domingo, 16 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - 20ª Hora

Os problemas do Ferrari #83: fim de prova

- Com as paradas de box, o Cadillac #2 retoma a liderança da prova com doze segundos de vantagem sobre o Ferrari #50

- #Porsche #6 sendo perseguido pelo Toyota #7 que recuperou a forma

- A batalha entre o Ferrari #83 vs o Toyota #8 pela terceira posição

- Cadillac #2 em sua parada de box; sai Bamber, entra Palou

- Toyota #7 teve um furo lento e precisou ir aos boxes. Voltou em 10º.

- Mclaren #59 parado antes da Porsche Curve. Ocupava a quinta posição na LMGT3

- Full Course Yellow

- Relargada

- Continua a pressão do Toyota #8 sobre o Ferrari #83; assume a segunda posição

- Toyota #8 nos boxes, assim como o Ferrari #51

- Toyota #8 voltando em quarto

- Ferrari #50, #83 e Porsche #6 nos boxes; Ferrari #83 com muita fumaça na dianteira

- Ferrari #83 com muitos problemas no carro. Provavelmente elétrico

- Fim de 20ª Hora em Le Mans 


Hypercar

#2 Cadillac

#8 Toyota

#7 Toyota


LMP2

#34 InterEuropool

#10 Vector

#22 United Autosport


LMGT3 

#91 Manthey

#31 Team WRT

#87 Akkodis


92ª 24 Horas de Le Mans - 19ª Hora

(Foto: Ferrari Hypercar)

 - Porsche #6 e Toyota #8 foram aos boxes e fizeram suas paradas, caindo para sexto e sétimos respectivamente. A liderança pertence ao Cadillac #2 que tem Earl Bamber no comando

- Alguns carros tiveram problemas e pararam na pista, com um dos Corvettes e o Cadillac #3; Peugeot #93 chegou sair na Indianapolis e voltou. 

- A prova está sob intervenção do Safety Car ainda

- Cadillac #3 bem lento pela Mulsanne; chegou aos boxes e verificou um forte vazamento de óleo, o que pode indicar fim de prova para o Cadillac

- Relargada em Le Mans

- Baita disputa entre o Ferrari #50 e o Toyota #7

- Ferrari #50 sobe para terceiro, mas #83 recupera a posição

- Do terceiro ao sétimo a disputa é pesada

- Cadillac #311 acabou batendo na Indianapolis. Pipo Derani estava no comando

- Toyota #8 sobe para sexto

- Toyota #7 em grande disputa contra o #50

- Toyota #8 sobe para quinto e o #7 despenca para sétimo

- Cadillac #311 consegue chegar aos boxes

- Ferrari #50 assume a terceira posição

- Slow Zone para limpeza de pista na parte da Indianapolis/ Arnage

- Houve um problema no turbo do Toyota #7, por isso a queda de performance do carro japonês

- Cadillac #2 nos boxes; Porsche #5 o novo líder

- Ferrari #50 assume a liderança sobre o Porsche #5

- Fim da 19ª Hora 


Hypercar

#50 Ferrari AF Corse

#5 Porsche Team Penske

#83 AF Corse


LMP2

#10 Vector

#37 Cool Racing

#183 AF Corse


LMGT3 

#91 Manthey

#31 Team WRT

#95 United Autosport


92ª 24 Horas de Le Mans - Horas 16, 17 e 18

O forte acidente do Aston Martin #27: piloto ok

Com o término da chuva o SC deixou a pista e a corrida foi retomada com o Toyota #8 sustentando a primeira posição com Ryo Hirakawa, que ainda tinha Laurens Vanthoor na sua cola com o Porsche #6. Este cenário continuaria até um pouco antes da metade da 18ª hora, quando Hirakawa foi para a sua parada de box trocar os de chuva para os slicks. Foi neste momento Nasr acabou batendo o Porsche #4 na Indianapolis e ocasionando uma Slow Zone naquele local - assim como um Corvette na Mulsanne - que ajudaram o Porsche #6 a fazer sua parada de box e ainda voltar na liderança. Foi momento chave da corrida, onde pode ter dado um ponto de virada. 

