quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DTM: Kubica testa o Mercedes em Valência

E no circuito Ricardo Tormo, em Valência, Robert Kubica fez o seu teste com o Mercedes do DTM ao convite da fábrica, feito há quase duas semanas.
Apesar deste teste, Robert descartou a possibilidade de correr a temporada pelo fato já estar inscrito no Campeonato Europeu de Rally, uma vez que a maioria das datas coincidirá com os do DTM.
Mas olhar de Kubica ainda está voltado para a F1, onde ele espera que o seu braço machucado num Rally há quase dois anos se recupere a ponto de conseguir pilotar um bólido da categoria.
Abaixo algumas fotos do teste de hoje:





(Fotos: Daimler/Hoch Zwei) 
Fonte: F1fanatic.co.uk

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Foto 168: A primeira da Ferrari

(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook)
Antes que Franco Cortese assinasse seu nome na história da "Rossa" como o primeiro piloto a levar um carro genuinamente Ferrari à vitória no GP de Roma de 1947, Tazio Nuvolari foi quem proporcionou à Enzo Ferrari a chance de vencer uma corrida como dono de equipe em 1930.
A vitória foi no Trieste Opicina, uma prova de time trial. Nuvolari fez o tempo de 5min59s2 num percurso de 9.200m.
Na época a Scuderia Ferrari era equipe de fábrica da Alfa Romeo.

Foto 167: Decolando

(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook.)
Brian Redman pronto para levanta vôo com o seu Porsche 908/03 da J.W. Automotive Engineering, durante os 1000Km de Nurburgring de 1970. Redman dividiu este Porsche #20 com Jo Siffert e apesar de terem largado da pole, acabaram por abandonar a prova na volta 22 por causa da pressão do óleo.
A prova foi vencida pelo outro Porsche 908/03 #22 da Porsche Konstruktionen Salzburg, pilotado por Vic Elford e Kurt Ahrens.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Documentário: O ano da Lotus, 1973

Este documentário, entitulado como "If you're not winning... you're not trying" (Se você não está ganhando ... você não está tentando), mostra os passos da equipe comandada por Colin Chapman durante a temporada de 1973, onde eles defendiam o título de pilotos - com Emerson Fittipaldi - e o de Construtores contra a Tyrrell do Tio Ken e de Jackie Stewart. 
Apesar de ter sido uma temporada produtiva para a Lotus, que venceu sete GPs (quatro com Ronnie Peterson e três com Emerson), o título de pilotos acabou pendendo para a Tyrrell de Stewart. 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vídeo: A primeira vitória de Tony Kanaan, US 500 1999

O vídeo é das duas últimas voltas da US 500, disputada em Michigan, válido pelo campeonato da finada CART e mostra a possível - já garantida, diga-se -  vitória de Max Papis naqueles giros finais.
Naquele momento ele tinha cerca de dois segundos de vantagem sobre Tony Kanaan, que havia se recuperado de um modo fantástico durante a corrida após um problema na asa traseira (isso se a minha memória não estiver errada), que o jogou para as últimas posições ficando com uma volta de atraso para os líderes. Mas a boa estratégia da Tasman, mais a boa velocidade do Reynard comandado por Tony, o deixaram numa segunda posição que já era uma vitória depois de todos estes acontecimentos. Atrás dele, Juan Pablo Montoya se aproximava rapidamente.
Bandeira branca mostrada e o carro negro de Max Papis, do Team Rahal, foi a volta final. Ele já estava no contorno da última curva do Michigan Internationl Speedway, quando o Reynard-Ford perdeu velocidade e Tony passou para assumir a liderança e conquistar a vitória com Montoya muito próximo dele.

Foto 166: Ímola, 1994

Talvez uma das últimas fotos dele. Roland Ratzenberger na sua Simtek, antes de entrar na pista para os treinos do GP de San Marino de 1994.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Foto 165: Tom Pryce no Tour de Epynt, 1976


Tom Pryce também se aventurou no mundo dos Rallies. No início de 1976 ele dividiu o comando de um Lancia Stratos com David Richards durante o Tour de Epynt, em Carmarthenshire, no sudoeste do País de Gales.
Pryce acabou batendo o Lancia numa ponte quando faltava 16Km para o fim do estágio, danificando a frente do carro. Este foi reconstruído e Tom/ Richards puderam participar do restante do evento. Sobre o resultado, não há nenhuma informação. 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Foto 164: Bremgarten, 1938

(Foto: Motorsport Golden Age/Facebook)
Jean Pierre Wimille com a Alfa Romeo 312 durante um treino livre na pista de Bremgarten, que acolheu o GP da Suiça de 1938.
A corrida foi dominada pelos carros da Mercedes: Rudolf Caracciola, Hermann Lang, Richard Seaman e Manfred Von Brauschitsch conquistaram as quatro primeiras colocações no grid de largada e no final da corrida, Caracciola passou em primeiro seguido por Seaman e Von Brauschitsch. Lang terminou cinco voltas atrás.
Mas o final de semana em Bremgarten foi marcado por uma cena curiosamente fatídica: numa corrida disputada no sábado, contando com pilotos locais, Hans Gübelin, pilotando uma BMW, assumiu a liderança na volta final e quando passou pela linha de chegada acabou não recebendo a quadriculada, após uma falha do responsável pela sinalização. Gübelin morreu metros depois após seu carro despistar-se.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

