quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Foto 828: Mike Hawthorn, Casablanca 1958


O ano dos ingleses. Na foto, Mike Hawthorn durante o GP do Marrocos que sediou a última etapa do campeonato de 1958. Aquela temporada foi quase 100% britânica, com apenas a vitória do GP de Mônaco ficando para Maurice Trintignant e a Indy 500 que não contou com a presença dos pilotos da Fórmula 1. Foram 10 vitórias de pilotos britânicos, sendo Stirling Moss o maior vencedor entre eles ao conquistar quatro vitórias. Nas equipes, os ingleses estiveram em grande forma também ao vencerem oito corridas (seis da Vanwall e duas da Cooper) e duas da Ferrari. Os resultados levaram a Vanwall a vencer o primeiro Mundial de Construtores com 48 pontos, oito a mais que a Ferrari.
Entre os pilotos, o título foi decidido em Casablanca (Marrocos). A corrida foi marcada pelo acidente do piloto inglês Stuart-Lewis Evans, que veio falecer dias depois. Hawthorn e Moss estavam na luta pelo título com vantagem para Mike que estava oito pontos à frente. Moss venceu a corrida e Hawthorn foi o segundo, o que foi o suficiente para ele conquistar o mundial. Foi a sua última temporada.
Em 1959 Mike Hawthorn anunciou a sua aposentadoria precoce (tinha 29 anos) e pouco tempo depois morreu num acidente rodoviário, que completa hoje 61 anos.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Foto 827: Jacarepaguá, 1986


Belíssima foto do saudoso Jacarepaguá, aqui retratado durante o GP do Brasil de 1986.
Ayrton Senna (Lotus) puxando o pelotão, seguido por Nelson Piquet (Williams), René Arnoux (Ligier), Nigel Mansell (Williams), Michele Alboreto (Ferrari), Jacques Laffite (Ligier) e mais os McLaren de Keke Rosberg e Alain Prost.
Piquet e Senna fizeram a dobradinha brasileira, seguido por Jacques Laffite e René Arnoux. Mansell abandonou ainda no início, enquanto que Rosberg saiu na volta 6 por problemas no motor assim como Prost, que abandonou na volta 30. Michele Alboreto saiu na volta 35 por problemas no sistema de combustível.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Foto 826: Rally de Acrópole, 1986

Os reparos nos Peugeot 205 Turbo 16 E2 durante os intervalos dos estágios do Rally de Acrópole de 1986, sexta etapa do WRC (ou Grupo B, como queiram) daquela temporada.
Na foto, pela ordem, o #5 de Juha Kankkunen/ Juha Piironen, o #9 de Bruno Saby/ Jean-François Fauchille e o #1 de Timo Salonen/ Seppo Harjane.
Apenas dois destes Peugeot chegaram ao final, com o #5 de Kankkunen/ Piironen vencendo a etapa, seguido pelo Lancia Delta S4 #8 de Mikki Biasion/ Tiziano Siviero e com o outro Peugeot #9 de Saby/ Fauchille em terceiro.
O Peugeot de Salonen/ Harjane abandonou por problemas na suspensão.
Juha Kankkunen/ Juha Piironen e a Peugeot venceram aquele mundial de 1986, com o duo finlandês vencendo três provas (Suécia, Acrópole e Nova Zelândia) e a Peugeot ganhando 6 das treze etapas.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Foto 825: Jenson Button, Melbourne 2009


O festejo de Jenson Button após a sua vitória no GP da Austrália de 2009, que iniciou a caminhada para um surpreendente título para ele e então novata BrawnGP, que havia surgido meses antes do que sobrara da Honda.
Jenson era a esperança do automobilismo britânico no início dos anos 2000, tendo feito uma boa temporada de estréia em 2000 pela Williams e andando no mesmo nível que Ralf Schumacher na segunda parte daquele mundial.
Porém a sua carreira foi pautada em ir para certos lugares em momentos errados, como ter ido para a Benetton em 2001 - quando esta já estava em fase de transição para a Renault, onde ele ficou em 2002 e não teve grandes oportunidades. Mas acabou indo para a BAR em 2003 onde teve grandes atuações, que culminou na sua primeira vitória - e com estilo - no chuvoso GP da Hungria de 2006.
Apesar dos anos seguintes não terem sido dos melhores, 2009 foi uma grande oportunidade que apareceu assim como um cometa. E claro, foi muito bem aproveitado.
Hoje o Campeão Mundial de 2009 completa 40 anos.

sábado, 18 de janeiro de 2020

Foto 824: Pedro Rodríguez, Spa 1970

Um momento de festa para a BRM e Pedro Rodríguez, após o GP da Bélgica de 1970 vencida pelo mexicano.
Na foto ele está junto de Tony Southgate, então projetista da BRM e que fez o P153 que ajudou Rodríguez a conquistar o GP belga daquele ano.
Pedro Rodríguez completaria hoje 70 anos.


Foto 823: Christian Fittipaldi, Mil Milhas Brasileiras 1994



Um jovem Christian Fittipaldi a bordo do Porsche 911 Carrera RSR 3.8 da Roock Racing, que ele dividiu com seu pai Wilson Fittipaldi na 24a 1000 Milhas Brasileiras de 1994, realizada em Interlagos no dia 22 de janeiro.
Ambos venceram clássica brasileira após completarem 372 voltas, terminando 4 voltas a frente do trio formado por Antônio Hermann/ Franz Konrad/ Mikael Gustavsson, que pilotavam o Porsche 911 GT Le Mans da Konrad Motorsport e nove voltas adiante do trio do outro Porsche 911 RSR da Konrad Motorsport, formado por Maurizio Sandro Sala/ Ornulf Wirdheim/ André Lara Rezende.
Hoje Christian Fittipaldi, um dos melhores pilotos de Endurance deste século, completa 49 anos.

Foto 822: Gilles Villeneuve, 70 anos


Louco, veloz; espetacular, inconsequente; gênio, doido... Seja lá as qualidades, defeitos, adjetivos que sejam usados para definir Gilles Villeneuve, a verdade é que a estadia do canadense entre 1977 até 1982 na Fórmula 1 foi marcada por momentos espetaculares e - infelizmente - trágicos. Podem dizer que a sua presença na Ferrari ajudou a mistificar o seu nome - o que não deixa de ser uma verdade -, mas Gilles ainda tinha aquele espírito combativo que levava uma disputa até as últimas consequências e, caso estivesse ao lado de um piloto respeitoso, entraria para a história como um dos grandes momentos do motorsport - os duelos contra René Arnoux (Dijon 1979), as inúmeras disputas contra Alan Jones e a sua condução espetacular em Jarama 1981, não deixam mentir. A foto do post é do final de semana do GP da Bélgica de 1978, disputado em Zolder, na ocasião em que ele terminou em quarto.
Hoje o "Principe da Destruição" completaria 70.
Sallut Gilles!

92ª 24 Horas de Le Mans - Uma Epopéia em La Sarthe

A segunda da Ferrari após o seu retorno à La Sarthe (Foto: Ferrari Hypercar/ X) Começar um texto sobre algo tão fantástico não é das melhore...