domingo, 23 de agosto de 2009

Um dia de Schumi para Barrichello


Com voltas rápidas e decisivas antes de seus dois pits, Barrichello fez lembrar Schumi neste final de semana em Valência e calou os criticos com uma exibição de gala ao vencer o GP da Europa.


Largando em terceiro e mantendo-se no mesmo após a largada, Barrichello seguiu de preto os dois carros da Mclaren que estavam mais leves, tanto que Hamilton parou na volta 16 e voltou em 4º. Barrichello parou na volta 19 e conseguiu voltar a frente de Kovalainen e bem próximo de Hamilton.


Assim ele tratou de manter uma boa distancia para Hamilton. Ambos trocavam voltas rápidas e sumiam na frente de Kova. Na volta 37 Hamilton foi para sua segunda parada, mas a Mclaren acabou se atrasando no pneu traseiro direito e perdeu 13 segundos no pit.


Barrichello tratou de cravar voltas rápidas e vir para o box na volta 39. Feita sua parada em 6,8 ele voltou com uma vantagem de 10 segundos para Hamilton. Isso foi o suficiente para ele administrar e voltar a vencer um GP desde a corrida da China de 2004, quando corrida de Ferrari e marcar a centésima vitória do Brasil na F1.




AS EQUIPES


Apesar do erro, a Mclaren mostrou um ritmo forte e pelo que parece vai brigar pelas vitórias até o final do ano. Red Bull teve um final de semana pra esquecer. Motor quebrado de Vettel e uma 9ª posição para Webber. Agora é se concentrar para a etapa belga, lá eles podem ter uma reabilitação. A Brawn se reabilitou num campeonato que parecia mudar de direção e agora vê seus dois pilotos na frente da tabela de pontos. A Ferrari teve um ótimo ritmo de prova, como era de se esperar, e cravou um pódio com Raikkonen que largou bem saindo de sexto para quarto; já com Luca Badoer, não tinha muito o que se esperar, afinal ele estava perdido e o máximo que conseguiu foi levar o carro até o final. Ponto para a BMW com Kubica, e o polonês mostrou um bom desempenho, apesar o carro que é ruim a beça. Alonso levou, na raça, como sempre, sua Renault aos pontos chegando em 6º e Grosjean fechando a prova em 15º. Sutil conseguiu um ótimo 10º lugar para a FI e isso prova que o carro teve uma leve melhora, mas não sei até onde eles podem chegar. A Williams teve um bom desempenho com Rosberg, que chegou a andar e fechou em 5º. Nakajima foi o último colocado. A Toyota parece uma gangorra ambulante, ora consegue bons resultados, oras resultados pifios como o de hoje deixando seus dois pilotos, Trulli e Glock, em 13º e 14º respectivamente. Trulli reclamou demais da falta de aderência no seu carro. Na Toro Rosso não tem muito o que dizer, seus dois pilotos tiveram desempenhos discretissimos: Buemi abandonou e Alguersuari ficou em 16º.






sábado, 22 de agosto de 2009

Cartaz do dia...


Embalando neste fim de semana de GP da Europa, este cartaz é do primeiro GP de Fórmula 1 da história, disputado em Silverstone a 13/5/1950, chamado de GP da Europa (porém conhece-se mais como GP da Inglaterra). Foram 23 inscritos naquela prova inaugural: 4 Alfa Romeo 158; 4 Talbot-Lago T26C; 5 ERA; 7 Maserati 4CLT e duas Alta GP. A prova teve vitória de Giuseppe Farina, seguido por Luigi Fagioli e Reg Parnell, todos com Alfa 158. Farina marcou a pole com o tempo de 1'50''8; a melhor volta foi também de Farina com o tempo de 1'50''6.

As Mclarens na primeira fila!


Após ter feito um treino abaixo do que podia se esperar na sexta, Hamilton cravou a pole em Valência e terá ao seu lado Kovalainen para dividir uma primeira fila para a Mclaren, a primeira deles este ano.

Barrichello sai em terceiro, seguido por Vettel e Button. Pelo que parece as Brawns tomaram o fôlego nesta etapa 11ª etapa do campeonato. Bom para Jenson que está precisando se reabilitar no mundial.

Raikkonen sai em sexto e, se depender do bom ritmo de prova que a Ferrari tem demonstrado nas últimas corridas, pode sonhar com algo. Badoer não passou da Q1 e pior, ficou em último.

