sexta-feira, 13 de março de 2020

Foto 843: Ayrton Senna, Macau 1983


Ayrton Senna e Teddy Yip antes da largada de uma das duas baterias do GP de Macau de 1983.
A prova foi dominada amplamente pelo piloto brasileiro - que correu pela West Surrey Racing/ Marlboro Theodore Racing - que marcou a pole e venceu as duas baterias sempre com Roberto Guerrero (Eddie Jordan Racing) e Gerhard Berger (Trivellato Racing) completando o pódio.
A edição de 1983 foi a 30a da história da prova, que é realizada desde 1954. E naquele ano foi a primeira vez que a Fórmula 3 passou a correr em Macau, substituindo os Fórmula Atlantic, que realizaram as últimas edições.

Foto 842: GP da Venezuela, 500cc 1977


A linha de frente do GP da Venezuela, na primeira visita da Motovelocidade naquele país em 1977. Johnny Cecotto (Yamaha #20), Barry Sheene (Suzuki #7), Steve Baker (Yamaha #32) e Pat Hennen (Suzuki #3) na primeira fila das 500cc. Sheene venceu aquela prova inaugural em 48 minutos e 56 segundos, três segundos a frente de Steve Baker que foi o segundo, enquanto que Pat Hennen terminou em terceiro com 39 segundos de atraso. Cecotto, que vencera a prova das 350cc e foi o pole da 500cc, terminou em quarto. A prova das 250cc foi vencida por Walter Villa e a 125cc ganha por Angel Nieto.
A pista de San Carlos, situada na cidade que leva o mesmo nome, foi construída no início dos anos 70 e em 1976 sediou a Fórmula 750 em duas baterias, sendo vencidas por Johnny Cecotto e a segunda por Gary Nixon. Mas uma confusão em relação a pontuação acabou por manchar a prova e consequentemente a reputação dos organizadores, que pretendiam realizar ainda naquele ano uma etapa do Mundial de Moto que acabou sendo negada.
Para 1977 as coisas se saíram bem e a corrida foi realizada e mais outras duas edições foram feitas, com Barry Sheene vencendo todas (1977, 78 e 79), o que lhe valeu o apelido de "Rei de San Carlos".
Problemas financeiros impossibilitaram a realização de outras edições do GP e a pista de San Carlos, que foi motivo de elogios devido as suas modernas instalações, acabou ficando pelo caminho. Dos anos 80 para cá o circuito realizou apenas provas locais. Com a crise econômica na Venezuela, a pista está a venda.
O circuito tem extensão de 4.135m e pode ser usado um traçado menor, de 3.135m.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto 841: Maranello Concessionaries, 24 Horas de Le Mans 1967


Os trabalhos de box no Ferrari 412P durante as 24 Horas de Le Mans de 1967. O Ferrari 412P #23 foi inscrito pela equipe inglesa Maranello Concessionaries e foi conduzido por Richard Attwood e Piers Courage. Abandonaram na 15 hora após problemas na bomba de óleo.
A vitória ficou para o Ford GT40 MK IV #1 pilotado por Dan Gurney e A.J. Foyt, seguidos pelo Ferrari 330 P4 #21 de Ludovico Scarfiotti e Mike Parkes e pelo outro Ferrari 330 P4 #24 da Equipe Nationale Belge, que foi conduzido por Willy Mairesse e Jean Blaton.
A Maranello Concessionaries Racing Team foi fundada por Ronnie Hoare no início dos anos 60 e obteve um total de 92 vitórias nos seus anos de atividades de 1961 até 1972. A Maranello Concessionaries foi uma das mais importantes distribuidoras no Reino Unido e que hoje é a atual Ferrari UK.

