quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto 840: Johnny Rutherford, Indy 500 1980

(Foto: Indystar.com)
A terceira festa do "Lone Star". Johnny Rutherford após vencer a Indy 500 de 1980. Foi a terceira conquista de Rutherford na grande corrida, tendo vencido as outras duas em 1974 e 1976 pela Mclaren. A de 1980 foi pela Chaparral.
Apesar de ter liderado o maior número de voltas, Rutherford teve o desafio vindo de Bob Unser e Rick Mears: enquanto que Bob ficou pelo caminho por causa de problemas no turbo na volta 126, Rick Mears era uma certa ameaça até que apostou numa parada de box arriscada na volta 178 quando tinha 20 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que ia a frente de Rutherford. A parada foi feita em bandeira amarela e Mears, apostando na larga diferença, completou apenas o combustível e manteve os pneus. Sneva também foi aos boxes, exceto Johnny que se manteve na pista. O resultado foi Rutherford mantendo a liderança e aumentando a diferença sobre Sneva, enquanto que Rick precisou fazer uma parada extra para trocar os pneus e dar adeus a qualquer chance de vitória, terminando em sexto. Rutherford venceu com mais de 29 segundos de vantagem sobre Tom Sneva, que largada na 33a posição. A terceira posição ficou para Gary Betenhausen, que largara em 32o.
Hoje Johnny Rutherford completa 82 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...