WEC: Toyota com apenas um carro para o certame de 2013

(Foto: Laurent Chaveau)
E a Toyota, que teve resultados expressivos na segunda metade do WEC de 2012 ao vencer três provas, desafiando o poderio da Audi, terá apenas um carro para este 2013.A informação foi confirmada pelo site Autosport.
Um porta voz da Toyota falou sobre essa decisão da fábrica:  "É puramente uma questão de recursos. O que não devemos esquecer é que no ano passado foi concebido como um ano de teste e desenvolvimento e este ano é para ser a nossa primeira temporada completa, o que significa ter um carro no WEC. " A Toyota já estava trabalhando em dois carros, mas os rumores começaram a indicar que a fábrica nipônica colocaria apenas um na pista e isso foi confirmado quando a equipe inscreveu apenas um TS030 Híbrido até a data limite (16 de janeiro).
Mas mesmo com apenas um carro na pista, a Toyota quer o título e a vitória em Le Mans: "A meta será a de vencer em Le Mans e no campeonato mundial", disse ele. "Nós ainda estamos sério sobre ganhar." disse o porta-voz.
O carro de número 7 será conduzido por Nicolas Lapierre e Alexander Wurz por toda a temporada e em Le Mans, eles terão a companhia de Kazuki Nakajima. 

Fonte: Autosport.com 

Foto 163: Nurburgring, 1938

(Foto: Motorsport Golden Age/ Facebook)
Rudolf Caracciola com a sua Mercedes W154 Nurburgring, durante o GP da Alemanha de 1938. Ele dividiu o volante do W154 com Hermann Lang - que havia abandonado na volta 15 por problemas no motor -, mas não foram páreo para Richard Seaman que com a outra Mercedes W154 venceu a prova com mais de 4 minutos de avanço. Em terceiro ficou Hans Stuck com a Auto Union Type D. 

Foto 162: Postal

(Foto: Motorsport Golden Age/Facebook)
Uma relíquia: um cartão postal do circuito de Mônaco de 1929, ano do primeiro GP disputado nas ruas de Monte Carlo.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Revista Speed - Edição 7

Com uma edição mais enxuta do que a passada, principalmente pela entre-safra que vivem as categorias, o sétimo número da Revista Speed foi ao ar ontem com ótimas matérias sobre o Rally Dakar - que é o carro chefe deste mês - WRC, NASCAR, as 24 Horas de Daytona e MotoGP.
Paulo Alexandre Teixeira destacou no sua coluna "O Grande Circo", o fim da equipe Hispania que teve sua falência decretada ao final de 2012; ele ainda descreve os dias do Rally Dakar aqui na América do Sul, assim como as perspectivas sobre o WRC para este 2013. Ainda sob seu comando, ele apresenta um ótimo texto sobre o melhora carro da saga dos Fittipaldi com a sua equipe na F1: o FA5 de 1978, que foi ao pódio do GP do Brasil de 1978 - disputado no finado Jacarepaguá - com Emerson Fittipaldi em segundo, que também é destacado nesta edição.
A NASCAR tem a sua vez nesta edição com a estréia do Felipes (Felipe Antonio e Felipe Pires), que falam sobre os principais pilotos da categoria e o que esperar deles e dos pilotos brasileiros nas demais categorias.
Daniel Machado também apresenta quem pode brilhar na MotoGP este ano e Bruno Mendonça montou uma lista dos campeões de 2012. Pedro Luís Perez mais uma vez nos brinda com um dos seus Paper Model, que destaca a 312T4 com Gilles Villeneuve ao volante o seu melhor estilo: no contra-esterço.
Rafael Ligeiro, na sua coluna "Papo Ligeiro", nos apresenta uma crônica de um destes garotos que não impressionam muito em treinos, mas acabam sendo brilhantes em ritmo de prova impressionando muitos e calando a boca de tantos outros.
E eu colaborei com um texto sobre as 24 Horas de Daytona, que terão ao final deste mês a sua 51ª Edição que promete ser uma das mais disputadas da história. E o automobilismo brasileiro será muito bem representado com a presença de 16 pilotos nesta prova. E boa parte deles com chance de vencer em suas respectivas classes.
E todos, uma ótima leitura.

Link: http://speedrevista.wordpress.com/2013/01/15/speed-7-janeiro-2013/

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Foto 161: Ciano

O sensacional Mercedes W154 de Rudolf Caracciola em uma das vielas do circuito de Montenero (Livorno) na Itália, durante a Coppa Ciano de 1938.
(Foto: Günther Molter)


Foram 20 edições dessa prova, sendo que sete foram realizadas sob o nome de Circuito de Montenero. Em 1927 a prova foi feita em conjunto com a Coppa Ciano, que era nada mais que um troféu - idealizado pelo político local Constanzo Ciano - entregue ao piloto vencedor do Circuito de Montenero. A partir de 1928 a prova passou a chamar-se Coppa Ciano. O maior vencedor dessa prova foi Tazio Nuvolari com cinco conquistas - 1931, 32, 33, 35 e 36 quando venceu em parceria com Carlo Pintacuda. Antes disso, Emilio Materassi havia vencido quatro vezes em seguidamente nos anos 20 (1925, 26, 27 e 28). O GP da Itália, que era realizado de forma ininterrupta em Monza desde 1922, foi transferido para este circuito em 1937 devido ao grande desempenho de Nuvolari no ano anterior, que conseguira derrotar os carros alemães quando estava ao volante da Alfa Romeo 8C-35. Mas desta vez não teve papo e Caracciola com a Mercedes W125 venceu com folga.
Como foi dito, a última edição da Coppa Ciano foi realizada em 1939 e teve como vencedor Giuseppe Farina com a Alfa Romeo 158.
A prova voltou a ser a realizada, com o nome de Circuito de Montenero, em 1947 quando Franco Venturi, com uma Cisitalia D46-FIAT, foi o vencedor.

4 Horas de Interlagos - Solidariedade e vitória para Queirolo e Muffato

  Enfim, a vitória de Pedro Queirolo/ David Muffato (Foto: Paulo Abreu) Em Goiânia, quando o Império Endurance Brasil abriu a temporada 2024...