domingo, 7 de abril de 2019

Foto 731: Harald Ertl, BMW M1 Autogas em 1981

Harald Ertl com o BMW M1 modificado para uma tentativa de recorde.
O carro foi preparado por Gustav Hoecker da Sportwagen-Service que modificou o motor M888 de 6 cilindros do M1 para poder rodar com o gás - a Sachs e Blaumpunkt também estiveram na empreitada. A intenção era estabelecer um recorde mundial com carro movido a gás liquefeito da British Petroleum (BP) denominada de Autogas.
Ertl conseguiu a marca de 301,4 Km/h em 17 de outubro de 1981. Porém o recorde não foi oficializado e a BP acabou revertendo o uso do seu Autogas para fogões e aquecedores.
Hoje completa 37 anos da morte do piloto austríaco após um acidente aéreo.

Foto 730: Damon Hill, Buenos Aires 1996





Algumas imagens do que foi aquele GP da Argentina de 1996, terceira etapa do Mundial de F1.
Apesar do domínio amplo de Damon Hill, que venceu de ponta a ponta após ter largado da pole, a corrida teve seus momentos dramáticos.
Pedro Paulo Diniz teve participação nos dois grandes incidentes: na 24a volta acabou tocando-se com o Forti Corse de Luca Badoer, causando o capotamento deste. Apesar da demora, Luca conseguiu sair sozinho do carro. Cinco voltas depois Diniz acabou passando pelo susto de se ver envolvido em chamas, quando a válvula de segurança do Ligier abriu e jorrou gasolina nas partes quentes do carro. Pedro Paulo saltou rapidamente do carro.
Além de Damon Hill, Jacques Villeneuve e Jean Alesi (Benetton) completaram o pódio. Barrichello (Jordan) terminou em quarto e Tarso Marques (Minardi) abandonou na volta 33 por conta de uma colisão.
Hoje completa 23 anos.

Foto 729: Alain Prost, Jacarepaguá 1985


Alain Prost com o seu McLaren TAG Porsche durante o GP do Brasil de 1985, que abriu a temporada da F1.
O piloto francês teve uma vitória tranquila em Jacarepaguá, apesar de ter tido alguma resistência por parte de Keke Rosberg - que liderou as primeiras voltas até abandonar por problemas no motor Honda Turbo do Williams - e com Michelle Alboreto da Ferrari. Fora isso, o futuro campeão do mundo esteve com a prova sob controle. Michelle Alboreto e Elio De Angelis completaram o pódio.
Para os brasileiros, uma pequena decepção: enquanto que Nelson Piquet abandonava a prova ainda no início (2a volta) com problemas na transmissão do Brabham. Ayrton Senna - estreando pela Lotus - teve hipóteses de pódio, mas problemas elétricos forçaram seu abandono na volta 48.
Hoje completa 34 anos.

Foto 728: Niki Lauda, Kyalami 1984

(Foto: Motorsport Images)

Niki Lauda vencendo o GP da África do Sul de 1984, segunda etapa daquela temporada.
O piloto austríaco largou na oitava colocação, conseguindo pular para quarto já no início da prova. Na décima volta já era o segundo e aproveitou-se de problemas de pneus no Brabham de Nelson Piquet para chegar a liderança. O brasileiro, a exemplo de seu companheiro de Brabham Teo Fabi, veio abandonar com problemas no motor BMW Turbo.
Alain Prost ficou em segundo e Derek Warwick terminou em terceiro com a Renault, conseguindo o seu primeiro pódio na F-1. Para Ayrton Senna foi também a conquista do primeiro ponto, ao terminar em sexto com a Toleman.
Hoje completa 35 anos.

Foto 727: Jim Clark, Laguna Seca 1963

Jim Clark na derradeira curva de Laguna Seca, em 1963

Jim Clark com o Lotus 19 da Arciero Brothers, durante as 200 Milhas de Laguna Seca (Monterey Pacific Grand Prix) de 1963.
Clark liderava a prova com tranquilidade quando acertou um pneu  - que servia para demarcar os limites da pista - e arrebentou o radiador, forçando seu abandono na volta 31. A vitória ficou com Dave MacDonald, que pilotava um Cooper King Cobra Ford da Shelby American.
Na semana seguinte Clark venceria o GP do México, penúltima etapa do Mundial de F1.
Hoje completa 51 anos da morte do grande piloto escocês.

Foto: The Henry Ford

sábado, 6 de abril de 2019

Foto 726: O GP 700, Interlagos 2003








Chuva, muita chuva, rodadas, batidas, dramas e um punhado de histórias para contar. Aquele GP do Brasil de 2003 - que sediava a corrida 700 da história da F1 - foi dos mais caóticos da década passada. Mas que é sempre bom relembrar, principalmente para quem estava "in loco".
Uma torcida imensa por Rubens Barrichello; um festival de rodadas na saída da curva do Sol, incluindo a que Michael Schumacher sofreu e quase acertou o trator que resgatava os carros de Montoya (Williams) e Pizzonia (Jaguar). A torcida vibrando o abandono do então pentacampeão mais parecia uma comemoração de um gol; toda aquela expectativa sobre Rubens se esvaiu quando ele encostou seu Ferrari antes do Laranjinha por conta de uma pane seca; o impressionante acidente de Mark Webber na curva do Café e depois a forte colisão de Fernando Alonso antes a reta dos boxes, ao acertar os destroços da batida de Webber ocasionando, assim, a bandeira vermelha. E para completar, a confusão feita pela direção de prova ao dar a vitória para Kimi Raikkonen ao invés de Giancarlo Fisichella, que superara o finlandês no Mergulho do Lago na volta 54 (alguns instantes antes do acidente de Webber e uma volta antes da batida de Alonso).
Para que vos escreve, que estava trabalhando pela primeira vez num GP do Brasil, foram dias para lá de especiais.
Hoje completa exatos 16 anos daquele GP 700 da Fórmula-1.

Fotos: Motorsports Images

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Foto 725: Nigel Mansell, Interlagos 1992





Algumas imagens do que foi aquele GP do Brasil de 1992, vencido por Nigel Mansell. Foi a primeira vez que público teve a impressão do que era o poderio daquele Williams FW14 B Renault que já vinha sendo desenvolvido desde 1991 com a sua primeira versão, que esteve com boas chances de ganhar o título daquele ano com Mansell.
Naquele GP de 1992, Nigel cravou a pole com a marca de 1'15''703 sendo mais de um segundo veloz do que Ricardo Patrese (seu companheiro de Williams) e mais e dois segundos do que o terceiro colocado, Ayrton Senna. Uma diferença abismal frente aos demais.
Na corrida o passeio foi ainda maior, com Mansell confirmando o favoritismo ao vencer e chegar 29 segundos à frente de Patrese e com uma volta de vantagem sobre Michael Schumacher. Ayrton acabou abandonando na volta 17.
Hoje completa 27 anos deste GP.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...