Nicky De Vries teve sérios problemas de visibilidade em seu Toyota #7 assim que a relargada foi dada, tanto que precisou entrar para que uma das películas fossem retiradas e o parabrisa retomasse uma melhor visibilidade. Neste momento ele caiu na tabela e em seguida conseguiria recuperar-se. 

A liderança neste momento pertence ao Porsche #6, seguido pelo Toyota #8 e Cadillac #2.

Na LMP2 os três primeiros continuam a ser o #185 da AF Corse, com o #22 da United em segundo e o #10 da Vector na terceira. Poucas mudanças nessa classe.

Na LMGT3 a Manthey perdeu o #92 com problemas no câmbio e o #91 despencou na classificação, mas agora está em quarto na classe. A categoria é liderada pelo #59 da United, seguido pelo #87 da Akkodis e #91 da Manthey.

A prova está em SC por conta do forte acidente do Aston Martin #27 da Heart Of Racing na zona de Indianapolis, chegando capotar o carro. O piloto saiu ok. 



92ª 24 Horas de Le Mans - 13ª, 14ª, 15ª Hora

Mais de três horas de chuva em Le Mans

- Corrida sob Safety Car, exatamente por conta da chuva pesada em Sarthe

- Fim da 13ª hora em Le Mans, que continua sob Safety Car por conta da chuva

Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#7 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#183 AF Corse

#22 United

#10 Vector


LMGT3 

#91 Manthey

#92 Manthey

#59 United Autosport


- Cadillac #311 em sua parada de box, com direito a troca da dianteira 

- Porsche #5 em parada de box

- Ainda sem previsão de retomada da corrida; SC reinando ainda

- Fim da 15ª Hora em Le Mans


Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#7 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#183 AF Corse

#22 United

#37 Cool Racing


LMGT3 

#91 Manthey

#92 Manthey

#27 Heart Of Racing


- Ferrari #50 fez a sua parada de box

- Ferrari #83 em sua parada de box

- Toyota #8 fez a sua parada

- A prova continua sob o Safety Car

- Toyota #7 fez a sua parada de box

- Porsche #6 e Ferrari #51 fizeram suas paradas

- Toyota #7 sob investigação por ter saído sob Safety Car

- Toyota #7 voltou aos boxes para retornar em outro bloco de Safety Car. O anterior não era possivel e por isso entrou em investigação. 

- Fim da 15ª Hora em Le Mans, que continua sobe SC


Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#50 Ferrari AF Corse


LMP2

#183 AF Corse

#37 Cool Racing

#34 InterEuropool


LMGT3 

#91 Manthey

#92 Manthey

#59 United Autosport

sábado, 15 de junho de 2024

92ª 24 Horas de Le Mans - 12ª Hora

(Foto: Heart Of Racing)


- Situação de chuva em alguns pontos do circuito, como a Porsche Curve, por exemplo

- #24 encalhado na brita na Porsche Curve

- #45 perdeu um dos pneus na saída da segunda chicane da Mulsanne

- Cadillac #2 fez sua parada e retornou. Ocupa a 7ª posição

- Toyota #8 em parada de box, assim como o Porsche #6

- Porsche em grande trabalho de box neste momento 

- Toyota #7 também em parada de box

- Full Course Yellow

- #51 sob investigação sobre não ter respeitado o Full Course Yellow

- #12 em sua parada de box, onde colocou pneus para pista molhada

- #83 em parada de box, com Ye assumindo o comando

- #3 em parada de box, com agora o Van Der Zande assumindo o carro

- Chuva pesada em Le Mans

- Cadillac #311 escapou e retornou nos S da Dunlop

- Safety Car em Le Mans. Chuva bem forte neste momento

- Toyota fazendo a sua parada; Porsche #6 assume a liderança

- Toyota #7 em sua parada

- Ferrari #50 também fez sua parada de box

- Porsche #6 em sua parada de box

- Fim da 12ª Hora em Le Mans


Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#7 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#183 AF Corse

