domingo, 13 de setembro de 2009

Classificação dos Mundiais

MUNDIAL DE PILOTOS

1º - J. Button (ING)- 80 pts
2 º - R. Barrichello (BRA)- 66pts
3º - S. Vettel (ALE)- 54pts
4º - M. Webber (AUS)- 51,5pts
5º - K. Raikkonen (FIN)- 40pts
6º - N. Rosberg (ALE)- 30,5pts
7º - L. Hamilton (ING)- 27pts
8º - J. Trulli (ITA)- 22,5pts
9º - F. Massa (BRA)- 22pts
10º - H. Kovalainen (FIN)- 20pts
11º- F. Alonso (ESP)- 20pts
12º - T. Glock (ALE)- 16pts
13º - N. Heidfeld (ALE)- 12pts
14º - G. Fisichella (ITA)- 8pts
15º- R. Kubica (POL)- 8pts
16º - A. Sutil (ALE)- 5pts
17º - S.Buemi (SUI)- 3pts
18º - S. Bourdais (FRA)- 2pts
19º- K. Nakajima (JAP)- 0pts
20º- J. Alguersuari (ESP)- 0pts
21º- R. Grosjean (FRA)- 0pts
22º- L. Badoer (ITA)- 0pts


MUNDIAL DE CONSTRUTORES

1º - Brawn GP- 146pts
2º - Red Bull- 105,5pts
3º - Ferrari- 62pts
4º - McLaren- 47pts
5º - Toyota- 38,5pts
6º - Williams- 30,5pts
7º - BMW Sauber- 20pts
8º- Renault- 20pts
9º - Force India- 13pts
10º - Toro Rosso- 5pts

E o câmbio aguentou, sorte para Barrichello

Foi uma corrida de pura estratégia e decisões. Barrichello tinha nas mãos uma "bomba", já que na noite anterior ele e equipe decidiram não trocar o câmbio que poderia dar algum defeito e deixa-lo a pé na prova de hoje. Assim ele partiu para uma corrida tensa, lutando contra os carros com KERS (Mclarens e a Ferrari de Raikkonen) e contra Button.
Na largada acabou saindo bem e deixando Kovalainen para 5º e assumindo a quarta posição e perseguindo de inicio Sutil que havia perdido o segundo posto para Raikkonen. Button teve um certo trabalho para se livrar de Kovalainen que só foi concretizado na segunda perna da curva "Lesmo".
Com um carro mais pesado que os 3 primeiros, Barrichello perdeu terreno mas não de uma forma que ficasse prejudicado, pois quando Hamilton parou na volta 15 ele tinha de desvantagem para o líder 13 segundos. Tanto que com as paradas de Raikkonen e Sutil, ele assumiu a primeira posição. Barrichello tinha a estratégia de apenas uma parada, que aconteceu na volta 30, uma volta depois de Button.
Voltando em 4º, Barrichello tinha cerca de 12 segundos de desvantagem para Hamilton, e este tinha que fazer ainda sua segunda parada. O piloto inglês reclamava que seu carro saía muito de traseira, talvez proveniente dos desgaste dos pneus traseiros. Quando tinha 15 segundos de vantagem para Barrichello, Hamilton fez sua segunda parada na volta 34 e voltou 8 segundos atrás de Barrichello que assumia a liderança com as paradas de Raikkonen e Sutil.
Durante o resto da prova, Barrichello administrou bem sua vantagem. Ele tinha tinha cerca de 5.8 segundos de vantagem para Button quando Hamilton saiu dos boxes e este cerca de 8.2 segundos de atraso para o piloto brasileiro. Nas últimas 20 voltas, Button descontou apenas 1.8 segundos de Barrichello e Hamilton, pilotando tudo que podia, tirou 1,6. Hamilton acabou rodando e batento na curva "Lesmo" na última volta da prova, assim Raikkonen herdou a 3ª posição.
Barrichello acabou por vencer a prova em Monza, pela terceira vez na sua carreira e venceu também o câmbio que aguentou a prova toda sem dar um defeito se quer. Agora sua diferença para Button é de 14 pontos.
RESULTADO FINAL- GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA- MONZA- 13ª ETAPA

1 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1h16min21s706
2 - Jenson Button (GBR/Brawn GP) - a 2s866
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 30s664
4 - Adrian Sutil (AUT/Force India) - a 31s131
5 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 59s182
6 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 1min00s693
7 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 1min22s412
8 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 1min25s427
9 - Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - a 1min26s856
10 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 2min
11 - Timo Glock (ALE/Toyota) - a 2min43s925
12 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 1 volta
13 - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 1 volta
14 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1 volta
15 - Romain Grosjean (FRA/Renault) - a 1 volta
16 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 2 voltas
Abandonaram:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 23 voltas
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 20 voltas
Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 16 voltas
Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1 volta

sábado, 12 de setembro de 2009

Cartaz do dia...