Alonso fechou em 8º, o que mostro que sua volta fabulosa na sexta não passou de um tanto bem pela metade. Grosjean ficou em 14º.

A outra Red Bull de Webber sai em 9º enquanto Vettel sai no meio das duas Brawns com um 4º lugar.

A análise foi bem simples, por que nem pude assistir ao treino de hoje, estava no autódromo trabalhando na etapa da GT3 Brasil. Amanhã eu falo um pouco da nossa categoria.


GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA EUROPA- 11ª ETAPA


1 Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min39s4982. 2-Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min39s5323. 3-Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min39s5634. 4-Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min39s7895. 5-Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min39s8216. 6-Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s1447. 7-Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min40s1858. 8-Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min40s2369. 9-Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min40s23910. 10-Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1min40s51211. 11-Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1min38s82612. 12-Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s84613. 13-Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min38s99114. 14-Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min39s04015. 15-Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min39s51416. 16-Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min39s53117. 17-Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min39s79518. 18-Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min39s80719. 19-Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s92520. 20-Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 1min41s413

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O cartaz do dia...


O cartaz é do GP de Mônaco, disputado em 13/4/1936. Participaram desta corrida 20 inscritos sendo 4 Mercedes W25K; 4 Auto Union tipo C; 5 Alfa Romeo 8C 35 e uma Tipo B; 2 Bugatti T59; 4 Maserati, sendo duas 6C-34 e outras 2 V8-RI. A pole foi marcada por Louis Chiron (Mercedes W25K) com o tempo de 1'53''2. Na corrida, após 100 voltas, a vitória ficou com Rudolf Caracciola (Mercedes W25K) em 3h49min20s seguido por Achille Varzi e Hans Stuck, ambos pilotando as Auto Union C. A melhor volta foi de Stuck com o tempo de 2'07''4.

E no finalzinho, deu Alonso pra alegria da espanholada.


Com uma volta daquelas, Fernando Alonso acabou com a primeira posição no treino livre dessa sexta em Valência a frente da dupla da Brawn, Jenson Button e Rubens Barrichello. O espanhol cravou o tempo de 1'39"404 ficando 0"774 á frente de Button.

O time da Brawn aparentemente voltou a ter um bom desempenho, ao colocar sua dupla em segundo e terceiro e passar o treino todo disputando a liderança junto de Alonso e os dois carros da Williams.

As Mclarens, que tiveram bom desempenho nas duas últimas provas, ficaram com a 10ª posição de Kovalainen e última de Hamilton. Vettel foi 9º e Webber o 14º com as Red Bull.

Surpresa do dia foi Sutil que arrancou um ótimo sexto lugar seguido de perto por Kubica que fechou em sétimo.

Raikkonen foi o melhor das Ferrari se posicionando em 11º e a outra Ferrari, de Badoer que volta a categoria 10 anos depois, fechou em 18º apenas além de queimar por 4 vezes a velocidade nos pits.

Romain Grosjean, o substituto de Nelsinho na Renault, ficou em 13º.

Amanhã será o pega pra capar pela pole position a partir das 14 horas de lá e as 9 da manhã para nós aqui no Brasil!!!
RESULTADO DO TREINO:
1 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min39s4042 - Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min40s1783 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min40s2094 - Nico Rosberg (ALE/Williams) ¿ 1min40s3855 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min40s5036 - Adrian Sutil (ALE/Force India) ¿ 1min40s5967 - Robert Kubica (POL/BMW) ¿ 1min40s6438 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) ¿ 1min40s6819 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min40s72310 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) ¿ 1min40s73811 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min40s73912 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) ¿ 1min40s77013 - Romain Grosjean (FRA/Renault) ¿ 1min40s78714 - Mark Webber (AUS/Red Bull) ¿ 1min40s95615 - Timo Glock (ALE/Toyota) ¿ 1min40s98516 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) ¿ 1min41s15617 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min41s35018 - Luca Badoer (ITA/Ferrari) ¿ 1min42s01719 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) ¿ 1min42s08920 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) ¿ 1min42s654

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cartaz do dia...


