a encrenca era das mais pesadas naquele dia em Fuji.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...