Cartaz do GP da França disputado em 7 de julho de 1968 realizado no fabuloso circuito de Rouen-Les Essarts, conhecido por suas curvas em descidas feitas de quase pé em baixo (isso para quem tinha mais coragem). A prova teve 18 participantes e destes, 11 completaram a prova. A pole foi feita por Jochen Rindt, austríaco, (Brabham BT26-Cosworth) em 1'56''1. A prova foi ganha por Jacky Ickx, belga, (Ferrari 312-68) com o tempo de 2h25m40.9 após ter completado 60 voltas pelos 6.544 metros de Rouen. Em segundo ficou John Surtees, inglês, (Honda RA301) e em terceiro Jackie Stewart, escocês, (Matra MS10-Cosworth). A melhor volta foi de Pedro Rodrigues, mexicano, (BRM P133) feita em 2'11''5. Esta prova marcou também a morte do estreante em GPs Jo Schlesser, francês, (Honda RA302) na segunda volta da corrida, quando escapou e bateu forte nos ESSES em descida do circuito. Schlesser acabou morrendo carbonizado.

Peso dos carros (a partir do mais leve)

Lewis Hamilton (1º) - 653,5 kg
Adrian Sutil (2º) - 655 kg
Kimi Raikkonen (3º) - 662 kg
Fernando Alonso (8º) - 677,5 kg
Vitantonio Liuzzi (7º) - 679,5 kg
Sebastian Vettel (9º) - 682,0 kg
Heikki Kovalainen (4º) - 683 kg
Mark Webber (10º) - 683 kg
Jenson Button (6º) - 687 kg
Rubens Barrichello (5º) - 688,5 kg
Giancarlo Fisichella (14) - 690.0 kg
Robert Kubica (13º) - 697,5 kg
Nick Heidfeld (15º) - 697,5 kg
Romain Grosjean (12º) - 699,8 kg
Jarno Trulli (11º) - 703,0 kg
Sebastién Buemi (19º) - 706 kg
Jaime Alguersuari (20º) - 706 kg
Kazuki Nakajima (17º) - 706,2 kg
Nico Rosberg (18º) - 708,6 kg
Timo Glock (16º) - 709,8 kg

Após este anuncio dos pesos, realmente a volta de Barrichello foi fantástica deixando carros mais leves como, por exemplo, o duo da Red Bull, Vettel e Webber, Liuzzi e Alonso para trás. Ele também deixou o Button em 6º tendo 1,5Kg à mais que seu rival. Mas poderá perder 5 posições se a equipe trocar o câmbio.

Hamilton na pole


Foi por 0''195 que Hamilton ficou a frente da novamente surpreendente Force India, desta vez pelas mãos de Adrian Sutil. O piloto alemão consegue assim sua melhor posição de largada na F1 e confirma a ótima evolução deste carro indiano. E de quebra, Liuzzi, substituto de Fisischella, sai em sétimo.
As Mclarens tiveram um bom desempenho e se recuperaram do fracasso em Spa e além do pole Hamilton, Kovalainen sai em 4º.
Raikkonen mostrou mais uma vez que parece estar motivado e larga em 3º e estando com o KERS, também tem chances de vencer. Fisichella na outra Ferrari sai apenas em 14º na sua estréia pela a equipe.
Na briga pelo título, Barrichello conseguiu uma boa vantagem: sai em 5º enquanto Button larga ao seu lado em 6º e as duas Red Bull, se apoiando nos seu sétimos motores, saíram com Vettel e Webber em 9º e 10º respectivamente. Pelo jeito farão uma prova parecida com a de Spa, quando Vettel deixou para atacar no final da prova. E em Monza as chances são boas de ultrapassagens. Concerteza estão torcendo por chuva!
Alonso, no meio do turbilhão que vive a Renault, colocou o carro em 8º.
Decepção dos treinos foram as Williams, em especial a de Rosberg, que parece não ter tido um bom acerto para esta pista e sairá em 18º logo atrás de seu companheiro Nakajima.
Dos sete primeiros carros do grid, 6 usam motor Mercedes. O único intrometido é Raikkonen com sua Ferrari largando em terceiro. E dos 4 primeiros colocados, 3 usam KERS. Somente Sutil não usa o dispositivo.
GRID DE LARGADA PARA O GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA- 13ª ETAPA
1- Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min24s066 2- Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min24s261 3- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min24s523 4- Heikki Kovalainen (FIN/McLaren - 1min24s845 5- Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min25s015 6- Jenson Button (GBR/Brawn GP) - 1min25s030 7- Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min25s043 8- Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min25s072 9- Sebastien Vettel (ALE/Red Bull) - 1min25s180 10- Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min25s314
11- Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min23s611 12- Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min23s728 13- Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) - 1min23s866 14- Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min23s901 15- Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) - 1min24s275
16- Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min24s036 17- Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min24s074 18- Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min24s121 19- Sebastién Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min24s220 20- Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min25s951

