O sensacional Mercedes W154 de Rudolf Caracciola em uma das vielas do
circuito de Montenero (Livorno) na Itália, durante a Coppa Ciano de
1938. (Foto: Günther Molter) |
Foram 20 edições dessa prova, sendo que sete foram realizadas sob o nome de Circuito de Montenero. Em 1927 a prova foi feita em conjunto com a Coppa Ciano, que era nada mais que um troféu - idealizado pelo político local Constanzo Ciano - entregue ao piloto vencedor do Circuito de Montenero. A partir de 1928 a prova passou a chamar-se Coppa Ciano. O maior vencedor dessa prova foi Tazio Nuvolari com cinco conquistas - 1931, 32, 33, 35 e 36 quando venceu em parceria com Carlo Pintacuda. Antes disso, Emilio Materassi havia vencido quatro vezes em seguidamente nos anos 20 (1925, 26, 27 e 28). O GP da Itália, que era realizado de forma ininterrupta em Monza desde 1922, foi transferido para este circuito em 1937 devido ao grande desempenho de Nuvolari no ano anterior, que conseguira derrotar os carros alemães quando estava ao volante da Alfa Romeo 8C-35. Mas desta vez não teve papo e Caracciola com a Mercedes W125 venceu com folga.
Como foi dito, a última edição da Coppa Ciano foi realizada em 1939 e teve como vencedor Giuseppe Farina com a Alfa Romeo 158.
A prova voltou a ser a realizada, com o nome de Circuito de Montenero, em 1947 quando Franco Venturi, com uma Cisitalia D46-FIAT, foi o vencedor.
Como foi dito, a última edição da Coppa Ciano foi realizada em 1939 e teve como vencedor Giuseppe Farina com a Alfa Romeo 158.
A prova voltou a ser a realizada, com o nome de Circuito de Montenero, em 1947 quando Franco Venturi, com uma Cisitalia D46-FIAT, foi o vencedor.
Se me permite a correcção, o vencedor foi Herman Lang, mercedes W154 nº.46. O grande Caracciola, também em Mercedes W154 com o nº. 44 desistiu com o depósito de combustível furado.
ResponderExcluirCumprimentos
S. Carvalho
ExcluirPrimeiramente obrigado por ter comentado.
Sobre a sua correção, a prova que foi vencida pelo Hermann Lang é a de 1938. A de 1937, citada no texto e que valeu como GP da Itália, foi vencida pelo Caracciola. O Lang chegou em segundo com a outra Mercedes.
Aqui o resultado de 1937: http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/gp375.htm#41
E aqui o resultado de 1938:http://www.kolumbus.fi/leif.snellman/gp384.htm#20
Falta de atenção ao texto. Mea culpa, mea culpa.
ResponderExcluir