Foto 840: Johnny Rutherford, Indy 500 1980

(Foto: Indystar.com)
A terceira festa do "Lone Star". Johnny Rutherford após vencer a Indy 500 de 1980. Foi a terceira conquista de Rutherford na grande corrida, tendo vencido as outras duas em 1974 e 1976 pela Mclaren. A de 1980 foi pela Chaparral.
Apesar de ter liderado o maior número de voltas, Rutherford teve o desafio vindo de Bob Unser e Rick Mears: enquanto que Bob ficou pelo caminho por causa de problemas no turbo na volta 126, Rick Mears era uma certa ameaça até que apostou numa parada de box arriscada na volta 178 quando tinha 20 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que ia a frente de Rutherford. A parada foi feita em bandeira amarela e Mears, apostando na larga diferença, completou apenas o combustível e manteve os pneus. Sneva também foi aos boxes, exceto Johnny que se manteve na pista. O resultado foi Rutherford mantendo a liderança e aumentando a diferença sobre Sneva, enquanto que Rick precisou fazer uma parada extra para trocar os pneus e dar adeus a qualquer chance de vitória, terminando em sexto. Rutherford venceu com mais de 29 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que largada na 33a posição. A terceira posição ficou para Gary Betenhausen, que largara em 32o.
Hoje Johnny Rutherford completa 82 anos.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Foto 839: Arturo Merzario, 400km de Barcelona 1972


O pequeno Art. Na foto, Arturo Merzario com o Abarth Osella SE021 da Scuderia Brescia Corse durante os 400km de Barcelona disputado em Montjuic Park, etapa válida pelo Campeonato Europeu de 2 Litros de 1972.
Arturo é daquela leva de pilotos que tentaram o sucesso na Fórmula 1, mas foi no mundo dos carros esporte e protótipos que encontrou o sucesso. Conquistou por duas vezes a Targa Florio (1972 com a Ferrari ao lado de Sandro Munari em 1975 com a Alfa Romeo) e venceu os 1000km de Spa Francorchamps de 1972.
Além dessas conquistas em 1972, Merzario terminaria o ano coroado com o título do Campeonato Europeu de 2 Litros com o Abarth Osella ao vencer três corridas (Dijon, Silverstone e Enna-Pergusa) e marcar 71 pontos, contra os 50 pontos de John Burton que pilotou um Chevron B21.
Hoje Merzario completa 77 anos.

terça-feira, 10 de março de 2020

Foto 838: Brian Redman, F5000 1976


Brian Redman com o Lola T332C da equipe de Jim Hall/ Carl Haas durante uma das etapas do Campeonato norteamericano da Fórmula 5000 de 1976, da qual sagrou-se tricampeão consecutivo.
Apesar de todos reconhecerem Redman como um dos pilotos mais versáteis de sua geração, foi na F5000 onde o piloto inglês achou seu lugar. No campeonato da categoria - que tinha franquias na Europa, Austrália, África do Sul - era o disputado nos EUA o mais ferrenho deles, contando com pilotos de renome que corriam na IndyCar e também na Fórmula-1. Brian desafiou e venceu os melhores pilotos daquela década - e também da história do automobilismo. Na sua primeira temporada completa, perdeu o título de 1973 para Jody Scheckter; em 1974 agradeceu a oportunidade que lhe foi dada na Shadow na F1, onde correu em substituição do falecido Peter Revson até o GP de Mônaco e depois passou a dedicar-se integralmente ao campeonato americano da F5000 onde derrotou Mario Andretti naquele ano; repetiu o feito em 1975, mais uma vez sobre Mario Andretti e em 1976 ganhou o tricampeonato contra Al Unser. Redman foi o piloto com mais títulos na série americana com três campeonatos - todos consecutivos -, seguido por Patrick Tambay que ganhou dois (1977 e 1980).
Brian Redman completou ontem 83 anos.

Foto 837: Alain Prost, GP da França 1981


A primeira do Professor. Alain Prost com o Renault RE30 no grid de largada para o GP da França de 1981, disputado em Dijon-Prenois. Na ocasião Alain saiu da terceira posição atrás de John Watson (McLaren) e do pole René Arnoux, então seu companheiro de Renault.
Alain teve caminho aberto para tentar a vitória com a má largada de Arnoux, que caiu para sétimo, mas Prost precisou lutar contra problemas na asa traseira e no câmbio além, claro, de batalhar a dianteira da prova contra  Nelson Piquet. A sorte mudou quando a prova foi interrompida na volta 58 por causa de uma forte chuva e na relargada ele assumiu a dianteira, conseguindo abrir boa vantagem sobre o brasileiro e assumir a liderança absoluta  da prova - uma vez que os tempos eram somados com a primeira parte antes da bandeira vermelha. Alain ainda teve que aguentar a pressão de Watson, conseguindo sobressair para garantir a sua primeira vitória na Fórmula 1. John Watson ficou em segundo e Piquet em terceiro.
Prost ainda venceria mais dois GPs naquele 1981 na Holanda e Itália.

Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...