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Surpresinhas em Monza

E denovo voltamos a ter surpresas nos treinos. Sutil colocou a Force India na primeira posição desta sexta em Monza e mostrou que, pelo menos em circuitos velozes, os carros da equipe indiana conseguem ótimos resultados.
Outros frequentadores das posições intermedárias e do fundão também se aventuraram por lá, como Heidfeld e Kubica, que duelaram com Sutil pela ponta da tabela.
Os pretendentes ao título ficaram na rabeira da tabela: Barrichello em 16º, Vettel em 18º e Button em 19º. Webber esteve um pouco melhor e fechou o dia em 14º.
As Ferraris estiveram em situações opostas: Raikkonen ficou em 8º e Fisichella, estreando na equipe, ficou em último. Mas antes de mais nada, ele fechou o primeiro treino em 8º, duas posições à frente de Raikkonen.
As Mclarens também andaram bem no primeiro treino fazendo 1-2 com Hamilton e Kova. Mas no segundo período, Hamilton foi apenas 11º e Kovalainen terminando em 4º.
Sobre o caso Renault nem dá para falar algo, afinal baixaram o nível e mais ta parecendo uns programas sensacionalistas que temos por aqui do que uma acusação de sobre um acidente arranjado. Lamentável!

RESULTADO DO TREINO LIVRE DESTA SEXTA EM MONZA (TEMPOS AGREGADOS):

1. Adrian Sutil (Force India) - 1min23s924
2. Lewis Hamilton (McLaren) - 1min23s936
3. Romain Grosjean (Renault) - 1min24s163
4. Fernando Alonso (Renault) - 1min24s297
5. Heikki Kovalainen (McLaren) - 1min24s332
6. Robert Kubica (BMW) - 1min24s622
7. Timo Glock (Toyota) - 1min24s634
8. Nick Heidfeld (BMW) - 1min24s683
9. S. Buemi (Toro Rosso) - 1min24s703
10. Jenson Button (Brawn) - 1min24s706
11. G. Fisichella (Ferrari) - 1min24s732
12. Mark Webber (Red Bull) - 1min24s759
13. Kimi Raikkonen - 1min24s761
14. Kazuki Nakajima (Williams) - 1min24s799
15. R. Barrichello (Brawn) - 1min24s826
16. V. Liuzzi (Force India) - 1min24s921
17. Nico Rosberg (Williams) - 1min24s927
18. Jarno Trulli (Toyota) - 1min24s967
19. J. Alguersuari (T. Rosso) - 1min25s003
20. Sebastian Vettel (Red Bull) - 1min25s386

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

As 5 voltas mais rápidas da história da F1

5ª LUGAR- NÉLSON PIQUET (WILLIAMS FW11B/HONDA)
Treinos para o GP da Inglaterra de 1987- Silverstone: 1m07s110; 256,315km/h

4º LUGAR- AYRTON SENNA (MCLAREN MP4-6/HONDA)
Treinos para o GP da Itália de 1991- Monza: 1m21s114; 257,409km/h

3ºLUGAR- KEKE ROSBERG (WILLIAMS FW10/HONDA) Treinos para o GP da Inglaterra de 1985- Silverstone: 1m05s591; 259,005km/h

2º LUGAR- JUAN PABLO MONTOYA (WILLIAMS FW24/BMW)
Treinos para o GP da Itália de 2002- Monza: 1m20s264; 259,827km/h

1º LUGAR- JUAN PABLO MONTOYA (WILLIAMS FW26/BMW)
/hTreinos pré-classificatórios para o GP da Itália de 2004- Monza: 1m19s525; 262,242km
OBS: Se alguém souber de outro recorde me avisem!

Foto 1039 - Bernd Rosemeyer, Roosevelt Raceway 1937

  (Foto: Adam Gawliczek)  Um momento de descontração antes do embate dos europeus vs americanos pela 13ª edição da Vanderbilt Cup, realizada...