#37 Cool Racing

#34 InterEuropool


LMGT3 

#91 Manthey

#92 Manthey

#59 United Autosport


92ª 24 Horas de Le Mans - 11ª Hora

(Foto: Algarve Pro Racing)

- Neste momento a diferença do Toyota #8 para o Porsche #6 é de 15 segundos. Mas as demais diferenças entres os carros da Hypercar, principalmente os ponteiros, está na casa de 1 minuto. Na LMP2 a diferença do primeiro (#183) é de 40 segundos sobre o #24; na LMGT3 é o mais apertado, com o #92 com três segundos sobre o #78

- Mclaren #95 rodou e voltou na chicane Goodyear

- Momento bem tranquilo da prova, mas que em breve deve presenciar a disputa pela sétima posição entre a Ferrari #51 e a Porsche #38

- Cadillac #3 em sua parada de box, onde teria a troca de Dixon por Van Der Zande, mas o neozelandês continuou

- Toyota #8 nos boxes, assim como o Porsche #6; Toyota #7 também em trabalho de box. 

- Porsche #4 escapou próximo da Tertre Rouge e retornou

- Agora a vez do Ferrari #51 em sua parada

- #12 da Jota também em trabalho de box

- Ferrari #50 em sua parada

- #24 e #77 encalhados na brita. O #24 acabou acertando no meio do Mustang #77 na saída do S da Dunlop

- Local em Slow Zone

- Porsche #4 em trabalho de box

- #24 retornou à pista

- #77 também retornou, indo diretamente aos boxes e sendo recolhido para a garagem

- Fim da 11ª Hora em Le Mans


Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#7 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#183 AF Corse

#22 United Autosports

#10 Vector


LMGT3 

#91 Manthey

#59 United

#92 Manthey


92ª 24 Horas de Le Mans - 10ª Hora

Toyota continua na liderança em Le Mans
(Foto: Dailysportscar)

- Muitas paradas de box com equipes arriscando nos slicks.

- Temperatura de pista em torno dos 15 graus

- #83 em sua parada de box, assim como os dois Toyotas 

- #37 da Cool Racing rodou na Dunlop e retornou. Era o líder da LMP2

- Peugeot acidentado na Tertre Rouge

- Disputa entre o Cadillac #2 vs o Ferrari #50 pela quarta colocação

- #46 abandona definitivamente a prova. 

- Ferrari #50 consegue a ultrapassagem sobre o Cadillac #2, que ainda tenta reação

- Cadillac #2 retoma a quarta posição

- A batalha entre os dois carros é o ponto alto desse momento, com #50 conseguindo retomar a quarta posição sobre o #2

- Agora a disputa é pela primeira posição entre o líder #8 vs o #6

- Porsche #5 nos boxes

- Neste momento, a única folga do líder para o segundo é na LMP2 com o #183 da AF Corse que leva 17 segundos sobre o #10 da Vector

- Isotta #11 na gravilha

- Ferrari #155 na gravilha a chicane Goodyear depois de ser acertado pelo Mclaren #59

- Ferrari #155 voltando à pista

- Os dois líderes em suas paradas de box, o Toyota #8 e Porsche #6

- #7 nos boxes para sua parada

- #10 da Vector punido com Drive Through por irregularidades no Slow Zone, assim como #65 da Panis

- #50 em sua parada de box

- Fim da décima hora em Le Mans


Hypercar

#8 Toyota Gazoo Racing

#6 Porsche Team Penske

#7 Toyota Gazoo Racing


LMP2

#183 AF Corse

#24 Nielsen Racing

#10 Vector


LMGT3 

#95 United Autosports

#78 Akkodis

#91 Manthey



Foto 1042 - Uma imagem simbólica

Naquela época, para aqueles que vivenciaram as entranhas da Fórmula-1, o final daquele GP da Austrália de 1994, na sempre festiva e acolhedo...