Este cartaz é do Grande Prêmio de Trípoli, disputado no veloz circuito de rua de Mellaha, em 5 de julho de 1939. A prova contou com 30 participantes, sendo 22 Maserati (20 deles do modelo 6CM e outras duas modelo 4CL), 6 Alfa Romeo 158 e apenas duas Mercedes W165.
A pole foi marcada por Luigi Villoresi, pilotando uma Maserati 4CL, com o tempo de 3'41''0. Na corrida terminaram apenas 12 participantes, com a vitória ficando nas mãos de Hermann Lang, após ter completado 30 voltas em 1h59m12.3, seguido por Rudolf Caracciola, ambos com Mercedes W165. A terceira posição ficou com Emilio Villoresi com uma Alfa Romeu 158.
A melhor volta foi de Hermann Lang feita em 3'43''77.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A grande 312T

Na temporada de 1974 a Ferrari voltava a conquistar vitórias saindo de um sombrio jejum de 22 corridas sem vencer (a última tinha sido com Jack Ickx na Alemanha 1972) quando Niki Lauda conquistou o GP da Espanha, disputado em Jarama, a equipe parecia ter encontrado o rumo das vitórias novamente, porém o carro não era confiável e a Ferrari voltou a vencer apenas 2 GPs mais, com Lauda na Holanda e Regazzoni na Alemanha. Ainda marcariam 10 poles (9 com Lauda e uma com Rega) e outras 5 voltas rápidas (3 com Regazzoni e 2 com Lauda). Com estes resultados, perceberam que a 312B3 tinha sido rápida, mas alguma coisa ainda tinha que melhorar: a confiabilidade!
Visando retornar a linha de frente e sair de uma fila de 11 anos sem títulos, a equipe de Maranello encarregou Mauro Forghieri, o pai das Ferraris 312B, a fazer um novo bólido para o tal desafio.


Construindo um carro com entre-eixos mais longo, motor Boxer Flat 12 debitando 500 HP, caixa de câmbio transversal montado ao mesmo nível da suspensão traseira com engrenagens á 90° graus transmitindo toda pontência, Forghieri construía assim um dos carros mais comentados e confiáveis da década de 70 e da da história da F1: o Ferrari 312T.

Este carro viria estrear somente no GP da África do Sul (Lauda e Regazzoni utilizaram a 312B3 de 74 nos GPs do Brasil e Argentina). A primeira vitória da 312T viria no GP de Mônaco pelas mãos de Niki Lauda. Outras 5 vitórias seguiram-se, sendo 4 com Lauda e 1 com Regazzoni; 9 poles (todas com Lauda); 6 voltas rápidas (4 com Regazzoni e 2 com Lauda). Lauda conquistou o título de campeão mundial com 64.5 pontos contra 45 de Emerson Fittipaldi, que corria de Mclaren e era o atual campeão. A Ferrari também venceu o mundial de construtores com 72.5 contra 54 da Brabham.

Outras 312T viriam a seguir: em 1976 a 312T1 que ficou marcada pelo pavoroso acidente de Lauda na Alemanha; a 312T2 de 77 com a qual Lauda calou os críticos e venceu o campeonato pela segunda vez; em 78 a 312T3 foi conduzida por Carlos Reutemann e o novato Gilles Villeneuve; em 79 a Ferrari voltou ao topo com Jody Scheckter conquistando o título com Villeneuve ficando em segundo e em 1980, a última 312T4, que conquistou apenas 6 pontos graças ao virtuosismo de Villeneuve, pois este carro já havia chegado ao seu limite e também tinha sido superado pela força dos carros com motores turbo.




Niki Lauda foi o piloto que melhor soube extrair dos carros dessa série 312T: conquistou 2 títulos mundiais(75-77); 13 vitórias; 13 poles e 10 voltas rápidas tudo entre os anos de 1975 e 1977.
Mecanicamente estes carros estiveram inalterados e foram os únicos que quebraram a hegemonia dos motores Ford Cosworth, que tinham 90% do grid usando seus motores.
A Ferrari só voltaria a ter um sucesso tão avassalador 21 anos depois pelas mãos de Michael Schumacher, mas a história dos 312T já havia sido cravada nos livros de história da F1.








4 Horas de Interlagos - Solidariedade e vitória para Queirolo e Muffato

  Enfim, a vitória de Pedro Queirolo/ David Muffato (Foto: Paulo Abreu) Em Goiânia, quando o Império Endurance Brasil abriu a temporada 2024...